Connect with us

Internacional

Palestinos buscam respostas nos escombros de Gaza

“Os 11 dias pareceram 11 anos”: em meio ao luto, moradores do território palestino tentam retomar suas vidas após o cessar-fogo, ainda em estado de choque com a intensidade dos bombardeios de Israel

Tudo o que sobrou do que um dia foram prédios residenciais e lojas não passa agora de entulho, roupas rasgadas, pedaços de metal – e memórias de vidas perdidas. Adli al-Kolak lamenta a perda de seu irmão e de outros parentes numa tenda de luto que a família ergueu em frente aos escombros de sua casa destruída. Vinte e um membros de sua família foram mortos durante ataques aéreos israelenses nas primeiras horas de 16 de maio. Kolak mora logo ao lado.

“Eu não consigo descrever meus sentimentos muito bem”, afirma. “É um misto de depressão, tristeza e medo. Não consigo entender direito o que aconteceu. Estou muito chocado. Em dois ou três minutos, o prédio estava completamente destruído, veio abaixo, e meus familiares se encontravam todos debaixo dos escombros.” Ele afirma que ainda ouve gritos de ajuda de parentes, incluindo crianças, que ficaram presos sob os escombros. Apenas alguns conseguiram sair com vida. “O que um bebê de 6 meses tem a ver com isso?”, pergunta. “Ele lançou foguetes contra Israel?”

Gaza depois dos bombardeios israelenses.
Da noite para o dia, Adli al-Kolak perdeu 21 membros de sua família

Em um prédio na rua Al Wehda, a casa da família Abu al-Ouf também foi atingida por um ataque aéreo. Anas perdeu a noiva, Shaima Abu al-Ouf, no bombardeio. “Conversamos por telefone durante o dia e também à noite, quando de repente houve esse barulho louco. A linha foi cortada. Mandei uma mensagem para ela, mas ela não respondeu”, diz Anas. “Então soubemos que a área havia sido bombardeada.” A busca e o resgate duraram mais de dez horas. Ele acabou a encontrando no necrotério.

“Quando a vi, ela tinha um sorriso no rosto”, lembra Anas. “Sinto como uma punhalada em meu coração que se aprofunda cada vez mais. Mas agora ela está em um lugar melhor.” Shaima foi morta ao lado de vários familiares, incluindo seu pai, Ayman, que era chefe de clínica médica do hospital Al Shifa, em Gaza. O médico também supervisionou o laboratório de coronavírus e a unidade de resposta à covid-19. “Quando precisarmos de algo, ainda temos aquele impulso de ligar para ele para pedir conselhos”, conta o colega médico Khaled Khadoura, ao se preparar para seu turno na ala de coronavírus do hospital, acrescentando que a equipe ainda está em choque com a perda.

A morte de tantos civis nesta rua em particular levantou questões éticas sobre o bombardeio de edifícios residenciais.

Gaza depois dos bombardeios israelenses.
Após a declaração de cessar-fogo, muitos moradores de Gaza buscaram alívio fora dos escombros

O conflito de 11 dias matou 248 palestinos. Dezenas deles eram militantes do Hamas, mas entre os mortos também havia pelo menos 66 crianças. Segundo as autoridades de saúde na Faixa de Gaza, mais de 1.900 pessoas ficaram feridas. Em Israel, 12 pessoas, incluindo um soldado e uma criança, foram mortas por foguetes disparados a partir de Gaza.

Enquanto algumas famílias choram por seus entes queridos, outras tentam retomar suas vidas, ainda em estado de choque com a intensidade dos ataques ao pequeno enclave. Poucas horas depois que o cessar-fogo foi anunciado na sexta-feira (21/05), as ruas de repente se encheram de pessoas atarefadas ou simplesmente caminhando pelos bairros para avaliar a extensão do acontecido. Para muitos, foi uma sensação de déjà-vu. Na última década, Gaza viu se desdobrarem três guerras e inúmeras escaladas militares mais curtas entre o Hamas e Israel. E, em meio à destruição generalizada, o grupo militante Hamas, que governa Gaza, reivindica vitória.

