Nacional
Projeto de lei propõe proibir pesquisas com o nome de Jair Bolsonaro
O deputado federal Mário Heringer (PDT-MG) protocolou um projeto de lei que visa proibir a inclusão de pessoas inelegíveis em pesquisas eleitorais. A medida tem como principal alvo o ex-presidente Jair Bolsonaro, que está inelegível até 2030 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Se o projeto for aprovado, Bolsonaro não poderá ser incluído em levantamentos sobre as eleições de 2026, mesmo em cenários hipotéticos. Na justificativa, Heringer argumenta que pesquisas que incluem nomes inelegíveis criam “hipóteses eleitorais que jamais poderão ocorrer na prática” e servem apenas para confundir o eleitorado.
“Não há o que justifique a utilização dessas pesquisas em referência a pessoas consideradas inaptas ao exercício de cargo eletivo, por força de decisões judiciais transitadas em julgado”, afirmou o parlamentar, ao destacar que a legislação eleitoral brasileira precisa acompanhar os avanços do sistema democrático.
A proposta chega após a divulgação de uma pesquisa Quaest, na segunda-feira (3), que não incluiu Bolsonaro no cenário estimulado devido à sua inelegibilidade. Apesar disso, no cenário espontâneo, o ex-presidente apareceu empatado com o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ambos com 9% das intenções de voto.