Esporte
Alex Márquez lidera teste de MotoGP em Barcelona enquanto Marc faz estreia na Ducati de fábrica
As equipes têm a chance de obter dados importantes para aprimorar suas novas motos no primeiro teste oficial da temporada de 2025
O piloto da Gresini, Alex Márquez, ditou o ritmo no teste de pós-temporada da MotoGP em Barcelona na terça-feira, enquanto seu irmão mais velho, Marc Márquez, completou sua primeira participação com a equipe de fábrica da Ducati .
O jovem Márquez liderou os tempos durante a maioria da sessão de sete horas no Circuito de Barcelona-Catalunha, após saltar para o topo da classificação logo no início com um tempo de 1m40.006s.
O novo piloto de fábrica da KTM, Pedro Acosta, teve uma breve passagem na frente pela manhã, antes do bicampeão da MotoGP, Francesco Bagnaia, chegar ao topo com 1m39.398s na terceira hora.
O piloto da Yamaha , Fabio Quartararo, então tirou Bagnaia da liderança, antes que o mais jovem Márquez registrasse o circuito em 1m38.803s na quarta hora para retomar o controle.
Embora o espanhol tenha danificado sua nova moto GP24 com um acidente na Curva 7 na penúltima hora, seu tempo anterior permaneceu invicto enquanto a pista esfriava rapidamente à noite.
Quartararo também conseguiu manter o segundo lugar com sua Yamaha M1, cortesia de seu esforço anterior de 1m39.199s, o que o colocou 0.396s atrás do tempo de Márquez.
Bagnaia terminou mais dois décimos atrás em terceiro, enquanto ele testou três motos Desmosedici diferentes ao longo do dia. O italiano não só tinha sua moto vencedora da corrida GP24 e a GP25 com especificação 2025 à sua disposição, mas também um híbrido das duas máquinas disponíveis para testar em Barcelona.
O piloto da Gresini, Alex Márquez, ditou o ritmo no teste de pós-temporada da MotoGP em Barcelona na terça-feira, enquanto seu irmão mais velho, Marc Márquez, completou sua primeira participação com a equipe de fábrica da Ducati .
O jovem Márquez liderou os tempos durante a maior parte da sessão de sete horas no Circuito de Barcelona-Catalunha, depois de saltar para o topo da classificação logo no início com um tempo de 1m40.006s.
O novo piloto de fábrica da KTM, Pedro Acosta, teve uma breve passagem na frente pela manhã, antes do bicampeão da MotoGP, Francesco Bagnaia, chegar ao topo com 1m39.398s na terceira hora.
O piloto da Yamaha , Fabio Quartararo, então tirou Bagnaia da liderança, antes que o mais jovem Márquez registrasse o circuito em 1m38.803s na quarta hora para retomar o controle.
Embora o espanhol tenha danificado sua nova moto GP24 com um acidente na Curva 7 na penúltima hora, seu tempo anterior permaneceu invicto enquanto a pista esfriava rapidamente à noite.
Quartararo também conseguiu manter o segundo lugar com sua Yamaha M1, cortesia de seu esforço anterior de 1m39.199s, o que o colocou 0.396s atrás do tempo de Márquez.
Bagnaia terminou mais dois décimos atrás em terceiro, enquanto ele testou três motos Desmosedici diferentes ao longo do dia. O italiano não só tinha sua moto vencedora da corrida GP24 e a GP25 com especificação 2025 à sua disposição, mas também um híbrido das duas máquinas disponíveis para testar em Barcelona.
Ele participou do teste com seu antigo número de moto, 63, tendo cedido o direito de usar a placa #1 após perder o título de 2024 para Jorge Martin no último fim de semana.
Um dos maiores destaques do dia foi Marc Márquez, que estreou na equipe de fábrica da Ducati como companheiro de equipe de Bagnaia após um ano correndo pela equipe satélite Gresini.
O hexacampeão da MotoGP completou um total de 49 voltas na terça-feira, saltando para o quarto lugar na tabela de classificação faltando 15 minutos para o fim do tempo, com um tempo final de 1m39.454s.
Assim como seu novo companheiro de equipe Bagnaia, Márquez também tinha especificações diferentes da Desmosedici disponíveis para testar, mas entrou na pista pela primeira vez com a nova GP25 com a qual correrá em 2025.
Sua bicicleta era pintada em um tom brilhante de vermelho e tinha pouca marca de patrocínio, assim como seu macacão de corrida.
