Connect with us

Internacional

Ajuda estatal pode ser saída para crise da imprensa?

Jornais mundo afora veem sua circulação caindo, suas fontes de renda diminuindo e “fake news” minando sua credibilidade. Fórum sobre Informação e Democracia defende intervenção governamental

“O que vemos recentemente é que um número crescente de leitores telefona para nossa redação para nos dizer o quanto é importante para eles que nós ainda coloquemos nas ruas nossa versão impressa em papel”, diz Benjamin Piel, editor-chefe do MindenerTageblatt, um jornal diário publicado na cidade de Minden, no estado da Renânia do Norte-Vestfália, no noroeste da Alemanha.

A publicação tem atualmente uma tiragem de 26 mil exemplares, mas o número está encolhendo – apesar dos leitores fiéis –, com uma queda em torno de um quarto nas vendas nas últimas duas décadas.

O mesmo ocorre com muitos outros jornais locais e regionais. A covid-19 certamente não ajudou, mas não se pode negar que a crise já vem de muito antes do início da pandemia. A chamada lealdade do leitor está em baixa.

Enquanto os governos mais autoritários ampliam seu apoio à disseminação de notícias falsas, nos Estados democráticos, meios de imprensa convencionais lutam para sobreviver, enquanto seus recursos se esvaem. Somente na Alemanha, a circulação dos grandes jornais caiu 45% nos últimos 20 anos.

Nos Estados Unidos, tendências semelhantes levaram ao surgimento do que ficou conhecido como “desertos de notícias”. Áreas inteiras do país deixaram de receber o tipo de informação básica que as imprensas locais tendem a fornecer. Nos últimos 15 anos, mais de 2 mil jornais foram forçados a fechar suas portas nos EUA.

“As forças que minam o velho jornalismo e tentam restringi-lo, controlá-lo e extingui-lo em alguns lugares estão ficando mais fortes, e as técnicas e as frentes a partir das quais isso acontece estão se multiplicando”, explicou Sameer Padania em entrevista à DW.

Junto com colegas, ele é um dos autores do relatório Um Novo Pacto pelo Jornalismo [que utiliza a expressão New Deal em referência às reformas implementadas nos EUA nos anos 1930 para recuperar a economia do país após a Grande Depressão], desenvolvido pelo Fórum sobre Informação e Democracia, com o apoio da organização Repórteres sem Fronteiras (RSF). O objetivo é criar um quadro ambicioso para o futuro do jornalismo.

O “novo pacto” proposto no relatório tem como objetivo dar um novo impulso aos órgãos de mídia – impressa, digital ou linear – e mantê-los no mercado. “O objetivo é repensar o jornalismo, não como ‘setor de mídia’, mas como elemento central da liberdade de imprensa e de expressão”, afirma Christophe Deloire, secretário-geral da RSF e presidente do Fórum.

Incentivos fiscais e cupons

A ideia é que as forças motrizes por trás da realização do “novo pacto” sejam os governos e as instituições fundamentais nas sociedades democráticas. O Fórum lista uma série de recomendações para ajudar os países a destinar até 0,1% de seu Produto Interno Bruto (PIB) anual para o jornalismo.

O princípio por trás da proposta é que os governos teriam de se comprometerem a respeitar e apoiar uma independência ilimitada, tanto editorial quanto estrutural. A esperança é criar mercados “premium” de mídia dentro de dez anos. Nenhum dos formatos – impresso ou online, por exemplo – receberia tratamento preferencial. O foco, ao contrário, deve estar em projetos inovadores.

É claro que não há soluções sob medida. Ao contrário, o “novo pacto” representa uma visão e uma plataforma para que o espectro mais amplo possível de grupos de interesse possa se reunir antes de levarem suas ideias de volta ao nível local, para que possam ser postas em prática.

Algumas das recomendações do relatório são de caráter estrutural. Por exemplo, avaliar a melhor forma de estabelecer conjunturas financeiramente sustentáveis através de mecanismos como incentivos fiscais.

Outras medidas incluem apoio estatal em menor escala, como a introdução de cupons que poderiam permitir às pessoas de baixa renda manter assinaturas de jornais ou portais de internet regionais.

“Vários governos já falaram sobre a necessidade de apoiar o jornalismo independente, preservar a liberdade de imprensa e assegurar que os cidadãos tenham acesso à informação. Eles precisam agora agir e exercer liderança nessas questões”, disse Padania.