“Estou grato por não ter me ferido nesta guerra”, diz Tareq Frangi. “Mas estou confuso: não sei se devo ficar feliz ou triste. É uma confusão total.”

Outra transeunte, Susanne Abu Shaban, apoia o cessar-fogo, mas não acredita que algo necessariamente vai mudar e tampouco espera uma flexibilização do bloqueio a Gaza ou restrições de viagens. “Isso não vai melhorar nada”, diz Abu Shaban. “Acho que muitas pessoas prefeririam deixar Gaza, se pudessem.”

‘Punição coletiva’ de Gaza

O esforço de reconstrução levará tempo. De acordo com as Nações Unidas, mais de 750 unidades habitacionais ficaram inabitáveis, e várias centenas de residências e unidades comerciais foram parcialmente danificadas. Essa última rodada de combates deslocou mais de 70 mil pessoas de suas casas, embora a maioria já tenha retornado.

Cinquenta e três escolas e 11 clínicas de saúde primária foram prejudicadas, além dos sistemas de água, esgoto e energia. Tudo isso se soma a uma longa crise econômica marcada por um desemprego brutal e uma pobreza crescente.

O território se encontra sob um bloqueio imposto por Israel e Egito há quase 14 anos. Após o Hamas tomar o poder da Autoridade Palestina à força em 2007, Israel reforçou seu controle sobre a terra, o mar e o ar da Faixa de Gaza. Os residentes palestinos em Gaza chamam o bloqueio de “punição coletiva”.

A importação de materiais de construção através da fronteira de Kerem Shalom com Israel deve permanecer tarefa complicada. Israel continuará proibindo a entrada em Gaza de artigos que descreve como materiais de dupla finalidade – bens que poderiam ser usados tanto para reconstrução como para propósitos militantes, como a construção de túneis.

Após a última grande guerra, em 2014, um mecanismo especial de reconstrução teve que ser criado por países doadores para ajudar a reconstruir Gaza. Isso permitiu que governos que consideram o Hamas uma organização terrorista contribuíssem para a reconstrução sem lidar diretamente com o grupo que domina Gaza.

Gaza após bombardeios israelenses
A clínica da Médicos Sem Fronteiras foi atingida por um ataque aéreo israelense

Esse esforço de reconstrução será “enorme”, diz Mohamed Abu Mughaiseeb, coordenador da organização Médicos Sem Fronteiras. A unidade de esterilização da clínica de saúde do grupo e a área da sala de espera foram danificadas em um ataque aéreo contra outro prédio na mesma rua. “Mas também no âmbito da saúde mental”, continua Abu Mughaiseeb. “Acho que os dois milhões de habitantes de Gaza sofrerão muitos problemas psicológicos nos próximos anos. A luta foi muito intensa. Os 11 dias pareceram 11 anos.”

Na rua Al Wehda, o som distante de um gato gritando por socorro sob os escombros chama a atenção dos moradores. Mahmoud Shagalaih, que dirige um pequeno abrigo para gatos em Gaza, é chamado. Ele localiza o animal, ainda preso sob as pilhas de entulho. “Ele está vivo e com boa saúde”, diz ele, no que constitui uma rara notícia boa naquele dia. “Vamos tirá-lo de lá de alguma forma – mas, mesmo para um pequeno gato, não há lugar seguro em Gaza.”

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CONCURSO E EMPREGO12 horas ago

Saldo de empregos formais da Paraíba dos últimos seis anos é 17 vezes maior que no período anterior, revela Caged

ESTADO12 horas ago

Campanha Fique em Dia com a Cagepa entra na última semana

ESTADO12 horas ago

Projeto sobre estruturas marinhas da Paraíba vence Prêmio República 2024

Nacional12 horas ago

“Sem anistia!” – A frase é universal ou seletiva?

