CIÊNCIA & TECNOLOGIA
“Consistência” é o segredo do Telegram, diz criador do aplicativo
Foi o mais baixado do mundo em janeiro
Usuários estão deixando WhatsApp
O programador russo Pavel Durov, um dos criadores do aplicativo de mensagens Telegram, disse nesta 2ª feira (8.fev.2021) que “consistência” é o segredo da sua plataforma.
“Qualquer pessoa que se mantenha fiel a seus valores e aplique regularmente um esforço concentrado por um longo período de tempo está fadada ao sucesso em sua área. Isso é verdade para qualquer ocupação humana – esporte, blog, arte, programação, negócios ou estudo“, afirmou em seu canal no Telegram.
Durov comentou o fato de o Telegram ter sido o aplicativo para celular mais baixado no mundo em janeiro de 2021. Foram 63 milhões de downloads na App Store e na Play Store, de acordo com a consultoria SensorTower.
Segundo o criador da ferramenta, “desde o seu lançamento em 2013, a base de usuários do Telegram cresceu mais de 40% a cada ano“.
“Nos últimos 7,5 anos, defendemos consistentemente a privacidade de nossos usuários e melhoramos regularmente a qualidade e o conjunto de recursos de nossos aplicativos“, disse.
Mensagem do criador do Telegram, Pavel Durov, em seu canal na plataforma
Segundo comunicado do Telegram, somente em janeiro de 2021 o aplicativo obteve mais de 100 milhões de novos usuários. A empresa afirma ter mais de 500 milhões de usuários em todo o mundo.
O Telegram vem recebendo pessoas que utilizavam outros mensageiros. É o caso do WhatsApp, que motivou a migração de parte dos seus usuários para outros serviços depois que anunciou mudanças nos seus termos de uso. Alterações incluem compartilhamento de informações com o Facebook, dono do serviço de mensagens instantâneas. Há temores de que a nova política permita que a empresa espione os usuários.
Com a repercussão negativa, o WhatsApp decidiu adiar a entrada em vigor das novas regras. Agora, o lançamento da nova política está previsto para 15 de maio.
Assim como o WhatsApp, o Telegram oferece criptografia de ponta a ponta para chats normais. O aplicativo também tem a função de chats secretos, em que as mensagens são autodestruídas depois da leitura ou de um tempo programado entre os participantes da conversa. O Telegram diz que as conversas trocadas por esse recurso não deixam rastros no servidor da empresa. Recentemente, o WhatsApp lançou função semelhante, em que as mensagens são automaticamente apagadas para ambos os usuários após uma semana.
Diferentemente do WhatsApp, o Telegram é baseado em nuvem, o que significa que todas as suas mensagens de texto, arquivos de mídia de imagens e documentos são sincronizados em todos os seus dispositivos registrados e com o armazenamento em nuvem do Telegram.