Connect with us

Judiciário

Aposentadoria de Celso de Mello gera expectativa sobre equilíbrio de forças e recados pelo decano

Prestes a deixar o STF, ministro tem destacado, em suas decisões, a defesa da democracia; Líder na Corte, ele costuma ser consultado por colegas em momentos de crise

A notícia recente de que o decano do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Celso de Mello, havia sido internado e poderia ter que passar por uma cirurgia alimentou especulações de que sua aposentadoria, prevista para o início de novembro, fosse antecipada.

A saída de Celso de Mello, que completa 75 anos no dia 1º de novembro, promete trazer barulho à corte, abrindo o caminho para a primeira indicação de Jair Bolsonaro para o STF e gerando mudanças no equilíbrio de forças sobre temas polêmicos, como o pedido de suspeição contra o ex-juiz da Lava Jato Sergio Moro apresentado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Por conta da pandemia, a discussão pode entrar na pauta da Segunda Turma do STF só depois da saída de Mello, e então os votos de Gilmar Mendes e de Ricardo Lewandowski já garantiriam uma vitória da defesa de Lula.

A proximidade da aposentadoria, no entanto, fez com que Celso de Mello se preocupasse em deixar sua marca na reta final. Ele renunciou ao comando da segunda Turma do Supremo neste ano para se dedicar exclusivamente aos processos que relataria em 2020. Culminou de cair com ele o inquérito que apura se Bolsonaro interveio para fins pessoais na Polícia Federal, conforme acusou o ex-ministro Sergio Moro. O magistrado tem dado recados a cada decisão. E é assim que quer deixar a Corte: reconhecido por sua trajetória, mas sobretudo por suas ideias.

Na apuração sobre Bolsonaro é onde o ministro tem mandado a maioria dos recados. É a mais importante que tem hoje em suas mãos – e pela qual, inclusive, é alvo de ataques de apoiadores do presidente e já esteve na mira do próprio.

Na realidade, os estatutos do poder, numa República fundada em bases democráticas, não podem privilegiar o mistério, porque a supressão do regime visível de governo – que tem na transparência a condição de legitimidade de seus próprios atos – sempre coincide com os tempos sombrios em que declinam as liberdades e transgridem-se os direitos dos cidadãos.Decisão de 5 de maio pela quebra do sigilo das investigações sobre Bolsonaro.

Ao derrubar o sigilo do fatídico vídeo da reunião interministerial do dia 22 de abril – aquela em que o ex-chefe do Ministério da Educação Abraham Weintraub chamou os integrantes do STF de “vagabundos” –, Celso de Mello se viu vítima de agressões e ameaças de bolsonaristas. O clima de tensão, que já estava elevado, acirrou-se ainda mais – também por conta das decisões da Corte contrárias ao Executivo sobre coronavírus e do ministro Alexandre de Moraes, em especial  que proibiu a nomeação do delegado Alexandre Ramagem para o comando da Polícia Federal.

Bolsonaro já havia tecido críticas públicas a Celso de Mello, sem o mencionar nominalmente, em outras ocasiões. Em 24 de maio, porém, publicou em suas redes sociais um trecho da Lei de Abuso de Autoridade, algo visto como um recado ao magistrado. Também participou naquele domingo de uma manifestação em Brasília em que havia cartazes com críticas à Suprema Corte. 

A tentativa do presidente àquela altura era buscar o descrédito do decano do STF de forma a levantar sua suspeição para julgar a ação contra si no STF. 

Uma semana depois, no privado, o ministro desabafou com conhecidos, mas a mensagem acabou se tornando pública. Mais uma vez, Celso de Mello marcava sua posição e, como muitos o descrevem, demonstrou sua “coerência”. 

″É preciso resistir à destruição da ordem democrática para evitar o que ocorreu na República de Weimar quando Hitler, após eleito por voto popular e posteriormente nomeado pelo Presidente von Hindenburg, em 30/01/1933, como chanceler (primeiro-ministro) da Alemanha, não hesitou em romper e em nulificar a progressista, democrática e inovadora constituição de Weimar, de 11/08/1919, impondo ao país um sistema totalitário de poder viabilizado pela edição, em março de 1933, da Lei (nazista) de Concessão de Plenos Poderes (ou Lei Habilitante) que lhe permitiu legislar sem a intervenção do Parlamento germânico!”, escreveu o ministro no texto que enviou a conhecidos em 31 de maio, um domingo. 