ESTADO13 horas ago

MIDR reconhece a situação de emergência em quatro cidades paraibanas

ENTRETENIMENTO13 horas ago

Batata ao Murro na Frigideira

Educação & Cultura13 horas ago

Prefeitura de Cabedelo está com inscrições abertas para profissionais de Educação Física participarem de projetos esportivos no município

Internacional13 horas ago

Em um ano, Haiti aumentou em 70% número de crianças em grupos armados

Internacional13 horas ago

Catedral católica de Berlim reabre após polêmica reforma

Internacional13 horas ago

O quão perigoso é o Oreschnik, míssil disparado pela Rússia?

Internacional13 horas ago

Por que o Sudeste Asiático é dominado por líderes militares?

Internacional13 horas ago

Países nórdicos aumentam defesas civis frente à guerra

AGRICULTURA & PECUÁRIA14 horas ago

O STF e as isenções tributárias agrícolas

Politíca14 horas ago

ALPB debate regulamentação do uso de celulares em salas de aula

Politíca18 horas ago

Adriano Galdino garante permanência na presidência da Assembleia Legislativa da Paraíba

Politíca19 horas ago

Dinho se consolida como favorito à presidência da Câmara de João Pessoa com apoio estratégico

Esporte19 horas ago

Verão chegando: 5 benefícios da corrida de rua

CIDADE19 horas ago

Cícero Lucena participa da assinatura de contrato pelo Governo da Paraíba com agência francesa para implantar projeto do BRS em João Pessoa

Educação & Cultura19 horas ago

Secretaria de Educação de João Pessoa abre período de renovação de matrículas para alunos veteranos

Segurança Pública19 horas ago

SEPPM realiza feira de serviços alusiva à campanha ‘21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres’

Politíca20 horas ago

Murilo Galdino cobrará rapidez na retomada do funcionamento da Operação Carro-Pipa

Politíca20 horas ago

17 milhões de brasileiras viveram risco de feminicídio; leis de Camila garantem proteção à mulher

ESTADO20 horas ago

PROGRAMA CONVERSA COM O GOVERNADOR

Esporte20 horas ago

Delegação da Paraíba embarca para disputar as Paralimpíadas Escolares em São Paulo

ESTADO20 horas ago

Primeira-dama do Estado visita Apae de João Pessoa e discute parcerias para ampliação de atendimento na unidade 

ESTADO20 horas ago

João Azevêdo pleiteia continuidade de operação carro-pipa em audiência no Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional

ESTADO20 horas ago

João Azevêdo anuncia R$ 2,4 bilhões em pagamento das folhas de novembro e dezembro, 2ª parcela do 13º e abono natalino

ESTADO20 horas ago

João Azevêdo assina operação de crédito, com a PMJP, destinada à implantação de projeto de mobilidade urbana em João Pessoa

Segurança Pública20 horas ago

Diretor financeiro do SINTEP tem no currículo uma acusação de estupro; Marcha das Mulheres cobra afastamento

CIDADE20 horas ago

Cabedelo abre edital de chamamento público para credenciamento de quiosques nas Praias de Camboinha, Areia Dourada e Formosa

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Segurança Pública4 semanas ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde7 dias ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde7 dias ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura7 dias ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO7 dias ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO7 dias ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura2 semanas ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde2 semanas ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

O que é CLT?

Saúde2 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Internacional2 semanas ago

MUNDO DEVE SUPERAR META DE 1,5°C DE AQUECIMENTO EM 2024

Internacional3 semanas ago

A verdadeira história de Donald Trump

Politíca3 semanas ago

Veneziano: Cúpula dos Parlamentos do G20 contribui para eficiência legislativa

Nacional3 semanas ago

Saiba o que é o encontro do G20, que acontece após a Cúpula dos Parlamento

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CRIAÇÃO DE COBRAS RARAS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br