Connect with us

Internacional

Europa avança rumo à meta de vacinação

Seis meses após início da campanha, imunização decola em grande parte da União Europeia. Em muitos países, como Alemanha e França, todos os adultos já podem se vacinar

Quando, poucos dias antes do Natal, a Comissão Europeia aprovou pela primeira vez uma vacina para a covid-19, da BioNTech/Pfizer, foi um avanço no bloco. Logo, em 27 de dezembro, a maioria dos países europeus começou a vacinação.

Desde então, o imunizante foi administrado dezenas de milhões de vezes em toda a Europa, junto às vacinas da AstraZeneca, Moderna e Johnson & Johnson, que completaram o portfólio de vacinas permitidas na União Europeia.

Mas em quais países a campanha de vacinação vem avançando particularmente bem, e onde ela ainda é lenta?

Alemanha

Edith Kwoizalla, de 101 anos, moradora de um asilo na Saxônia-Anhalt, foi a primeira pessoa na Alemanha a receber a vacina. E ela o fez um dia antes do lançamento oficial da campanha, em 27 de dezembro. A campanha de vacinação teve um início lento, devido à falta de doses.

No início, as vacinas eram dadas apenas nos centros de vacinação, depois começaram a ser aplicadas também por médicos da família e especialistas. As primeiras semanas e meses podem ter tirado o sono do ministro da Saúde, Jens Spahn. Muitas pessoas que queriam ser vacinadas reclamaram do caos no processo de agendamento e das horas de espera nas linhas telefônicas de atendimento.

Ao contrário dos EUA, por exemplo, a Comissão Europeia não havia conseguido pré-encomendar vacinas suficientes quando ainda estavam na fase de testes. A chanceler federal Angela Merkel fez da campanha uma prioridade máxima e convocou várias “cúpulas sobre vacinação” – sem nenhum sucesso retumbante.

Foi somente no segundo trimestre que a campanha realmente decolou. De acordo com o Instituto Robert Koch, cerca da metade da população na Alemanha recebeu atualmente pelo menos uma dose. Hoje, todos os adultos podem ser vacinar.

França

“Somos muito lentos, muito complexos, muito burocráticos. Precisamos ser mais rápidos”, disse o presidente do segundo maior país da UE, Emmanuel Macron, no final de março aos colegas europeus.

Na França, também, a campanha de vacinação foi melhorando ao longo dos meses. Semelhante a outros países, havia uma lista de prioridades segundo a qual as pessoas mais velhas e, portanto, particularmente vulneráveis, deveriam ser vacinadas com prioridade.

A França abriu a vacinação para todos os adultos em 1º de junho, e para as crianças acima de 12 anos a partir de 15 de junho. A pressa foi enorme, mas foi tudo relativamente bem organizado. Até agora, cerca de 50 milhões de doses foram administradas, e um quarto dos franceses foi vacinado duas vezes.

Um revés para França: ela ainda não conseguiu levar sua própria vacina para o mercado. A vacina do grupo francês Sanofi ainda se encontra em fase de testes.

Itália

As imagens de Bergamo na primavera de 2020 rodaram o mundo: filas fora dos hospitais, médicos e enfermeiros exaustos, unidades de terapia intensiva sobrecarregadas, e corredores inteiros cheios de caixões de vítimas do coronavírus. A província no norte da Itália foi um dos primeiros epicentos da covid-19 no continente.

Agora, 17 dos 60 milhões de pessoas da Itália já têm proteção total contra a vacinação.
Mas a vontade de se vacinar entre os italianos parece estar se esvaindo: na semana passada, o primeiro-ministro Mario Draghi fez um apelo: “A pior coisa que você pode fazer é não se vacinar ou só tomar uma dose”, disse.

Especialistas dizem que o pano de fundo do declínio é a decisão do governo de recomendar a AstraZeneca, que enfrenta desconfiança por raramente causar efeitos colaterais, apenas para maiores de 60 anos.

Muitos vacinados com a primeira dose estão agora recebendo um imunizante diferente em vez da AstraZeneca para a segunda vacinação. Até mesmo Draghi teve que admitir que ele também recebeu uma vacina diferente para a segunda dose.

Malta

O menor país da UE é também o campeão europeu em vacinação. No final de maio, o ministro da Saúde, Chris Fearne, anunciou que Malta havia atingido a meta preliminar de vacinação de 70% da população – o primeiro país da Europa a fazê-lo. Especialistas supõem que, neste nível, a chamada “imunidade do rebanho” tenha sido alcançada.

Mas como o pequeno país conseguiu isso? Malta, também, só lançou sua campanha de vacinação no final de dezembro e, além disso, não celebrou contratos separados com os fabricantes. No entanto, o governo foi rápido em solicitar quantidades residuais que não foram solicitadas por outros Estados. E em um país pequeno como Malta, com uma população de apenas 440 mil habitantes, mesmo pequenas cotas extras fazem uma grande diferença. Além disso, as rotas de entrega são mais curtas em um país pequeno, e muitas outras coisas podem ser organizadas mais rapidamente.

Reino Unido

Em janeiro de 2020, pouco antes do início da pandemia, o Reino Unido havia deixado a União Europeia – e, portanto, fez sua própria história na pandemia. Já no dia 8 de dezembro, três semanas antes da UE, os britânicos começaram a vacinação, principalmente com a vacina da AstraZeneca.

Desde então, o resto da Europa teve que reconhecer que a campanha de vacinação britânica é considerada um grande sucesso. Uma razão para isso é que, como não é membro da UE, o país não estava vinculado aos procedimentos de aprovação e quotas de distribuição da Comissão Europeia.