Amigos que costumam receber análises de Celso de Mello afirmaram em condição de anonimato ao HuffPost que faz parte do estilo dele o uso de muitas exclamações e caixas altas para destacar os termos nas mensagens de texto por celular. Foi assim que chegou a nota naquele dia.

Nela, em mais um trecho, estava escrito, que a “INTERVENÇÃO MILITAR, como pretendida por bolsonaristas e outras lideranças autocráticas que desprezam a liberdade e odeiam a democracia, NADA MAIS SIGNIFICA, na NOVILÍNGUA bolsonarista, SENÃO A INSTAURAÇÃO, no Brasil, DE UMA DESPREZÍVEL E ABJETA DITADURA MILITAR !!!!”.

INTERVENÇÃO MILITAR, como pretendida por bolsonaristas e outras lideranças autocráticas que desprezam a liberdade e odeiam a democracia, NADA MAIS SIGNIFICA, na NOVILÍNGUA bolsonarista, SENÃO A INSTAURAÇÃO , no Brasil, DE UMA DESPREZÍVEL E ABJETA DITADURA MILITAR !!!!.Mensagem enviada a conhecidos em 31 de maio

Outro motivo de ataques ao ministro – mas que teve em troca uma resposta –, teve início em 22 de maio, quando o decano, a partir de um pedido de partidos de oposição para apreender o celular de Jair Bolsonaro e do filho Carlos, solicitou uma manifestação da PGR (Procuradoria-Geral da República).  

Horas depois, o chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência, general Augusto Heleno, divulgou uma nota interpretada no mundo político e jurídico como uma “ameaça”.

“O pedido de apreensão do celular do presidente da República é inconcebível e, até certo ponto, inacreditável. Caso se efetivasse, seria uma afronta à autoridade máxima do Poder Executivo e uma interferência inadmissível de outro Poder na privacidade do Presidente da República e na segurança institucional do País. O gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República alerta as autoridades constituídas que tal atitude é uma evidente tentativa de comprometer a harmonia entre os poderes e poderá ter consequências imprevisíveis para a estabilidade nacional”, escreveu Heleno.

Uma reportagem da revista Piauí publicada neste mês afirma que foi Heleno, no entanto, que conteve Bolsonaro naquele dia. O presidente, segundo a revista, teria avisado aos militares palacianos que iria intervir no STF após a decisão de Celso de Mello.

Em 1º de julho, o decano do STF negou o pedido dos partidos políticos – aos quais disse que não cabe atuar no processo judicial. Deixou claro, porém, que o presidente e seus ministros não estão acima da lei e não podem descumprir uma ordem judicial. 

O pronunciamento imputado ao mencionado sujeito passivo da presente ‘notitia criminis’ [general Augusto Heleno], hoje no desempenho de cargo temporário de natureza civil, veiculou declaração impregnada de insólito (e inadmissível) conteúdo admonitório claramente infringente do princípio da separação de poderes. Tudo isso é inaceitável, porque o respeito indeclinável à Constituição e às leis da República representa limite inultrapassável a que se devem submeter os agentes do Estado, qualquer que seja o estamento a que pertençam, eis que, no contexto do constitucionalismo democrático e republicano, ninguém – absolutamente ninguém – está acima da autoridade da Lei Fundamental do Estado.’Recado’ dado por Celso de Mello em decisão de 1º de julho em que nega apreensão de celular de Bolsonaro.

O decano dos negritos e conselhos

Celso de Mello chegou ao STF em 1989, indicado pelo ex-presidente José Sarney. Tido como um dos maiores constitucionalistas do País, o ministro sairá do STF em novembro deixando vários legados. O mais fácil de reconhecer deles são os longos votos que, como o próprio decano gosta de dizer, funcionam não só para os recados, mas para que nenhum dos julgados tenha dúvida sobre as decisões dele. 

Não é preciso muita atenção para perceber que as decisões do ministro são recheadas de negritos, itálicos e sublinhados. De acordo assessores dele têm um “manual” de como usar as formatações para sobressaltar determinados elementos, de acordo com a intenção do ministro em cada decisão. 

