CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Câmara lança aplicativo para acompanhar TV e rádio ao vivo
O app é gratuito e está disponível para sistemas iOS e Android
A Câmara lançou, nesta sexta-feira (29), o aplicativo Câmara ao Vivo. O app pode ser baixado gratuitamente no celular e, com um clique, o usuário pode escolher entre assistir à TV Câmara e ouvir a Rádio Câmara. Também é possível escolher programas da TV e podcasts da rádio, ou ler as reportagens da Agência Câmara. Tudo isso, pela tela do seu celular.
A ideia é aproximar o cidadão diretamente da casa do povo, como ressaltou a secretária de Comunicação Social da Câmara, deputada Joice Hasselman (PSL-SP).
“É um passo importante nesse processo de democratização da informação que vem da fonte. A fonte é a Câmara dos Deputados, a informação vem dali, e é da fonte que os brasileiros vão beber a informação de fato, de verdade, sem nenhum tipo de atravessador. É importante também para a imprensa, que vai poder acompanhar em tempo real, o tempo todo, no celular as informações que vêm de dentro da Câmara dos Deputados”, explicou.
A deputada também destacou que esse é um passo que vem antes da digitalização completa da TV Câmara, que vai garantir mais qualidade de imagem e som nas transmissões do canal.
Primeira-secretária da Câmara, a deputada Soraya Santos (PL-RJ) falou sobre a importância de acompanhar de perto o trabalho feito pelos deputados.
“É muito ruim não perceber o que se produz nessa Casa, não se perceber em tempo real o que está acontecendo nesse país, porque esta Casa é que, sim, dita a matéria mais inovadora de mudança de política pública”, apontou.
Eleição da Mesa
O lançamento do aplicativo ocorre a tempo de o cidadão acompanhar a eleição da próxima Mesa Diretora da Câmara, nesta segunda-feira (1º), como lembrou o diretor-geral da Casa, Sérgio Sampaio.
“A sociedade quer interagir, quer acompanhar o que acontece aqui dentro e, para isso, a gente precisa, sim, se reinventar a cada momento, para criar esses canais como agora estamos fazendo. Já agora nesse momento decisivo a sociedade poderá acompanhar esse momento histórico e da maior importância para a sociedade brasileira da eleição da nossa Mesa Diretora já se valendo dessa importante ferramenta.”
A diretora-executiva da Secretaria de Comunicação, Aline Machado, destacou que esse é mais um passo no caminho da transparência.
“O brasileiro que, muitas vezes, quer vir a Brasília e não tem a chance, precisa acompanhar política, mas está no trabalho naquela hora, na escola. E daí, logo depois, ele vai naquela sessão sob encomenda, on demand, e assiste ao programa, o preferido dele, com o deputado que ele elegeu. É mais um passo na transparência da comunicação da Câmara dos Deputados pra que essa informação chegue com todos os lados, multipartidária, sem atravessadores, direto da fonte, direto do coração do Brasil que produz política, que é a Câmara dos Deputados”, finalizou.