Connect with us

Judiciário

Como Saber se Posso Pedir a Revisão da Pensão do INSS

Tudo sobre a revisão do benefício pensão por morte, do Regime do INSS

No texto de hoje, vamos falar sobre pedir a revisão da pensão do INSS. Mas, antes de entrarmos no tema, é importante explicar brevemente que benefício é esse.

O BENEFÍCIO PENSÃO POR MORTE

A pensão por morte é um benefício destinado aos dependentes de uma pessoa que faleceu e que era segurado do Regime de Previdência do INSS.

Portanto, para que se tenha direito a pensão por morte, a pessoa que pretende receber esse benefício deve:

1) estar enquadrada como “dependente” daquele (a) que faleceu; e

2) que a pessoa falecida estivesse em dia com suas contribuições previdenciárias (qualidade de segurado).

Portanto, a pensão por morte é devida aos dependentes daquela pessoa falecida, e que mantinha a qualidade de segurada da Previdência Social.

Não vamos tratar sobre os requisitos para concessão do benefício e como se classificam os dependentes. Esse assunto será tema de um outro texto aqui no blog.

Neste aqui, estamos assumindo que você já recebe o benefício pensão por morte e deseja revisar o valor que recebe por mês, por considerá-lo abaixo das suas expectativas.

Então vamos lá: como saber se posso pedir a revisão da pensão por morte do INSS?

COMO É CALCULADO O VALOR DA PENSÃO POR MORTE

Para saber se pode pedir a revisão da pensão do INSS, é importante entender como funciona o cálculo desse benefício.

Com a Reforma da Previdência (Emenda Constitucional n.º 103/2019), o cálculo da pensão por morte foi sensivelmente alterado.

Antes da Reforma, a pensão era concedida no valor de 100% do valor da aposentadoria do segurado (a) que faleceu ou 100% do valor da aposentadoria por invalidez a que teria direito.

Agora, o valor é substancialmente menor. Os dependentes receberão 50% do valor que a pessoa falecida teria direito se fosse aposentado por invalidez, acrescido de 10% para cada dependente.

Assim, se existe apenas um dependente, essa pessoa receberá 60% do valor da aposentadoria da pessoa que faleceu ou o valor da aposentadoria por invalidez a que teria direito.

A mudança foi drástica.

Bom, feitas essas explicações iniciais, sendo a pensão concedida antes ou depois da reforma, você não está conformado com o valor do benefício. Considera que ele está muito abaixo do esperado.

Vamos então às possibilidades de revisão.

PEDIR A REVISÃO DA PENSÃO DO INSS ANTES DA REFORMA

Atualmente existem algumas teses de revisão que são aplicáveis às pensões por morte concedidas antes da Reforma da Previdência, o que confere o direito a pedir a revisão da pensão do INSS. São elas:

  • Revisão dos tetos;
  • Revisão pela aplicação do art. 29, da Lei 8.213/91;
  • Revisão “de uma vida toda“; e
  • Revisão da Lei 13.135/2015.

Revisão dos Tetos

Todos os segurados do INSS só podem contribuir em cima de um valor máximo, chamado “teto”. Consequentemente, os segurados não podem receber benefícios que superem esse teto.

Ao longo dos anos, esse teto foi alterado. Em 1998, ele foi para R$ 1.200,00; e, em 2003, para R$ 2.400,00.

Acontece que muitos que tiveram a pensão concedida antes dessas mudanças no valor do teto, tiveram seus benefícios calculados e limitados ao teto anterior. Contudo, essas pessoas têm direito a terem o valor readequado para o novo teto.

Para se ter direito a essa revisão, a pensão tem que ter sido concedida entre 04/1991 e 12/2003. Além disso, deve-se apurar se o cálculo do valor da pensão foi limitado ao teto do INSS.

Pedir a revisão da pensão do INSS dessa forma pode resultar em bons ganhos aos pensionistas do INSS.

Revisão Pela Aplicação do Art. 29, da Lei 8.213/91

Esse artigo dispõe que o cálculo da pensão deve levar em consideração a média dos 80% maiores salários. Mas o INSS não fez isso.

Entre 2002 e 2009, o INSS calculava o valor da pensão utilizando 100% dos salários, o que incluía aqueles 20% mais baixos, o que diminuía a média e, consequentemente, o valor da pensão por morte.