Financiar sem intervir

A proposta de o governo financiar jornalistas é algo que na Alemanha – levando-se em conta regimes autoritários do passado – sempre dispara alarmes.

O documento do Fórum enfatiza que o objetivo é e deve ser a criação de um novo ambiente onde floresça uma imprensa independente e inovadora, da qual somente “países respeitadores dos direitos” poderão se beneficiar. Isto é, países como a Alemanha, onde os direitos do cidadão são amplamente respeitados.

“O relatório joga luz sobre o déficit financeiro que o jornalismo enfrenta. O consenso acadêmico é que o setor público precisa assumir um papel mais ativo”, diz Christopher Buschow, professor-assistente para Organização e Redes de Mídia da Universidade Bauhaus, em Weimar.

Benjamin Piel, do Mindener Tagesblatt, não tem dúvidas de que seu jornal simplesmente não sobreviverá no longo prazo sem esse tipo de apoio. “A cada assinante que perdemos, a produção e as vendas se tornam mais caras”, afirmou.

Ele explica que se um jornal tem 15 ou 20 assinantes em uma mesma rua, a mesma logística é necessária para assegurar que os exemplares sejam entregues.

“Se olharmos dessa forma, então o apoio do Estado realmente ajudaria muito”, diz Piel. “Entretanto, eu teria um grande problema se isso tivesse qualquer coisa a ver com conteúdo financiado, e se houvesse a menor impressão de que o Estado pudesse interferir na independência do processo de produzir notícias.”

Apoio ao jornalismo de qualidade

Um pacote de estímulo no valor de 220 milhões de euros criado pelo Ministério alemão da Economia havia sido planejado para substituir a estrutura de vendas dos jornais, além de ajudar veículos de mídia a entregarem os exemplares. Mas o projeto não decolou, em parte, porque as novas empresas de mídia se sentiram em desvantagem, uma vez que esse financiamento se aplicaria somente aos grupos tradicionais.

Esse é um erro que outros países conseguiram evitar. Enquanto a Alemanha ainda tem que se acostumar com o Estado se tornando um fornecedor de recursos, a Dinamarca, por exemplo, já possui um esquema de promoção da imprensa que abrange todo o espectro da mídia, incluindo até um fundo para inovações.

Mas, para Volkmar Kah, diretor executivo do sindicato de jornalistas DJV no estado da Renânia do Norte-Vestfália, as coisas na Alemanha começam a tomar a direção certa. “Os jornais precisam se desenvolver. Uma iniciativa que simplesmente apoie as vendas e a entrega estaria somente apoiando um modelo de negócio moribundo”, afirma.

Em sua opinião, o apoio estatal deve estar associado à qualidade do jornalismo e não somente aos números de circulação. Ele afirma que o recipiente pode até ser uma start-up que esteja preenchendo a lacuna deixada nas regiões de onde as grande mídias estejam se afastando.

“Mas mesmo entre os veículos de imprensa tradicionais há uma preocupação considerável sobre o que a intervenção do Estado poderia significar. Precisamos ser muito cuidadosos”, diz Kah.

Em Minden, Benjamin Piel alerta que há muitos leitores que “querem o produto impresso e nada mais”. Ele diz que se fosse fazer uma mudança para um formato totalmente digital, ele não teria mais alcance sobre esse público.

O fim da imprensa no formato atual

O especialista em mídia Christopher Buschow ressalta que não seria inteligente manter o jornalismo dependente de ajuda por um período prolongado. “Seria uma abordagem muito perigosa. O que realmente precisamos atingir é organizar financiamentos direcionados que iriam – mesmo na fase de transformação em que estamos hoje – nos permitir dar início a inovações no jornalismo e a projetos promissores que conseguiriam, no melhor dos casos, se manter sozinhos.”

Segundo afirma, o que não está claro é a questão sobre de que modo os fundos adicionais poderão ser distribuídos sem o envolvimento do Estado. O Novo Pacto para o Jornalismo sugere o que chama de “entidades de financiamento intermediárias independentes”. Buschow acredita nesta solução, que inclusive já foi testada no jornalismo científico.

Ele, porém, faz uma ressalva. “Está claro que as coisas não podem continuar como estão. Isso poderá marcar o fim do ambiente de imprensa da forma como conhecemos – e com consequências graves.”

