Connect with us

Internacional

Como a França atua para liderar o rearmamento na Europa?

“Cultura de guerra” e investimentos massivos em startups colocam a França na liderança do setor de defesa europeu. Dívida pública e necessidade de cooperação internacional, porém, permanecem como desafios

França tem potencial para liderar o setor de defesa europeu rumo à autonomia. O país busca concentrar os investimentos em segurança no continente e ocupar o espaço deixado pelos Estados Unidos na proteção da região. O presidente francês Emmanuel Macron, por exemplo, tem liderado os esforços para garantir a participação europeia nas negociações sobre a guerra na Ucrânia.

No entanto, o país enfrenta uma escalada da dívida pública e, segundo especialistas ouvidos pela DW, só consolidará seu protagonismo se apostar em uma lógica de cooperação internacional.

Desde 2017, Macron já defendia o que chamava de “autonomia estratégica”. “Quando se trata de defesa, nosso objetivo deve ser que a Europa tenha a capacidade de agir de forma autônoma, ao lado da Otan”, disse ele durante um discurso na Universidade de Sorbonne, em Paris.

À época, seu apelo teve pouco eco dentro da União Europeia, especialmente por parte da então chanceler federal alemã Angela Merkel.

Oito anos depois, porém, a mentalidade europeia mudou. A invasão russa na Ucrânia já dura três anos e amplia o receio de que a guerra chegue a outros países do continente. Mais recentemente, o presidente americano Donald Trump vem dando sinais de que os EUA não devem mais garantir apoio logístico e financeiro à segurança da Europa, abrindo um vácuo na liderança militar que a França está disposta a preencher.

Soldados franceses acumulam experiências com forças anti-terrorismo destacadas em missões na Líbia e no Chade, diz Fanny Coulomb, da Sciences Po

UE responde a Trump com esforço de rearmamento

O novo contexto geopolítico da região levou a UE a aumentar seus gastos militares. O bloco já anunciou que pretende ampliar o investimento militar a 800 bilhões de euros (R$ 5,2 trilhões) em defesa até 2030 em um programa chamado ReArm Europe. 

Países como Espanha, Itália e França também já revisam seus orçamentos para ampliar os gastos com defesa.

O investimento francês no setor, atualmente em torno de 50 bilhões de euros — cerca de 2% do PIB do país — deve dobrar até 2030. Economistas afirmam que esse movimento pode impulsionar o crescimento econômico da França em até 1,5%.

Fanny Coulomb, professora da universidade francesa Sciences Po, em Grenoble, diz que as 20 mil empresas de defesa do país, que empregam cerca de 200.000 pessoas, são a espinha dorsal do setor de defesa do continente.

“A França tem participantes em todos os segmentos do setor. Mantivemos essas habilidades desde a década de 1960, ao contrário de alguns outros países”, disse Coulomb, que é especialista em economia de defesa, à DW.

“Reduzimos nossas despesas após o fim da Guerra Fria na década de 1990, mas os ataques terroristas ao World Trade Center em Nova York e a subsequente guerra contra o terrorismo reverteram essa tendência”, explicou ela.

“Cultura de guerra” francesa

A diretora do think thank francês Institut Jacques Delors, Sylvie Matelly, acredita que isso contribuiu para manter uma certa “cultura de guerra” na sociedade francesa.

“Precisamos ser capazes de entender a natureza da ameaça para saber quais armas são necessárias”, disse à DW. “Paris tem mantido essa capacidade de análise militar, ao contrário de países como a Alemanha.”

Ela também destacou que a França tem sido pioneira na chamada capacidade de Sistemas de Sistemas (SoS), um conceito que reúne sistemas distintos atuando em conjunto, de forma sinérgica, para cumprir uma missão comum — conforme definido em glossário da Universidade de Aquisição de Defesa dos EUA (DAU), em Fort Belvoir, Virgínia.

Exemplos de SoS incluem operações que envolvem diferentes sistemas complexos, como satélites, drones, comunicação criptografada, inteligência artificial e caças de combate.

Segundo Matelly, isso engloba tecnologias francesas de ponta como os caças Rafale e o porta-aviões Charles de Gaulle.

“Por outro lado, reduzimos drasticamente a produção de armas leves e munições. Imaginamos que seria fácil reiniciá-la, por serem produtos menos complexos”, acrescentou. No entanto, retomar ou apliar esta produção esbarra em diferentes obstáculos.

“Precisaremos de grandes quantidades de matérias-primas que são difíceis de obter, principalmente depois de nossas sanções contra a Rússia, importante fornecedora de minerais”, disse Fanny Coulomb, da Sciences Po. “Além disso, temos que treinar urgentemente mais engenheiros e especialistas, já que nossos setores industriais estão em constante declínio nas últimas décadas.”

Financiar tais operações é também um desafio. A França está lutando contra uma alta dívida pública e precisa reduzir drasticamente seu déficit, que deve ultrapassar 5% este ano. Como resposta, o governo anunciou a criação de um fundo mútuo de defesa por meio do banco público de investimentos Bpifrance.

