Connect with us

ENTRETENIMENTO

O filme que definiu o thriller erótico nos anos 90 e acabou matando o gênero

Quase 30 anos atrás, foi lançado um filme de suspense sobre uma serial killer e um detetive da polícia.

As críticas foram mais ou menos (“muita fala, lento e pouco original”, escreveu Stephen Hunter no jornal Baltimore Sun), seu protagonista, Michael Douglas, já havia interpretado papéis semelhantes antes, e o principal ponto de discussão foi a cruzada de pernas de sua colega de elenco.

Pode parecer indecente, mas Instinto Selvagem passou a ser um dos maiores sucessos da década (logo à frente de 007 contra GoldenEye e A Bela e a Fera), e hoje é mais conhecido do que nunca — tanto por motivos positivos quanto negativos.

Uma versão restaurada deluxe em 4K está sendo lançada, mas Sharon Stone tem manifestado como se sentiu usada na infame cena e sua insatisfação com o relançamento — que classificou como “a versão XXX do diretor”, embora o Studio Canal tenha informado à BBC Culture que o filme restaurado é, na verdade, o mesmo que foi lançado na Europa em 1992 e não contém nenhum material que não tenha estado nas edições anteriores em DVD.

O que seus defensores e detratores podem concordar é que Instinto Selvagem se destaca de todos os outros suspenses eróticos da década de 1990.

Por mais notáveis que Obsessão Fatal Mulher Solteira Procura possam ter sido, eles não vão ter relançamentos de prestígio agora, tampouco suas estrelas seguem ganhando as manchetes escrevendo sobre o que aconteceu nos bastidores das filmagens.

O crítico e escritor Matthew Turner é apresentador de Fatal Attractions, podcast dedicado ao gênero suspense erótico, e ele classifica Instinto Selvagem como o melhor e mais importante dos 76 filmes que o podcast analisou até agora.

“É o sine qua non do gênero”, diz ele à BBC Culture.

“Sem Instinto Selvagem, não haveria como o suspense erótico ser tão grande quanto foi na década de 1990, e de maneira alguma estaríamos falando sobre isso agora.”

Os primeiros sinais do gênero começaram a ser sentidos na década de 1980, quando o sexo e a violência no cinema estavam se amalgamando em todos os tipos de novas posições picantes.

O público que quisesse uma trama de mistério para acompanhar sua excitação socialmente aceitável poderia ver Dublê de CorpoVítimas de uma PaixãoAtração Fatal (coestrelado por Douglas) e outras histórias tórridas de assediadores, chantagistas e assassinos com belos cabelos.

Essencialmente, eram reminiscências dos filmes noir que vinham com a atraente perspectiva de que os atores podiam tirar a roupa. Mas eles ainda não eram conhecidos como suspenses eróticos. Foi Instinto Selvagem que definiu e popularizou o gênero.

Por outro lado, pode-se dizer que Instinto Selvagem também ajudou a matar o gênero. Levou todos os aspectos do suspense erótico a extremos tão absurdos que não sobrou nenhum caminho para qualquer filme da mesma linha seguir.

Um dos responsáveis ​​foi Joe Eszterhas, que já havia escrito um suspense protoerótico, O Fio da Suspeita, em 1985.

Eszterhas era um ex-jornalista durão que chegou o mais perto que qualquer roteirista jamais chegou de ser uma estrela do rock.

Sharon Stone e Michael Douglas em 'Instinto Selvagem'
Legenda da foto,O enredo de ‘Instinto Selvagem’ inclui histórias que revelam o passado nada convencional dos protagonistas

Seus roteiros foram vendidos por cifras recordes e, como ele se gabou em seu livro de memórias de 2004, Hollywood Animal, ele “foi o único roteirista na história de Hollywood que teve groupies”.

É quase impensável hoje, quando a grande maioria dos sucessos de bilheteria é baseada em livros, histórias em quadrinhos e programas de TV, mas Eszterhas recebeu uma fortuna por roteiros resumidos da história.