Há 13 anos é ele que, como decano, ocupa a cadeira mais próxima ao procurador-geral. Ele se tornou o ministro mais velho do Supremo com a aposentadoria do ex-ministro Sepúlveda Pertence, em agosto de 2007. Na época, o tribunal julgava o mensalão, o que deu a Celso de Mello um outro peso.  

Depois de novembro, quem vai passar a ocupar o lugar é o ministro Marco Aurélio Mello, que completa 75 anos em julho de 2021 – toda vez que um ministro deixa o Supremo ou há troca no comando da Corte, há uma dança das cadeiras, em ajustes conforme a antiguidade do magistrado. O próximo a ficar próximo ao procurador-geral ou seu representante nas sessões é Gilmar Mendes, que só se aposenta compulsoriamente, segundo as regras atuais, daqui a 10 anos – o ministro completa 65 anos em dezembro de 2020.

São 13 anos no mesmo lugar, e todo esse tempo sendo considerado pelos colegas como um líder não somente por ser o decano, mas também por seu temperamento. Quem convive com o magistrado o descreve como “calmo”, “apaziguador”, uma pessoa que tenta a “convergência com os demais”. Em vários momentos, o ministro é “buscado” por colegas para “conselhos, conversas e desabafos”.

Lugares no plenário do STF são definidos pelo tempo na Corte de cada ministro. O decano...
Lugares no plenário do STF são definidos pelo tempo na Corte de cada ministro. O decano senta mais próximo ao PGR. A seu lado fica Gilmar Mendes, que não estava na ocasião.

É frequentemente lembrado como da ala garantista – apesar de suas decisões rígidas –, defensor de que o acusado possa recorrer em liberdade até o último recurso judicial.

Um de seus melhores e mais antigos amigos, o ex-ministro do STM (Superior Tribunal Militar) Flavio Bierrenbach – eles se conheceram em 1975 –, afirmou ao HuffPost que “o ministro Celso de Mello está destinado a integrar a restrita galeria dos maiores ministros do Supremo Tribunal Federal, em todos os tempos”. Para ele, o amigo posará ao lado de Pedro Lessa e de Paulo Brossard. “Os três grandes”, classificou. 

Há quem diga que Celso de Mello tem “aversão” a militares. Bierrenbach, que conviveu com o ministro na época da ditadura, não concorda com essa posição e diz que se trata, sim, de uma “aversão às ditaduras, civis ou militares”. “Não compartilho da equivocada opinião de que o ministro Celso de Mello tenha qualquer sentimento negativo em relação aos militares. Ambos temos aversão às ditaduras, civis ou militares”, disse o advogado. “A democracia, quando vai embora, não costuma dizer adeus. Quem já passou por isso teme, sempre.”

Pelo que o ministro já demonstrou em seus votos até agora, interlocutores no Supremo e outras pessoas próximas a Celso de Mello destacaram ao HuffPost que, até o fim de seu mandato, ele deve manter a linha de raciocínio de importantes decisões que proferiu até o momento.  

Há algumas questões gerais que ele tem sempre sublinhado: as liberdades, a de imprensa, inclusive; a importância da transparência e a necessidade de defesa da democracia. 

Veja abaixo trechos de algumas das decisões recentes do ministro.

De 5 de maio, da quebra de sigilo do inquérito que investiga o presidente

A ampla difusão da informação, o exercício irrestrito de criticar e a possibilidade de formular denúncias contra o Poder Público representam expressões essenciais dessa liberdade fundamental, cuja prática não pode ser comprometida por atos criminosos de violência política (ou de qualquer outra natureza), por interdições censórias ou por outros artifícios estatais, como a arbitrária imposição de regime de sigilo, utilizados para coibi-la, pois – cabe sempre insistir – esse direito básico, inerente às formações sociais livres, não constitui, ao contrário do que supõem mentes autoritárias, concessão estatal, mas representa, sim, um valor inestimável e insuprimível da cidadania, que tem o direito de receber informações dos meios de comunicação social, a quem se reconhece, igualmente, o direito de buscar informações, de expressar opiniões e de divulgá-las sem qualquer restrição, em clima de plena liberdade.

Ninguém ignora que, no contexto de uma sociedade democrática, mostra-se intolerável a repressão estatal ao pensamento, ainda mais quando a busca de informações, a circulação de notícias e a crítica jornalística revelem-se inspiradas pelo interesse público e decorram da prática legítima de uma liberdade fundamental de extração eminentemente constitucional.

