Connect with us

CIÊNCIA & TECNOLOGIA

13 dicas para proteger seus dados bancários no celular

Já faz algum tempo que as filas de banco caíram em desuso: hoje, a maioria das transações já é feita pelos aplicativos de celular. Todos os grandes grupos financeiros brasileiros têm apps móveis. Com eles, é possível conferir informações, saldo e extrato, bem como fazer pagamentos e outras movimentações.

Uma pesquisa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) aponta que, em 2020, 51% das operações passou por ferramentas móveis. Além disso, o levantamento mostra que o total de contas ativas no mobile banking chegou a 198,2 milhões — mais do que o dobro das 92,4 milhões registradas no ano anterior. Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

E não é só isso. Um estudo da firma de consultoria de gestão Oliver Wyman mostra que o Brasil ficou em segundo lugar entre os países onde mais pessoas começaram a fazer operações financeiras online durante a pandemia: 42% dos brasileiros fizeram ao menos uma transação bancária digital durante a crise do novo coronavírus (SARS-CoV-2); e cerca de 65% pretendem continuar acessando o espaço virtual para isso. Com tanta gente assim nesse ambiente, vem a pergunta inevitável: é seguro usar o app bancário?

Em geral, sim, essas ferramentas são seguras, práticas e confiáveis. Além disso, os sistemas operacionais dos celulares dificultam a troca de informações entre aplicativos. Ou seja, mesmo que haja um vírus instalado no aparelho para coletar dados, ele dificilmente vai conseguir acesso ao conteúdo inserido no app do banco.

E mais: os bancos exigem que o aparelho usado para as movimentações seja registrado em seu sistema. Assim, somente dispositivos cadastrados podem realizar operações. Mesmo assim, muitos usuários ficam inseguros de usar os serviços bancários pelo app — especialmente com a ocorrência cada vez mais frequente de crimes digitais. Alguns cuidados com a segurança podem ajudar a aproveitar essa conveniência sem correr muitos riscos. Confira a seguir!

1 – Instale o aplicativo oficial do banco 

Esse é o primeiro passo: obter o app correto. É comum que os golpistas criem clones de sites e softwares para enganar os usuários. O lugar ideal para encontrá-lo é o site da instituição bancária, mas ele também está disponível na loja oficial de aplicativos do sistema operacional do celular. Para evitar clones, não faça download de fontes não oficiais nem de arquivos com extensão “apk”.

Além disso, é fundamental manter a ferramenta sempre atualizada. Os bancos otimizam os apps constantemente para incluir melhorias de segurança. Embora essas correções normalmente sejam enviadas automaticamente para os aparelhos, vale verificar na loja do sistema operacional se o dispositivo tem a versão mais recente.

2 – Não use o app do banco em aparelhos de terceiros

Mesmo que seja o smartphone de um amigo, não insira seus dados bancários para fazer consultas. É verdade que a senha não fica diretamente armazenada no aplicativo, mas o dispositivo pode ter um programa mal-intencionado que identifica as entradas do teclado e possa registrar a combinação.

3 – Use a ferramenta apenas em redes seguras

Redes Wi-Fi públicas ou desconhecidas são perigosas para a segurança digital. As conexões do ônibus, do trem ou do shopping são mais vulneráveis a ataques, já que as conexões ficam mais expostas nessas fontes. Nelas, ladrões podem invadir com mais facilidade para roubar dados dos usuários.

Então, prefira usar o app do banco apenas em conexões privadas, como a da sua casa. Quando estiver na rua, se realmente for necessário consultar a ferramenta financeira, opte pela rede móvel da operadora de celular.

4 – Não guarde informações sobre a conta no celular

Armazenar credenciais da conta no smartphone não é uma boa ideia. Em eventual perda ou furto do aparelho, as informações podem ser encontradas por um golpista, que terá acesso ao seu conteúdo. O ideal é memorizar esses dados, mas, se realmente precisar guardá-los em um dispositivo, escolha um app de cofre com senha.

5 – Habilite a verificação em duas etapas

Muitos aplicativos de banco confirmam a realização de transações que envolvem dinheiro com a emissão de um token pela própria ferramenta. Outras instituições solicitam, ainda, a leitura de um Código QR para validar a operação. Essas ações procuram dificultar a prática de fraudes.

6 – Tenha antivírus e, se possível, use VPN

É recomendável ter um antivírus atualizado no aparelho de celular. Ele vai enviar alertas de vulnerabilidade. Outro recurso útil é o bloqueio de tela, que impede que alguém que pegue o telefone consiga chegar ao app do banco.

