CIÊNCIA & TECNOLOGIA
ASSISTA o pouso da Perseverance em Marte
O dia do pouso finalmente chegou. O rover Perseverance da NASA está em uma viagem de quase 483 milhões de km desde que deixou a Terra há mais de 6 meses. Se tudo correr bem, ele deve pousar Marte por volta das 17:55. O caso amoroso da humanidade com Marte é duradouro, cheio de admiração sobre a possibilidade de vida neste misterioso planeta vizinho. Esta missão histórica está um passo mais próxima de procurar evidências que possam nos dar a resposta. Ele só tem que pousar com sucesso para começar essa busca. A Perseverance é cheia de novidades na busca por sinais de vida antiga em Marte. O primeiro helicóptero voador em outro planeta. As primeiras gravações de som no planeta vermelho. O rover mais sofisticado da NASA até agora tem uma agenda lotada para os próximos anos. O rover explorará a Cratera Jezero, o local de um antigo lago que existia há 3,9 bilhões de anos, e procurará microfósseis nas rochas e no solo de lá. As missões posteriores nos trarão amostras deste local coletadas pela Perseverance à Terra até a década de 2030.
Junto com a Perseverance há um experimento de pilotagem de helicóptero — chamado Ingenuity — em outro planeta pela primeira vez. Enquanto não podemos assistir ao pouso “ao vivo”, a NASA está convidando o mundo a sintonizar em sua contagem regressiva e comentários de pouso, que serão transmitidos ao vivo a partir de quinta-feira às 16:15, acima.
Durante a cobertura do pouso, a equipe de controle da missão da NASA poderá confirmar se o rover pousou em segurança na superfície de Marte. Uma vez que o rover tenha pousado em Marte, você pode seguir sua jornada usando um mapa interativo. Todas as imagens cruas enviadas pelo rover esta semana e daqui para frente também estarão imediatamente disponíveis ao público no site da NASA.
Aterrissando em Marte: ‘7 minutos de terror’
Se for bem sucedido, Perseverance será o nono pouso da NASA em Marte e o quinto rover da agência. Primeiro, tem que passar pelos infames “sete minutos de terror”. O tempo que leva para os sinais de rádio viajarem da Terra para Marte é de cerca de 11 minutos, o que significa que os sete minutos que leva para a nave pousar em Marte ocorrerão sem qualquer ajuda ou intervenção das equipes da NASA na Terra. As equipes terrestres dizem à espaçonave quando começar o EDL (entrada, descida e pouso, na sigla em inglês) e a espaçonave assume a partir daí — e o controle da missão começa uma espera agonizante. Este rover é o mais pesado que a NASA já tentou pousar, pesando mais de uma tonelada. A espaçonave atinge o topo da atmosfera marciana movendo-se a 19.300 km/h e tem que diminuir para 2,7 km/h sete minutos depois, quando o rover pousa suavemente na superfície.
O escudo térmico da espaçonave suportará o pico de aquecimento de 1.300 graus Celsius, 75 segundos depois de entrar na atmosfera. Perseverance estará pousando em um antigo leito do lago e delta do rio, o local mais desafiador até agora para uma nave espacial da NASA pousar em Marte. Em vez de ser plano e liso, o pequeno local de pouso está repleto de dunas de areia, penhascos íngremes, pedregulhos e pequenas crateras. A espaçonave recebeu duas atualizações, chamadas Range Trigger e Terrain-Relative Navigation, para navegar neste local difícil e perigoso. O Range Trigger dirá quando o paraquedas de 21 metros deve abrir com base na posição da espaçonave 240 segundos após entrar na atmosfera. Depois que o paraquedas se soltar, o escudo térmico se desacoplará.
A Navegação do Terrain-Relative do rover age como um segundo cérebro, usando câmeras para tirar fotos do chão à medida que se aproxima rapidamente e determina o local mais seguro para pousar. Ele pode mudar o local de pouso em até 600 metros, de acordo com a NASA. A concha traseira e o paraquedas se separam depois que o escudo térmico for descartado. Os motores de pouso, que incluem oito retrofoguetes, dispararão para diminuir a velocidade da descida para 2,7 km/h – ou a velocidade média de caminhada de um humano.
Então, a famosa manobra do guindaste celestial que pousou o rover Curiosity ocorrerá. Os cabos de nylon baixarão o rover 8 metros abaixo do estágio de descida. Depois que o rover aterrissar na superfície marciana, os cabos se soltarão e o estágio de descida voará para longe e pousará a uma distância segura.
A missão: O que o rover vai fazer
Assim que o rover pousar, a missão de dois anos da Perseverança começará. Primeiro, passará por um período de “checkout”.
Perseverança capturará imagens de seus arredores e as enviará para nós, esticará seu “pescoço” e tirará mais fotos enquanto passa por alguns exames clínicos dos engenheiros. As equipes na Terra passarão um mês inspecionando, fazendo downloads de software e preparativos para a a caminhada. A equipe do helicóptero garantirá que a Ingenuity esteja segura, saudável e pronta para voar, um verdadeiro momento extraterrestre do Santos Domunt. Durante um processo que leva cerca de 10 dias, o rover soltará o helicóptero na superfície de Marte e se afastará dele. O pequeno helicóptero de 4 quilos terá que sobreviver às noites congelantes de Marte, manter-se aquecido e se carregar usando painéis solares. Então, estará pronto para seu primeiro voo, que durará cerca de 20 segundos.
“A equipe da Ingenuity estará na ponta do assento com a equipe Perseverance no dia do pouso”, disse MiMi Aung, gerente de projetos da Ingenuity. “Mal podemos esperar até que o rover e o helicóptero estejam em segurança na superfície de Marte e prontos para a ação.
“Perseverança procurará evidências da vida antiga, e estudará o clima e a geologia de Marte e coletará amostras que finalmente serão trazidas à Terra até a década de 2030.
“Os sofisticados instrumentos científicos da perseverança não só ajudarão na busca pela vida microbiana fossilizada, mas também expandirão nosso conhecimento sobre geologia marciana e seu passado, presente e futuro”, disse Ken Farley, cientista do projeto para Marte 2020, em um comunicado.
O caminho que a Perseverance percorrerá tem cerca de 24 km, uma “jornada épica” que levará anos, disse Farley. Para atingir seus objetivos, a Perseverance vai dirigir um pouco menos de 0,16 km/h, três vezes mais rápido do que os rovers anteriores.
A Perseverançe também carrega instrumentos que poderiam ajudar a explorar ainda mais Marte no futuro, como o MOXIE, (Experimento de Utilização de Recursos In-Situ de Oxigênio de Marte, na sigla em inglês). Este experimento, do tamanho de uma bateria de carro, tentará converter dióxido de carbono marciano em oxigênio.
Isso não só poderia ajudar os cientistas da NASA a aprender a produzir combustível de foguete em Marte, mas também oxigênio que poderia ser usado durante a futura exploração humana do planeta vermelho. [CNN]