Connect with us

Judiciário

O direito digital e a jovem advocacia

O presente artigo busca enfatizar as razões pelas quais os jovens advogados precisam estar atentos às normas que regulamentam as relações dentro do ambiente digital

Em um passado recente, as Universidades de Direito se limitavam ao estudo daquelas disciplinas “clássicas”, quais sejam: Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Tributário, Direito Civil e Processual Civil, Direito Penal e Processual Penal e Direito Trabalhista e Processual Trabalhista. Eram poucas as Universidades que avançavam além dessas áreas.

O direito se operava, por sua vez, dentro da estrutura complexa e burocrática do Estado, com processos físicos, audiências e sessões de julgamento presenciais – tomadas de formalidades –, e com todo um aparato público para atender aos magistrados, aos membros do Ministério Público e, especialmente, aos advogados. Para conseguir acessar aos autos de um processo, por exemplo, era necessário se dirigir ao Fórum e, não raras as vezes, esperar por longos minutos, até ser atendido por um servidor.

O que se viu nos últimos anos, contudo, foi uma grande transformação do mundo, a partir de uma série de avanços tecnológicos que, a um só tempo, imprimiram uma grande velocidade no fluxo de informações, aproximando, sobremaneira, as pessoas.

Referidos avanços tecnológicos, pode-se afirmar, modificaram significativamente a operação do Direito, na medida em que permitiram a implantação de sistemas informatizados para a tramitação dos processos (PJe, Projudi, e-SAJ e e-Proc), a realização de audiências e sessões de julgamento por videoconferência – questionáveis em alguns casos, é bem verdade – e, porque não dizer, a redução dos gastos públicos.

Os advogados mais jovens, portanto, já desfrutam de uma realidade bem diversa daquela vivida há vinte, trinta, quarenta anos. Tempos modernos, com muitas facilidades!

No dia a dia das pessoas, por outro lado, os avanços tecnológicos se concretizaram por meio do surgimento das redes sociais, do advento de aplicativos de transporte, do desenvolvimento do e-commerce, do surgimento das nuvens de armazenamento, do lançamento de bancos digitais e, ainda, da eclosão de plataformas de streaming.

Pois bem, certamente, muitas são as vantagens oriundas dessa revolução tecnológica havida nos últimos anos. Sucede que, ao mesmo tempo em que surgem inúmeras facilidades, diversos problemas, antes inimagináveis, também vêm à tona, exigindo, por conseguinte, a edição de novas normas jurídicas, para lidar com todas essas novidades, ou melhor, dificuldades.

A esse conjunto de normas, que visam, em especial, a regulamentação das relações dentro do ambiente digital, foi dado o nome de Direito Digital, ramo este que já conta, hoje, com leis de grande expressão, taiscomo: Marco Civil da Internet (Lei nº 12.965/2014), Lei Carolina Dieckmann (Lei nº 12.737/2012) e, a mais recente, Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13.709/2018).

Em um mundo guiado cada vez mais pela tecnologia, a compreensão dos direitos básicos previstos nessas normas se faz importante por parte dos cidadãos, e, sem dúvida alguma, imprescindível por parte dos advogados que, enquanto operadores do direito, inseridos em mundo altamente informatizado, permeado de inovações tecnológicas (IA, deep learning etc.), precisam, definitivamente, dominar as normas de Direito Digital ­– cada vez mais numerosas.

Nesse trilho, certo advogado poderia questionar: atuo, tão somente, na área de Direito Civil, eu realmente necessito me debruçar sobre as normas de Direito Digital?

Outro poderia indagar: minha área de atuação se restringe ao Direito Penal, por quais razoes eu devodominar as normas de Direito Digital?

Para ambos (e todos) os casos, a reposta é uma: a tecnologia da informação, simplesmente, permeia cada vez mais as nossas vidas e, por conseguinte, permeia todas as áreas de conhecimento! A tecnologia está em tudo!Sendo assim, é imprescindível dominar os conceitos e direitos previstos nas normas de Direito Digital, pois, não raras as vezes, é de lá que sairão as soluções jurídicas para o advogado.

Aos jovens advogados, portanto, fica um precioso conselho: já não basta dominar as disciplinas “clássicas” do direito por si só, porquanto, independentemente da área de atuação profissional escolhida, far-se-ásempre necessário o domínio dos conceitos e direitos previstos nas normas de Direito Digital.