A frota de porta-aviões militares da França, como o Charles de Gaulle, coloca o país à frente de demais estados-membro da UE

Mais interesse dos investidores após o confronto de Trump com Zelenski

atrito entre Donald Trump e Volodimir Zelenski, ocorrido na Casa Branca no fim de fevereiro, foi um “divisor de águas” para startups de defesa francesas, afirma François Mattens, cofundador e vice-presidente da Defense Angels, uma rede que promove o investimento nesse tipo de empresa.

A reunião entre os dois presidentes terminou sem a assinatura planejada do acordo sobre o fornecimento de terras raras ucranianas e aumentou os temores de que os EUA pudessem parar de fornecer assistência militar à Ucrânia. O apoio de Washington foi retomado após um breve intervalo.

Relembrando o evento, Mattens disse à DW que muitos investidores “que costumavam ficar hesitantes, desde então me ligaram dizendo que gostariam de prosseguir com seus investimentos”. Com sede em Paris, a Defense Angles calcula que, em 2025, 90 de investidores associados vão financiar 30 startups do setor.

Para ele, esse interesse é mais uma prova do papel crucial que as startups podem desempenhar. “Precisamos de inovação e tecnologia de ponta no setor de defesa. As startups dinâmicas são mais adequadas para produzir isso do que os grandes grupos.”

A startup francesa Cailabs é uma das empresas que viu o aumento do interesse dos investidores desde o conflito entre Trump e Zelenski.

Fundada em 2013, startup Cailabs produz as chamadas estações terrestres ópticas, que são conectadas a satélites por meio de laser

Sediada em Rennes, a empresa desenvolve dispositivos a laser para comunicação segura e internet, que competem com as antenas Starlink, do bilionário Elon Musk.

“Nossas instalações são menos detectáveis, já que não utilizam sinais de rádio. No entanto, ainda são grandes demais para uso na linha de frente”, disse o CEO Jean-François Morizur à DW.

Mesmo assim, metade da receita da empresa já vem do setor militar — a projeção é chegar nos 80%. “Por enquanto, a maioria dos nossos produtos é vendida nos EUA, mas isso pode mudar em breve, especialmente com os novos investimentos europeus”, afirmou.

Cooperação internacional

A Kayrros, outra startup francesa, assinou recentemente seu primeiro lote de contratos de defesa. A empresa usa inteligência artificial para detectar alterações em imagens de satélite, que em breve poderão incluir movimentações de tropas.

“A França pode exercer um papel importante graças à sua expertise em tecnologia espacial. Temos um mini Vale do Silício e excelentes centros de pesquisa nessa área”, disse Antoine Halff, cofundador da Kayrros, à DW.

Mas, segundo os especialistas, isso não significa que o país deve agir sozinho.

Delphine Deschaux-Dutard, cientista política e vice-diretora do Centro de Pesquisa em Segurança Internacional e Cooperação Europeia da Universidade de Grenoble, afirma que Paris precisa encontrar o tom certo.

“A França não deve se ver como o novo líder global da defesa, substituindo os EUA”, afirmou ela à DW. A construção de um setor de defesa europeu forte depende da cooperação com outros países, como Alemanha e Itália.

“Precisamos de campeões europeus para alcançar economias de escala. A França deve agir com diplomacia.”

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Educação & Cultura1 hora ago

Livraria A União lança livro ‘Koffí e a fonte da sabedoria’

ECONOMIA1 hora ago

Com alta nas parcelas dos materiais e da mão de obra, preços da construção variam 0,46% em abril

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 hora ago

Inflação fica em 0,43% em abril, pressionada por alimentação e saúde

ECONOMIA2 horas ago

Preços da indústria variam -0,62% em março, segunda queda consecutiva

Segurança Pública2 horas ago

Maio Amarelo: Paraíba já contabilizou mais de 200 colisões em postes em 2025

Educação & Cultura2 horas ago

Comissão debate ingresso precoce de estudantes com alto desempenho no ensino superior

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 horas ago

Comissão discute criação do Dia Nacional do Alho Brasileiro

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 horas ago

Brasil desenvolve cultivares de algodão com fibra longa e resistência a doenças

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 horas ago

Novo sistema produtivo integra pecuária de corte com plantio de teca

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 horas ago

Embalagem inteligente muda de cor para avisar que o peixe estragou

CIDADE2 horas ago

Prefeitura de Guarabira abre inscrições para Casamento Coletivo 2025

ENTRETENIMENTO2 horas ago

Titá Moura lança single “Caldo Grosso” com show na Caravela Cultural no dia 17 de maio

CIDADE2 horas ago

Divulgada lista de municípios homologados para o Selo Social Prefeitura Parceira das Mulheres

CIDADE2 horas ago

Cuité tem plano de ação aprovado e receberá mais de R$ 660 mil por meio da Lei Aldir Blanc

CIDADE2 horas ago

Desapropriação da Comunidade São Domingos é destaque na CMJP

Politíca4 horas ago

Cida Ramos entra na rinha do PT com o pé direito, mas a briga tá só começando

Politíca16 horas ago

Do sertão ao poder: O pirralho que se escondeu atrás do terno

Politíca1 dia ago

Hervázio Bezerra bota quente, defende Cícero e diz que homem tá pronto pra ser governador

