CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Tecnologia 5G atingirá mais de meio bilhão de assinaturas em 2021
Levantamento da Ericsson estima que 5G será a tecnologia de mais rápida adoção, com média de um milhão de novas assinaturas móveis por dia
A Ericsson prevê que as assinaturas móveis 5G atingirão 580 milhões em todo o mundo até fim do ano. Em média, serão cerca de um milhão de novas assinaturas móveis diariamente, o que fará do 5G a tecnologia móvel de mais rápida adoção do mercado.
A previsão é que daqui cinco anos haja 3,5 bilhões de assinaturas 5G com 60% de alcance à população. Na América Latina, a tecnologia responderá por 34% das assinaturas móveis até 2026. Porém, o ritmo de adoção será lento, uma vez que até lá o 4G representará a maior parte das assinaturas.
A 20ª edição do Ericsson Mobility Report destaca que Europa teve um início de implantação mais lento e se mantém atrás de mercados como Estados Unidos, Coreia, Japão e China. Esse último será o grande responsável por impulsionar a adoção do 5G globalmente. Segundo a pesquisa, o Nordeste da Ásia abrangerá maior parte das assinaturas 5G até 2026, com cerca de 1,4 bilhão.
“Esta edição do estudo mostra que estamos na próxima fase do 5G, com lançamentos acelerados e a expansão de cobertura em mercados pioneiros como a China, Estados Unidos e Coreia do Sul”, analisou Fredrik Jejdling, vice-presidente executivo e chefe de redes da Ericsson, evidenciando que os casos de usos começarão a se materializar e a cumprir a promessa da nova tecnologia.
Pós-pandemia
A expetativa é que a conectividade tenha grande papel na recuperação econômica dos países, no pós-pandemia. “As empresas e a sociedade também estão se preparando para um mundo pós-pandêmico, com a digitalização do 5G desempenhando um papel fundamental”, acrescentou.
Essa demanda também acelerou a oferta do acesso fixo sem fio por parte dos provedores de serviços de comunicação 5G. De acordo com o relatório, nove em cada dez provedores de serviços de comunicações (CSPs) que lançaram o 5G também possuem uma oferta de acesso sem fio fixo.
O levantamento projeta que as redes de quinta geração transportarão mais da metade do tráfego mundial de smartphones. Na América Latina, o tráfego de dados por smartphone deve alcançar 30Gb/mês em cinco anos.
As assinaturas 5G com dispositivos compatíveis com a tecnologia aumentaram em 70 milhões durante o primeiro trimestre deste ano. A estimativa é que esse número chegue a 580 milhões, até o final do ano.