Connect with us

Nacional

Compromisso do Congresso deve ser a pauta do Brasil real: o desenvolvimento

Em 2022, mais uma vez não conseguiremos recuperar a trajetória de encolhimento pela qual passamos a partir de 2015

O Brasil vive um momento de profundos e dolorosos desafios e precisa estar absolutamente focado naquilo que mais importa: gerar emprego, renda, superar gargalos que nos empurram para baixo. A pauta do país, e por consequência do Congresso, neste momento, deve ser o combate ao Custo Brasil e a aprovação de projetos estruturantes para impedir que sigamos nos decepcionando com anúncios de Produtos Internos Brutos (PIBs) frustrantes, como o recuo de 0,1% verificado no segundo trimestre deste ano. Todos os outros debates são secundários e passam ao largo da realidade de grande parte dos brasileiros, mais preocupados com um país melhor para viver.

Ainda é cedo para fechar diagnósticos, mas as estimativas para 2022 são de um crescimento próximo dos 2%, em apostas que oscilam de acordo com projeções efetivas e concretas e humores voláteis dos mercados. De qualquer forma, mais uma vez não conseguiremos recuperar a trajetória de encolhimento pela qual passamos a partir de 2015.

Ano após ano, o Brasil, um país com 220 milhões de habitantes, enfrenta os mesmos solavancos e fica ansioso com as mesmas expectativas de decolagem porque, simplesmente, insiste em não fazer o dever de casa que conseguiria inserir o país em uma trajetória sustentável de crescimento e estabilidade. Somos como o aluno que não consegue se planejar e só estuda na véspera da prova. Ou, pior, em muitas vezes, lê apenas um resumo feito por um amigo minutos antes de a professora começar a distribuir os exames que irão aferir os conhecimentos.

O Brasil tem problemas estruturais, graves, que impõem barreiras para o amadurecimento do país enquanto Nação. Não falo aqui apenas de questões econômicas, mas também sociais. Insistimos em renovar políticas de assistência social, extremamente necessárias e fundamentais para a sobrevivência mínima de parcela considerável de brasileiros, mas que deveriam ser substituídas por políticas concretas de desenvolvimento, geração de empregos e crescimento. Afinal, não há melhor política social do que geração de emprego e renda.

Acostumamo-nos a ouvir que existia um muro intransponível, chamado Custo Brasil, que bloqueava a nossa expansão. Mas nunca tínhamos nos preocupado em mensurar o tamanho do problema, até que o Movimento Brasil Competitivo se uniu ao Ministério da Economia e resolveu fazer um levantamento amplo e preciso. O susto foi grande: R$ 1,5 trilhão a mais de gastos, dentro dos padrões da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o que representa 22% do PIB brasileiro.

É muita coisa. É uma engrenagem muito grande, emperrada, impedindo que o Brasil seja competitivo no cenário internacional. Estão nesse contexto as dificuldades que o Brasil enfrenta na educação, com os sucessivos fracassos nas avaliações de Português e Matemática. Somos um país paradoxal. Temos uma base educacional deficitária, mas exportamos os cérebros e talentos que conseguimos formar porque não temos um ambiente eficiente para incorporar esse capital intelectual que conseguiu sobreviver aos percalços do caminho.

Somos uma potência agrícola reconhecida mundialmente e enfrentamos inacreditáveis problemas de infraestrutura de logística e transporte. Insistimos em escoar nossa produção por rodovias, o que encarece o produto e atrasa as entregas. O Poder Executivo editou uma Medida Provisória para estabelecer um Marco Legal do setor ferroviário, que dialoga com um Projeto de Lei em tramitação no Senado. Parece óbvio o objetivo, mas ele precisa deixar de ser utópico: ampliar os investimentos privados na malha ferroviária, deixando para o Estado a única tarefa de conceder as autorizações e concessões.

O Brasil tem uma legião de empreendedores, por opção ou necessidade, que precisam se virar com obrigações e exigências hercúleas para abrir e fechar um negócio. Muitas das medidas necessárias exigem uma quantidade abissal de carimbos, guichês, impostos e taxas que empurram potenciais empresários para a informalidade. Legislações estaduais e municipais que se sobrepõem ou duplicam regulamentações federais; impostos cobrados antes mesmo das fábricas começarem a produzir; licenciamentos típicos de áreas rurais exigidos em empreendimentos urbanos.

Os humildes empreendedores da comunidade carente acabam se vendo forçados, por uma questão de sobrevivência, a ficar na informalidade, ao invés de tentarem atravessar esse deserto. Não porque queiram sonegar ou esconder algo, mas porque a burocracia e a ausência de uma orientação adequada os impedem de se regularizar e os estimulam a permanecer no tamanho que têm, para não serem tributados ainda mais nos seus escassos ganhos.