Atrás, o piloto da Trackhouse, Raul Fernandez, foi o melhor da Aprilia, em quinto, enquanto Brad Binder saltou para o sexto lugar com uma melhora tardia em sua KTM de fábrica.
Franco Morbidelli terminou em sétimo em seu primeiro dia com a VR46, equipe de seu mentor Valentino Rossi , superando a Yamaha de Alex Rins por 0,003s.
Acosta completou seu primeiro dia com a equipe principal da KTM em nono lugar, enquanto o piloto da LCR Johann Zarco foi o melhor piloto da Honda em 10º.
O recém-coroado campeão da MotoGP, Martin, fez uma estreia muito aguardada com a Aprilia na manhã de terça-feira, testando as águas com sua RS-GP de 2024, que venceu corridas, antes de mudar para seu novo protótipo no final do dia.
Tirando uma queda lenta na curva 5, o dia de Martin correu bem, já que ele completou 77 voltas e terminou em 11º, com seu melhor tempo ficando um pouco mais de um segundo atrás de Alex Márquez.
Jorge Martín, Aprilia Racing
O novo contratado da Tech3 KTM, Maverick Vinales, terminou em 12º mais rápido, mas seu novo companheiro de equipe, Enea Bastianini, destruiu uma RC16 com um acidente na curva 5, no início da sexta hora.
Bastianini conseguiu completar o teste em uma bicicleta reserva, terminando em 16º lugar entre 24 corredores.
Barcelona também viu o recém-aposentado Aleix Espargaró fazer sua primeira aparição como piloto de testes da Honda, terminando em 14º no quadro e à frente de Joan Mir , da HRC .
O estreante mais rápido do dia foi Fermin Aldeguer, da Gresini, em 20º lugar, uma posição à frente de Ai Ogura, da Trackhouse, e duas posições à frente do piloto da LCR, Somkiat Chantra.
Todos os três ciclistas sofreram quedas nas primeiras três horas de corrida, mas conseguiram se recuperar e ganhar uma quilometragem importante enquanto começavam os preparativos para 2025.
O piloto da VR46, Fabio di Giannantonio , que será um dos três pilotos a correr com a nova Ducati GP25 em 2025, esteve novamente ausente da ação enquanto continua se recuperando de uma cirurgia.
Ele foi efetivamente substituído pelo testador da Ducati, Michele Pirro , que também testou um novo sistema de comunicação de rádio bidirecional no qual a Dorna estava trabalhando.
Pos. | Cavaleiro | Equipe | Tempo/Gap | VOLTAS |
---|---|---|---|---|
1 | Alex Márquez | Gresini Racing | 1’38″803 | 61 |
2 | Fabio Quartararo | Yamaha MotoGP | +0″396 | 75 |
3 | Pecco Bagnaia | Equipe Ducati | +0″595 | 56 |
4 | Marc Márquez | Equipe Ducati | +0″651 | 49 |
5 | Raúl Fernández | Corrida de pista | +0″668 | 82 |
6 | Brad Binder | KTM Fábrica de Corrida | +0″705 | 62 |
7 | Franco Morbidelli | Equipe de corrida VR46 | +0″762 | 52 |
8 | Alex Rins | Yamaha MotoGP | +0″765 | 70 |
9 | Pedro Acosta | KTM Fábrica de Corrida | +0″768 | 62 |
10 | João Zarco | Honda LCR | +0″813 | 65 |
11 | Jorge Martín | Aprilia Corrida | +1″056 | 77 |
12 | Maverick Viñales | KTM Tecnologia3 | +1″084 | 74 |
13 | Marco Bezzecchi | Aprilia Corrida | +1″192 | 84 |
14 | Aleix Espargaró | Equipe de teste da Honda | +1″204 | 50 |
15 | Joan Mir | Repsol Honda | +1″267 | 67 |
16 | Enea Bastianini | Tecnologia KTM 3 | +1″279 | 55 |
17 | Miguel Oliveira | Corrida Pramac | +1″335 | 60 |
18 | Luca Marini | Repsol Honda | +1″429 | 55 |
19 | Michele Pirro | Equipe de corrida VR46 | +1″683 | 69 |
20 | Fermín Aldeguer | Gresini Racing | +1″761 | 58 |
21 | Ai Ogura | Corrida de pista | +2″143 | 86 |
22 | Jack Miller | Corrida Pramac | +2″222 | 71 |
23 | Somkiat Chantra | Honda LCR | +2″492 | 61 |
24 | Lorenzo Savadori | Equipe de teste Aprilia | +9″793 | 13 |