Connect with us

Judiciário

Representantes do poder público e da sociedade civil apontam soluções para aperfeiçoar fiscalização do sistema prisional brasileiro

Primeira parte da audiência pública convocada pelo ministro Gilmar Mendes teve a participação de defensores públicos, magistrados, integrantes do Ministério Público Federal, parlamentares e representantes da sociedade civil

A criação de meios para aperfeiçoar e fiscalizar o sistema prisional brasileiro foi o cerne da contribuição dos defensores públicos, magistrados, integrantes do Ministério Público Federal, parlamentares e representantes da sociedade civil que participaram da audiência pública convocada pelo ministro Gilmar Mendes, realizada nesta segunda-feira (14).

A reunião é a primeira a discutir uma decisão já tomada pelo Tribunal, que no Habeas Corpus (HC) 165704, julgado pela Segunda Turma em outubro de 2020, determinou a substituição da prisão cautelar por domiciliar de pais e responsáveis por crianças menores de 12 anos e por pessoas com deficiência, com base nos requisitos previstos no artigo 318 do Código de Processo Penal (CPP).

Defensoria Pública

O representante da Defensoria Pública da União (DPU), Walber Rondon Ribeiro, defendeu que sejam explicitadas em resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) as situações que não configuram hipóteses impeditivas da liberdade, especialmente em relação ao tráfico de drogas e outros crimes cometidos sem grave ameaça. Ele pontuou também a importância da realização de audiências de justificação, para que as partes possam produzir, perante o juiz, provas faltantes nos autos, e destacou que a lógica disciplinar punitivista interfere no agravamento das penas.

Fabíola Pacheco, do Conselho Nacional de Defensores Públicos Gerais (Condege), descreveu a vivência da realidade do sistema prisional como “gotas de sofrimento diário”. Ela afirmou que hoje o preso cumpre sua pena sem que possa, no futuro, se tornar um cidadão de bem. “Quando tratamos do sistema prisional, somo um país de amadores, sempre improvisando e decidindo em função do Estado, e não do apenado”, concluiu.

A presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep), Rivana Barreto Ricarte, também ressaltou que há uma violação sistemática dos direitos e garantias das pessoas presas no Brasil, situação degradante que, para ela, equivale a uma dupla punibilidade. A defensora pública acrescentou que as falhas no sistema são sentidas no cotidiano. Ela citou como exemplo o tempo de três meses para se cumprir um alvará de soltura a partir da chegada do documento na prisão.

CNJ e CNMP

Maria Tereza Uille Gomes, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), apontou ações concretas que classificou como singelas, mas importantes para aperfeiçoar o sistema prisional. Citou, por exemplo, a necessidade de maior gestão de dados e a união entre as instituições para trabalhar na progressão do regime prisional de mães encarceradas.

Também do CNJ, Mário Guerreiro afirmou que o sistema prisional brasileiro tem falhas estruturais e coletivas que só podem ser sanadas com ações interinstitucionais em diferentes esferas. Nesse sentido, registrou que desde 2019 o Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (DMF) do CNJ trabalha em parceria com as Nações Unidas e o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) no programa Fazendo Justiça, que atualmente desenvolve 28 ações simultâneas para enfrentamento de desafios estruturais no campo da privação de liberdade.

O representante do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Marcelo Weitzel, disse que o sistema prisional já teria “explodido” totalmente se fosse mais eficiente em termos de persecução penal. Isso porque, argumentou, a maioria dos delitos sequer chega ao conhecimento do Poder Judiciário e boa parte dos mandados de prisão não são cumpridos.

Já o promotor de Justiça do Paraná Alexey Caruncho destacou que não há linearidade entres as unidades prisionais do país e que isso dificulta a produção de diagnósticos nacionais, regionais e setorizados.

Especialistas do setor público

O ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Néfi Cordeiro afirmou que a decisão da Suprema Corte no HC 165704 precisa surtir efeitos concretos. Para tanto, defendeu a identificação visual de processos que envolvam rés presas e que sejam responsáveis por criança ou pessoa deficiente, para que tenham tramitação mais rápida. Sugeriu ainda a fixação de prazo para análise desses processos e de audiências de custódia nesses casos.

