Connect with us

Judiciário

Gilmar e Lewandowski dizem que Moro é suspeito. Kassio pede vista

Pedido de vista interrompe o julgamento que poderia colocar uma pá de cal nas condenações do ex-presidente Lula

Nesta terça-feira, 9, a 2ª turma do STF retomou julgamento de HC impetrado pela defesa de Lula no qual se questiona a suspeição de Moro nas decisões da Lava Jato. O julgamento ocorre após decisão de Fachin de anular todas as condenações do ex-presidente no âmbito da operação. 

Na sessão de hoje, votaram pela suspeição do ex-juiz os ministros Gilmar Mendes e Lewandowski. O ministro Nunes Marques pediu vista e suspendeu o julgamento. Em 2018, Fachin votou contra a suspeição. Naquele mesmo ano, Cámen Lúcia votou, em 2018, por não conhecer do habeas corpus, mas no mérito pode ainda votar. Até o momento, o placar do julgamento está assim:

MinistrosNão suspeiçãoSuspeição
Fachin X 
Cármen Lúcia   
Gilmar Mendes X
Lewandowski X
Nunes Marques  

Cobertura

Migalhas acompanhou a sessão minuto a minuto. Confira como foi o julgamento desta tarde: 

14h15 

Logo após a abertura dos trabalhos, o presidente do colegiado, ministro Gilmar Mendes, apregoou o HC de suspeição de Moro e, inicialmente, concedeu à palavra ao relator do caso, o ministro Edson Fachin que, novamente, reiterou a necessidade de adiamento do feito, por duas razões fundamentais:

  • Robusto memorial que a defesa anexou no processo, o qual aponta fatos graves que demandam uma análise mais detida;
  • Decisão do próprio relator, na tarde de ontem que anulou as condenações de Lula e declarou a perda de objeto do presente HC.

“Entendo que é atribuição própria e privativa do relator, ordenar e dirigir o processo; julgar prejudicado o feito; pedir dia para julgamento dos feitos e apresentar em mesa para julgamento casos que independam de pauta.”

14h30

Juliano Carvalho, pela Procuradoria Geral da República, pediu a palavra para se manifestar a favor da suspensão do julgamento e, por consequência, pugnou pela abertura de vista à PGR no processo.

14h35

Ministro Gilmar Mendes iniciou seu voto dizendo que esta questão (suspeição) deve, sim, ser analisada pela 2ª turma, pois a perda de objeto do caso não esvazia a competência do colegiado: “o cachorro que abana o rabo, e não o rabo que abana o cachorro”. “Portanto, eu estou me manifestando no sentido do prosseguimento do julgamento“, finalizou.

14h37

Posteriormente, o ministro Nunes Marques salientou que a decisão da anulação tem caráter precário, pois ainda necessita de confirmação pelo colegiado. Nunes Marques explicou: “se essa Turma delibera hoje seguindo o entendimento do relator, pela perda do objeto, e amanhã o colegiado venha eventualmente a não ratificar a decisão de Edson Fachin, a decisão de prejudicialidade hoje, no amanhã pode, inclusive, ser afetada pela coisa julgada”.

Nesse sentido, Nunes Marques afirmou que não vê óbice ao prosseguimento do feito e seguiu o entendimento de Gilmar Mendes.

14h40

Ministra Cármen Lúcia também votou pelo prosseguimento do feito, pois levou em consideração as razões arguidas por Nunes Marques – de que o colegiado pode não ratificar a decisão de Edson Fachin.

14h45

Ministro Ricardo Lewandowski também não enxergou óbice ao prosseguimento do feito.

14h47

Por 4×1, então, a 2ª turma do STF decidiu manter o julgamento da suspeição de Moro.

14h50

Vencida a preliminar, ministro Gilmar começa a votar. 

É preciso lembrar que o caso está com um voto contrários à suspeição (Fachin), e nenhum voto favorável. Além do ministro Gilmar, faltam votar a ministra Cármen Lúcia e os ministros Ricardo Lewandowski e Kassio Nunes Marques.

MinistrosNão suspeiçãoSuspeição
FachinX 
Cármen Lúcia  
Gilmar Mendes  
Lewandowski  
Nunes Marques  


15h

Sobre a suspeição de Moro, Gilmar Mendes diz ter elaborado uma “biografia de um juiz acusador”, salientando que a história recente do Judiciário ficará marcada por um projeto populista de poder político com a instrumentalização do processo penal: “coisas por demais impactantes (…) essa é a maior crise que já se abateu sobre a Justiça Federal”.

Ministro Gilmar Mendes lembra caso modelo de erro judiciário, o dos Irmãos Naves, ocorrido em Araguari/MG.

