Connect with us

CIÊNCIA & TECNOLOGIA

“Eu garanto que a Terra é esférica”, diz astronauta da NASA em visita ao Brasil

Charles Duke faz parte do seleto time de doze homens que já pisaram na Lua. O astronauta da NASA fez parte da missão Apollo 16, que pousou na superfície lunar em 21 de abril de 1972 e retornou à Terra seis dias depois, trazendo 95 quilos de material lunar para ser analisado em nosso planeta. E, aos 85 anos, o já ex-astronauta Duke acaba de visitar o Brasil pela segunda vez — agora, para explorar os corredores da exposição Space Adventure, que resgata memorabilias e réplicas de equipamentos do Programa Apollo em uma experiência emocionante para quem é fã do programa lunar da NASA.

A Space Adventure é uma das duas exposições espaciais que estão acontecendo neste mês em São Paulo — a outra é a Futuro Espacial, que explora a retomada da conquista da Lua, bem como os planos de usar nosso satélite natural como “trampolim” para as vindouras missões tripuladas em Marte. Na Space Adventure, temos uma verdadeira imersão no Programa Apollo — ali, há 300 itens reunidos pelo Museu e Centro de Educação Espacial COSMOSPHERE, incluindo réplicas e peças originais jamais exibidas fora dos Estados Unidos.

O astronauta Charles Duke, da Apollo 16, visitando a Space Adventure

A exposição, visitada nesta quinta-feira (26) pelo Canaltech, retrata a história das missões espaciais da NASA desde aquelas iniciais, como a Mercury e a Gemini, até chegar nas Apollo, que levaram os primeiros astronautas à Lua com a Apollo 11, em 1969. O programa teve 17 missões — ou seja, Charles Duke, da Apollo 16, foi um dos últimos homens que pisaram em nosso satélite natural, sendo um dos quatro que ainda estão vivos para contar a história.

Mesa de controle original que fez parte do programa Apollo 

Entre os grandes destaques da exposição, está uma mesa de controle original de Houston, que fez parte do programa Apollo — e, portanto, faz parte da história da humanidade —, além de trajes espaciais reais e itens curiosos, como uma bota que ainda guarda poeira lunar em seu tecido, ou a pequena bandeira norte-americana que Duke levou à Lua, trazendo-a de volta como recordação.

Bota usada na Lua, ainda com poeira lunar em seu tecido 

Também são notáveis câmeras que foram usadas para registrar as fotos e vídeos da Lua que se tornaram tão famosas, como uma autografada pelo astronauta Gene Cernan, da Apollo 17, bem como filmes originais com imagens fotografadas pelo próprio Charles Duke.

O interior do módulo de comando Apollo, onde os astronautas permaneciam durante a viagem

Outro ponto de destaque da exposição é a réplica do módulo de comando das Apollo, com 3,23 metros de altura e peso de 5,56 toneladas, que estava na exposição de escotilha aberta para que pudéssemos ver, pessoalmente, seu interior — incluindo os assentos que acomodavam três astronautas por vez, bem como todos os controles internos cuja estética, hoje, é bastante retrofurista, ao menos se compararmos com o visual das naves modernas, como é o caso da Crew Dragon, da SpaceX, cujos controles são baseados em telas sensíveis ao toque com “carinha” de produção de Hollywood.

image

Um astronauta da NASA no Brasil — e pudemos conversar com ele!

Apenas doze astronautas já pisaram na Lua, sendo que a última vez que isso aconteceu foi em dezembro de 1972, com a Apollo 17. Entre essa dúzia de felizardos, está o general Charles Duke, da Apollo 16, o décimo humano a pisar na Lua e que passou 71 horas na superfície lunar, realizando atividades extraveiculares em 20 delas.

O astronauta Charles Duke antes de embarcar na Apollo 16

Ao lado de seu comandante John Young, Duke “dirigiu” pela Lua com o rover lunar sucessor do veículo da Apollo 15 — o primeiro já enviado a outro mundo. A dupla percorreu mais de 26 quilômetros e coletou 95 quilos de regolito e rochas para serem analisadas por cientistas aqui na Terra. Enquanto tudo isso acontecia, o terceiro membro da missão, Ken Mattingly, ficou no módulo de comando em órbita, fotografando a Lua de longe e registrando os momentos em que o módulo lunar navegava pelo espaço em direção à superfície.

A tripulação da Apollo 16

O trio retornou à Terra em segurança no dia 7 de abril de 1972, numa amerrissagem (ou seja, pouso no mar) no Oceano Pacífico, finalizando, com sucesso, uma missão que durou 11 dias, 1 hora, 51 minutos e 5 segundos — para ser bem exato.

