CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Aprenda a usar recursos do Tiktok para atrair clientes à sua empresa
Volta e meia o TikTok entra no topo da lista de aplicativos mais baixados do mundo. Como quase toda rede social de sucesso, ela conseguiu reunir certos modelos de conteúdo que viralizaram por lá, como as dancinhas, piadinhas e desafios. Mas se você tem uma micro ou pequena empresa, o app surgido na China pode ser um grande aliado nos negócios.
Segundo uma recente sondagem da empresa de análise de mercado Opinion Box, que ouviu 850 brasileiros que usam o TikTok, 56% deles seguem alguma marca ou empresa no aplicativo e 66% concordaram que ele pode aproximar pessoas e empresas.Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia?
“Com tantas pessoas engajadas na rede social e o crescimento superando outras plataformas, os empreendedores podem aproveitar o momento para fixar a marca e direcionar a audiência para conversão de vendas em outros canais”, recomendou Ivan Tonet, analista de competitividade do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
Faz sentido, já que o estilo TikTok de produzir vídeos verticais já empurrou o Facebook a copiar ferramentas da plataforma chinesa para o Instagram. E não raro vemos por aí vídeos do TikTok replicados no Twitter, Facebook, WhatsApp e outras plataformas. “Ou seja, quem souber explorar o formato do TikTok sairá na frente, não só na plataforma, mas também poderá replicá-lo no mercado”, explicou Anny Santos, também analista do Sebrae.
“Outro ponto importante é a possibilidade de explorar a conexão com o público jovem, principal ativo do TikTok. Esse jovem pode ser decisor de compra, fazendo com que a marca converse com ele como consumidor e pode ser influenciador do comportamento de compra dos pais, por exemplo”, acrescentou Tonet.
Portanto, veja abaixo cinco dicas para sua empresa aproveitar a plataforma para angariar clientes ou aumentar as vendas.
Seja autêntico
Para chamar atenção do usuário, você precisa trazer autenticidade e exclusividade para seu conteúdo. Uma sugestão de Tonet é mostrar o resultado do seu trabalho em uma postagem, e na próxima explicar o processo de criação do mesmo. Neste último, dá para dividir em vários vídeos por etapa ouf fazer um time lapse que acelera os vídeos longos para caber em menos segundos.
Surfe na tendência
Sejá ágil ao identificar as tendências do momento do aplicativo, como tutoriais de maquiagem, dublagens, desafios, memes etc. e crie conteúdo em cima disso para aumentar o engajamento. Use hashtags populares para ajudar a visualização e localização do seu vídeo.
Junte-se aos influenciadores
Ninguém na sua empresa é muito carismático para vídeos? Então considere convidar influenciadores que tenham a ver com sua marca e público e contrate-os para criar algum conteúdo para lançar um produto ou campanha. O levantamento da Opinion Box descobriu que 73% dos entrevistados seguem influenciadores no aplicativo.
Não deixe a peteca cair
Os algoritmos de redes sociais recomendam os vídeos para mais e mais pessoas em ondas, à medida que as métricas melhoram, como o número de visualizações, curtidas, comentários e compartilhamentos. Eles também privilegiam canais que produzem com frequência e qualidade. Se investir nisso, a sua entrega da primeira onda atingirá mais gente.
Estimule o público
Sobre a dica anterior, dá para criar maneiras diversas para pedir que sua audiência compartilhe o conteúdo por aí. Você pode sugerir recompensas, como lançar um vídeo-continuação do anterior, se o primeiro alcançar mil compartilhamentos. Ou pode pedir para “marcar seu amigo que precisa ver isso”. É uma dica que dá bem certo em várias outras redes sociais, aliás.