Connect with us

Segurança Pública

O Sistema Prisional: um claro sintoma da falência do Estado brasileiro

Uma breve análise por meio do Direito Comparado

O Brasil alcançou recentemente mais algumas marcas, mas não temos o que comemorar. Passou a ser o terceiro país com a maior população carcerária do mundo [1]. Além de ser um dos mais desiguais socioeconomicamente [2]. Apesar disso, por aqui é comum o argumento de que no país se prende pouco. Este seria o grande problema.

Contudo, se utilizarmos como embasamento os dados e os fatos, esse argumento levantado por alguns especialistas e uma parcela da sociedade ficaria insustentável. Como podemos prender pouco e ter uma população carcerária maior que a de países com cinco vezes mais habitantes, como é o caso da Índia. Podemos observar que tal premissa não condiz com a conclusão que a realidade nos impõe.

As constates campanhas pelo recrudescimento das penas e a criação ad aeternum de normas penais incriminadoras ainda possuem a adesão de muitos, sob a justificativa de que esses seriam os motivos pelo alto índice de criminalidade e violência no país. Mas será esse o problema ou trata-se apenas de mais uma forma de encobrir e desviar a atenção da sociedade sobre as suas reais causas.

Não é novidade para aqueles que atuam no âmbito do sistema de justiça criminal que as cadeias são parcialmente controladas por organizações criminosas. Isso mesmo. Quando um indivíduo ingressa no sistema prisional ele precisa dizer a qual facção pertence, se não for membro de nenhuma ele vai para o “seguro” (onde costuma ficar os presos não aceitos pelas facções), que não é tão seguro assim e em muitos casos acaba sendo induzido a dizer que simpatiza com alguma fação, pois dessa forma receberá a segurança dos seus membros no presídio [3].

Prefere-se a segurança do crime que à oferecida pelo Estado. O risco para o apenado, em muitos casos, acaba sendo menor sob a tutela de uma organização criminosa dentro do sistema carcerário – o que acaba servindo como um negócio e tanto para essas organizações, que ficam cada vez maiores dentro e fora das prisões. O que acontece nos presídios é um microrreflexo do que ocorre na sociedade.

Ocorre que no ordenamento jurídico pátrio, orientado fundamentalmente pelos princípios constitucionais da Dignidade da Pessoa Humana, Preservação dos Direitos Humanos e, pelo artigo 5.6 do Pacto de São José da Costa Risca [4] – Convenção Americana de Direitos Humanos da qual o Brasil é signatário, tendo a ratificado -, um dos objetivos primordiais da pena é a sua função ressocializadora. Contudo, todos nós sabemos que essa é a primeira de muitas normas violadas dentro do sistema prisional.

No Direito Comparado

Países com penas elevadas para as infrações, muitos com pena de morte e prisão perpétua, não são os mais seguros (vide a taxa de homicídio dos EUA) [5]. Já nos menos violentos, muitos possuem penas mais brandas, e não é por isso que as pessoas saem delinquindo.

Podemos citar como exemplo emblemático o caso da Noruega, em que o neonazista Anders Breivik, que matou setenta (70) pessoas ligadas à esquerda norueguesa (o fato ocorreu em um acampamento da juventude do partido trabalhista), recebeu a pena máxima de prisão daquele país, ou seja, 21 anos [6]. Isso mesmo! Agora eu indago: na Noruega o máximo que alguém pode ficar preso é por 21 anos (praticamente a metade do tempo do Brasil), e qual é a taxa de homicídios e criminalidade por lá? Zero em 2016. Isso mesmo, zero (0)! [7]

Isso serve para exemplificar o quão raso é o argumento de que basta a criação de novos tipos penais e a rigidez das penas expressas em lei, para que um país deixe de ser violento. O problema reside em outro lugar e é uma questão muito mais sociológica que jurídica.

A ausência desses elementos em que uma suposta falta de rigidez seria a causa do problema, não sendo este o caso do Brasil, já que por aqui temos um elevado índice de apenados e de leis penais, não faz com que as pessoas deixem ou não de cometer crimes e homicídios.

A Noruega além de estar entre os países mais seguros do planeta, está também ente um dos menos desiguais socialmente. Já por aqui sabemos a tragédia que vivemos, podemos considerar um extermínio, que tem vítimas com endereço certo e cor [8].

Além de estarmos entre os países com as maiores taxas de homicídio, também estamos entre aqueles mais desiguais. Pode parecer clichê para alguns, mas trata-se apenas de um fato concreto. Seria alguma coincidência o índice de homicídios estratosférico em nações mais desiguais, enquanto naquelas com menor desigualdade os homicídios intencionais chegam a ser reduzidos à quase zero.

Lembrando que com a desigualdade, vem junto a falta de uma educação de qualidade para a maioria da população, o elevado desemprego e a falta de oportunidades, o que já ficou evidenciado pela criminologia como um dos fatores determinantes para a elevada criminalidade urbana. E muitos crimes, grande parte não violentos (tráfico de drogas privilegiado e furto, no Brasil, são uns dos mais comuns), acaba fazendo com que criminosos de baixa periculosidade adentrem ao sistema prisional com o encarceramento em massa ocorrido por aqui e acabem convivendo com criminosos de maior periculosidade, servindo assim de “presa fácil” para o recrutamento por organizações criminosas.

Qual é o caminho?

Desse modo, querer resumir o problema da violência e da segurança com a suposta falta de leis mais rígidas ou de mais prisões, não passa de um grande equívoco, para não dizer uma falácia.

Contudo, essa solução mágica mexe com o imaginário popular que vive eternamente refém do medo. Isso gera um enorme prejuízo à sociedade, mas beneficia a uns poucos. Especialistas que prometem soluções fáceis e, muitas vezes irreais, para problemas complexos, políticos que ganham votos com tais promessas, o sistema de persecução penal que movimenta a sua máquina por meio desse ciclo vicioso sem fim, são alguns dos beneficiados, e o problema nunca é solucionado, pelo contrário, a cada ano a situação se agrava ainda mais.