Afinal, segundo diz, estudos demonstram que nos lugares onde não há imprensa livre existe mais corrupção e menor comparecimento às urnas. Além disso, outros elementos tendem a se mover para ocupar esse vácuo, como por exemplo, os teóricos da conspiração e a chamada imprensa alternativa.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Educação & Cultura2 minutos ago

1º Festival Literário Internacional da Paraíba (FliParaíba) começa nesta quinta-feira (28) em João Pessoa

ESTADO7 minutos ago

Governo divulga projetos selecionados para etapa estadual da I Feira de Ciências dos Municípios 

ESTADO9 minutos ago

João Azevêdo autoriza lançamento de edital do Detran-PB de apoio aos clubes de futebol masculino e feminino da Paraíba

ESTADO11 minutos ago

FCJA sedia evento de instrução aos pescadores artesanais de João Pessoa 

ESTADO13 minutos ago

Balanço Mensal: Cedmex e NAF suspendem atendimento nesta sexta-feira (29)

ESTADO16 minutos ago

Nota Cidadã sorteia carro zero quilômetro para compras com notas fiscais em dezembro

ESTADO17 minutos ago

Programa Paraíba Pet realiza mais de 1.400 castrações em todo o estado

Nacional20 minutos ago

Bolsonaro nega saber de plano para matar Lula, mas diz temer prisão

Nacional56 minutos ago

Pacheco diz que deve deixar vida pública em 2027

ECONOMIA1 hora ago

Galípolo participa de reunião com Lula sobre corte de gastos

Segurança Pública1 hora ago

As Forças Armadas são realmente necessárias?

Judiciário1 hora ago

Machado de Assis, A Cartomante e o destino jurídico do Brasil

Politíca2 horas ago

Coordenador da bancada federal paraibana, Murilo, confirma retomada imediata da Operação Carro-Pipa 

Politíca2 horas ago

Veneziano confirma liberação do governo de R$ 38 milhões para a continuidade do programa de carros-pipa

Politíca2 horas ago

Adriano Galdino é reeleito presidente da Assembleia para o biênio 2025/2026

Politíca2 horas ago

137 ANOS – Camila Toscano destina mais de R$ 3,5 milhões para Guarabira e reforça compromisso com a cidade

Politíca2 horas ago

Léa Toscano parabeniza Guarabira e reafirma compromisso de preparar a cidade para o futuro

Segurança Pública2 horas ago

Comissão aprova projeto que concede porte de arma para agentes de trânsito

Segurança Pública2 horas ago

Audiência discute importância de iniciar rapidamente busca por desaparecido que tenha alguma deficiência

Educação & Cultura2 horas ago

Comissão aprova criação de programa federal para apoiar cursinhos pré-vestibulares populares

Educação & Cultura2 horas ago

Comissão de Educação debate novo marco regulatório para cursos de graduação a distância

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 horas ago

Lira cobra retratação do Carrefour e defende resposta clara contra o protecionismo

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 horas ago

Comissão aprova projeto que reforça controle sobre desmatamento e eleva punições

Nacional2 horas ago

Governo Federal garante continuidade da Operação Carro-Pipa

Judiciário2 horas ago

Governos não podem usar dívidas para compensar precatórios, diz maioria do STF

Judiciário2 horas ago

O que é o marco temporal das terras indígenas e por que voltou a discussão?

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 horas ago

Impactos da depreciação acelerada na cultura da cana-de-açúcar

CONCURSO E EMPREGO3 horas ago

PEC da Escala 6×1: o que há de importante neste debate e o que há de discurso

Esporte3 horas ago

CCJ analisa projetos contra violência nos estádios

CONCURSO E EMPREGO3 horas ago

Divulgada relação preliminar das inscrições homologadas no 2º concurso dos cartórios notariais

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde1 semana ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde1 semana ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura1 semana ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura2 semanas ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde2 semanas ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

O que é CLT?

Saúde2 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Internacional2 semanas ago

MUNDO DEVE SUPERAR META DE 1,5°C DE AQUECIMENTO EM 2024

Internacional3 semanas ago

A verdadeira história de Donald Trump

Politíca3 semanas ago

Veneziano: Cúpula dos Parlamentos do G20 contribui para eficiência legislativa

Nacional3 semanas ago

Saiba o que é o encontro do G20, que acontece após a Cúpula dos Parlamento

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CRIAÇÃO DE COBRAS RARAS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br