Se precisar usar um ponto de Wi-Fi público, o ideal é usar uma rede privada virtual (Virtual Private Network – VPN). Ela dificulta a interceptação de informações e protege dados confidenciais. Há muitas opções de VPN gratuitas.

7 – Monitore suas contas com frequência

Fique sempre atento a movimentações suspeitas nas contas bancárias e nos cartões de crédito. Se identificar uma fraude, informe imediatamente o banco. Uma boa opção é ativar as notificações de instituições para ser informado sempre que houver qualquer movimentação.

Furto do aparelho

Uma das modalidades criminosas recentes é o furto de aparelhos para acesso a contas bancárias pelo app. As vítimas desses ataques podem usar técnicas para, ao menos, dificultar a ação dos criminosos. E elas vão além das proteções oferecidas por biometria, reconhecimento facial e senha, que já são burladas pelos bandidos. Confira!

8 – Bloqueie o IMEI

IMEI é o número que identifica um aparelho. Ao bloqueá-lo, o usuário impede que ele seja usado. Esse número pode ser encontrado facilmente: basta inserir *#06# na tela que permite fazer ligações. Essa instrução mostra as informações do dispositivo no display. Aí é só anotar o IMEI em um lugar seguro.

Se o aparelho já tiver sido furtado ou roubado, há formas de encontrar seu IMEI. Para celulares com sistema operacional Android, é preciso acessar o serviço “Localizar o meu dispositivo” no site do Google e clicar no “i” ao lado do nome do celular. Já para smartphones com iOS, o serviço “Buscar meu iPhone” está disponível no site da Apple. No menu “Dispositivo”, clique no ícone do celular perdido para ver o número de IMEI.

Esse bloqueio não impede, entretanto, que o celular funcione em redes Wi-Fi. Além disso, algumas quadrilhas já conseguem reverter essa ação. Então, ela deve ser complementada com outros cuidados.

9 – Formate o aparelho a distância

Outra forma de impedir que criminosos tenham acesso aos dados disponíveis no aparelho é a formatação a distância. Em dispositivos Android, esse apagamento remoto pode ser feito via antivírus. Se o modelo for um iPhone, é possível acionar o comando no site do iCloud.

Se o smartphone estiver ligado e conectado a uma rede, será formatado automaticamente. Se não, a ação de formatação ocorre assim que ele for conectado. Formatar o celular é mais seguro do que apenas bloqueá-lo, já que o bloqueio pode ser revertido com facilidade — e o acesso aos dados, liberado. Quando o aparelho é formatado, por outro lado, seu conteúdo é apagado. Arquivos guardados em serviços de armazenamento em nuvem não são afetados.

10 – Proteja o chip com uma senha

Adicionar uma combinação no chip — preferencialmente diferente daquela usada para desbloquear o aparelho — impede que ele seja usado em outro dispositivo. Como muitos bancos usam SMS e ligações como mecanismos de recuperação de senha, ao usar o chip em outro celular, o golpista pode acionar o recurso “Esqueci minha senha” e conseguir acesso às contas bancárias.

11 – Não use a mesma senha

Muitos aparelhos têm a aba “Senhas” no menu de configurações. Nessa seção, é possível encontrar as combinações armazenadas no dispositivo (inclusive as que já foram trocadas). Ali, os fraudadores podem encontrar as senhas mais usadas e “testá-las” nos aplicativos de bancos.

Além disso, é importante deixar o menor número possível de senhas guardado no aparelho. Vai ser chato preencher campos de login o tempo todo, mas a segurança fica um pouco mais preservada.

12 – Evite armazenar dados de cartão de crédito

Deixar o número do cartão de crédito guardado no aparelho e em e-commerce é uma prática comum, mas pouco segura. É preferível preencher essa informação a cada compra online. Outra boa ideia é usar cartões virtuais, que são emitidos no aplicativo do banco e ficam inativos após o uso.

13 – Defina um e-mail alternativo de recuperação

Ter um e-mail alternativo — não o que está cadastrado no aparelho celular — para a recuperação de senhas de banco é outra ação simples de adotar. Quando o e-mail de recuperação não está cadastrado no aparelho, a ação do golpista é dificultada: ele não consegue recuperar a combinação a partir do “esqueci minha senha” para mudá-la e ter acesso à conta bancária.

E lembre-se sempre de que os bancos não enviam e-mail ou SMS com links para atualização de aplicativos. Se receber mensagens desse tipo, não clique nos links nem insira suas senhas — apenas apague-as imediatamente.