É importante salientar, neste ponto, que o modelo de governo instaurado em nosso País, em 1964, sob a égide de um regime militar, mostrou-se fortemente estimulado pelo “perigoso fascínio do absoluto”, (…) pois privilegiou e cultivou o sigilo, transformando-o em “praxis” governamental institucionalizada, ofendendo, frontalmente, o princípio democrático.

De 1º de julho, da negativa à apreensão do celular de Bolsonaro e indiciamento de Heleno pela nota emitida na ocasião:

Tal surpreendente declaração, intitulada “Nota à Nação Brasileira”, de conteúdo inacreditável e inconcebível, amplamente divulgada pelos meios de comunicação, faz recordar lamentável episódio histórico ocorrido em nosso País nos pródromos da República.

A nossa própria experiência histórica revela-nos – e também nos adverte – que insurgências de natureza pretoriana culminam por afetar e minimizar a legitimidade do poder civil e fragilizar as instituições democráticas, ao mesmo tempo em que desrespeitam a autoridade suprema da Constituição e das leis da República e agridem o regime das liberdades fundamentais, especialmente quando promovem a interdição do dissenso!

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Segurança Pública3 minutos ago

Líder do tráfico da Bahia é preso em plena praia de João Pessoa durante domingo de sol

Politíca24 minutos ago

Assembleia Legislativa da Paraíba fecha 2024 com mais de 8,3 mil matérias analisadas e importantes avanços legislativos

Judiciário5 horas ago

Daniel Silveira solto de novo: liberdade condicional com tornozeleira de grife e manual de bom comportamento

ENTRETENIMENTO15 horas ago

Hospital atualiza estado clínico do cantor Gusttavo Lima

Nacional15 horas ago

Vídeo: Ponte que ligava Maranhão e Tocantins desaba sobre rio

Judiciário15 horas ago

Colômbia entra no mapa das anulações de provas da Odebrecht por Toffoli

Nacional15 horas ago

Avaliação positiva de Janja derrete; rejeição sobe quase 20%

Nacional15 horas ago

Morais pediu e Lula exclui presos de 8 de janeiro do indulto natalino

Nacional15 horas ago

Lula chega à metade de seu 3º mandato sem marca clara de governo

AGRICULTURA & PECUÁRIA15 horas ago

MST exige ações de Lula e promete invasões em 2025

Nacional16 horas ago

Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão

Esporte16 horas ago

Tênis: João Fonseca conquista o título do Next Gen ATP Finals

CONCURSO E EMPREGO16 horas ago

Sine-JP oferece 558 vagas de emprego, com destaque para a função de atendente de telemarketing

Judiciário16 horas ago

Novos contornos da relação entre direito e moral

Segurança Pública16 horas ago

João Azevêdo promove policiais e bombeiros militares hoje (23)

ESTADO16 horas ago

João Azevêdo prestigia Grande Concerto do Prima e destaca importância do Programa na inclusão social 

Saúde16 horas ago

Prefeitura de João Pessoa disponibiliza pontos de vacinação durante semana do Natal

CIDADE16 horas ago

Avaliação semanal da Sudema atesta que grande maioria das praias de João Pessoa está em boas condições de balneabilidade

Politíca16 horas ago

Romero e Tovar distribuem mais de 2 mil brinquedos durante Natal das Crianças no Complexo Habitacional Aluízio Campos

ENTRETENIMENTO16 horas ago

Pudim de Panetone (Especial de Natal)

Segurança Pública16 horas ago

Ações de combate ao furto de energia em 2024 resultam em 100 prisões na Paraíba

Segurança Pública16 horas ago

Mídia nacional destaca operação da PF que encontrou nome de paraibano envolvido no esquema do ‘Rei do Lixo’ da Bahia

Internacional16 horas ago

ONU impulsiona resposta humanitária no sul e oeste da África 

Segurança Pública16 horas ago

Cerest alerta sobre acidentes de trabalho por queda na construção civil

Saúde17 horas ago

Saiba quais cuidados tomar com os pets durante o verão

ESTADO17 horas ago

MIDR reconhece a emergência em duas cidades paraibanas afetadas por desastres

Politíca17 horas ago

Ruy vota contra cortes no BPC e vai seguir lutando pelo direito de famílias que arriscam perder benefício

Judiciário17 horas ago

Procuradores legislativos: dispensa de cartão de ponto?

