Connect with us

Internacional

Um ano de protestos de mulheres contra o regime em Belarus

Desde as controversas eleições de 9 de agosto de 2020, Lukashenko enfrenta uma resistência sem precedentes – e com protagonismo feminino. Elas, que já foram fortes apoiadoras, agora desafiam o “último ditador da Europa”

Há um ano, em 9 de agosto de 2020, Alexander Lukashenko se declarava vencedor das eleições presidenciais em Belarus. Em meio a acusações de fraude eleitoral, o resultado levou a protestos em massa a nível nacional, seguidos de uma onda aparentemente interminável de prisões, tortura e intimidação de manifestantes e opositores.

“Tive a sensação de que logo viriam atrás de mim também”, diz Anna Koval, que, ao lado de outros voluntários, recolheu alimentos, artigos de higiene e vestuário para as pessoas detidas.

“Brincamos que sofremos de fobia de ônibus, um distúrbio de ansiedade específico de Belarus”, afirma Koval. “Nos referimos aos ônibus pequenos com pessoas desconhecidas que podem parar você na rua a qualquer momento e forçá-lo a entrar no veículo. Eles não dizem quem são nem por que estão te levando. Isso pode acontecer até mesmo com pessoas que não são politicamente ativas.”

A história pessoal de Koval, que se sentiu obrigada a deixar seu país há quatro meses, e de várias outras mulheres belarussas é contada pela jornalista Alice Bota em seu novo livro, Die Frauen von Belarus (As mulheres de Belarus, em tradução livre), que acaba de ser publicado pela editora alemã Berlin Verlag.

“Há algo de nobre quando as pessoas superam seus medos e enfrentam uma luta desigual, mesmo tendo muito a perder. Também quando permanecem pacíficos, apesar de experimentarem tanta violência”, diz Bota.

São mulheres como essas que reconheceram sua força e desafiaram Lukashenko. Elas têm um papel decisivo na resistência contra um regime que não concede às mulheres nenhum lugar na política.

Mulher carrega em protesto bandeira que foi a de Belarus desde a independência da URSS, em 1991, até o ano de 1995
Mulher carrega bandeira que foi a de Belarus desde a independência da URSS, em 1991, até o ano de 1995

A mudança de posição das mulheres

Durante décadas Lukashenko personificou a figura paterna, o protetor da nação. As mulheres estiveram entre seus principais apoiadores e votaram em massa nele nas eleições presidenciais.

“As garantias sociais eram importantes para as mulheres – e o regime assegurava que as garantias sociais fossem mantidas. As mulheres eram particularmente vulneráveis ​​e dependiam da ajuda do Estado quando não tinham um parceiro masculino, com subsídio parental, licença-maternidade e vagas em creches”, explica Alice Bota em entrevista à DW.

Mas a situação mudou abruptamente. As mães ficaram horrorizadas ao ver seus próprios filhos sendo maltratados nas ruas durante os protestos, então não podiam ficar indiferentes e perdoar Lukashenko por isso.

“Embora prevalecesse um matriarcado nas famílias dos países socialistas, com a mulher mantendo a família unida, trabalhando, cuidando dos filhos e talvez ainda dos pais, o sistema era e ainda é dominado pelos homens”, diz Bota.

“Um papel especial é atribuído às mulheres, e elas são veneradas, mas ao mesmo tempo tiveram seu lugar relegado. Mas agora as mulheres se superaram e estão visíveis – e até surpresas com sua própria força”, afirma a autora.

Tikhanovskaya (centro), Veronika Tsepkalo (e) e Maria Kolesnikova durante protesto em Minsk, em julho de 2020
Tikhanovskaya (centro), Veronika Tsepkalo (e) e Maria Kolesnikova durante protesto em Minsk, em julho de 2020

Três mulheres contra Lukashenko

Lukashenko não esperava tal resistência das mulheres. Maria Kolesnikova, uma musicista e feminista; Svetlana Tikhanovskaya, dona de casa, ex-professora e mãe; e Veronika Tsepkalo, gerente de TI e também mãe, tornaram-se três das principais figuras da oposição belarussa. Elas são o novo rosto – um rosto feminino – da revolução no país.

