Connect with us

Internacional

Indignação segue ocupando as ruas da Colômbia

Um protesto contra o ajuste fiscal se tornou uma manifestação generalizada de revolta com a desigualdade, a pobreza e a violência policial, que já paralisa o país há mais de um mês. As denúncias de violações se acumulam

O presidente da Colômbia, Iván Duque, ordenou na sexta-feira (28/05) a militarização das ruas da cidade de Cali, epicentro dos protestos que ocorrem há mais de um mês no país. Não há sinais, porém, de que a medida deva aplacar a ira dos manifestantes, em meio a constantes denúncias de violações dos direitos humanos por parte das forças policiais.

A Colômbia vive atualmente a mais intensa onda de protestos em décadas. O gatilho foi um ajuste fiscal proposto por Duque, que, para muitos colombianos, tornaria ainda mais difícil sobreviver numa economia já debilitada pela pandemia.

Mas os protestos logo se transformaram em uma manifestação generalizada de indignação com a desigualdade e pobreza, que cresceram junto com a pandemia, e com a violência com a qual a polícia vem reagindo ao movimento.

A crise mais delicada da história recente do país completou um mês sem solução para os bloqueios e a instabilidade política, que impedem o funcionamento normal do país, e muito menos para problemas crônicos como a desigualdade denunciada desde o início pelos manifestantes.

As manifestações, que perderam força, mas seguem desencadeando confrontos e mortes, deixaram pelo menos 43 mortos – um número que varia dependendo da fonte -, pelo menos 129 desaparecidos e duros prejuízos para a economia, de empresas a agricultores e comerciantes.

A onda de protestos, a mais longa da história da Colômbia, também expôs a falta de liderança das partes não apenas para acalmar os ânimos, mas também para abrir negociações que levassem a um acordo que leve em conta as demandas dos jovens, que se tornaram a força motriz por trás das manifestações, e permitisse um retorno à normalidade em um país já duramente afetado pela pandemia.

Cali: o epicentro dos confrontos

“A partir desta noite de sexta-feira começa o envio máximo de assistência militar à Polícia Nacional na cidade de Cali e no departamento de Valle de Cauca”, disse o presidente Duque, que foi à capital regional para realizar uma reunião com as forças de segurança.

De acordo com ele, estarão à frente da operação “oficiais da mais alta experiência”. Por meio dessa assistência militar, os soldados ficarão destacados em várias cidades do país até que os distúrbios, que começaram há mais de um mês, terminem.

A ONG Human Rights Watch, que coloca o número de mortes em 63, diz que a situação na cidade de Cali, de 2,2 milhões de habitantes , é “muito grave”.

José Miguel Vivanco, diretor executivo da ONG para as Américas, exortou Duque a tomar “medidas urgentes para levar uma desescalada a situação, incluindo uma ordem específica proibindo os agentes do estado de usar armas de fogo”.

“A Colômbia não pode lamentar mais mortes”, escreveu no Twitter seu tweet.

As violentas manifestações, duramente reprimidas pelas forças policiais, e a maioria das mortes, foram registadas no departamento de Valle de Cauca, onde fica Calu. A região é marcada pela pobreza, racismo, tráfico de drogas e ainda pelo ressurgimento do conflito com um grupo dissidente das Farc, após os acordos de paz assinados com a guerrilha em 2016.

Na segunda-feira, o governo Duque disse que não acederia imediatamente a um pedido da Comissão Interamericana de Direitos Humanos para visitar e investigar alegações de violações de direitos humanos.

“Todas as visitas são bem-vindas”, disse Marta Lucia Ramirez, vice-presidente da Colômbia, durante uma viagem a Washington. Mas, segundo ela, grupos externos terão que esperar até que as autoridades colombianas conduzam suas próprias investigações sobre irregularidades.

Os manifestantes conseguiram resposta a algumas de suas reivindicações, mas prometeram permanecer nas ruas. Estudantes, professores, trabalhadores da saúde, agricultores, comunidades indígenas e muitos outros grupos fazem hoje parte das manifestações.

Mortos e desaparecidos

Os violentos protestos deixaram pelo menos mais três mortos na cidade na sexta-feira, incluindo um procurador de Cali que disparou contra a multidão, antes de ser linchado pelos manifestantes. 

Com estas vítimas, sobe para 49 o total de pessoas que morreram desde o início da contestação social, há mais de um mês, contra o governo do conservador Ivan Duque, incluindo dois agentes da Polícia, segundo uma contagem da agência de notícias AFP.

No entanto, a rede de organizações da sociedade civil local “Defender a liberdade: um assunto de todos” elevou na sexta-feira para 59 as vítimas nos protestos contra o governo colombiano. 

 “Ao longo de um mês de protestos, contamos 59 homicídios, 32 deles cometidos presumivelmente pelas forças de ordem pública. Os restantes presume-se que foram mortos por civis não identificados no contexto do protesto”, disse o porta-voz da rede Óscar Ramírez.

O porta-voz sublinhou que o uso desproporcional da força contra os manifestantes por parte das autoridades policiais e o uso indevido de armas de fogo deixaram 866 pessoas feridas, 51 delas com lesões oculares. A ONG Human Rights Watch contabilizou 61 mortos.

Manifestante durante confronto nos arredores de Bogotá
Manifestante durante confronto nos arredores de Bogotá

A Procuradoria-Geral da Colômbia diz que “as autoridades ainda estão procurando 129 pessoas que foram dadas como desaparecidas durante os protestos das últimas semanas”. Mas a ONG Indepaz diz ter conseguido consolidar “uma lista de 346 nomes de pessoas que foram dadas como desaparecidas diretamente à organização”. 