Judiciário17 horas ago

Os limites da imunidade parlamentar

CIDADE17 horas ago

Prefeitura de Pedras de Fogo paga folha de dezembro e aquece economia local injetando R$ 23 milhões em 30 dias

ENTRETENIMENTO9 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA12 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Judiciário4 semanas ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

AGRICULTURA & PECUÁRIA12 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional12 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO12 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional12 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE12 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA12 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde12 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional12 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura12 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CIÊNCIA & TECNOLOGIA12 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Internacional12 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO7 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Nacional12 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO12 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO10 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO1 mês ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO12 meses ago

HORTÊNSIAS

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO1 mês ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte7 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA6 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO1 mês ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública2 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Internacional4 dias ago

COMO A CHINA RESPONDERÁ À POLÍTICA DE TARIFAS DE TRUMP?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

BATERIAS DE CARROS ELÉTRICOS PODEM SER REAPROVEITADAS

Internacional4 dias ago

ISRAEL, RÚSSIA, EUA: QUEM GANHA COM A QUEDA DE ASSAD?

ECONOMIA4 dias ago

COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DE PRODUTO E SERVIÇO CORRETAMENTE?

Segurança Pública4 dias ago

DRONES COM SENSORES DE CALOR VIRAM ALIADOS DO CORPO DE BOMBEIROS

ENTRETENIMENTO1 semana ago

CAVERNA DO DRAGÃO: O EPISÓDIO PERDIDO

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

PROJETO INSTALA COLMEIAS EM ALDEIAS INDÍGENAS

Internacional2 semanas ago

GELO DO ÁRTICO PODE DERRETER BEM ANTES DO QUE IMAGINÁVAMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

BRASIL É RESPONSÁVEL POR MAIS DE 35% DA PRODUÇÃO GLOBAL DE SOJA

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

SOJA: PROTOCOLO DE SEMENTES PRETENDE GARANTIR EXCELÊNCIA DO SETOR

Educação & Cultura2 semanas ago

CURSOS GRATUITOS ONLINE DO SEBRAE COM CERTIFICADO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ESTUDO COMPROVA VIABILIDADE ECONÔMICA DE BIOFÁBRICA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

TURBINA EÓLICA INTELIGENTE CAPTURA ENERGIA EM AMBIENTES URBANOS

Internacional2 semanas ago

MERCOSUL E UE SELAM ACORDO APÓS 25 ANOS DE NEGOCIAÇÕES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

POR QUE O PASTOR ALEMÃO É O ESCOLHIDO PARA TAREFAS DE SEGURANÇA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

IA PODE IDENTIFICAR SINAIS DE ALZHEIMER NA FALA

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

OS SEGREDOS DOS CABOCLINHOS QUE MIGRAM

Saúde3 semanas ago

QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS ENTRE HIV E AIDS?

Saúde3 semanas ago

BEBER ÁGUA NA MEDIDA CERTA AJUDA A CONTROLAR PESO, PRESSÃO ARTERIAL E DIABETES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

CACHORRO ROBÔ TOMARÁ CONTA DAS FAZENDAS NO FUTURO

Saúde3 semanas ago

COMER PIMENTA AJUDA A PREVENIR AVC E DOENÇAS CARDÍACAS

Saúde3 semanas ago

ESPECIALISTAS ALERTAM PARA PERIGOS DA COMIDA ULTRAPROCESSADA

ECONOMIA3 semanas ago

ECONOMIA CIRCULAR (PARTE II)

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

PASSO A PASSO PARA TER PLANTAS DE FLOR EM CASA OU NO JARDIM

Educação & Cultura3 semanas ago

PROJETO NO NORDESTE ATUA NA RECUPERAÇÃO DE CORAIS

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 semanas ago

CICLO ORGÂNICO PRODUZ MAIS DE 30 TONELADAS DE ADUBO POR MÊS

Saúde3 semanas ago

Dezembro Vermelho: propostas combatem o preconceito contra a Aids

Segurança Pública3 semanas ago

Operação Perseu – Maior Exercício da Força Terrestre do Ano

Internacional3 semanas ago

O FRACASSO DO IMPÉRIO ESPANHOL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

25 ANOS DE CIÊNCIA: DESCOBERTAS QUE TRANSFORMARAM O MUNDO

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br