Politíca1 dia ago

Lindolfo articula vinda de secretário do Ministério do Esporte para novas parcerias com a Paraíba

Politíca1 dia ago

ALPB concede Medalha Epitácio Pessoa ao advogado Rougger Guerra

Nacional1 dia ago

Governo Lula leva chibatada em São Paulo e perde o prumo no juízo do povo, diz Paraná Pesquisas

Politíca2 dias ago

Murilo recebe procuradores e defende proposta que concede autonomia orçamentária às procuradoras

Nacional2 dias ago

Assalto aos aposentados e silêncio do governo: Quando o ladrão é amigo, a justiça se faz de cega

Saúde2 dias ago

QUAL SISTEMA DE SAÚDE FOI COMPARADO AO SUS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

O QUE AUMENTA COM O USO DE IA?

Saúde2 dias ago

QUAL É O BENEFÍCIO PRINCIPAL QUE OS PETS TRAZEM?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

O QUE PODE ACONTECER APÓS VÁRIAS GERAÇÕES EM MARTE?

Saúde2 dias ago

MELHOR PREVENÇÃO PARA A DENGUE?

Segurança Pública2 dias ago

Operação da PF em todo o país tem como alvos na Paraíba escolas de segurança privada em JP, CG e Patos

Segurança Pública2 dias ago

Condenado por tráfico, receptação e roubo é preso em imóvel de alto padrão no bairro do Bessa em João Pessoa

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário5 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

ENTRETENIMENTO12 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Internacional10 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário12 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

CONCURSO E EMPREGO6 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO12 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO6 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte12 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

Internacional10 meses ago

Pessoas feias tendem a ser de esquerda, revela estudo

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

Internacional12 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

ENTRETENIMENTO11 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA10 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO6 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública6 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde6 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde6 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

CIDADE12 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Educação & Cultura6 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Internacional6 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Saúde6 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde6 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Saúde6 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Educação & Cultura6 meses ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

Nacional10 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Saúde2 dias ago

QUAL SISTEMA DE SAÚDE FOI COMPARADO AO SUS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

O QUE AUMENTA COM O USO DE IA?

Saúde2 dias ago

QUAL É O BENEFÍCIO PRINCIPAL QUE OS PETS TRAZEM?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

O QUE PODE ACONTECER APÓS VÁRIAS GERAÇÕES EM MARTE?

Saúde2 dias ago

MELHOR PREVENÇÃO PARA A DENGUE?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

QUAL A COR DO SANGUE DESSES CARANGUEJOS-FERRADURA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

ONDE HÁ RESERVA ABUNDANTE DE HÉLIO 3?

Saúde1 semana ago

ONDE SURGIU O PROGRAMA FARMÁCIA VIVA?

Internacional1 semana ago

QUE GRUPO GERA MAIS GASTOS COM TURISMO NOS EUA?

Saúde1 semana ago

QUEM ESCREVEU SOBRE NEUROCIÊNCIA DO LUTO?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

QUANTAS VEZES A LANTANA FLORESCE POR ANO?

Internacional2 semanas ago

QUANTOS CARDEAIS PODEM VOTAR NO CONCLAVE?

Saúde2 semanas ago

QUAL VÍRUS CAUSA A GRIPE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL EMPRESA É A CONCORRENTE DIRETA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL PAÍS ESTÁ DESENVOLVENDO SOLDADOS MODIFICADOS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL FENÔMENO GERA A ELETRICIDADE?

Internacional2 semanas ago

O QUE A CHINA RESTRINGIU COMO RETALIAÇÃO AOS EUA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

QUAL URUBU USA OLFATO?

Saúde2 semanas ago

QUE ÓLEO FOI ASSOCIADO AO CÂNCER?

Saúde2 semanas ago

QUAL ESCORPIÃO É MAIS PERIGOSO?

Educação & Cultura2 semanas ago

QUANTOS PROFISSIONAIS O BRASIL PRECISA FORMAR ATÉ 2025?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

ONDE ADQUIRIR ANIMAIS SILVESTRES LEGALMENTE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O QUE A DESCOBERTA SUGERE SOBRE MARTE?

ECONOMIA2 semanas ago

QUAL PAÍS É APONTADO COMO BENEFICIADO PELAS AÇÕES DE TRUMP?

Saúde2 semanas ago

O QUE PODE CAUSAR ARTROSE?

Nacional3 semanas ago

Enquanto o povo sofre na fila do SUS e perde tudo nas enchentes, Lula libera quase 30 milhões extras para o STF

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

O QUE SÃO PONTOS DE INFLEXÃO CLIMÁTICOS?

Saúde3 semanas ago

QUAL A RECOMENDAÇÃO DIÁRIA DE SAL?

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

O QUE CAUSA MANCHAS ASSIMÉTRICAS NAS FOLHAS DE ORQUÍDEAS?

Saúde3 semanas ago

QUAL O DIFERENCIAL DA CHIKUNGUNYA?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br