Sem conciliação à vista

O secretário de Estado americano, Antony Blinken, encontrou-se com a vice-presidente da Colômbia, Marta Lucia Ramirez, em Washington, na sexta-feira.

O diplomata americano “expressou sua preocupação e condolências pela perda de vidas durante os recentes protestos na Colômbia e reiterou o direito inquestionável dos cidadãos de protestar pacificamente”, de acordo com o porta-voz Ned Price.

Blinken também “saudou o diálogo nacional que o presidente Duque convocou como uma oportunidade para o povo colombiano trabalhar em conjunto para construir um futuro pacífico e próspero”.

Mas duas semanas de negociações para acabar com a agitação ainda não deram frutos.

A fim de avançar, os líderes de protesto insistem que o governo deve reconhecer os abusos da polícia e das Forças Armadas.

Mas Bogotá alega que guerrilheiros de esquerda e combatentes dissidentes das Farc se infiltraram nas manifestações para fomentar a violência e a depredação.

Na quinta-feira, o Senado colombiano lançou uma moção de censura contra o ministro da Defesa, sob quem a polícia está subordinada.

Os 30 dias de violência e incerteza parecem não ser suficientes para que as partes que resistem à negociação resolvam um protesto social que, ao que tudo indica, está longe de ter encerrado. Soma-se a isso a proximidade de um ano eleitoral como 2022, e muitos políticos contam com a conveniência de seus movimentos.

Enquanto isso, a Colômbia continua a ver um número recorde de infecções por coronavírus, e os hospitais estão se aproximando do colapso.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CONCURSO E EMPREGO12 horas ago

Saldo de empregos formais da Paraíba dos últimos seis anos é 17 vezes maior que no período anterior, revela Caged

ESTADO12 horas ago

Campanha Fique em Dia com a Cagepa entra na última semana

ESTADO12 horas ago

Projeto sobre estruturas marinhas da Paraíba vence Prêmio República 2024

Nacional12 horas ago

“Sem anistia!” – A frase é universal ou seletiva?

ESTADO13 horas ago

MIDR reconhece a situação de emergência em quatro cidades paraibanas

ENTRETENIMENTO13 horas ago

Batata ao Murro na Frigideira

Educação & Cultura13 horas ago

Prefeitura de Cabedelo está com inscrições abertas para profissionais de Educação Física participarem de projetos esportivos no município

Internacional13 horas ago

Em um ano, Haiti aumentou em 70% número de crianças em grupos armados

Internacional13 horas ago

Catedral católica de Berlim reabre após polêmica reforma

Internacional13 horas ago

O quão perigoso é o Oreschnik, míssil disparado pela Rússia?

Internacional13 horas ago

Por que o Sudeste Asiático é dominado por líderes militares?

Internacional13 horas ago

Países nórdicos aumentam defesas civis frente à guerra

AGRICULTURA & PECUÁRIA13 horas ago

O STF e as isenções tributárias agrícolas

Politíca14 horas ago

ALPB debate regulamentação do uso de celulares em salas de aula

Politíca18 horas ago

Adriano Galdino garante permanência na presidência da Assembleia Legislativa da Paraíba

Politíca18 horas ago

Dinho se consolida como favorito à presidência da Câmara de João Pessoa com apoio estratégico

Esporte19 horas ago

Verão chegando: 5 benefícios da corrida de rua

CIDADE19 horas ago

Cícero Lucena participa da assinatura de contrato pelo Governo da Paraíba com agência francesa para implantar projeto do BRS em João Pessoa

Educação & Cultura19 horas ago

Secretaria de Educação de João Pessoa abre período de renovação de matrículas para alunos veteranos

Segurança Pública19 horas ago

SEPPM realiza feira de serviços alusiva à campanha ‘21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres’

Politíca19 horas ago

Murilo Galdino cobrará rapidez na retomada do funcionamento da Operação Carro-Pipa

Politíca19 horas ago

17 milhões de brasileiras viveram risco de feminicídio; leis de Camila garantem proteção à mulher

ESTADO19 horas ago

PROGRAMA CONVERSA COM O GOVERNADOR

Esporte19 horas ago

Delegação da Paraíba embarca para disputar as Paralimpíadas Escolares em São Paulo

ESTADO19 horas ago

Primeira-dama do Estado visita Apae de João Pessoa e discute parcerias para ampliação de atendimento na unidade 

ESTADO20 horas ago

João Azevêdo pleiteia continuidade de operação carro-pipa em audiência no Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional

ESTADO20 horas ago

João Azevêdo anuncia R$ 2,4 bilhões em pagamento das folhas de novembro e dezembro, 2ª parcela do 13º e abono natalino

ESTADO20 horas ago

João Azevêdo assina operação de crédito, com a PMJP, destinada à implantação de projeto de mobilidade urbana em João Pessoa

Segurança Pública20 horas ago

Diretor financeiro do SINTEP tem no currículo uma acusação de estupro; Marcha das Mulheres cobra afastamento

CIDADE20 horas ago

Cabedelo abre edital de chamamento público para credenciamento de quiosques nas Praias de Camboinha, Areia Dourada e Formosa

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Segurança Pública4 semanas ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde7 dias ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde7 dias ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura7 dias ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO7 dias ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO7 dias ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura2 semanas ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde2 semanas ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

O que é CLT?

Saúde2 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Internacional2 semanas ago

MUNDO DEVE SUPERAR META DE 1,5°C DE AQUECIMENTO EM 2024

Internacional3 semanas ago

A verdadeira história de Donald Trump

Politíca3 semanas ago

Veneziano: Cúpula dos Parlamentos do G20 contribui para eficiência legislativa

Nacional3 semanas ago

Saiba o que é o encontro do G20, que acontece após a Cúpula dos Parlamento

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CRIAÇÃO DE COBRAS RARAS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br