Connect with us

Judiciário

Procuradores de Curitiba receberam dados sigilosos sobre Lula de modo informal

Embora a “lava jato” em Curitiba critique o compartilhamento de dados com a PGR, a remessa de informações fora dos canais oficiais é prática comum desde os primórdios da operação. É o que mostram conversas entre os procuradores reveladas em reportagem do The Intercept Brasil publicada nesta segunda-feira (10/8). 

Segundo a notícia, os procuradores de Curitiba receberam uma investigação sigilosa sobre o ex-presidente Lula cerca de um mês antes de formalizar a solicitação de acesso aos autos. 

O caso ocorreu em 2016, durante os preparativos para a operação que obrigou Lula a prestar depoimento. O compartilhamento de informações, oriundas de uma investigação do MPF em Brasília, ocorreu semanas antes da condução coercitiva do ex-presidente. 

O material remetido a Curitiba de modo informal é um conjunto de correspondência trocadas de 2011 a 2014 entre o governo brasileiro e autoridades de Angola, Cuba, Panamá, República Dominicana e Venezuela, e fazia parte de uma investigação aberta para apurar se Lula havia favorecido a Odebrecht em obras financiadas pelo BNDES. 

Trata-se de um Procedimento Investigatório Criminal (PIC), instrumento utilizado pelo Ministério Público para abrir investigações preliminares sem a necessidade de autorização judicial. 

A equipe, liderada por Deltan Dallagnol, se aproveitou da falta de normas precisas a respeito do compartilhamento de provas no Ministério Público para “dar uma olhadinha” nas investigações sigilosas conduzidas por colegas do DF. A investigação em questão está em sigilo até hoje. 

A ideia da força-tarefa em Curitiba era compor um caso forte, de modo a reforçar sua pretensa competência em processos envolvendo Lula, algo que a defesa do petista sempre contestou, já que os casos deveriam ser concentrados na Justiça Federal de São Paulo, onde o ex-presidente vive e estado em que estão o tríplex do Guarujá e o sítio de Atibaia. 

“Nada melhor para nós, LJ [‘lava jato’], minimizarmos ao máximo o risco de perder o caso por competência, do que entrarmos com CNO [construtora Odebrecht] e LULA. Se entrarmos fraco, ou com um caso satelitario, é capaz de não nos deixarem trabalhar […] Aí já sabem, colocou a perninha da LJ lá com força, teremos trabalhos para mais uma década. Rsrsrs”, afirmou o procurador Roberson Pozzobon em uma conversa de 7 de fevereiro.

Segredo
Segundo mostrou o Intercept, os procuradores buscaram manter segredo sobre o acesso ao PIC. Quando a revista Época publicou reportagem sobre a investigação, o procurador Paulo Galvão enviou o link e fez um pedido. 

“Não vamos deixar transparecer q tivemos acesso, pq já teve briga na prdf [Procuradoria da República no Distrito Federal] por conta de acesso à esses autos. Combinei com o Julio [Noronha, membro da “lava jato”] que, se for útil usar, vamos refazer as provas”. 

De acordo com a conversa, os procuradores pretendiam estudar o PIC que veio de Brasília, transformando-o em uma outra investigação, sem demonstrar que tiveram acesso ao procedimento de modo informal. 

Os membros da força-tarefa disseram que a defesa de Lula, em manifestação, pedia desde 2015 uma cópia do caso. Com isso em vista, Noronha solicitou que os colegas mantivessem a manobra em segredo. “Pessoal, por favor, lembre de não dizer que tivemos acesso a esses autos! Só confusão que vem de lá”.

Procurada pelo Intercept, a PGR reconheceu que o ofício é o caminho correto para a troca de informações dentro da procuradoria. Disse, no entanto, que não vê violação flagrante no procedimento informal. 

“Provas pertencem à instituição Ministério Público Federal, e não a determinados membros ou grupos. Foi nesse contexto que a PGR solicitou, por meio de ofícios, o compartilhamento de dados das forças-tarefas em 13 de maio”, disse. 

