Connect with us

Saúde

O que é pior para a saúde: diabetes, doença cardíaca, sedentarismo ou fumar? A resposta vai te surpreender

“Faça exercícios regularmente”. Este é o conselho mais comum que você pode ouvir em um consultório médico. Todos sabemos, em algum nível, que exercícios fazem bem para a saúde e nos ajudam a viver mais, mas talvez isso soe muito abstrato. Pois um estudo publicado na semana passada tratou de deixar as coisas bem objetivas: segundo ele, um estilo de vida sedentário é pior para sua saúde do que o tabaco, a diabetes e doenças cardíacas.

Os pesquisadores estudaram os dados de 122.007 pacientes que se submeteram a testes de exercício em esteiras na Cleveland Clinic, centro de saúde nos EUA, entre 1 de janeiro de 1991 e 31 de dezembro de 2014. Depois dos testes, os cientistas registraram as taxas de mortalidade dos voluntários. Os pesquisadores descobriram uma conexão clara entre uma vida mais longa e saudável e altos níveis de exercício. O relatório pede que os profissionais de saúde encorajem os pacientes a ter uma rotina de exercícios.

“Não se sair bem em uma esteira ou em um teste de esforço físico tem um pior prognóstico do que ser hipertenso, ser diabético ou mesmo ser fumante. Nunca vimos algo tão pronunciado e objetivo quanto isto”, diz em matéria da rede de tv americana CNN Wael Jaber, cardiologista da Cleveland Clinic e autor sênior do estudo, para quem os resultados são extremamente surpreendentes.

Jaber afirma que é papel dos pesquisadores agora transmitir os riscos à população em geral. “Não fazer exercícios deve ser considerado um fator de risco tão forte quanto a hipertensão, a diabetes e o tabagismo – se não for mais forte do que todos eles. Isso (o sedentarismo) deve ser tratado quase como uma doença que tem uma receita médica, chamada exercício físico”, aponta ele.

Intensidade também é positiva

Ainda na matéria da CNN, Jaber disse que a outra grande revelação da pesquisa é que os exercícios físicos levam a uma vida mais longa sem eventuais limites proporcionados pelos exercícios aeróbicos.

Os pesquisadores sempre se preocuparam com o fato de que os praticantes mais intensos poderiam estar em maior risco de morte, mas o estudo descobriu que isso não acontece. “Não há nenhum nível de exercício que expõe ao risco. Podemos ver pelo estudo que os “ultra-fit” ainda têm menor mortalidade”, garante.

Jordan Metzl, médico de medicina esportiva do Hospital for Special Surgery e autor do livro “The Exercise Cure”, outro especialista consultado pela CNN, afirma que o novo estudo deve mudar a forma como lidamos com a saúde. “Em vez de pagar somas enormes pelo tratamento de doenças, devemos incentivar nossos pacientes e comunidades a serem ativos e exercitarem-se diariamente”, aponta.

Todos os gêneros e idades

Os benefícios do exercício físico foram vistos em todas as idades e em homens e mulheres – de forma apenas um pouco mais evidente nas mulheres, segundo os pesquisadores. “Seja nos seus 40 ou 80 anos, você se beneficiará da mesma maneira”, diz Jasper.

“A aptidão cardiorrespiratória está inversamente associada à mortalidade a longo prazo, sem limite superior de benefício observado. A aptidão aeróbica extremamente alta foi associada com a maior sobrevida e foi associada ao benefício em pacientes idosos e naqueles com hipertensão”, diz o estudo.

Jaber se diz surpreso que o sedentarismo supere até fatores de risco tão fortes quanto o fumo, a diabetes ou até doença renal crônica. “As pessoas que não se saem muito bem em um teste de esteira têm quase o dobro do risco de pessoas com insuficiência renal”, espanta-se.

O melhor exercício

Outra característica importante do estudo é que os pesquisadores não dependeram das respostas que os pacientes davam sobre sua rotina – eles mesmos verificaram os exercícios ou a falta deles para chegarem a seus resultados. “Não são os pacientes que nos dizem o que fazem. Estamos testando-os e descobrindo objetivamente a medida real do que eles fazem”, explica Jaber.

Três vezes pior que o tabagismo

Os resultados são realmente assustadores para quem leva um estilo de vida sedentário. Segundo Jaber, estas pessoas, se comparadas aos mais assíduos praticantes de exercício, possuem um risco associado à morte 500% maior. “Se você comparar ficar sentado versus o mais alto desempenho no teste de exercício, o risco é cerca de três vezes maior do que o tabagismo”, explica o especialista.