E, em coletiva de imprensa realizada hoje (26) na Space Adventure, Duke respondeu diversas perguntas com carisma e a expertise de ser uma das poucas pessoas que já pisaram em outro lugar que não a Terra.

Quando questionado sobre qual o primeiro pensamento que ele teve assim que chegou à Lua, o ex-astronauta disse:

Quando nós pousamos, tocamos na superfície e sentimos o “baque”, eu gritei do alto dos meus pulmões: “meu Deus, finalmente estamos aqui, isso é fantástico!”. Eu estava tão animado de finalmente estar na Lua… infelizmente, tivemos que dormir assim que chegamos; dormimos por algumas horas e só no dia seguinte vestimos nossos trajes espaciais. Esse procedimento levou umas quatro horas até sairmos da nave. Eu fui o segundo a sair, porque o comandante sempre sai primeiro. Ele deu um pequeno discurso, mas eu não tinha preparado discurso algum, então só pensei um “uau, eu estou na Lua!”. Senti um enorme sentimento de pertencimento, não senti nenhum medo, e esse entusiasmo nunca nos deixou, nós aproveitamos o momento e eu me lembro até hoje dessa emoção.

Mesmo sem ter sentido medo, de fato, algum momento de apreensão certamente aconteceu — afinal, isso é natural do ser humano. Então, quando perguntado sobre os momentos da missão em que ele ficou mais apreensivo, Duke respondeu:

Foram dois momentos. Um deles foi o do lançamento, e o segundo foi não ter controle algum dos paraquedas durante o retorno à Terra. E se eles não funcionassem? Se o lançamento falha ou o paraquedas não funcionam, você está morto. Quando eu vi os paraquedas abertos foi um momento lindo, eu pensei “estamos em casa”.

Momento da amerrissagem da Apollo 16, com os paraquedas abertos 

Então, o Canaltech perguntou a Charles Duke o seguinte: entre todas as lembranças que o astronauta guarda de sua experiência na Lua, qual seria sua memória favorita, aquela que se guarda no coração até o fim da vida? A resposta:

É difícil dizer qual é minha memória favorita. Cada fase da missão teve momentos muito especiais, mas pousar na Lua foi extremamente mágico. Entrar em órbita já foi incrível também. Eu diria que, provavelmente, o momento mais emocionante foi mesmo pousar na Lua. As fotos que nós tirávamos do local de pouso mostravam uma área de 15 metros, e eu podia ver aqueles 15 metros sabendo que eu pousaria ali. Enquanto nos aproximávamos, víamos crateras e muitas rochas, então tivemos que fazer manobras para desviá-las, mas eu me lembro muito do meu comandante escolhendo o local exato do pouso, e isso foi extremamente empolgante — em especial aqueles minutos finais antes do pouso. Essa é provavelmente a experiência mais marcante na minha mente.

Charles Duke na Lua 

Outra dúvida quando se pensa em astronautas que saíram da Terra, de fato, costuma ser quanto à experiência íntima, pessoal, dessas pessoas. Será que viajar à Lua mudou Charles Duke como ser humano?

A experiência de andar na Lua foi uma aventura tremenda. Apesar disso, não posso dizer que foi uma experiência transformadora. Eu não tive nenhuma experiência espiritual como outros astronautas tiveram, e também não passei por experiências psicológicas ou filosóficas. Eu estava aproveitando a viagem muito fisicamente, admirando a bela paisagem lunar e, durante as tarefas que eu tive que fazer, eu não tive tempo para pensar sobre as coisas mais profundas. Depois, eu tive uma experiência quando eu me tornei cristão e comecei a ler a bíblia, e agora eu posso ver em minha mente os exemplos da criação que eu vi lá de perto, no espaço. Mas tudo isso veio depois, não foi um resultado direto de eu ter estado na Lua.

Agora sobre o momento atual da sociedade, em que vemos retrocessos como negações da ciência, incluindo quem acredita que a Terra é plana e coisas do tipo… o que será que Duke pensa a respeito?

Nós temos muitas teorias da conspiração nos EUA, incluindo aquela de que nós nunca pousamos na Lua, que foi tudo forjado. Bom, nós pousamos na Lua várias vezes, isso é inquestionável. Nós trouxemos 300 quilos de regolito, e é possível ver as marcas deixadas pelas nossas naves a partir de fotos tiradas da órbita lunar; também dá para ver os rovers que ficaram por lá, então não há dúvidas de que nós estivemos na Lua. E eu sempre disse à imprensa: por que iríamos forjar [o pouso na lua] tantas vezes? Se fôssemos fazer isso, faríamos uma vez só e “calem a boca”. Outra coisa, sobre a Terra plana… bom, a Terra não é plana — eu posso provar isso com as fotos que nós tiramos a 400 km de distância, e dá para ver o formato esférico da Terra. Além disso, todos os planetas do Sistema Solar são esféricos, por que a Terra não seria? Eu não sei por que as pessoas acreditariam numa Terra plana, mas eu garanto que a Terra que eu vi do espaço é esférica.