Um dia, conforme relata em Hollywood Animal, ele “achou que seria divertido fazer um filme sobre um homem sendo manipulado por uma mulher que é brilhante, omnissexual e diabólica” — e o roteiro que ele bateu em 13 dias foi comprado em 1990 pela Carolco, um estúdio independente, por US$ 4 milhões.

Ele chamou a história originalmente de “Love Hurts“, mas antes de enviar para seu agente, sabiamente mudou o título para algo mais forte: Instinto Selvagem.

Uma batalha criativa de desejos

Assim como agora, porém, o poder dos roteiristas de Hollywood era limitado. Eszterhas esperava que Milos Forman dirigisse o filme, mas a Carolco optou por Paul Verhoeven, o diretor holandês de RoboCop e O Vingador do Futuro, no qual Stone teve um pequeno papel como agente secreta.

Verhoeven era capaz de oferecer entretenimento espetacular para agradar o público, mas havia algo diferente e subversivo em seus filmes: ele ia além dos limites do bom gosto, deixando os espectadores sem saber se deveriam ficar boquiabertos ou rir.

“Verhoeven veio do cinema holandês, em que a nudez explícita e cenas de sexo eram mais aceitáveis. Era a isso que ele estava acostumado”, diz Stevie Simkin, autor do livro Basic Instinct: Controversies.

“Ele viu um de seus filmes holandeses, O Quarto Homem, como uma espécie de prequela espiritual de Instinto Selvagem, e havia cenas que não eram chocantes para o público europeu, mas nunca teriam sido feitas na América na época. Ele estava definitivamente tentando quebrar barreiras.”

O que isso significava em termos de Instinto Selvagem era que Verhoeven planejava pegar tudo o que estava implícito no roteiro e colocar na tela.

Como Eszterhas diz em Hollywood Animal: “Todas as cenas no roteiro com qualquer nudez tinham uma observação descritiva: ‘Está escuro. Não podemos ver claramente’. Eu queria que essas cenas fossem sobre sombras e ângulos de câmera artísticos, não sobre pele, e certamente não sobre a nudez frontal completa.”

Mas Verhoeven tinha outras ideias.

Na verdade, Eszterhas ficou tão chocado com a abordagem prosaica do diretor para todas as questões carnais que tentou comprar de volta seu roteiro da Carolco e divulgou um manifesto puritano à imprensa reclamando que havia escrito um “mistério psicológico com cenas de amor feitas sutilmente”, enquanto “a intenção de Verhoeven era fazer de Instinto Selvagem um suspense sexualmente explícito”.

E se o sexo é desenfreado, a violência também é. Chega-se ao clímax, em mais de uma maneira, com a mulher misteriosa atacando o homem repetidamente com um picador de gelo: Verhoeven inclui até mesmo uma tomada macabra da lâmina fina passando direto pelo nariz da vítima.

O frenesi da assassina lembra a cena do chuveiro de Psicose, de Alfred Hitchcock, mas também remete à cena sangrenta de RoboCop em que um robô ED-209 com defeito atira por 15 segundos em um executivo.

E só para lembrar: tudo isso acontece na cena de abertura do filme.

Outros diretores de suspense teriam sugerido neste estágio inicial que você poderia ver algo provocativo mais tarde. Verhoeven, zombando deste tipo de linguagem, paga o valor do nosso ingresso nos primeiros minutos.

Paul Verhoeven
Legenda da foto,O diretor Paul Verhoeven optou por uma abordagem especialmente franca, que o distinguiu de outros neo-noirs tímidos e de foco suave

Não muito tempo depois, a ginástica de Stone e Douglas no quarto vai ainda mais longe. Diante da coragem dos atores e da sensibilidade holandesa desinibida de Verhoeven, Instinto Selvagem garantiu que o sexo em cada suspense erótico subsequente parecesse tímido em comparação.