Para a defesa de Lula, feita pelo advogado Cristiano Zanin, é inaceitável que o Ministério Público use suas funções para perseguir pessoas, sem observar o sigilo de dados e informações pessoais.

“Atuei como advogado do ex-presidente Lula nesses procedimentos citados pelo capítulo divulgado hoje pela Vaza Jato e sempre ficou claro para mim que a ‘lava jato’ obtinha ilegalmente dados de pessoas que seus integrantes queriam atingir e promovia uma verdadeira lavagem desses dados para tentar dar aparência de legalidade, além de usar de delações premiadas dirigidas e mentirosas e outros métodos reprováveis para atingir seus objetivos pré-definidos”, afirmou em nota à ConJur (veja íntegra abaixo).

Compartilhamento com a PGR
Para esconder da Procuradoria-Geral da República seus métodos de trabalho, os membros da “lava jato” em Curitiba alegaram que a PGR estaria querendo cavar informações sigilosas. O motivo para não colaborar é o de que não haveria fundamento legal para o compartilhamento. 

Pouco a pouco, no entanto, ficam claros os motivos pelos quais há tanta resistência: segundo o PGR, Augusto Aras, os procuradores de Curitiba armazenam dados de 38 mil pessoas. A quantidade de informações guardadas por eles é superior às que estão agregadas no próprio Sistema Único do Ministério Público Federal. 

Conforme revelou a ConJur em 30 de junho, a despeito do que dizem os lavajatistasuma série de decisões proferidas em 2015 pela 13ª Vara Federal de Curitiba a pedido da própria autodenominada “força-tarefa da lava jato” dão base jurídica para a partilha de informações. 

Em 6 de fevereiro de 2015, por exemplo, o então juiz federal Sergio Moro autorizou que provas e elementos de informação colhidos pelo MPF no Paraná fossem compartilhados com o Supremo Tribunal Federal. Na ocasião, Moro encarregou o MPF de efetivar o compartilhamento “através da Procuradoria-Geral da República”. 

Pouco mais de três meses depois, em 21 de maio de 2015, uma nova decisão do futuro ministro da Justiça de Bolsonaro autorizou, nos mesmos termos, a remessa de dados colhidos pelos procuradores de Curitiba ao Superior Tribunal de Justiça. 

Uma terceira decisão, desta vez da juíza Gabriela Hardt, autorizou que o envio de informações ao STF e STJ englobasse “todos os fatos e feitos, existentes ou futuros, conexos a assim denominada operação ‘lava jato’, a fim de se evitar questionamentos sobre a extensão temporal das autorizações”. A ordem foi proferida em 2 de junho de 2015.

Confira a íntegra da nota da defesa de Lula sobre a reportagem do Intercept:

“É inaceitável em qualquer país democrático o que a Vaza Jato mostra mais uma vez hoje: membros do Ministério Público usando suas funções para perseguir pessoas e atuando com base no “dá uma olhadinha aí”, sem observar o sigilo de dados e informações pessoais. Isso é próprio de um Estado policial e incompatível com o Sistema de Justiça brasileiro, que é norteado por uma Constituição inovadora, tem excelentes quadros em todas as carreiras e sempre teve boa reputação. 

Atuei como advogado do ex-presidente Lula nesses procedimentos citados pelo capítulo divulgado hoje pela Vaza Jato e sempre ficou claro para mim que a ‘lava Jato’ obtinha ilegalmente dados de pessoas que seus integrantes queriam atingir e promovia uma verdadeira lavagem desses dados para tentar dar aparência de legalidade, além de usar de delações premiadas dirigidas e mentirosas e outros métodos reprováveis para atingir seus objetivos pré-definidos. 