A partir de 2012, o INSS firmou um acordo em uma Ação Civil Pública e está fazendo a revisão automática, em conformidade ao art. 29. No entanto, nem todos os beneficiários tiveram a revisão computada de forma automática.

Portanto, antes de pedir a revisão da pensão do INSS, é interessante consultar se essa possibilidade de revisão se encaixa no seu caso.

Revisão pelo cálculo “de Uma Vida Toda”

Até a Reforma da Previdência começar a valer, o cálculo da pensão levava em consideração os salários de 07/1994 até a data de início da pensão por morte.

No entanto, existem pessoas que tiveram salários mais altos justamente no período anterior à 07/1994. Com a inclusão desses salários, o valor da pensão pode subir consideravelmente.

Portanto, antes de pedir a revisão da pensão do INSS, se você tinha a percepção de que, a pessoa falecida, no período anterior a 07/1994, recebia um salário melhor, isso pode ser um indicativo de que a pensão pode ter uma revisão favorável.

Revisão da Lei 13.135/2015

Em 2015, o Governo apresentou uma Medida Provisória que determinou que a pensão por morte seria calculada em 50% + 10% por dependente.

Após, em 17/06/2016, essa medida provisória não foi convertida em lei e, em razão disso, o cálculo voltou a ser o que era: 100% da aposentadoria da pessoa falecida ou da aposentadoria por invalidez a que teria direito.

Nesse período, 01/03/2015 a 17/06/2015, diversas pensões foram concedidas pelo percentual de 50% + 10% por dependente.

Ocorre que, em razão de a Medida Provisória não ter sido convertida em lei, é possível requerer a revisão da pensão do INSS para que o cálculo do benefício seja mais vantajoso.

PEDIR A REVISÃO DA PENSÃO DO INSS APÓS A REFORMA

Com a Reforma da Previdência (Emenda Constitucional n.º 103/2019), o cálculo da pensão tem influência direta em relação ao tempo de contribuição que a pessoa falecida tinha na data do óbito.

Portanto, quanto mais tempo de contribuição, a tendência é que maior será o valor da pensão.

Ocorre que existem direitos que podem ser reconhecidos, o que irá gerar um aumento do tempo de contribuição:

Como se pode observar, com o reconhecimento desses direitos, o tempo de contribuição da pessoa falecida irá aumentar e, consequentemente, o valor da sua pensão por morte. Neste caso, é recomendável pedir a revisão da pensão do INSS.

CONCLUSÃO

Como podemos observar, a pensão por morte é um benefício devido aos dependentes de um segurado da previdência social.

O valor da pensão por morte vai depender de quando ela foi concedida, se antes ou depois da Reforma. Para ambas as situações, existem possibilidades de revisão do benefício.

Para poder saber exatamente que direitos você tem para poder pedir a revisão da pensão do INSS, qual o valor da diferença da pensão revisada e como fazer para requerê-la, o ideal é conversar com um especialista em direito previdenciário, para que ele possa mapear qual a estratégia e que tipo de revisão pode ser pleiteada.

Ficou com alguma dúvida? Deseja compartilhar algo com os demais leitores? Então registre um comentário aqui abaixo. Deseja uma conversa mais detalhada sobre o seu caso, então entre em contato conosco por AQUI. Se o seu caso é urgente, nosso contato é o (48) 984.650.886, para conversarmos pelo WhatsApp.

Autor: Pedro Nicolazzi OAB/SC 38.817

Advogado especialista em direito previdenciário

Nicolazzi e Andrade Advocacia Naadv, Advogado

Nicolazzi e Andrade Advocacia Naadv – Especialistas em aposentadoria e benefícios previdenciáriosSomos uma banca de advogados multidisciplinar, com atuação diversificada e voltada ao atendimento digital, rápido e desburocratizado, sem deixar de ser séria e comprometida. Com foco principal em Direito e Consultoria Jurídica Previdenciária, Empresarial, Civil e Imobiliário, o escritório busca atender de forma facilitada, criativa, segura e eficiente, além de entregar aos clientes um pouco mais do que aquilo que os trouxeram. A NAADV acredita que a expertise e a atualização constante dos profissionais são um diferencial no vasto ramo da advocacia, e que o conhecimento bem aplicado faz a diferença e traz os resultados esperados. Aqui, o papel do advogado como “soldado defensor” dos interesses do cliente é questão inegociável.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Esporte9 horas ago