Ele foi forçado a fazer uma concessão, no entanto.

“Ele estava muito interessado em fazer o primeiro filme de Hollywood com um pênis ereto em cena”, diz Simkin.

Mas teve que se contentar com a visão traseira de Douglas em vez disso.

Ainda assim, não são apenas o sexo e a violência que o filme leva a alturas (ou profundidades) quase burlescas. As homenagens espirituosas a Um Corpo que Cai e outros clássicos de Hitchcock estão por toda parte, desde a trilha sonora sinuosa de Jerry Goldsmith ao trabalho de câmera virtuoso de Bont.

As casas são magníficas. Os figurinos (tirando o decote em V de Douglas) são espetaculares. E a história é tão sensacional e tão complexa que oscila à beira da ironia, sem nunca se deixar levar totalmente.

Não somos informados sobre quem é o assassino na cena de abertura, mas sabemos que a vítima é uma estrela do rock aposentada, e que sua namorada é a personagem de Stone, Catherine Tramell.

Descobrimos então que Tramell é uma autora que escreveu sobre um astro do rock morto de maneira idêntica em um de seus romances. O detetive de polícia interpretado por Douglas, Nick Curran, investiga o caso, mas não consegue resistir à principal suspeita.

A nítida possibilidade de ela ser uma maníaca homicida faz parte do fascínio. (Alerta de spoiler: ela é.)

Este enredo já é mais absurdo do que, digamos, Atração Fatal e Vítimas de uma Paixão. Mas Instinto Selvagem está apenas começando.

Eszterhas acrescenta uma nova reviravolta ou revelação a cada cinco minutos, não apenas no romance em andamento, mas nas histórias de fundo dos personagens também. É prática padrão do filme noir ter um policial com um escândalo no passado.

Em Instinto Selvagem, o policial em questão é um alcoólatra que atirou acidentalmente em alguns turistas enquanto estava sob efeito de cocaína. Ah, e sua esposa se matou.

O currículo de Catherine é igualmente animado.

Seu primeiro marido era um boxeador que foi golpeado até a morte no ringue, e ela tinha um relacionamento obsessivo com sua colega de faculdade — que, como vimos, vem a ser psicóloga do departamento de polícia de Nick, interpretada por Jeanne Tripplehorn.

E sua namorada e melhor amiga? Nada demais, mas ambas massacraram vários membros de suas próprias famílias.

Uma anti-heroína inspiradora?

É Catherine quem personifica a sensação de que Instinto Selvagem é o suspense erótico que acaba com todos os demais. Outras personagens sedutoras de filme noir podem cometer seus crimes por dinheiro ou amor ou para escapar de um casamento sufocante, mas Catherine é solteira, rica e muito mais interessada em sexo do que em amor; ela mata só para ver se consegue se safar.

Por mais diabólica que ela possa ser, ela também é, de certa forma, uma figura estranhamente inspiradora.

“Ela é vista através de lentes masculinas paranoicas”, diz Anna Smith, crítica de cinema e apresentadora do podcast Girls on Film.

“Mas há aspectos de sua personagem que foram e até certo ponto ainda são revigorantes. Ela é a protagonista feminina em um filme comercial que tem uma carreira de sucesso, que está no controle total, mais inteligente do que os homens ao seu redor, sexualmente liberada e desafiadoramente não-maternal.”

Em seu comentário no DVD, Verhoeven chama Catherine de “diabo” e “satanás”.

De Bont diz que a vê como uma “deusa”.

Stone só ganhou o papel depois que nomes lucrativos como Michelle Pfeiffer, Geena Davis, Melanie Griffith e Kim Basinger recusaram. Mas é impossível imaginar alguém corresponder à confiança indiferente que ela incorpora ao personagem.