Do outro lado, um Estado enorme, inchado, pouco acostumado a agir de maneira eficiente, por não ter mecanismos e ferramentas para mensurar essas ações, torna tudo mais caro e obsoleto. Isso leva a máquina arrecadatória a tornar-se ainda mais voraz para sustentar o aparato estatal. E multiplicam-se a edição de atos normativos tributários, a criação de impostos, taxas, contribuições, sufocando os investimentos, asfixiando o consumo, a renda e a geração de empregos, levando aos índices de PIB pífios dos quais falamos no início deste texto.

E, mesmo quando temos suspiros de desenvolvimento, eles são exatamente isso: suspiros. Nada de uma respiração cadenciada que permita energia e tração para planos a médio e longo prazos.

Vivemos de espirais de expansão e retração, deixando a impressão de que, no final das contas, continuamos exatamente no mesmo lugar, inertes e cansados.

A Frente Parlamentar pelo Brasil Competitivo resolveu puxar essa briga estrutural para si e lançou uma Agenda Legislativa com Projetos de Lei, Medidas Provisórias, Propostas de Emenda Constitucional, para combater esse Custo Brasil. Uniu o setor produtivo, representado pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC) e Confederação Nacional da Indústria (CNI), abriu o diálogo com o Poder Executivo e reuniu mais de 200 parlamentares, entre deputados e senadores.

Acreditamos que o caminho é a construção de consensos e dissolução de dissensos, dentro do ambiente democrático e inclusivo do diálogo, para que consigamos avançar. A Frente Parlamentar pelo Brasil Competitivo tem como seu objetivo trabalhar as pautas para que a gente possa avançar, passo a passo, na redução do Custo Brasil. Isso é geração de emprego, isso é ambiente de negócios, é tudo o que nós precisamos dentro de um ciclo virtuoso de crescimento.

Este é o verdadeiro debate que o Congresso precisa fazer se quiser ajudar a nossa democracia. Esta é a demanda do Brasil real. Se queremos, de fato, que o cenário se modifique, precisamos ser uma voz constante, ativa, traduzir essa discussão para a sociedade. O Custo Brasil impacta no grande exportador, no médio e pequeno empreendedor, no trabalhador que sua para garantir o sustento da família, na proprietária do pequeno bar da comunidade onde o samba toca no fim do expediente para amenizar as agruras de mais um dia de trabalho.

Precisamos traduzir este debate para que ele seja compreendido por todos. Multiplicar as vozes e os parceiros nesta batalha. Estender a discussão para o período eleitoral e os anos vindouros. Amadurecer enquanto Nação. Caso contrário, seguiremos vivendo de suspiros e frustrações, controlando a ansiedade no aguardo do anúncio de mais um PIB trimestral.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CIDADE8 horas ago

Prefeito Cícero Lucena reconduz equipe e busca transparência na gestão pública

ESTADO9 horas ago

Estados do Nordeste registram maiores taxas de crescimento do PIB no Brasil em 2024. Índice da região supera média nacional

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 horas ago

Estudo comprova a sustentabilidade do café da região das Matas

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 horas ago

Em quase uma década, anualmente Caatinga retirou da atmosfera 5,2 t de carbono por hectare

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 horas ago

Boi gordo: mais um dia de arroba em alta; veja preços

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 horas ago

Mercado do açúcar fecha em queda

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 horas ago

Soja & Milho: USDA deve trazer estoques finais menores, mas trimestrais maiores nos EUA

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 horas ago

PESQUISA VISA DIMINUIR TEMPO DE PRODUÇÃO DE MUDAS DE ABACAXI

ENTRETENIMENTO10 horas ago

Conheça as 5 raças de cachorro mais fiéis

CIDADE12 horas ago

Santa Rita – Mentiras, acordo secreto e mala de dinheiro: o circo por trás da Eleição da Mesa Diretora da Câmara

Politíca15 horas ago

Padrinhos políticos: quando o ego fala mais alto que o povo

CIDADE16 horas ago

Justiça suspende alteração no regimento da Câmara de Santa Rita e destrava eleição da mesa diretora

CIDADE1 dia ago

Santa Rita dá um passo histórico rumo à sustentabilidade com a inédita Conferência Municipal do Meio Ambiente

Nacional1 dia ago

O fiasco do 8/1: entre reflexões tortas, discursos vazios e a vergonha alheia da esquerda

ENTRETENIMENTO1 dia ago

Nesta sexta(10), estreia de “A Butija do Pastoril Profano” no Teatro Paulo Pontes

Judiciário1 dia ago

Vídeo: Moraes reage após piada de Lula com apelido “Xandão”