Com golpes potentes, Nikolas Motta supera diferença de altura e vence no UFC Macau

Esporte9 horas ago

Botafogo-PB contrata mais um zagueiro às vésperas do início da pré-temporada

Esporte9 horas ago

F1: Russell vence e Verstappen garante o tetra em Las Vegas

Esporte9 horas ago

Ele e mais ninguém! Sinner torna-se o primeiro da história com feito incrível

CIDADE9 horas ago

‘Tardezinha do Abraço’ reúne centenas de crianças no Centro Cultural de Mangabeira

Nacional9 horas ago

Bolsonaro: “Discutir comigo um plano para matar alguém, isso nunca aconteceu”

CONCURSO E EMPREGO10 horas ago

Governo anuncia mudança no cronograma do Concurso Público Nacional Unificado: Confira as novas datas

Nacional10 horas ago

Jornalista que abriu o vídeo encenado é filho de Míriam Leitão

ENTRETENIMENTO10 horas ago

“Abriu os olhos dos brasileiros”, diz a atriz Luiza Tomé sobre Bolsonaro

ECONOMIA10 horas ago

Inflação fica maior para mais pobres com pressão de alimentos

Esporte10 horas ago

Após brilhar contra o Vasco, Garro comemora sexta vitória seguida do Corinthians

Nacional10 horas ago

Janja provoca 31 ações parlamentares contra governo Lula em uma semana

Nacional10 horas ago

Braga Netto nega que planejava trair Bolsonaro e frisa lealdade

Nacional10 horas ago

Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara

ENTRETENIMENTO11 horas ago

4 maneiras significativas de reutilizar seu vestido de noiva

ENTRETENIMENTO11 horas ago

SALADA DE CHUCHU COM CENOURA COMO FAZER SUPER FÁCIL Receitinhas da Ben

ENTRETENIMENTO11 horas ago

Assista à árvore de Natal do Vaticano subir em 30 segundos (vídeo)

Esporte11 horas ago

Rua da Mata é a campeã da 2ª edição do Torneio das Comunidades de Futmesa

Saúde11 horas ago

Centro de Doenças Raras de João Pessoa participa de Congresso nacional nos dias 25 e 26

CONCURSO E EMPREGO11 horas ago

Sine-JP oferece 293 vagas de emprego

Judiciário11 horas ago

Tentando entender a tentativa: os alegados crimes de 15.12.2022

Nacional11 horas ago

A PEC nº 2/2003 ou PEC dos Cedidos

Nacional11 horas ago

Plano de golpe ou perseguição política? As camadas ocultas das acusações contra Bolsonaro

Segurança Pública12 horas ago

Militares presos e o salário cortado pela metade: novas regras sobre a morte ficta segundo a lei mencionada pelo Ministro da Defesa

Segurança Pública12 horas ago

Avalanche imparável de críticas desbarranca sobre o Exército em apenas 50 minutos: desafio reputacional, desconfiança e rejeição

Segurança Pública12 horas ago

Brasil tenta negociar com a Índia a troca de aeronaves de transporte militares C-390 da Embraer por caças Tejas Mk1A, para fortalecer a Força Aérea brasileira

Esporte12 horas ago

Inscrições para 3ª edição da Ultramaratona Aquática encerram próxima quarta-feira

CONCURSO E EMPREGO12 horas ago

Programa ‘Eu Posso’ abre novas inscrições para 80 empreendedores com créditos de até R$ 15 mil

Segurança Pública12 horas ago

Comissão aprova projeto que cria sistema integrado com dados de violência contra a mulher

Esporte12 horas ago

Sancionada lei contra abuso sexual de crianças e jovens atletas

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Nacional4 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Segurança Pública4 semanas ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde5 dias ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde5 dias ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura5 dias ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO5 dias ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO5 dias ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura1 semana ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde1 semana ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

O que é CLT?

Saúde2 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Internacional2 semanas ago

MUNDO DEVE SUPERAR META DE 1,5°C DE AQUECIMENTO EM 2024

Internacional2 semanas ago

A verdadeira história de Donald Trump

Politíca2 semanas ago

Veneziano: Cúpula dos Parlamentos do G20 contribui para eficiência legislativa

Nacional3 semanas ago

Saiba o que é o encontro do G20, que acontece após a Cúpula dos Parlamento

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CRIAÇÃO DE COBRAS RARAS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br