15h05

Gilmar Mendes aproveita para disparar farpas contra a 7ª vara Federal do Rio, do juiz Marcelo Bretas. Para Gilmar Mendes, “é de corar frade de pedra”.

15h15

Gilmar Mendes citou decisões da 2ª turma, nas quais se reconheceu que o ex-magistrado interferiu na produção de provas contra os acusados; direcionou o curso das investigações a partir da manipulação de depoimentos; procedeu à juntada de ofício, sem provocação do MP, de provas documentais para a fundamentação das próprias sentenças.

Com esses fundamentos que esta 2ª turma declarou a nulidade absoluta de todos os atos decisórios proferidos pelo juiz Sergio Moro ainda durante a fase pré-processual“, disse.

15h20

O ministro considerou que Sergio Moro não se conteve em “pular o balcão”. Gilmar Mendes destacou que, na ordenação dos atos acusadores, Moro gerenciava os efeitos extra processuais da exposição midiática dos acusados.

15h25

Para Gilmar Mendes, a 13ª vara Federal de Curitiba tem adotado a estratégia de expandir de forma artificial a sua competência para se tornar o juízo universal de combate aos crimes de colarinho branco.

15h30

Gilmar Mendes destaca alegação da defesa do ex-presidente sobre a perda da parcialidade de Moro, quando deferiu a condução coercitiva de Lula. O ministro classificou o ato como “evento midiático de grande proporção” e relembrou que ele próprio inicialmente apreciou a legalidade e recepção dessa prática.

15h33

O ministro questionou: “diante de todo o conjunto de ato jurisdicional praticado por Sergio Moro, ainda é possível manter a percepção de que o julgamento do paciente foi realizado por um juiz despido de todo e qualquer preconceito acerca da culpabilidade do acusado?”

Infelizmente, segundo Gilmar, a resposta parece ser negativa.

Ou seja, o ministro deixa claro que vota pela suspeição de Moro. Assim, atualizando o placar, agora está 1×1, contra a suspeição.

MinistrosNão suspeiçãoSuspeição
FachinX 
Cármen Lúcia  
Gilmar Mendes X
Lewandowski  
Nunes Marques  

15h50

Gilmar Mendes leu trechos das conversas vazadas entre os procuradores da Lava Jato e Moro, que datam da condução coercitiva de Lula. O ministro afirmou de forma categórica: “é absolutamente despicienda para concluirmos que houve um dever de imparcialidade do magistrado”, disse. 

15h56

Gilmar Mendes seguiu lendo trechos das conversas e concluiu que as pessoas envolvidas combinavam fraudes e estratégias de divulgação no que se refere a escritórios de advocacia da defesa. “Não preciso dizer que intercepção de escritório de advocacia é coisa de regime totalitário”. Cármen Lúcia interviu e concordou: “gravíssima”.

16h04

O ministro concluiu que não há dúvida alguma de que os passos de Lula e suas discussões de estratégia processual eram friamente monitoradas por Moro, “o que subverte totalmente sua posição de isenção quanto às teses defensivas”.

16h13

Gilmar Mendes relembrou diálogo de quando Moro perguntou a Dallagnol se a força-tarefa já tinha uma “denúncia sólida o suficiente” contra Lula. “Mostra de forma inequívoca a quebra de imparcialidade de Moro”, disse. 

16h24

“É relevantíssimo o combate à corrupção, mas ele há de ser feito nos moldes e dentro dos ditames legais. Não se combate crime cometendo crime”, afirmou Gilmar Mendes.

16h28

Gilmar Mendes concluiu que, após o exame de tudo o que foi narrado, houve a violação do dever de imparcialidade do magistrado. Assim, votou no sentido de anular os atos do processo principal como consequência da suspeição de Moro e ainda condenou Moro ao pagamento das custas processuais da ação penal na forma da lei. “Não tenho políticos de predileção, agora não se pode fazer política por meio da persecução penal”, disse. 

  • Veja a íntegra do voto de Gilmar Mendes. 

Apesar da vista, Ricardo Lewandowski quis adiantar seu voto e deixou claro que seu entendimento é pela suspeição. O ministro afirmou que os fatos supervenientes – quais sejam, os diálogos vazados – demonstram de forma clara “a incursão heterodoxa do então magistrado na seara político-partidária em detrimento dos cânones que regem a função jurisdicional”.