Metade dos britânicos já foram vacinados duas vezes, e cerca de 80% receberam pelo menos uma dose.

A variante delta, detectada pela primeira vez na Índia, aumentou recentemente a vontade dos britânicos de serem vacinados. Desde 18 de junho, todos com mais de 18 anos também puderam marcar horário para se vacinar, e mais de um milhão de registros foram feitos já nos primeiros dois dias após o fim da fila de prioridades.

Entretanto, isso não significa a imediata volta à liberdade para os britânicos: devido à variante delta, que está se espalhando rapidamente especialmente entre os jovens no Reino Unido, o primeiro-ministro Boris Johnson adiou o levantamento de todas as restrições, originalmente previsto para 21 de junho, por um período inicial de quatro semanas.

Bulgária

O atrasado na vacinação europeia é um país do sudeste da UE: a Bulgária. Em 27 de dezembro, o ministro da Saúde, Kostadin Angelov, foi o primeiro cidadão búlgaro a ser vacinado. Mas muitos búlgaros ainda estão céticos em relação à vacinação.

O sistema de saúde na Bulgária, o mais pobre de todos os países da UE, é relativamente fraco. Isso explica porque um número acima da média de pessoas infectadas com coronavírus morreu. De acordo com uma pesquisa da Universidade Johns Hopkins, a Bulgária tem a maior taxa de “fatalidade de casos” dentro da UE, com 4%. Especialistas dizem que um dos motivos é que profissionais de medicina deixaram o país em direção ao ocidente.

Atualmente, pouco mais de 10% da população da Bulgária está totalmente vacinada, de acordo com o banco de dados da Universidade de Oxford.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Judiciário15 segundos ago

Proteção e prevenção absoluta: hora do STF garantir segurança de crianças na internet

Nacional3 minutos ago

Vista suspende ADI sobre devolução de valores da ‘tese do século’ na conta de luz

Judiciário5 minutos ago

STF forma maioria para permitir símbolos religiosos em órgãos públicos

CIDADE17 minutos ago

Vereador comemora autorização da Prefeitura para pavimentar mais ruas em Paratibe e Muçumagro

Internacional21 minutos ago

Falta de paz leva a uma erosão da confiança no mundo, diz Guterres em Portugal

Internacional23 minutos ago

Nações Unidas enfatizam urgência de cessar-fogo no Líbano

CIDADE49 minutos ago

Ex-prefeito de Riacho dos Cavalos é preso após ignorar regras do regime semiaberto

Segurança Pública2 horas ago

Polícia Militar intercepta dupla que estaria atirando em bairro da cidade de Patos

Segurança Pública2 horas ago

Polícia Civil prende autor de homicídio na feira de Oitizeiro, em João Pessoa

Segurança Pública2 horas ago

Polícia Civil prende três líderes de facções criminosas e cumpre mandados judiciais

Segurança Pública2 horas ago

Polícia Civil prende homem que cometeu homicídio no município de Catingueira

Segurança Pública2 horas ago

PMPB e UFCG capacitam policiais em Segurança Cibernética

Segurança Pública2 horas ago

Polícia Militar lança campanha para doação de alimentos, roupas e brinquedos em comunidades

Politíca2 horas ago

Indiciamento de Cabo Gilberto pela Polícia Federal acirra debate sobre perseguição política e imunidade parlamentar

Educação & Cultura3 horas ago

Professores da Rede Municipal de João Pessoa participam de formação continuada para a pré-escola

CONCURSO E EMPREGO3 horas ago

Concurso para agentes de saúde e endemias acontece neste domingo e locais de prova já podem ser consultados

Saúde3 horas ago

Nossas memórias não ficam apenas nos nossos neurônios

Saúde3 horas ago

Exercícios moderados já reduzem risco de doenças cardíacas – mas mais é melhor

Saúde3 horas ago

Implantes são esterilizados dentro do corpo usando luz e nanopartículas

Saúde3 horas ago

Biochip detecta cânceres em uma hora

CONCURSO E EMPREGO18 horas ago

Saldo de empregos formais da Paraíba dos últimos seis anos é 17 vezes maior que no período anterior, revela Caged

ESTADO18 horas ago

Campanha Fique em Dia com a Cagepa entra na última semana

ESTADO18 horas ago

Projeto sobre estruturas marinhas da Paraíba vence Prêmio República 2024

Nacional18 horas ago

“Sem anistia!” – A frase é universal ou seletiva?

ESTADO18 horas ago

MIDR reconhece a situação de emergência em quatro cidades paraibanas

ENTRETENIMENTO18 horas ago

Batata ao Murro na Frigideira

Educação & Cultura19 horas ago

Prefeitura de Cabedelo está com inscrições abertas para profissionais de Educação Física participarem de projetos esportivos no município

Internacional19 horas ago

Em um ano, Haiti aumentou em 70% número de crianças em grupos armados

Internacional19 horas ago

Catedral católica de Berlim reabre após polêmica reforma

Internacional19 horas ago

O quão perigoso é o Oreschnik, míssil disparado pela Rússia?

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde7 dias ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde7 dias ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura7 dias ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO7 dias ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO7 dias ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura2 semanas ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde2 semanas ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

O que é CLT?

Saúde2 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Internacional2 semanas ago

MUNDO DEVE SUPERAR META DE 1,5°C DE AQUECIMENTO EM 2024

Internacional3 semanas ago

A verdadeira história de Donald Trump

Politíca3 semanas ago

Veneziano: Cúpula dos Parlamentos do G20 contribui para eficiência legislativa

Nacional3 semanas ago

Saiba o que é o encontro do G20, que acontece após a Cúpula dos Parlamento

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CRIAÇÃO DE COBRAS RARAS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br