É bem verdade que, atentas à transformação do mundo e à consequente transformação do direito,Universidades públicas e privadas já têm, inclusive, inserido em suas grades a disciplina de Direito Digital e, ainda, ofertado aos profissionais do direito, até mesmo, cursos de pós-graduação na área.

Por certo, uma atitude louvável, afinal, como exposto acima, a tecnologia da informação permeia todas as áreas de conhecimento e Direito Digital, por seu turno, permeia todos os ramos do direito.

Conforme já externado pelo historiador Michael Sean Mahoney, inexiste uma dualidade de mundos, isto é, mundo analógico versus mundo digital. Há, sim, um deslocamento do mundo analógico para o mundo digital [1]. 

Visando ilustrar o esposado acima, torna-se oportuna uma breve análise do “Caso Marielle Franco” (assassinato da vereadora Marielle Franco e de seu motorista Anderson Gomes) que, à primeira vista, ressalte-se, não parece ter qualquer relação com o Direito Digital. No entanto, não é bem assim, vejamos.

No âmbito das investigações do “Caso Marielle Franco”, restou determinado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, que a Google Brasil Internet Ltda. fornecesse determinadas informações dos usuários de seus serviços, mais especificamente, informações sobre quem transitou por certos locais da cidade do Rio de Janeiro, a partir dos dados de busca e de acesso em seus aplicativos.

Google Brasil Internet Ltda., entretanto, resistente em fornecer tais informações, recorreu da referenciada decisão, tendo a discussão, ao fim e ao cabo, alcançado o Superior Tribunal de Justiça.

Sob a relatoria do ministro Rogério Schietti, a questão supracitada foi enfrentada pela 3a Turma do Tribunal, que decidiu negar provimento ao recurso da Google Brasil Internet Ltda., mantendo, por conseguinte, a obrigatoriedade do fornecimento das informações citadas acima.

Por tramitar em segredo de justiça, não se revela possível o acesso aos autos, em especial, à decisão proferida pelo Superior Tribunal de Justiça. No entanto, em matéria sobre esse julgamento veiculada pelo próprio site da Corte, restou assinalado:

O ministro refutou as alegações da Google de que a medida seria genérica e afetaria um número elevado de pessoas, sem a correta indicação de suspeitos.

A determinação do juiz de primeira instância, explicou o relator, foi para a quebra de sigilo de dados informáticos estáticos, referentes à identificação de usuários de aplicativos em determinado perímetro geográfico, diferentemente do que ocorre com as interceptações, as quais dão conhecimento do conteúdo da comunicação travada com o destinatário.

“Há uma distinção conceitual entre a quebra de sigilo de dados armazenados e a interceptação do fluxo de comunicações”, afirmou o ministro. “O ordenamento jurídico brasileiro tutela de maneira diferente o conteúdo das comunicações mantidas entre indivíduos e, a seu turno, as informações de conexão e de acesso a aplicações de internet, garantindo proteção também a essa segunda categoria de dados, ainda que em dimensão não tão ampla”.

Rogerio Schietti lembrou que, segundo os artigos 22 e 23 do Marco Civil da Internet, na ordem judicial para o fornecimento de registros de conexão ou acesso não é indispensável a individualização das pessoas. “Tal exigência, por certo, revelar-se-ia verdadeiro contrassenso, na medida em que o objetivo da lei é possibilitar essa identificação”, concluiu o relator. [2]

Ratificando o exposto acima, portanto, o referido caso, aparentemente, restrito às normas de Direito Penal e Processual Penal, acabou esbarrando no Direito Digital, em especial, no Marco Civil da Internet (Lei nº 12.965/2014). Como se pode ver, definitivamente, não há outro caminho senão o domínio dos conceitos e direitos previstos nas normas de Direito Digital.

E vale registrar, nesse ponto, que os jovens advogados, quase em sua totalidade inseridos no mundo virtual, com acesso às mais variadas redes sociais, assinantes de diversas plataformas de streaming, acostumados emarmazenar seus documentos e fotos em nuvem e, não raras as vezes, detentores, até mesmo, de conhecimento de programação computacional, levam uma grande vantagem nesse processo.

Isso porque, uma noção, ainda que mínima, dos conceitos, mecanismos, procedimentos e ferramentas que estão por trás desse mundo virtual (IA, deep learning, marketing digital, impulsionamento digital, cookiesfirewall etc.), por si só, facilita (e muito) a compreensão das normas de Direito Digital, porquanto permite a assimilação do contexto em que tais normas foram editadas.