Terra fotografada pelos astronautas da Apollo 16

A exposição Space Adventures é apresentada pelo Santander, realizada pela Blast Entertainment, com patrocínio da Claro e por meio do Ministério da Cidadania, do Governo do Estado de São Paulo e da Prefeitura Municipal de São Paulo. Tudo acontece em um espaço climatizado no estacionamento do Shopping Eldorado, na capital paulista, e mais informações, incluindo horários e preços de ingressos, você encontra no site da exposição.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Nacional7 horas ago

Quaest: maioria dos brasileiros indica que Lula ‘não merece’ ser reeleito em 2026

Judiciário20 horas ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

Judiciário20 horas ago

STF não vai julgar tempo mínimo de serviço militar para praças

Esporte21 horas ago

IMAGEM FORTE: Vítima de brasileiro sai desfigurado e ‘chora sangue’ após sofrer nocaute no UFC

Esporte21 horas ago

Diego Ceará converte pênalti e garante vitória do Sousa sobre o Potiguar

Esporte21 horas ago

F1: Tem corrida neste domingo? Saiba quando é o GP da Emília-Romanha

Esporte21 horas ago

Djokovic admite que incidente na cabeça pode ter influenciado derrota: “Senti um grande impacto”

Esporte21 horas ago

Ginástica Rítmica fatura 1º ouro de 2024 em etapa da Copa do Mundo

Nacional21 horas ago

Deputada federal Amália Barros morre aos 39 anos

Nacional21 horas ago

Nelson Barbudo deve assumir cadeira de Amália Barros na Câmara dos Deputados

Nacional21 horas ago

Governo quer treinar professores e alunos para linguagem neutra

Nacional21 horas ago

Onze ministros viram alvo do Congresso por má conduta na tragédia do RS

Nacional21 horas ago

URGENTE: “É um recurso de empréstimo”, explica Leite sobre Lula disponibilizar R$ 50,9 bilhões ao RS

Nacional21 horas ago

Deputada norte-americana defende que EUA retirem visto de Alexandre de Moraes

Esporte22 horas ago

Flamengo afasta crise com vitória de 2 a 0 contra Timão no Brasileiro

Saúde22 horas ago

Defesa das bactérias pode se tornar novo antibiótico altamente dirigido

Saúde22 horas ago

Tratamento com laser poderá erradicar melanoma ocular

Saúde22 horas ago

Medula espinhal tem aprendizado e memória independentes do cérebro

Saúde22 horas ago

Suplementos de vitamina D não funcionam igualmente para todos

Saúde22 horas ago

Vacinação fortalece o sistema imunológico e pode reduzir o risco de complicações

Saúde22 horas ago

Feira de Serviços: Aqui tem Mais Saúde atende população de Sousa e região

ESTADO22 horas ago

Paraíba se despede do Cena nordeste Festival com saldo positivo

Esporte22 horas ago

Governo da Paraíba marca presença no Fórum de Turismo 60+, em São Paulo

Educação & Cultura22 horas ago

Projeto Xadrez Escolar chega a cerca de mil alunos e abre novos horizontes para crianças e adolescentes de João Pessoa 

ESTADO22 horas ago

Paraíba terá 140 obras e equipamentos do PAC Seleções para melhorar a vida das mães e de seus filhos

Segurança Pública23 horas ago

Polícia Militar prende suspeito por tráfico de drogas na zona sul da Capital

Segurança Pública23 horas ago

Polícia Militar prende suspeitos de tentar arremessar drogas dentro de penitenciária em Sousa

Segurança Pública23 horas ago

Polícia Militar prende suspeito por tráfico de drogas e apreende arma de fogo na Capital

Segurança Pública23 horas ago

Polícia Militar prende homem por tráfico de drogas e apreende arma de fogo em João Pessoa

Judiciário23 horas ago

A inconstitucionalidade da imposição de idade mínima para concessão de aposentadoria especial após a EC 103/2019

Internacional10 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional11 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário12 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO10 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional4 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

Nacional9 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

ECONOMIA4 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional4 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE4 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Nacional12 meses ago