Enquanto os dirigentes do Estado pregarem, unicamente, como solução para o problema da violência e criminalidade essas ilusórias propostas, enquanto a população em geral não couber dentro do orçamento e as políticas e direitos sociais constitucionalmente expressos na Carta Maior forem preteridos, o que contribui diariamente para a violação do princípio basilar do mínimo existencial, enquanto não existir dignidade, educação, saúde e emprego, a verdadeira segurança para a sociedade continuará sendo mera promessa de campanha. Por conseguinte, o Brasil continuará insistindo em permanecer neste limbo.

Referências:

[1] < Conectas – Brasil é o país com 3ª maior população carcerária>

[2] < Desigualdade de renda no Brasil de 2012 a 2019 – Dados (uerj.br)>

[3] < Um presídio por facção: Rio faz divisão informal de presos para evitar confrontos – 13/01/2017 – UOL Notícias >

[4] < D678 (planalto.gov.br) >

[5] < Violência nos EUA: país registra pico de homicídios em ano marcado pela pandemia – 05/12/2020 – UOL Notícias>

[6] < Entenda por que Breivik foi condenado a 21 anos de prisão (terra.com.br)>

[7] < Globo Repórter – Noruega tem criminalidade zero e é um dos melhores lugares para viver>

[8]< Taxa de homicídios no Brasil é cinco vezes maior que a média global – CartaCapital>

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Internacional4 minutos ago

Entenda por que as relações comerciais entre China e Brasil estão cada vez mais prósperas

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 minutos ago

Qual será o impacto se o Google for forçado a vender o navegador Chrome?

ECONOMIA9 minutos ago

Primeira parcela do 13º salário deve ser paga até esta semana; entenda regras

CIDADE13 minutos ago

Prefeitura de Cabedelo divulga calendário de pagamentos dos meses de novembro, dezembro e 13º

Nacional18 minutos ago

Planalto vai chamar líderes para apresentar pacote de corte de gastos

Nacional25 minutos ago

Enquanto governo quer cortar gastos, Congresso amplia renúncia fiscal

CIDADE39 minutos ago

CFO é favorável a realocação e crédito especial que somam R$ 1,29 milhão

Segurança Pública2 horas ago

Ex-padre Egídio tem mandado de busca e apreensão de carro e ações judiciais cobrando condomínio de imóveis de luxo

Nacional2 horas ago

Governo prepara novo bloqueio de emendas parlamentares para ajustar as contas públicas

Politíca2 horas ago

Deputado Luciano Cartaxo destina R$ 130 mil para Aspan, Associação permanente de idosos no Cristo Redentor

CIDADE2 horas ago

TJPB, por unanimidade, rejeita embargos e mantém condenação do prefeito a 5 meses de detenção e suspensão dos direitos políticos

Judiciário2 horas ago

STF sob críticas: New York Times expõe desmonte da Lava Jato

Saúde3 horas ago

58 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 descartadas: prejuízo bilionário expõe falhas graves na gestão da saúde pública

Nacional3 horas ago

PEC do aborto é prioridade da CCJ da Câmara nesta semana

Judiciário4 horas ago

STF começa a discutir regulação das redes sociais e Marco Civil da Internet

CONCURSO E EMPREGO4 horas ago

Sedest realiza no Bairro das Indústrias última edição de 2024 do Feirão da Empregabilidade

ENTRETENIMENTO4 horas ago

Bolo de Rapadura

Esporte4 horas ago

Olheiro Lance!: cinco nomes livres no mercado para substituir Rafael Paiva no Vasco

Judiciário4 horas ago

Crimes contra ordem econômica

Judiciário4 horas ago

A revolução silenciosa nas garantias: como a Lei nº 14.711/2023 transformou o papel do tabelião de notas

Internacional4 horas ago

Portugal acolhe o Fórum da Aliança das Civilizações da ONU

ECONOMIA4 horas ago

A reforma tributária, a defesa do meio ambiente e a valorização do catadores

ECONOMIA4 horas ago

Avaliação quinquenal dos benefícios tributários: medida de responsabilidade fiscal ou controle de preços?

Judiciário4 horas ago

Riscos e cuidados na utilização das câmaras virtuais de arbitragem

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 horas ago

As energias renováveis podem substituir o petróleo?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 horas ago

Como a tecnologia está reformulando o comportamento global do consumidor?

Esporte5 horas ago

Paraíba conquista mais uma medalha de ouro e outra de prata nos Jogos da Juventude 2024

Politíca5 horas ago

Murilo renova compromisso com lideranças durante atendimentos em João Pessoa e Campina

Esporte14 horas ago

Com golpes potentes, Nikolas Motta supera diferença de altura e vence no UFC Macau

Esporte14 horas ago

Botafogo-PB contrata mais um zagueiro às vésperas do início da pré-temporada

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Nacional4 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Segurança Pública4 semanas ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde6 dias ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde6 dias ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura6 dias ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO6 dias ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO6 dias ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura1 semana ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde1 semana ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

O que é CLT?

Saúde2 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Internacional2 semanas ago

MUNDO DEVE SUPERAR META DE 1,5°C DE AQUECIMENTO EM 2024

Internacional2 semanas ago

A verdadeira história de Donald Trump

Politíca2 semanas ago

Veneziano: Cúpula dos Parlamentos do G20 contribui para eficiência legislativa

Nacional3 semanas ago

Saiba o que é o encontro do G20, que acontece após a Cúpula dos Parlamento

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CRIAÇÃO DE COBRAS RARAS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br