De braços dados, as três mulheres percorreram todo o país, falaram com jornalistas e se mostraram fortes e determinadas perante as multidões. O símbolo especial de Tsepkalo foi o sinal da vitória; o de Tikhanovskaya, o punho cerrado; e o de Kolesnikova, o coração.

Inicialmente, Lukashenko não levou as mulheres a sério: ele as chamava de “meninas” que “sabem fazer almôndegas” mas não sabem falar de política. Essa atitude depreciativa em relação às mulheres e as palavras humilhantes em público se revelaram seu maior erro: de protetor da nação, ele virou um inimigo odiado.

Na verdade, essas três mulheres nunca quiseram se envolver na política – mas acabaram forçadas pelas circunstâncias. Elas assumiram a causa política depois que os maridos de Tikhanovskaya e Tsepkalo foram impedidos de concorrer nas eleições, assim como Viktar Babaryka, cuja campanha era chefiada por Kolesnikova.

Elas conseguiram assustar Lukashenko – que reagiu de forma ainda mais dura. Enquanto Tikhanovskaya e Tsepkalo fugiram para o exterior, Kolesnikova está em prisão preventiva à espera de julgamento, podendo ser sentenciada a até 12 anos de prisão.

O despertar da sociedade civil

Alexander Lukashenko está no poder desde 1994. Dois anos após a posse, a Constituição belarussa foi alterada por referendo, dando a ele poderes praticamente ilimitados. O chefe de Estado introduziu símbolos estatais que lembram fortemente a era soviética. As tradições belarussas e até mesmo a língua belarussa são mal vistas.  

“Mesmo para os melhores conhecedores de Belarus, os protestos foram uma surpresa. Por que não aconteceram antes?”, questiona a jornalista Alice Bota. “O cinismo do Estado na crise do coronavírus, as declarações de Lukashenko e o escárnio sobre os mortos fizeram com que a sociedade se redescobrisse. Surgiu assim uma nova sociedade civil.”

“Muitos subestimaram o nível de insatisfação. E essas três mulheres se tornaram catalisadoras. Talvez os protestos tivessem ocorrido da mesma forma, mas elas contrastaram fortemente com a linguagem desdenhosa do regime. Elas falaram sobre amor e respeito”, acrescenta Bota.

Um ano depois dos protestos, o regime belarusso não fez qualquer concessão à sociedade civil. Pelo contrário, a intimidação e a tortura ainda estão na ordem do dia. Mas a luta nas ruas e a revolução feminina continuam.

“No momento está ocorrendo uma limpeza radical de dissidentes”, afirma Marina Vorobei, jornalista de Belarus e fundadora da Freeunion.online, uma plataforma na internet que ajuda pessoas a se organizarem em associações e iniciativas públicas.

“Não são perseguidos apenas os que participam dos protestos, mas simplesmente qualquer um que possa ser considerado membro da sociedade civil, como as ONGs”, completa Vorobei. “Desde o início de julho, mais de 50 ONGs em Belarus foram revistadas.” Segundo ela, somente no dia 14 de julho, data que passou a ser conhecida como “Quarta-feira negra” para as ONGs do país, foram realizadas buscas em pelo menos 18 organizações públicas.

Vorobei afirma que o setor de ONGs em Belarus nunca tinha visto uma onda tão grande de prisões, buscas e apreensões em massa. Portanto, parece que os protestos estão agora se deslocando das ruas para a esfera online, onde os ativistas podem agir com maior proteção. De qualquer forma, nenhum deles está pensando em desistir – Anna Koval e Marina Vorobei concordam.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Segurança Pública6 horas ago

Território do Brasil está cercado por 28 bases militares: poderoso arsenal dos EUA, França e Reino Unido ameaçam a Amazônia e a soberania das Forças Armadas Brasileira