O segredo, porém, está na regularidade. Alguém que não se exercita muito, quando comparado com alguém que se exercita regularmente, ainda apresenta um risco 390% maior de morrer.

A boa notícia é que não há muito segredo. A cura para a doença do sedentarismo é bem simples. “Você deve exigir uma receita de exercícios de seu médico”, aconselha Jaber. [CNNTimeWorld Health]

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Politíca1 minuto ago

Adriano Galdino tem pré-candidatura legítima, diz Gervásio Maia

Politíca16 minutos ago

Hervázio Bezerra descarta “volta dos que não foram” entre João Azevêdo e Ricardo Coutinho

ECONOMIA51 minutos ago

Nova LEI da Aposentadoria aos 55 anos: trabalhadores de carteira assinada comemoram sem parar

ECONOMIA52 minutos ago

Câmbio: Dólar recua e fecha próximo a R$ 6,10; real se destaca

Educação & Cultura57 minutos ago

UFPB lança edital com 30 vagas para o PARFOR EQUIDADE

Saúde1 hora ago

Paranoia pode ser, ao menos em parte, um problema da visão

Segurança Pública1 hora ago

Ações de segurança apreendem 15 armas de fogo no primeiro final de semana do ano na Paraíba

ENTRETENIMENTO1 hora ago

6 citações da Bíblia para começar seu Ano Jubilar com esperança

Esporte1 hora ago

Com Gabigol e reforços, Cruzeiro faz primeiro treino do ano nos EUA

Esporte1 hora ago

Vasco x Madureira em Manaus: venda de ingressos começa amanhã

Saúde2 horas ago

Janeiro Branco: Saúde Mental em Foco no Início do Ano

ECONOMIA2 horas ago

Inflação de dezembro e agenda econômica global movimentam a semana

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 horas ago

A ILHA QUE PODE DESVENDAR O MISTÉRIO DA ANOMALIA MAGNÉTICA SOBRE O BRASIL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 horas ago

CARROS VOADORES PODEM SE TORNAR REALIDADE NA CHINA

Saúde2 horas ago

TECNOLOGIA DO CORAÇÃO ARTIFICIAL SALVA VIDAS E É OFERECIDA PELO SUS

ECONOMIA2 horas ago

NOVO SALÁRIO MÍNIMO IMPULSIONARÁ ECONOMIA EM 125 BILHÕES

ENTRETENIMENTO2 horas ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 horas ago

Fazenda Esperança: rumo à colheita de soja produtiva!

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 horas ago

Calendário 2025 de levantamentos das safras agrícolas e do mercado hortigranjeiro já está disponível

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 horas ago

Boi gordo: preços firmes e expectativa de continuação de alta; veja cotações

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 horas ago

O futuro da indústria química é a sustentabilidade

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 horas ago

Açúcar: Com perspectiva do mercado para melhor oferta global, preços voltam a cair

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 horas ago

Feijão 1ª safra: queda no preço e avanço na colheita

Segurança Pública3 horas ago

Começa o Alistamento Militar Feminino: quase 7.000 mulheres já se alistaram em apenas dois dias de programa

Segurança Pública3 horas ago

Tropas chinesas lado a lado com a Marinha do Brasil em operação militar histórica e real, surpreendeu o mundo e levantou questionamentos sobre o futuro da diplomacia militar brasileira

Segurança Pública3 horas ago

General pode ser multado por “erro grosseiro” no rastreamento de armas; Exército lava as mãos: “Não se manifesta sobre processos conduzidos por outros órgãos”

Segurança Pública3 horas ago

Exército Brasileiro prepara um investimento colossal de R$ 20 bilhões para uma renovação completa das viaturas, modernizando desde os modelos leves até os carros de combate

Segurança Pública3 horas ago

Começando ano com cofres vazios e sem feliz ano-novo, Exército poderá ter primeira mulher general em 2025 e abandonar slogan Braço Forte, Mão Amiga, usado desde 1992

Educação & Cultura3 horas ago

Documentário de Vladimir Carvalho abre temporada do Cineclube da FCJA

ENTRETENIMENTO3 horas ago

Coruja de Padaria (Rosca de Polvilho Azedo)

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br