Desse modo, se os advogados como um todo necessitam compreender e dominar as normas de Direito Digital, os jovens advogados, a bem da verdade, têm mais do que a obrigação de dominá-las.


[1] MAHONEY, Michael Sean. The histories of computing(s): Interdisciplinary Science Reviews. 2005, p. 119–135.

[2] SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA. Terceira Seção rejeita recurso da Google contra fornecimento de dados no caso Marielle Franco. Disponível em: <https://www.stj.jus.br/sites/portalp/Paginas/Comunicacao/Noticias/26082020-Terceira-Secao-rejeita-recurso-da-Google-contra-fornecimento-de-dados-no-caso-Marielle-Franco.aspx>. Acesso em: 4 dez. 2020.

Autor

  • Felipe Aires Coelho Araújo Dias – Sócio do escritório Aires & Levy Machado Advogados Associados. Especialista em Direito Constitucional pelo Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP. Possui as certificações EXIN Data Protection Officer (DPO), EXIN Privacy & Data Protection Foundation (PDPF), EXIN Privacy & Data Protection Practitioner (PDPP) e EXIN Information Security Foundation based on ISO 27001 (ISFS). Membro do Instituto Brasileiro de Direito Constitucional – IBDC. Membro do Instituto Brasileiro de Segurança, Proteção e Privacidade de Dados – IBRASPD. Membro da Câmara Técnica de Gestão Pública e da Câmara Técnica de Cidadania do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal – CODESE/DF.
Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Politíca14 horas ago

Cabo Gilberto Silva e a comitiva brasileira na posse de Donald Trump: uma postura ética e de compromisso com o Brasil

Politíca15 horas ago

Deputado Cabo Gilberto critica veto de Lula a projeto que beneficiaria crianças com microcefalia

Internacional1 dia ago

Descubra o único país com a Bíblia em sua bandeira

Politíca1 dia ago

Federação Republicanos, União Brasil e PP: os bastidores polêmicos do poder no Brasil

Segurança Pública1 dia ago

Detento “vomita” celulares e cabo USB em presídio; VEJA

CIDADE1 dia ago

Em pleno momento de emergência, Câmara de Curral de Cima acaba de aprovar projeto que cria coordenadoria

Nacional1 dia ago

Lula revolta famílias ao vetar pensão para microencefálicos

Nacional1 dia ago

Nikolas sobre Lula: “Pedido de impeachment tá na gaveta”

Nacional1 dia ago

Brasil exporta 20 mil frascos de spray de pimenta para a Venezuela antes das eleições contestadas de Maduro

Judiciário1 dia ago

STF rejeita ação do PDT contra aumento da taxa básica de juros pelo Banco Central

ENTRETENIMENTO1 dia ago

Sobremesa gelada de leite Ninho

ECONOMIA1 dia ago

As principais mudanças da Receita Federal em 2025: o que você precisa saber e como se preparar

Judiciário1 dia ago

Decisões de Dino sobre emendas parlamentares fortalecem presidencialismo

CIDADE1 dia ago

Saneamento em 2024 e 2025: muitos avanços, desafios mais ainda

Judiciário1 dia ago

MPTCU pede investigação sobre supersalários de magistrados

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Lei institui política de valorização do pequi e outros frutos do Cerrado

Internacional1 dia ago

“Há uma ditadura na Venezuela”, diz Human Rights Watch

Internacional1 dia ago

Incêndios na Califórnia chegam a 3° dia ampliando destruição

Internacional1 dia ago

Deputados nos EUA querem sancionar TPI por causa de Israel

Nacional1 dia ago

Trump: Bolsonaro envia documentos ao STF e pede passaporte para posse

ECONOMIA1 dia ago

Carta de Galípolo a Haddad: O que há por trás do não cumprimento da meta de inflação em 2024?