Segurança Pública6 horas ago

Regime disciplinar de policiais federais segue para sanção presidencial

Saúde6 horas ago

Veja os sinais e tratamento para a Clinomania

ENTRETENIMENTO6 horas ago

Novo filme de férias imperdível é a melhor adaptação de livro de todos os tempos

ENTRETENIMENTO7 horas ago

Veja os lançamentos do cinema em dezembro de 2024

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 horas ago

Instagram lança recurso para compartilhar localização

CONCURSO E EMPREGO7 horas ago

Empreendedores se inscrevem para programa ‘Eu Posso’ que oferece créditos de até R$ 15 mil

Educação & Cultura7 horas ago

Final do ano: como celebrar conquistas e engajar as famílias na Educação Infantil

Educação & Cultura7 horas ago

Alunos da Rede Municipal lançam livros com histórias infantis nesta quarta-feira

CONCURSO E EMPREGO7 horas ago

UFPB oferta 150 vagas para especialização gratuita em Gestão Pública na modalidade EaD

CONCURSO E EMPREGO7 horas ago

Prefeito em exercício celebra sucesso de parceria com Senac em projeto que está gerando emprego e aprendizado

Educação & Cultura7 horas ago

Livro sobre patrimônios de João Pessoa tem alunos da rede municipal como autores

Educação & Cultura8 horas ago

Pesquisa da UFPB na área de Materiais é uma das vencedoras de premiação da SBPMat

CIÊNCIA & TECNOLOGIA8 horas ago

Qualifica João Pessoa lança novos cursos online e gratuitos durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Educação & Cultura8 horas ago

Cícero Lucena trata da liberação de recursos do Governo Federal para João Pessoa na área da Educação

CIDADE8 horas ago

 Mais de meio milhão de piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento serão despejadas no Nordeste até o final do ano

AGRICULTURA & PECUÁRIA8 horas ago

Pesquisa desenvolve amora-preta mais doce e de alto potencial de lucro

AGRICULTURA & PECUÁRIA8 horas ago

Projeto que amplia recursos para o seguro rural é aprovado

AGRICULTURA & PECUÁRIA8 horas ago

Café: Restrição na oferta sustenta preços

AGRICULTURA & PECUÁRIA8 horas ago

Projeção de déficit global de açúcar faz cotações subirem quase 2% no mercado internacional

Esporte8 horas ago

Flamengo e Fortaleza empatam e ficam distantes do título do Brasileirão

Esporte8 horas ago

Susto no UFC! Chinesa é levada às pressas para o hospital e revive casos chocantes após nocautes; relembre

Esporte9 horas ago

F1 fecha acordo e Cadillac se torna 11ª equipe do grid em 2026

Esporte9 horas ago

1º X1 de Mountain Bike do Congo reúne atletas e encanta público com inovação no ciclismo paraibano

Esporte9 horas ago

KTM entrará em autoadministração em meio a dificuldades financeiras

Esporte9 horas ago

Seleção feminina realiza primeiro treino com todas as convocadas

Esporte9 horas ago

Tabela do Paraibano 2025 é divulgada, mas aguarda decisão do CSP de jogar ou não

Esporte9 horas ago

Del Potro conta tudo sobre o fim da carreira: operou oito vezes o joelho e pondera colocar prótese

Saúde9 horas ago

Quais são as bactérias mais perigosas do mundo?

ECONOMIA9 horas ago

O Bolsa Família precisa mudar?

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA9 horas ago

COMO FUNCIONARÁ O PAGAMENTO VIA PIX PELO WHATSAPP

CIÊNCIA & TECNOLOGIA9 horas ago

STARTUP UTILIZA TECNOLOGIA DE SOM PARA FAZER OBJETOS LEVITAREM

ECONOMIA9 horas ago

ECONOMIA CIRCULAR

ENTRETENIMENTO10 horas ago

QUAIS AVES VISITAM UM AÇUDE NO PANTANAL?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA10 horas ago

BRASILEIROS MOSTRAM APOIO CRESCENTE AOS BIOCOMBUSTÍVEIS

Saúde1 semana ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde1 semana ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura1 semana ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura2 semanas ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde2 semanas ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

O que é CLT?

Saúde2 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br