A desembargadora federal Taís Schilling Ferraz, por sua vez, ressaltou que a adoção de medidas paliativas, como a concessão de habeas corpus coletivos e a realização de mutirões carcerários, são insuficientes e levam o Estado a ficar refém de suas próprias decisões. Ela defendeu o investimento em políticas públicas de medidas restaurativas e alertou para o risco de que mães de crianças e responsáveis por pessoas com deficiência passem a ser recrutadas pelo crime organizado, a exemplo do que ocorre com menores de idade.

O ex-ministro de Estado Raul Jungmann afirmou que 70 facções criminosas estão infiltradas no sistema prisional brasileiro. “Portanto, esse sistema público é controlado pelos criminosos”, disse. Segundo ele, o principal motor da violência no Brasil está nas prisões, que não cumprem a função de ressocialização do apenado. Por exemplo, disse, 95% dos presos não têm qualquer atividade laboral e 92% não têm acesso a atividades de aprendizagem. Por fim, o ministro pediu que o STF estabeleça uma diferenciação entre usuário e traficante de drogas. De acordo com Jungmann, isso aliviaria a situação atual do sistema prisional.

Parlamentares

Os deputados Capitão Alberto Neto (Republicanos-AM) e Rafael Motta (PSB-RN) destacaram a importância do policial penal, oficial responsável por manter a segurança do sistema prisional. Alberto Neto, que é policial militar da reserva, afirmou ser necessário investir na estrutura do sistema, regulamentar a figura da polícia penal e criar uma legislação mais eficiente na área. O deputado Rafael Motta (PSB-RN), por sua vez, firmou compromisso no sentido de atuar no aperfeiçoamento da legislação sobre o tema penal.

Sociedade civil

Para o representante da Clínica de Direitos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Daniel Sarmento, a decisão do STF demonstra o compromisso da Corte com a garantia e cumprimento de direitos da população carcerária. “É positiva a tentativa do STF em reverter o aspecto de coisas inconstitucionais no sistema prisional, bem como na proteção de grupos excluídos”, disse. O especialista também defendeu o equacionamento de direitos fundamentais e pediu o fim da violação sistemática dos direitos dos presos que, na opinião dele, são em grande parte decorrentes da superlotação carcerária.

Também representante da academia, o professor Carlos Alexandre de Azevedo afirmou que a audiência representa um importante passo rumo à modernização do sistema prisional. “Essa decisão (HC 165704) evidencia a necessidade da intervenção estrutural do STF para fiscalização de políticas públicas voltadas à superação dos problemas carcerários, que são de abrangência nacional”. O especialista apontou, ainda, que faltam diálogo e atuações conjuntas entre as instituições, para corrigir as falhas estruturais.

Na opinião do representante do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM), Gustavo Octaviano Diniz Junqueira, é necessário enfatizar as medidas cautelares alternativas à prisão. “Acredito que a dependência dos filhos menores aos pais presos é presumível. Além disso, creio que é necessária a edição de uma súmula vinculante mais objetiva, para os casos de substituição de prisão”.

Representando a Conectas Direitos Humanos, Elaine Bispo da Paixão afirmou que o HC 165704 tem potencial para ajudar a diminuir o excesso de prisões no país. “Essa decisão do STF é uma aliada para o combate ao racismo estrutural vivenciado no país”.

Na sequência, a coordenadora nacional da Pastoral Carcerária, Rosilda Ribeiro, criticou a “misoginia penal” e fez um apelo à Corte, no sentido de evitar a perpetuação do ciclo de aprisionamento de mulheres pretas e pobres que, na visão dela, são as maiores vítimas da tortura carcerária. “Não pode a pena privativa de liberdade suprimir os direitos fundamentais dos cidadãos”.