Bomba: Alexandre de Moraes monitorava todos os passos de funcionários do gabinete de Bolsonaro e da primeira-dama desde 2021, diz Folha

Saúde4 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional4 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário8 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Nacional12 meses ago

Lira manda novo recado ao governo Lula: “grande resistência entre os parlamentares”

Judiciário7 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

ENTRETENIMENTO4 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura4 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

Nacional11 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Educação & Cultura11 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional12 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

Nacional12 meses ago

URGENTE: Receita diz que joias sauditas dadas a Bolsonaro são isentas de cobrança de imposto 

Nacional4 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ECONOMIA11 meses ago

Por unanimidade, TCU aprova contas do governo Bolsonaro

Internacional4 dias ago

POR QUE AMEAÇAS À LIBERDADE DE IMPRENSA SÃO TENDÊNCIA GLOBAL

ENTRETENIMENTO4 dias ago

COMO É VIVER NO PAÍS MAIS FELIZ DO MUNDO

ENTRETENIMENTO4 dias ago

GALINHAS ORNAMENTAIS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE COMEÇAR?

CONCURSO E EMPREGO4 dias ago

QUAIS EMPREGOS ESTÃO EM RISCO COM A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL?

CONCURSO E EMPREGO4 dias ago

AS RAZÕES PELA VOLTA DO TRABALHO PRESENCIAL NOS 5 DIAS DA SEMANA

ENTRETENIMENTO5 dias ago

RECEITA DA CUECA VIRADA

Educação & Cultura5 dias ago

MEC QUER TORNAR O FIES MAIS ATRATIVO COM RELANÇAMENTO E NOVAS REGRAS

Educação & Cultura5 dias ago

PRIMEIRO ATLAS GEOLÓGICO DA LUA FICA PRONTO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

HIDROGÊNIO

Saúde5 dias ago

AUMENTA NÚMERO DE CASOS E INTERNAÇÕES CAUSADAS POR HERPES ZOSTER

Saúde1 semana ago

PILULA 03: GRIPE AVIARIA

ECONOMIA1 semana ago

INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS NO BRASIL BATEM RECORDE

Educação & Cultura1 semana ago

PROFESSOR É RESPONSÁVEL POR 60% DA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

ROUBO DE DADOS CAUSA PREJUÍZOS BILIONÁRIOS EM GRANDES E PEQUENAS EMPRESAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

O MUNDO VAI USAR IA PARA (QUASE) TUDO. COMO SOBREVIVER NO MERCADO DE TRABALHO?

Internacional2 semanas ago

A BATATA ESTÁ ASSANDO: PLANETA EM RISCO DE COLAPSO CLIMÁTICO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO MUDAR ORQUÍDEA PHALAENOPSIS PARA VASO DE BARRO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ENTENDA EM 7 PONTOS A LEI QUE PODE REPRESENTAR A SAÍDA DO TIKTOK DOS EUA

Nacional2 semanas ago

RESPONSABILIDADE COLETIVA: O IMPACTO DO LIXO NA RUA

Internacional2 semanas ago

QUEM SÃO OS ALIADOS E RIVAIS DE ISRAEL E IRÃ NO ORIENTE MÉDIO

Saúde2 semanas ago

OS MITOS SOBRE A CEGUEIRA QUE REFORÇAMOS SEM PERCEBER

Saúde2 semanas ago

VACINA CONTRA CÂNCER DE PELE IRÁ ENTRAR NA FASE FINAL DE TESTES

Saúde2 semanas ago

NÚMERO DE INTERNAÇÕES POR BRONQUIOLITE JÁ SUPERA ATÉ A COVID-19

Nacional2 semanas ago

SETE EM CADA DEZ BRASILEIROS DIZEM QUE INDÍGENAS PRECISAM DE MAIS PROTEÇÃO

ECONOMIA2 semanas ago

REFORMA TRIBUTÁRIA ACABA COM CINCO IMPOSTOS EXTREMAMENTE COMPLEXOS

Internacional2 semanas ago

EUROPA SE TORNA O EPICENTRO MUNDIAL DO NARCOTRÁFICO

Saúde2 semanas ago

ESTUDO DA OMS MOSTRA QUE VACINAS SALVARAM MAIS DE 150 MILHÕES DE VIDAS

Saúde2 semanas ago

O PERIGO DAS SUPERBACTÉRIAS

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

JEONG, O CONCEITO MILENAR COREANO QUE PODE AJUDAR A SER MAIS FELIZ

Saúde2 semanas ago

DIABETES, POLUIÇÃO E ÁLCOOL: OS TRÊS PRINCIPAIS FATORES DE RISCO PARA DEMÊNCIA

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br