Madonna e Willem Dafoe em 'Corpo em Evidência'
Legenda da foto,’Corpo em Evidência’, com Madonna e Willem Dafoe, foi um dos vários suspenses eróticos que surgiram na sequência de ‘Instinto Selvagem’

Uma mistura inesquecível de Jessica Rabbit e Hannibal Lecter, Catherine está no comando de todas as situações, desde o momento em que transforma o namorado em um coador humano na cena de abertura até o momento em que sai impune no final.

Ficou famosa a cena do interrogatório em que ela descruzou e cruzou as pernas, mostrando à polícia, e ao espectador, que não estava de calcinha.

Em seu livro de memórias publicado recentemente, The Beauty of Living Twice (“A Beleza de Viver Duas Vezes”, em tradução literal), Stone repete sua alegação anterior de que foi assegurada por Verhoeven durante as filmagens de que “não veríamos nada”.

Mas ela também observa que a cena reveladora “foi correta para o filme e para a personagem”. É difícil discordar.

A cena mostra como Catherine está confortável com seu corpo e o poder que tem sobre os marmanjos que a admiram.

A sequência também pode ser interpretada como uma piada maliciosa sobre o que estamos pagando quando assistimos a um suspense erótico.

Os policiais enfileirados na sala de interrogatório são como os espectadores do cinema, boquiabertos com seu ídolo, não exatamente aprovando, mas levados à distração por um vislumbre de carne.

E se Verhoeven realmente estava comentando sobre o equilíbrio entre a libidinagem e o puritanismo dos frequentadores de cinema, então ele provou que estava certo.

Apesar de todo o pânico moral que seu lançamento causou, o público ficou fascinado por Catherine, e Instinto Selvagem subiu para o sexto lugar nas bilheterias americanas em 1992, apesar de sua classificação indicativa.

Naturalmente, isso estabeleceu uma tendência, pois os produtores viram quanto dinheiro poderia ser ganho com o gênero, e as celebridades perceberam que poderiam se despir sem prejudicar suas carreiras.

Em 1993, foi lançado Corpo em Evidência, com Madonna, Willem Dafoe e outro diretor europeu importado, Uli Edel. Em 1994, foi a vez de A Cor da Noite, com Bruce Willis e Jane Marsh, assim como de Assédio Sexual, protagonizado por Douglas e Demi Moore.

Mais dois suspenses eróticos foram feitos com roteiros de Eszterhas, incluindo Invasão de Privacidade, estrelado por Stone.

Em 2006, ela atuou em Instinto Selvagem 2 sem Verhoeven ou Eszterhas. (“Prefiro fingir que isso não existiu”, diz Turner.)

Houve ainda muitos outros filmes que estavam tão ansiosos para imitar Instinto Selvagem que usaram a música-tema imediatamente reconhecível de Goldsmith em seus trailers.

Mas nada poderia competir. Fazer um suspense erótico depois de Instinto Selvagem era como fazer uma space opera logo após o lançamento de Star Wars. Poderia ir bem nas bilheterias, mas só poderia soar como uma pálida imitação.

A menos que um filme fosse uma paródia deliberada — e a cruzada de pernas já foi parodiada várias vezes — como as referências a Hitchcock poderiam ser mais flagrantes, ou o sexo mais tórrido, ou a violência mais horrível, ou a trama mais bizantina, ou a femme fatale mais loira, linda e diabólica?

Mesmo o suspense erótico mais instigante estava fadado a parecer fraco em comparação com Instinto Selvagem.

E talvez o filme reconheça isso em sua cena final.

Nick e Catherine estão na cama juntos, mais uma vez, mas agora, em sua post-coital tristesse (disforia pós-coito), eles estão tão cansados, entediados e tristes como os amantes em fuga no final de A Primeira Noite de um Homem.