Fechando as exposições da primeira parte da audiência pública, a representante da Frente Estadual pelo Desencarceramento e presidente da Associação de Amigos e Familiares de Pessoas Privada de Liberdade de Minas Gerais, Maria Teresa Santos, disse ser uma sobrevivente do cárcere. Ela argumentou que a guerra às drogas é contra pobres e negros. “Defendemos que as condenações de tráfico de drogas não sejam fundamentadas apenas nas declarações da polícia. Acreditamos que, nesses casos, as soluções devem ser construídas coletivamente”.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ESTADO4 horas ago

Em audiência do ODE em Guarabira, João Azevêdo destina mais de R$ 27 milhões à região e dialoga com a população

ESTADO4 horas ago

Amidi e Secitec discutem cooperação para pesquisas e ferramentas contra fake news

Segurança Pública4 horas ago

Equipe da Semusb que atende mulheres vítimas de violência doméstica passa por capacitação

Judiciário4 horas ago

PT e Fernando Haddad não terão que indenizar Paula Toller por música usada por apoiadores em 2018

Educação & Cultura4 horas ago

Secretaria de Educação divulga classificados para próxima etapa de seleção para a Escola do Teatro Bolshoi

Educação & Cultura4 horas ago

Alunos participam de formação sobre a Semana da Escuta dos Adolescentes

CIDADE4 horas ago

Procon-JP encontra preço médio da gasolina comum a R$ 5,778 e aditivada a R$ 5,924

CIDADE4 horas ago

Secretaria da Mulher de Cabedelo promove Gincana entre participantes do projeto Remexer

Saúde5 horas ago

 Glaucoma atinge 2,5 milhões de pessoas no país e pode causar a perda de visão irreversível

ENTRETENIMENTO5 horas ago

Mostras competitivas do FestincineJP trazem títulos nacionais e estrangeiros

Saúde5 horas ago

Em menos de 10 dias, Prontovida realiza mais de 70 endoscopias e colonoscopias

ENTRETENIMENTO5 horas ago

Polo Centro Histórico recebe trio Raízes Nordestinas na Duque de Caxias

ENTRETENIMENTO5 horas ago

Feira de Cordel leva declamações e show para o Largo de Tambaú nesta sexta-feira e sábado

ECONOMIA5 horas ago

 Balanço de operações de crédito feitas por bancos federais em 2023 disponível no portal ComunicaBR

Segurança Pública5 horas ago

Comissão aprova projeto que prevê transporte de explosivos com escolta armada

Segurança Pública5 horas ago

Projeto aprovado facilita repasse de verba federal de segurança pública para municípios

Segurança Pública5 horas ago

Comissão aprova projeto que muda designação de vigilante para agente de segurança privada

Educação & Cultura5 horas ago

Comissão aprova projeto que beneficia escolas com computadores apreendidos

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 horas ago

Comissão de Constituição e Justiça aprova mudança de alocação da subvenção ao Prêmio do Seguro Rural

Nacional5 horas ago

ACM Neto vê país polarizado ainda em 2026 e defende união da direita

Judiciário5 horas ago

Eleições 2024: Saiba como se candidatar para ser MESÁRIA e MESÁRIO

CIDADE5 horas ago

TCE aprova contas da Prefeitura de Catolé do Rocha e duas Secretarias de Estado

ESTADO5 horas ago

Centro de Atendimento ao Autista reúne mães em evento comemorativo em Campina Grande

ESTADO5 horas ago

Feira de Serviços: Aqui Tem Mais Saúde oferta consultas médicas e serviços para a população de Guarabira e região

Saúde5 horas ago

Clementino Fraga apresenta ações de combate e controle de infecções hospitalares em evento da Anvisa

ESTADO5 horas ago

João Azevêdo entrega Ponte do Abacaxi e inspeciona obras de implantação de rodovia e de construção do Cidade Madura em Itapororoca, Rio Tinto e Mamanguape

Saúde5 horas ago

Saúde realiza Dia D de vacinação contra a gripe em todo estado neste sábado (18)

Educação & Cultura5 horas ago

Em Campina Grande: evento promove ‘Manhã da Literatura’ neste sábado (18)

ESTADO6 horas ago

Central Estadual de Transplantes registra 10ª doação de órgãos no Hospital de Trauma-JP

Segurança Pública6 horas ago

Festejos juninos: Segurança tem drones com reconhecimento facial e reforço do policiamento

Internacional10 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional11 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário12 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO10 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional4 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

Nacional9 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

ECONOMIA4 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional4 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE4 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Saúde4 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional5 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário9 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Judiciário8 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

ENTRETENIMENTO4 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura5 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

Educação & Cultura11 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional12 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

Nacional5 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ECONOMIA11 meses ago

Por unanimidade, TCU aprova contas do governo Bolsonaro

CIDADE12 meses ago

Vereador Marlon vence queda de braço com prefeito de Sobrado e fica com comando do Republicanos no município

ENTRETENIMENTO4 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Educação & Cultura11 meses ago

EXCLUSIVO: Gilson Souto Maior lança em julho ‘História da Imprensa na Paraíba’

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

CAPRINOCULTURA – VALE A PENA INVESTIR?