MinistrosNão suspeiçãoSuspeição
FachinX 
Cármen Lúcia  
Gilmar Mendes X
Lewandowski X
Nunes Marques  

17h20

O ministro Lewandowki considerou verdadeiras as mensagens vazadas que demonstram a relação entre Moro e a Lava Jato: “reputo não existirem maiores dúvidas sobre a fidedignidade do teor das mensagens divulgadas pela mídia, embora ilicitamente captadas”. Segundo o ministro, Lula não foi submetido a um julgamento justo, “mas a um verdadeiro simulacro de ação penal, cuja nulidade salta aos olhos”. 

17h40

O ministro afirmou que “claramente” o juiz Sergio Moro incorreu em dispositivos do CP e do CPP e disse mais: Para S. Exa., há uma flagrante violação do promotor natural, ou seja, os membros do MP devem se pautar pela absoluta imparcialidade em interesse ao desfecho do caso.

17h55

Por fim, o ministro Lewandowski concluiu que não há maior dificuldade em reconhecer a parcialidade de todos os personagens envolvidos no caso. “Restou escancarada uma devida confusão entre as atribuições de acusar e julgar por parte de Sergio Moro (…) ficou patenteado o abuso de poder por parte do magistrado”. 

  • Veja a íntegra do voto de Lewandowski. 

Relembre

A defesa do ex-presidente indicou como suspeição de Moro, entre outros fatos, o deferimento da condução coercitiva, em março de 2016, sem a prévia intimação para a sua oitiva pela autoridade policial; a autorização para a interceptação de ramais telefônicos pertencentes ao ex-presidente, familiares e advogados antes de adotadas outras medidas investigativas; a divulgação, também no mesmo ano, do conteúdo de áudios captados em decorrência das interceptações telefônicas autorizadas; a atuação durante o plantão do desembargador Federal Rogério Favreto, em julho deste ano, para que Lula não fosse solto.

Por fim, os advogados citam a aceitação do convite feito pelo presidente eleito Jair Bolsonaro para Moro ocupar o cargo de ministro da Justiça, “a indicar que a sua atuação pretérita estaria voltada a tal desiderato”.

“Opção legítima”

Em 2018, em sua manifestação, a então procuradora-Geral da República Raquel Dodge opinou pela rejeição do habeas corpus. Especificamente quanto à aceitação de Sérgio Moro para o cargo de ministro da Justiça, Dodge afirmou que se trata de “ilações infundadas” e que a condenação do ex-presidente foi confirmada diversas vezes pelas demais instâncias judiciárias

Diversamente do que sustentam os impetrantes, trata-se de condenação robusta, fruto de processo em que asseguradas todas as garantias constitucionais e legais, e não um ato de perseguição. (…) Ademais, quando proferiu a sentença acima mencionada, por óbvio, Sérgio Moro não poderia imaginar que, mais de um ano depois, seria chamado para ser Ministro da Justiça do Presidente eleito.”

Segundo a PGR, a decisão de ter aceitado o convite para ser ministro da Justiça do presidente eleito pertence à esfera estritamente pessoal de Sérgio Moro. A motivação do ex-magistrado em aceitar tal convite não interessa aos autos:

A aceitação de tal convite, sendo uma opção de vida legítima de um cidadão livre, não tem o condão de ultrapassar a estrita esfera pessoal do magistrado e, por si só, lançar dúvidas sobre a sua retidão e imparcialidade na condução da ação penal.

Relembre

A defesa do ex-presidente indicou como suspeição de Moro, entre outros fatos, o deferimento da condução coercitiva, em março de 2016, sem a prévia intimação para a sua oitiva pela autoridade policial; a autorização para a interceptação de ramais telefônicos pertencentes ao ex-presidente, familiares e advogados antes de adotadas outras medidas investigativas; a divulgação, também no mesmo ano, do conteúdo de áudios captados em decorrência das interceptações telefônicas autorizadas; a atuação durante o plantão do desembargador Federal Rogério Favreto, em julho deste ano, para que Lula não fosse solto.

Por fim, os advogados citam a aceitação do convite feito pelo presidente eleito Jair Bolsonaro para Moro ocupar o cargo de ministro da Justiça, “a indicar que a sua atuação pretérita estaria voltada a tal desiderato”.

“Opção legítima”

Em 2018, em sua manifestação, a então procuradora-Geral da República Raquel Dodge opinou pela rejeição do habeas corpus. Especificamente quanto à aceitação de Sérgio Moro para o cargo de ministro da Justiça, Dodge afirmou que se trata de “ilações infundadas” e que a condenação do ex-presidente foi confirmada diversas vezes pelas demais instâncias judiciárias

Diversamente do que sustentam os impetrantes, trata-se de condenação robusta, fruto de processo em que asseguradas todas as garantias constitucionais e legais, e não um ato de perseguição. (…) Ademais, quando proferiu a sentença acima mencionada, por óbvio, Sérgio Moro não poderia imaginar que, mais de um ano depois, seria chamado para ser Ministro da Justiça do Presidente eleito.”