Eles se divertiram, tiveram seu jogo mortal de gato e rato, e a vida nunca será tão erótica ou emocionante novamente.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CIDADE7 horas ago

Santa Rita dá um passo histórico rumo à sustentabilidade com a inédita Conferência Municipal do Meio Ambiente

Nacional7 horas ago

O fiasco do 8/1: entre reflexões tortas, discursos vazios e a vergonha alheia da esquerda

ENTRETENIMENTO8 horas ago

Nesta sexta(10), estreia de “A Butija do Pastoril Profano” no Teatro Paulo Pontes

Judiciário8 horas ago

Vídeo: Moraes reage após piada de Lula com apelido “Xandão”

Politíca10 horas ago

Democracia em xeque: Chió, 8 de janeiro e os dilemas do Brasil

Politíca10 horas ago

Arimatéa França, o Ari da CUT, é pré-candidato a presidente estadual do PT-PB

Politíca10 horas ago

Ao lado de Lula, em ato para lembrar o 8/1, Veneziano conclama brasileiros a serem “vigilantes permanentes da democracia”

CIDADE10 horas ago

Marmuthe encerra o terceiro mandato destinando R$ 2,7 milhões para Saúde, Assistência Social e Cultura em João Pessoa

Politíca10 horas ago

Tovar solicita ao Governo da Paraíba doação de colmeias para incentivar apicultura

Politíca10 horas ago

Júnior Araújo entrega emenda de R$ 320 mil para saúde em Itaporanga no aniversário de 160 anos

Politíca10 horas ago

Saúde em Guarabira: Ruy destina recursos para zerar filas de exames, consultas especializadas e cirurgias

Politíca10 horas ago

Projeto de Jutay garante realização de exames para identificar comorbidades em crianças com Síndrome de Down

Internacional12 horas ago

Veja fotos do devastador incêndio em Palisades na Califórnia

ENTRETENIMENTO13 horas ago

11 maneiras de responder quando alguém insulta a deficiência de um ente querido

Judiciário13 horas ago

A confissão como instrumento probatório no processo civil

Esporte13 horas ago

Falsa promessa de carreira no futebol deve ser julgada pela Justiça do Trabalho

Judiciário13 horas ago

Em dois anos, STF responsabilizou 898 pessoas por atos antidemocráticos de 8 de janeiro

Nacional13 horas ago

Assistencialismo estatal, liberação de emendas parlamentares e reeleição de prefeitos

AGRICULTURA & PECUÁRIA13 horas ago

Uma lei para os bioinsumos: o futuro da agricultura brasileira

AGRICULTURA & PECUÁRIA13 horas ago

Gilmar Mendes suspende processos sobre Funrural pessoa física

Educação & Cultura13 horas ago

Projeto prevê treinamentos em escolas para prevenir violência

Educação & Cultura13 horas ago

Projeto prevê concursos específicos para educação indígena, rural e quilombola

ECONOMIA21 horas ago

Brasil o Deja Vu econômico que ninguém pediu

Saúde22 horas ago

Secretaria de Saúde inscreve até o dia 13 de janeiro para residências multiprofissional e médica

CIÊNCIA & TECNOLOGIA22 horas ago

Zuckerberg Detona: Liberdade de Expressão Acima da Censura Global

CIDADE23 horas ago

Procon-JP segue fiscalização da Operação Verão e se reúne com donos de estabelecimentos nesta quarta-feira

Nacional1 dia ago

Congressistas somem no ato de Lula: ausências que falam alto

ESTADO1 dia ago

Alerta de chuvas intensas no Sertão da Paraíba: população deve redobrar atenção

CIDADE1 dia ago

Defesa Civil vai instalar placas de advertência na Barreira do Cabo Branco

Esporte1 dia ago

Secretaria de Habitação inicia colônia de férias com oficina de vôlei para jovens dos residenciais

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

ENTRETENIMENTO9 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

Judiciário1 mês ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional12 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

Internacional6 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

ENTRETENIMENTO8 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário8 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO12 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO10 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

