ECONOMIA
PIS/PASEP 2025: Saiba quem vai receber e entenda o calendário
O calendário do abono salarial PIS/PASEP de 2025 (ou simplesmente PIS/PASEP), foi divulgado pelo governo há poucos dias e já foi confirmado que em 2024 mais de 25,8 milhões de trabalhadores serão beneficiados.
Este benefício pago no próximo ano será referente ao ano-base 2023, portanto, quem trabalhou em 2023 pelo menos 1 mês, de carteira assinada ou como funcionário público, tem chance de receber o abono.
O valor do benefício que será pago em 2025 será igual ao valor do salário-mínimo (valor do próximo ano) dividido por 12 e multiplicado pela quantidade de meses trabalhados em 2023. Ou seja, se você trabalhou 1 mês no ano base, receberá 1/12.
Calendário PIS/PASEP 2025
Confira abaixo o calendário de pagamentos do abono PIS/PASEP 2025:
- Nascidos em janeiro — pagamento em 17 de fevereiro
- Nascidos em fevereiro – 17 de março
- Nascidos em março e abril – 15 de abril
- Nascidos em maio e junho – 15 de maio
- Nascidos em julho e agosto – 16 de junho
- Nascidos em setembro e outubro – 15 de julho
- Nascidos em novembro e dezembro – 15 de agosto.
Quem vai receber?
Profissionais que trabalharam formalmente no mercado público ou privado no ano de 2023, vão receber o abono em 2025, se atenderem os seguintes requisitos:
- Ter trabalhado pelo menos 30 dias durante o anos-base;
- Dados atualizados pelo empregador (Pessoa Jurídica/Governo) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou no eSocial;
- Estar cadastrado no programa PIS/PASEP ou no CNIS (data do primeiro emprego) há pelo menos 5 anos;
- Ter recebido até 2 salários-mínimos em média de remuneração mensal em 2023 (R$ 2.640,00 em 2023).
Mais detalhes sobre os pagamentos
Como mostramos no calendário, a partir de abril de 2025 até agosto, dois grupos de beneficiários vão receber, os únicos meses com apenas um grupo são fevereiro e março. Os depósitos sempre respeitando a data de nascimento de todos os trabalhadores
Também destacamos que tanto os pagamentos do calendário do PIS, como do PASEP, seguem as mesmas datas, entenda a diferença:
- Programa de Integração Social (PIS) e dos trabalhadores destinado aos trabalhadores de carteira assinada;
- Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público (PASEP) é direcionado aos funcionários públicos.
O pagamento para PIS e para o PASEP segue o mesmo calendário, para mais informações sobre o seu benefício, basta consultar a aba “Benefícios” na sua Carteira de Trabalho Digital. Portanto, com base no mês do seu nascimento e quantidade de meses trabalhados em 2023, é possível saber quando e quanto você receberá.