Para além da Vaza Jato ou de qualquer fato novo, já colecionamos uma série de provas sobre as atuações ilícitas dos membros da Força-Tarefa da ‘lava jato’ e do ex-juiz Sérgio Moro nos casos envolvendo o ex-presidente Lula e por isso temos a legítima expectativa de que o Supremo Tribunal Federal reconheça tanto a suspeição do ex-juiz Sergio Moro como dos procuradores da ‘lava jato’ de Curitiba, tal como pedimos em sede de habeas corpus, e, como consequência, declare a nulidade das 3 ações propostas contra Lula no âmbito dessa operação.”

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ENTRETENIMENTO9 horas ago

Hospital atualiza estado clínico do cantor Gusttavo Lima

Nacional9 horas ago

Vídeo: Ponte que ligava Maranhão e Tocantins desaba sobre rio

Judiciário9 horas ago

Colômbia entra no mapa das anulações de provas da Odebrecht por Toffoli

Nacional9 horas ago

Avaliação positiva de Janja derrete; rejeição sobe quase 20%

Nacional9 horas ago

Morais pediu e Lula exclui presos de 8 de janeiro do indulto natalino

Nacional10 horas ago

Lula chega à metade de seu 3º mandato sem marca clara de governo

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 horas ago

MST exige ações de Lula e promete invasões em 2025

Nacional10 horas ago

Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão

Esporte10 horas ago

Tênis: João Fonseca conquista o título do Next Gen ATP Finals

CONCURSO E EMPREGO10 horas ago

Sine-JP oferece 558 vagas de emprego, com destaque para a função de atendente de telemarketing

Judiciário10 horas ago

Novos contornos da relação entre direito e moral

Segurança Pública10 horas ago

João Azevêdo promove policiais e bombeiros militares hoje (23)

ESTADO10 horas ago

João Azevêdo prestigia Grande Concerto do Prima e destaca importância do Programa na inclusão social 

Saúde10 horas ago

Prefeitura de João Pessoa disponibiliza pontos de vacinação durante semana do Natal

CIDADE10 horas ago

Avaliação semanal da Sudema atesta que grande maioria das praias de João Pessoa está em boas condições de balneabilidade

Politíca10 horas ago

Romero e Tovar distribuem mais de 2 mil brinquedos durante Natal das Crianças no Complexo Habitacional Aluízio Campos

ENTRETENIMENTO10 horas ago

Pudim de Panetone (Especial de Natal)

Segurança Pública11 horas ago

Ações de combate ao furto de energia em 2024 resultam em 100 prisões na Paraíba

Segurança Pública11 horas ago

Mídia nacional destaca operação da PF que encontrou nome de paraibano envolvido no esquema do ‘Rei do Lixo’ da Bahia

Internacional11 horas ago

ONU impulsiona resposta humanitária no sul e oeste da África 

Segurança Pública11 horas ago

Cerest alerta sobre acidentes de trabalho por queda na construção civil

Saúde11 horas ago

Saiba quais cuidados tomar com os pets durante o verão

ESTADO11 horas ago

MIDR reconhece a emergência em duas cidades paraibanas afetadas por desastres

Politíca11 horas ago

Ruy vota contra cortes no BPC e vai seguir lutando pelo direito de famílias que arriscam perder benefício

Judiciário11 horas ago

Procuradores legislativos: dispensa de cartão de ponto?

Judiciário11 horas ago

Os limites da imunidade parlamentar

CIDADE11 horas ago

Prefeitura de Pedras de Fogo paga folha de dezembro e aquece economia local injetando R$ 23 milhões em 30 dias

Judiciário11 horas ago

Equilíbrio entre Poderes: judicialização da política ou politização do Poder Judiciário?

ENTRETENIMENTO11 horas ago

Viagem bíblica: até onde e o que dizer do jumento?