Esporte8 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO2 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA6 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública2 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde2 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde2 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Educação & Cultura2 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Nacional6 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Internacional2 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

CIDADE8 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Saúde2 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Internacional8 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

ENTRETENIMENTO1 dia ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Saúde1 dia ago

CASOS DE DEMÊNCIA DEVEM TRIPLICAR ATÉ 2050 NO BRASIL

ECONOMIA1 dia ago

RECEITA FEDERAL VAI MONITORAR DADOS DO CARTÃO DE CRÉDITO E PIX

ENTRETENIMENTO1 dia ago

O BILIONÁRIO QUE DOOU SUA FORTUNA DE US$ 3 BILHÕES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

OS AVANÇOS E RETROCESSOS EM UM ANO DE EXTREMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

2 MIL MUDAS PLANTADAS POR VOLUNTÁRIOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

A ILHA QUE PODE DESVENDAR O MISTÉRIO DA ANOMALIA MAGNÉTICA SOBRE O BRASIL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

CARROS VOADORES PODEM SE TORNAR REALIDADE NA CHINA

Saúde2 dias ago

TECNOLOGIA DO CORAÇÃO ARTIFICIAL SALVA VIDAS E É OFERECIDA PELO SUS

ECONOMIA2 dias ago

NOVO SALÁRIO MÍNIMO IMPULSIONARÁ ECONOMIA EM 125 BILHÕES

ENTRETENIMENTO2 dias ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Internacional1 semana ago

DECLARAÇÕES DE TRUMP CAUSAM IMPACTOS INTERNACIONAIS ANTES DE COMEÇAR MANDATO

Saúde1 semana ago

ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS ACELERAM O ENVELHECIMENTO PRECOCE

Internacional1 semana ago

O TSUNAMI MAIS MORTAL DA HISTÓRIA

ENTRETENIMENTO1 semana ago

15 PLANTAS PEQUENAS QUE FAZEM UMA GRANDE DIFERENÇA EM CASA

Educação & Cultura1 semana ago

37,5% DAS ESCOLAS NAS CAPITAIS BRASILEIRAS NÃO TÊM ÁREAS VERDES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

CUIDADO COM ANIMAIS NA ALTA FLORESTA

Educação & Cultura2 semanas ago

DE ESTUDANTE DE PAÍS POBRE A BILIONÁRIO DO DUOLING

Saúde2 semanas ago

EXPECTATIVA É ENTREGAR 100 MILHÕES DE DOSES DE VACINA CONTRA DENGUE EM TRÊS ANOS

Internacional2 semanas ago

A ISLÂNDIA É O MELHOR PAÍS PARA MULHERES?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

MELHORA NOS ÍNDICES DE EMPREGO BENEFICIAM PESSOAS ENTRE 50 E 59 ANOS

Internacional3 semanas ago

COMO A CHINA RESPONDERÁ À POLÍTICA DE TARIFAS DE TRUMP?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

BATERIAS DE CARROS ELÉTRICOS PODEM SER REAPROVEITADAS

Internacional3 semanas ago

ISRAEL, RÚSSIA, EUA: QUEM GANHA COM A QUEDA DE ASSAD?

ECONOMIA3 semanas ago

COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DE PRODUTO E SERVIÇO CORRETAMENTE?

Segurança Pública3 semanas ago

DRONES COM SENSORES DE CALOR VIRAM ALIADOS DO CORPO DE BOMBEIROS

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CAVERNA DO DRAGÃO: O EPISÓDIO PERDIDO

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 mês ago

PROJETO INSTALA COLMEIAS EM ALDEIAS INDÍGENAS

Internacional1 mês ago

GELO DO ÁRTICO PODE DERRETER BEM ANTES DO QUE IMAGINÁVAMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 mês ago

BRASIL É RESPONSÁVEL POR MAIS DE 35% DA PRODUÇÃO GLOBAL DE SOJA

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br