Politíca1 dia ago

Cícero Lucena destaca aperfeiçoamento do TCE-PB durante posse do novo presidente da Corte

Saúde1 dia ago

Ministério da Saúde vai enviar mais 26 mil frascos de insulina humana para apoiar estados

ECONOMIA1 dia ago

Confira os valores da tabela do imposto de renda atualizada de 2025

Judiciário1 dia ago

AGU diz que vai notificar a Meta sobre política de checagem a ser adotada no Brasil

ESTADO1 dia ago

João Azevêdo prestigia posse de nova Mesa Diretora do TCE e ressalta harmonia entre os Poderes e órgãos de controle 

Saúde1 dia ago

Novas instalações do Cedmex Campina Grande conquistam satisfação dos usuários

CONCURSO E EMPREGO1 dia ago

Sine-PB oferta mais de 880 vagas de emprego em nove municípios paraibanos

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

Óculos falante e bebê robô? Veja as novidades e curiosidades da CES 2025

Nacional1 dia ago

Governo Federal autoriza primeiro pagamento de aditivo da Transnordestina

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

Judiciário2 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional6 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

ENTRETENIMENTO8 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário8 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO10 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

Esporte8 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO2 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA6 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública3 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde2 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde2 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Educação & Cultura2 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional2 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Nacional6 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

CIDADE8 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Saúde2 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Internacional8 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

Saúde2 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Saúde2 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

PESQUISA VISA DIMINUIR TEMPO DE PRODUÇÃO DE MUDAS DE ABACAXI

ENTRETENIMENTO5 dias ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Saúde5 dias ago

CASOS DE DEMÊNCIA DEVEM TRIPLICAR ATÉ 2050 NO BRASIL

ECONOMIA5 dias ago

RECEITA FEDERAL VAI MONITORAR DADOS DO CARTÃO DE CRÉDITO E PIX

ENTRETENIMENTO5 dias ago

O BILIONÁRIO QUE DOOU SUA FORTUNA DE US$ 3 BILHÕES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

OS AVANÇOS E RETROCESSOS EM UM ANO DE EXTREMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 dias ago

2 MIL MUDAS PLANTADAS POR VOLUNTÁRIOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

A ILHA QUE PODE DESVENDAR O MISTÉRIO DA ANOMALIA MAGNÉTICA SOBRE O BRASIL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

CARROS VOADORES PODEM SE TORNAR REALIDADE NA CHINA

Saúde5 dias ago

TECNOLOGIA DO CORAÇÃO ARTIFICIAL SALVA VIDAS E É OFERECIDA PELO SUS

ECONOMIA5 dias ago

NOVO SALÁRIO MÍNIMO IMPULSIONARÁ ECONOMIA EM 125 BILHÕES

ENTRETENIMENTO5 dias ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Internacional2 semanas ago

DECLARAÇÕES DE TRUMP CAUSAM IMPACTOS INTERNACIONAIS ANTES DE COMEÇAR MANDATO

Saúde2 semanas ago

ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS ACELERAM O ENVELHECIMENTO PRECOCE

Internacional2 semanas ago

O TSUNAMI MAIS MORTAL DA HISTÓRIA

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

15 PLANTAS PEQUENAS QUE FAZEM UMA GRANDE DIFERENÇA EM CASA

Educação & Cultura2 semanas ago

37,5% DAS ESCOLAS NAS CAPITAIS BRASILEIRAS NÃO TÊM ÁREAS VERDES

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CUIDADO COM ANIMAIS NA ALTA FLORESTA

Educação & Cultura3 semanas ago

DE ESTUDANTE DE PAÍS POBRE A BILIONÁRIO DO DUOLING

Saúde3 semanas ago

EXPECTATIVA É ENTREGAR 100 MILHÕES DE DOSES DE VACINA CONTRA DENGUE EM TRÊS ANOS

Internacional3 semanas ago

A ISLÂNDIA É O MELHOR PAÍS PARA MULHERES?

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

MELHORA NOS ÍNDICES DE EMPREGO BENEFICIAM PESSOAS ENTRE 50 E 59 ANOS

Internacional3 semanas ago

COMO A CHINA RESPONDERÁ À POLÍTICA DE TARIFAS DE TRUMP?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

BATERIAS DE CARROS ELÉTRICOS PODEM SER REAPROVEITADAS

Internacional3 semanas ago

ISRAEL, RÚSSIA, EUA: QUEM GANHA COM A QUEDA DE ASSAD?

ECONOMIA3 semanas ago

COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DE PRODUTO E SERVIÇO CORRETAMENTE?

Segurança Pública3 semanas ago

DRONES COM SENSORES DE CALOR VIRAM ALIADOS DO CORPO DE BOMBEIROS

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

CAVERNA DO DRAGÃO: O EPISÓDIO PERDIDO

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 mês ago

PROJETO INSTALA COLMEIAS EM ALDEIAS INDÍGENAS

Internacional1 mês ago

GELO DO ÁRTICO PODE DERRETER BEM ANTES DO QUE IMAGINÁVAMOS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br