Segundo a PGR, a decisão de ter aceitado o convite para ser ministro da Justiça do presidente eleito pertence à esfera estritamente pessoal de Sérgio Moro. A motivação do ex-magistrado em aceitar tal convite não interessa aos autos:

A aceitação de tal convite, sendo uma opção de vida legítima de um cidadão livre, não tem o condão de ultrapassar a estrita esfera pessoal do magistrado e, por si só, lançar dúvidas sobre a sua retidão e imparcialidade na condução da ação penal.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Nacional19 horas ago

Rio Grande do Sul enfrenta recorde de cheia do Guaíba neste domingo

Judiciário3 dias ago

Censura: o que é e o que diz a lei brasileira?

Nacional3 dias ago

Qual é a importância da liberdade de imprensa para a democracia?

Segurança Pública3 dias ago

Corregedoria inspeciona reforma e estrutura das cadeias públicas de Taperoá e Juazeirinho

Saúde3 dias ago

Auriculoterapia tem potencial de diminuir dor e ansiedade de mulheres em trabalho de parto, diz pesquisa da UFPB

ENTRETENIMENTO3 dias ago

Viva Usina: exposição de Thiago Verdeee segue aberta até 12 de maio

Saúde3 dias ago

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Segurança Pública3 dias ago

Operação Lei Seca autua mais de 380 condutores por embriaguez e outras infrações no mês de abril

ESTADO3 dias ago

Governo do Estado e Detran-PB abrem o Maio Amarelo nesta segunda-feira (6)

Judiciário3 dias ago

TJ de Rondônia pagou salários de mais de R$ 1 milhão a 46 juízes

Nacional3 dias ago

Resolução do governo Lula proíbe evangelismo em presídios

ECONOMIA3 dias ago

Reoneração da folha salarial já vale para abril, diz Receita

ECONOMIA3 dias ago

Veja o que acontece com quem é obrigado a declarar o IR 2024 e não presta contas

Nacional3 dias ago

Lula promete a Pacheco que vai selar armistício entre ele e Haddad

CONCURSO E EMPREGO3 dias ago

Saiba como consultar local de prova do Concurso Nacional Unificado

Judiciário3 dias ago

STF amplia controle judicial sobre inquéritos do Ministério Público

Internacional3 dias ago

Dentadura de esposa de Maduro escapa durante discurso; assista

Nacional3 dias ago

Relator do caso Seif também relatará recursos contra Moro no TSE

Nacional3 dias ago

Piada de mau gosto de Lula em meio à tragédia no RS repercute

Nacional3 dias ago

Filho de Lula se envolve em nova polêmica ao responder “minha vida é aberta igual à beira do teu c*” a usuário no Instagram

Nacional3 dias ago

1º de maio de Lula teve incentivo fiscal e improbidade

Internacional3 dias ago

Ditadura De Ortega Fecha 13 ONGs Na Nicarágua; Bens Podem Ser Transferidos Ao Estado

Nacional3 dias ago

O ministro encrencado e o presidente tolerante

ENTRETENIMENTO3 dias ago

Sabadinho Bom apresenta Luizinho Calixto e sua sanfona de oito baixos

ENTRETENIMENTO3 dias ago

Peças em cerâmica e madeira são destaque da Feira dos Aromas na FCJA

Politíca3 dias ago

Lei de Tovar e Danielle incentiva uso de etanol na Paraíba

Judiciário3 dias ago

A aplicação do princípio da cooperação judicial no processo penal

Judiciário3 dias ago

A Seguridade Social assistencial e o enfoque contributivo da Previdência

ENTRETENIMENTO3 dias ago

Funjope abre exposição ‘Investigações de Si’, da artista Trexy, no Hotel Globo

Educação & Cultura3 dias ago

Fies Social 2024: Financiamento Completo para Estudantes de Baixa Renda!

