Internacional
Estudo calcula prejuízo causado por Google e Facebook à imprensa espanhola
Depois de países como França e Austrália, veículos de comunicação da Espanha estão ingressando com ações judiciais para buscar algum tipo de ressarcimento pelo uso de suas reportagens e notícias por redes sociais e serviços de busca na internet.
Uma das ferramentas a favor dos veículos de imprensa espanhóis nessa batalha jurídica é um estudo promovido pelo Centro Espanhol de Direitos Reprográficos (Cedro), principal entidade de defesa de direitos autorais do país.
O estudo calculou o valor que grandes plataformas digitais, como Google ou Facebook, teriam que pagar a veículos de imprensa da Espanha pela utilização dos seus conteúdos.
Realizada pela consultoria Qbo Investigación y Estrategia, a pesquisa chegou à cifra de 263 milhões de euros. O valor representaria entre 7% e 9% dos lucros publicitários obtidos pelas gigantes digitais graças à utilização dos conteúdos produzidos pelos órgãos de imprensa espanhóis.
Ainda segundo o levantamento, o uso gratuito de notícias por plataformas digitais que não investem na produção de conteúdo causou prejuízo às empresas de comunicação de 1,3 bi de euros e perda de milhares de empregos.
Segundo a Madrid Press Association, a crise da imprensa espanhola resultou na perda de mais de 7.000 empregos diretos e até 36.000 indiretos, além da perda de arrecadação de mais de 140 milhões de euros.