ENTRETENIMENTO11 horas ago

O Natal nos lembra que cada pessoa é irrepetível

ENTRETENIMENTO9 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA12 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Judiciário4 semanas ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

AGRICULTURA & PECUÁRIA12 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional12 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO12 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional12 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE12 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA12 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde12 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional12 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura12 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CIÊNCIA & TECNOLOGIA12 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Internacional12 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO7 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Nacional12 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO12 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO10 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO1 mês ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO12 meses ago

HORTÊNSIAS

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO1 mês ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte7 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA6 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO1 mês ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública2 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Internacional4 dias ago

COMO A CHINA RESPONDERÁ À POLÍTICA DE TARIFAS DE TRUMP?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

BATERIAS DE CARROS ELÉTRICOS PODEM SER REAPROVEITADAS

Internacional4 dias ago

ISRAEL, RÚSSIA, EUA: QUEM GANHA COM A QUEDA DE ASSAD?

ECONOMIA4 dias ago

COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DE PRODUTO E SERVIÇO CORRETAMENTE?

Segurança Pública4 dias ago

DRONES COM SENSORES DE CALOR VIRAM ALIADOS DO CORPO DE BOMBEIROS

ENTRETENIMENTO7 dias ago

CAVERNA DO DRAGÃO: O EPISÓDIO PERDIDO

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

PROJETO INSTALA COLMEIAS EM ALDEIAS INDÍGENAS

Internacional2 semanas ago

GELO DO ÁRTICO PODE DERRETER BEM ANTES DO QUE IMAGINÁVAMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

BRASIL É RESPONSÁVEL POR MAIS DE 35% DA PRODUÇÃO GLOBAL DE SOJA

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

SOJA: PROTOCOLO DE SEMENTES PRETENDE GARANTIR EXCELÊNCIA DO SETOR

Educação & Cultura2 semanas ago

CURSOS GRATUITOS ONLINE DO SEBRAE COM CERTIFICADO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ESTUDO COMPROVA VIABILIDADE ECONÔMICA DE BIOFÁBRICA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

TURBINA EÓLICA INTELIGENTE CAPTURA ENERGIA EM AMBIENTES URBANOS

Internacional2 semanas ago

MERCOSUL E UE SELAM ACORDO APÓS 25 ANOS DE NEGOCIAÇÕES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

POR QUE O PASTOR ALEMÃO É O ESCOLHIDO PARA TAREFAS DE SEGURANÇA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

IA PODE IDENTIFICAR SINAIS DE ALZHEIMER NA FALA

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

OS SEGREDOS DOS CABOCLINHOS QUE MIGRAM

Saúde3 semanas ago

QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS ENTRE HIV E AIDS?

Saúde3 semanas ago

BEBER ÁGUA NA MEDIDA CERTA AJUDA A CONTROLAR PESO, PRESSÃO ARTERIAL E DIABETES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

CACHORRO ROBÔ TOMARÁ CONTA DAS FAZENDAS NO FUTURO

Saúde3 semanas ago

COMER PIMENTA AJUDA A PREVENIR AVC E DOENÇAS CARDÍACAS

Saúde3 semanas ago

ESPECIALISTAS ALERTAM PARA PERIGOS DA COMIDA ULTRAPROCESSADA

ECONOMIA3 semanas ago

ECONOMIA CIRCULAR (PARTE II)

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

PASSO A PASSO PARA TER PLANTAS DE FLOR EM CASA OU NO JARDIM

Educação & Cultura3 semanas ago

PROJETO NO NORDESTE ATUA NA RECUPERAÇÃO DE CORAIS

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 semanas ago

CICLO ORGÂNICO PRODUZ MAIS DE 30 TONELADAS DE ADUBO POR MÊS

Saúde3 semanas ago

Dezembro Vermelho: propostas combatem o preconceito contra a Aids

Segurança Pública3 semanas ago

Operação Perseu – Maior Exercício da Força Terrestre do Ano

Internacional3 semanas ago

O FRACASSO DO IMPÉRIO ESPANHOL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

25 ANOS DE CIÊNCIA: DESCOBERTAS QUE TRANSFORMARAM O MUNDO

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br