Internacional10 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional11 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário12 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO10 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional4 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

Nacional9 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

ECONOMIA4 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional4 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

Nacional12 meses ago

Bomba: Alexandre de Moraes monitorava todos os passos de funcionários do gabinete de Bolsonaro e da primeira-dama desde 2021, diz Folha

CIDADE4 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde4 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Judiciário8 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Internacional4 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Nacional12 meses ago

Lira manda novo recado ao governo Lula: “grande resistência entre os parlamentares”

Judiciário7 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

ENTRETENIMENTO4 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura4 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Segurança Pública12 meses ago

Conheça as 6 piores prisões do mundo

Internacional4 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

Nacional11 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Educação & Cultura10 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional11 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

Nacional12 meses ago

URGENTE: Receita diz que joias sauditas dadas a Bolsonaro são isentas de cobrança de imposto 

Nacional4 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

Internacional3 dias ago

A BATATA ESTÁ ASSANDO: PLANETA EM RISCO DE COLAPSO CLIMÁTICO

ENTRETENIMENTO3 dias ago

COMO MUDAR ORQUÍDEA PHALAENOPSIS PARA VASO DE BARRO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

ENTENDA EM 7 PONTOS A LEI QUE PODE REPRESENTAR A SAÍDA DO TIKTOK DOS EUA

Nacional3 dias ago

RESPONSABILIDADE COLETIVA: O IMPACTO DO LIXO NA RUA

Internacional3 dias ago

QUEM SÃO OS ALIADOS E RIVAIS DE ISRAEL E IRÃ NO ORIENTE MÉDIO

Saúde7 dias ago

OS MITOS SOBRE A CEGUEIRA QUE REFORÇAMOS SEM PERCEBER

Saúde7 dias ago

VACINA CONTRA CÂNCER DE PELE IRÁ ENTRAR NA FASE FINAL DE TESTES

Saúde7 dias ago

NÚMERO DE INTERNAÇÕES POR BRONQUIOLITE JÁ SUPERA ATÉ A COVID-19

Nacional7 dias ago

SETE EM CADA DEZ BRASILEIROS DIZEM QUE INDÍGENAS PRECISAM DE MAIS PROTEÇÃO

ECONOMIA7 dias ago

REFORMA TRIBUTÁRIA ACABA COM CINCO IMPOSTOS EXTREMAMENTE COMPLEXOS

Internacional1 semana ago

EUROPA SE TORNA O EPICENTRO MUNDIAL DO NARCOTRÁFICO

Saúde1 semana ago

ESTUDO DA OMS MOSTRA QUE VACINAS SALVARAM MAIS DE 150 MILHÕES DE VIDAS

Saúde1 semana ago

O PERIGO DAS SUPERBACTÉRIAS

ENTRETENIMENTO1 semana ago

JEONG, O CONCEITO MILENAR COREANO QUE PODE AJUDAR A SER MAIS FELIZ

Saúde1 semana ago

DIABETES, POLUIÇÃO E ÁLCOOL: OS TRÊS PRINCIPAIS FATORES DE RISCO PARA DEMÊNCIA

Internacional2 semanas ago

POR QUE EXPRESSÕES TÍPICAS DO BRASIL ESTÃO PEGANDO EM PORTUGAL

Judiciário2 semanas ago

PRAZO PARA INCLUIR ALERTA NOS RÓTULOS DOS ALIMENTOS ACABOU

Saúde2 semanas ago

ALERGIAS EM ALTA: BUSCA POR ALERGISTAS SUBIU 42% EM TRÊS ANOS

Saúde2 semanas ago

IA À MEDICINA: CONSULTA VIRTUAL, DIAGNÓSTICOS E ACOMPANHAMENTOS

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PASTOR DO CÁUCASO: A RAÇA QUE ENFRENTA URSO

Nacional2 semanas ago

DESIGUALDADE PERSISTENTE NO BRASIL: LUZ E SOMBRA EM 2023

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

AVIAÇÃO AGRÍCOLA BRASILEIRA TEM PILOTOS MULHERES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PLANTEI ORQUÍDEA NO VASO DE BARRO PARA MORANGOS

Saúde2 semanas ago

MOSQUITO AEDES AMEAÇA A 4 BILHÕES E TRAZ DOENÇAS ATRAVÉS DE BAGAGENS

Segurança Pública2 semanas ago

PIRATARIA: BRASIL PERDE QUASE R$ 500 BILHÕES COM O COMÉRCIO ILEGAL DE PRODUTOS E

ECONOMIA2 semanas ago

PRAZO PARA A DECLARAÇÃO DO IR SE ESTENDE ATÉ O DIA 31 DE MAIO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

12 PLANTAS PARA AMBIENTES SOMBREADOS OU INTERNOS

Internacional2 semanas ago

A ESTRATÉGIA DE VLADIMIR PUTIN PARA SE MANTER NO COMANDO DA RÚSSIA

Educação & Cultura2 semanas ago

OS CABOCLOS – 2003

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ENERGIA LIMPA SE TORNA UM MOTOR DE CRESCIMENTO GLOBAL: 10% DO PIB EM 2023

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br