Internacional1 dia ago

REINO UNIDO: ESTAMOS PERTO DE ESCALADA NUCLEAR

Educação & Cultura1 dia ago

BANCAS E LIVRARIAS SE REINVENTAM EM MEIO AO MERCADO DIGITAL

ECONOMIA1 dia ago

SETOR DE VAREJO APRESENTA MELHORA E PODER DE COMPRA PODE ESTAR SUBINDO

ENTRETENIMENTO1 dia ago

RECEITA DO DOCE DE MAMÃO CRISTALIZADO

Internacional1 dia ago

MONTEVIDÉU SE PREPARA PARA O AVANÇO DO MAR

ECONOMIA2 dias ago

CRISE NO VAREJO: ESPECIALISTAS ANALISAM A CRISE PERSISTENTE NO SETOR

ENTRETENIMENTO2 dias ago

CONSERVAÇÃO DO MICO LEÃO PRETO

Saúde2 dias ago

VINAGRE DE MAÇA NÃO É UM REMÉDIO MILAGROSO CONTRA VÍRUS

Educação & Cultura2 dias ago

AS ESTRANHAS RAZÕES PELAS QUAIS PESSOAS DORMIAM EM ARMÁRIOS NA IDADE MÉDIA

Saúde2 dias ago

AS 3 ONDAS DE DOENÇAS INFECCIOSAS QUE DEVEM ACOMETER O RS DEPOIS DAS INUNDAÇÕES

Internacional1 semana ago

POR QUE AMEAÇAS À LIBERDADE DE IMPRENSA SÃO TENDÊNCIA GLOBAL

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO É VIVER NO PAÍS MAIS FELIZ DO MUNDO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

GALINHAS ORNAMENTAIS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE COMEÇAR?

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

QUAIS EMPREGOS ESTÃO EM RISCO COM A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL?

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

AS RAZÕES PELA VOLTA DO TRABALHO PRESENCIAL NOS 5 DIAS DA SEMANA

ENTRETENIMENTO1 semana ago

RECEITA DA CUECA VIRADA

Educação & Cultura1 semana ago

MEC QUER TORNAR O FIES MAIS ATRATIVO COM RELANÇAMENTO E NOVAS REGRAS

Educação & Cultura1 semana ago

PRIMEIRO ATLAS GEOLÓGICO DA LUA FICA PRONTO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

HIDROGÊNIO

Saúde1 semana ago

AUMENTA NÚMERO DE CASOS E INTERNAÇÕES CAUSADAS POR HERPES ZOSTER

Saúde2 semanas ago

PILULA 03: GRIPE AVIARIA

ECONOMIA2 semanas ago

INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS NO BRASIL BATEM RECORDE

Educação & Cultura2 semanas ago

PROFESSOR É RESPONSÁVEL POR 60% DA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROUBO DE DADOS CAUSA PREJUÍZOS BILIONÁRIOS EM GRANDES E PEQUENAS EMPRESAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O MUNDO VAI USAR IA PARA (QUASE) TUDO. COMO SOBREVIVER NO MERCADO DE TRABALHO?

Internacional2 semanas ago

A BATATA ESTÁ ASSANDO: PLANETA EM RISCO DE COLAPSO CLIMÁTICO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO MUDAR ORQUÍDEA PHALAENOPSIS PARA VASO DE BARRO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ENTENDA EM 7 PONTOS A LEI QUE PODE REPRESENTAR A SAÍDA DO TIKTOK DOS EUA

Nacional2 semanas ago

RESPONSABILIDADE COLETIVA: O IMPACTO DO LIXO NA RUA

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br