Fonte: Paraná BancoValor Investe

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Saúde10 minutos ago

Stalkers: A Obsessão Oculta no Cotidiano

CIDADE13 minutos ago

Leo Bezerra assina ordem de serviço de revitalização do Centro de Referência da Juventude, nos Funcionários I

Educação & Cultura23 minutos ago

Imortal da APL, escritora Neide Medeiros aborda pluralidade e diversidade no 1º FliParaíba

Educação & Cultura24 minutos ago

Funesc abre a exposição coletiva ‘Panapaná Pretitudes’, nesta quarta-feira (27)

Internacional27 minutos ago

Guerra no Sudão leva refugiados para vizinho e pobre Chade

Internacional30 minutos ago

Argentina denuncia novo cerco à embaixada em Caracas

Internacional32 minutos ago

Desastre, calote, desconfiança: as reações à COP de Baku

ESTADO36 minutos ago

Procon Paraíba dá início ao último Mutirão de Renegociação de Dívidas do ano realizado em João Pessoa

Politíca40 minutos ago

Ruy revela que ministro Haddad assegurou reforço no orçamento para retomada da Operação Carro-Pipa na Paraíba

Esporte41 minutos ago

Camila Toscano participa de Circuito nordeste de Voleibol e destaca importância de Guarabira receber evento

Internacional47 minutos ago

Entenda por que as relações comerciais entre China e Brasil estão cada vez mais prósperas

CIÊNCIA & TECNOLOGIA49 minutos ago

Qual será o impacto se o Google for forçado a vender o navegador Chrome?

ECONOMIA51 minutos ago

Primeira parcela do 13º salário deve ser paga até esta semana; entenda regras

CIDADE56 minutos ago

Prefeitura de Cabedelo divulga calendário de pagamentos dos meses de novembro, dezembro e 13º

Nacional1 hora ago

Planalto vai chamar líderes para apresentar pacote de corte de gastos

Nacional1 hora ago

Enquanto governo quer cortar gastos, Congresso amplia renúncia fiscal

CIDADE1 hora ago

CFO é favorável a realocação e crédito especial que somam R$ 1,29 milhão

Segurança Pública2 horas ago

Ex-padre Egídio tem mandado de busca e apreensão de carro e ações judiciais cobrando condomínio de imóveis de luxo

Nacional3 horas ago

Governo prepara novo bloqueio de emendas parlamentares para ajustar as contas públicas

Politíca3 horas ago

Deputado Luciano Cartaxo destina R$ 130 mil para Aspan, Associação permanente de idosos no Cristo Redentor

CIDADE3 horas ago

TJPB, por unanimidade, rejeita embargos e mantém condenação do prefeito a 5 meses de detenção e suspensão dos direitos políticos

Judiciário3 horas ago

STF sob críticas: New York Times expõe desmonte da Lava Jato

Saúde3 horas ago

58 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 descartadas: prejuízo bilionário expõe falhas graves na gestão da saúde pública

Nacional4 horas ago

PEC do aborto é prioridade da CCJ da Câmara nesta semana

Judiciário4 horas ago

STF começa a discutir regulação das redes sociais e Marco Civil da Internet

CONCURSO E EMPREGO5 horas ago

Sedest realiza no Bairro das Indústrias última edição de 2024 do Feirão da Empregabilidade

ENTRETENIMENTO5 horas ago

Bolo de Rapadura

Esporte5 horas ago

Olheiro Lance!: cinco nomes livres no mercado para substituir Rafael Paiva no Vasco

Judiciário5 horas ago

Crimes contra ordem econômica

Judiciário5 horas ago

A revolução silenciosa nas garantias: como a Lei nº 14.711/2023 transformou o papel do tabelião de notas

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Nacional4 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Segurança Pública4 semanas ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde6 dias ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde6 dias ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura6 dias ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO6 dias ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO6 dias ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura1 semana ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde1 semana ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

O que é CLT?

Saúde2 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Internacional2 semanas ago

MUNDO DEVE SUPERAR META DE 1,5°C DE AQUECIMENTO EM 2024

Internacional2 semanas ago

A verdadeira história de Donald Trump

Politíca2 semanas ago

Veneziano: Cúpula dos Parlamentos do G20 contribui para eficiência legislativa

Nacional3 semanas ago

Saiba o que é o encontro do G20, que acontece após a Cúpula dos Parlamento

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CRIAÇÃO DE COBRAS RARAS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br