Politíca1 dia ago

Democracia em xeque: Chió, 8 de janeiro e os dilemas do Brasil

Politíca2 dias ago

Arimatéa França, o Ari da CUT, é pré-candidato a presidente estadual do PT-PB

Politíca2 dias ago

Ao lado de Lula, em ato para lembrar o 8/1, Veneziano conclama brasileiros a serem “vigilantes permanentes da democracia”

CIDADE2 dias ago

Marmuthe encerra o terceiro mandato destinando R$ 2,7 milhões para Saúde, Assistência Social e Cultura em João Pessoa

Politíca2 dias ago

Tovar solicita ao Governo da Paraíba doação de colmeias para incentivar apicultura

Politíca2 dias ago

Júnior Araújo entrega emenda de R$ 320 mil para saúde em Itaporanga no aniversário de 160 anos

Politíca2 dias ago

Saúde em Guarabira: Ruy destina recursos para zerar filas de exames, consultas especializadas e cirurgias

Politíca2 dias ago

Projeto de Jutay garante realização de exames para identificar comorbidades em crianças com Síndrome de Down

Internacional2 dias ago

Veja fotos do devastador incêndio em Palisades na Califórnia

ENTRETENIMENTO2 dias ago

11 maneiras de responder quando alguém insulta a deficiência de um ente querido

Judiciário2 dias ago

A confissão como instrumento probatório no processo civil

Esporte2 dias ago

Falsa promessa de carreira no futebol deve ser julgada pela Justiça do Trabalho

Judiciário2 dias ago

Em dois anos, STF responsabilizou 898 pessoas por atos antidemocráticos de 8 de janeiro

Nacional2 dias ago

Assistencialismo estatal, liberação de emendas parlamentares e reeleição de prefeitos

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

ENTRETENIMENTO9 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

Judiciário1 mês ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional12 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

Internacional6 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

ENTRETENIMENTO8 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário8 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO12 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO10 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

Esporte8 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO2 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA6 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública2 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde2 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde2 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Educação & Cultura2 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional2 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Nacional6 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

CIDADE8 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Saúde2 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Internacional8 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 horas ago

PESQUISA VISA DIMINUIR TEMPO DE PRODUÇÃO DE MUDAS DE ABACAXI

ENTRETENIMENTO2 dias ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Saúde2 dias ago

CASOS DE DEMÊNCIA DEVEM TRIPLICAR ATÉ 2050 NO BRASIL

ECONOMIA2 dias ago

RECEITA FEDERAL VAI MONITORAR DADOS DO CARTÃO DE CRÉDITO E PIX

ENTRETENIMENTO2 dias ago

O BILIONÁRIO QUE DOOU SUA FORTUNA DE US$ 3 BILHÕES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

OS AVANÇOS E RETROCESSOS EM UM ANO DE EXTREMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

2 MIL MUDAS PLANTADAS POR VOLUNTÁRIOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

A ILHA QUE PODE DESVENDAR O MISTÉRIO DA ANOMALIA MAGNÉTICA SOBRE O BRASIL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

CARROS VOADORES PODEM SE TORNAR REALIDADE NA CHINA

Saúde3 dias ago

TECNOLOGIA DO CORAÇÃO ARTIFICIAL SALVA VIDAS E É OFERECIDA PELO SUS

ECONOMIA3 dias ago

NOVO SALÁRIO MÍNIMO IMPULSIONARÁ ECONOMIA EM 125 BILHÕES

ENTRETENIMENTO3 dias ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Internacional2 semanas ago

DECLARAÇÕES DE TRUMP CAUSAM IMPACTOS INTERNACIONAIS ANTES DE COMEÇAR MANDATO

Saúde2 semanas ago

ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS ACELERAM O ENVELHECIMENTO PRECOCE

Internacional2 semanas ago

O TSUNAMI MAIS MORTAL DA HISTÓRIA

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

15 PLANTAS PEQUENAS QUE FAZEM UMA GRANDE DIFERENÇA EM CASA

Educação & Cultura2 semanas ago

37,5% DAS ESCOLAS NAS CAPITAIS BRASILEIRAS NÃO TÊM ÁREAS VERDES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

CUIDADO COM ANIMAIS NA ALTA FLORESTA

Educação & Cultura2 semanas ago

DE ESTUDANTE DE PAÍS POBRE A BILIONÁRIO DO DUOLING

Saúde2 semanas ago

EXPECTATIVA É ENTREGAR 100 MILHÕES DE DOSES DE VACINA CONTRA DENGUE EM TRÊS ANOS

Internacional2 semanas ago

A ISLÂNDIA É O MELHOR PAÍS PARA MULHERES?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

MELHORA NOS ÍNDICES DE EMPREGO BENEFICIAM PESSOAS ENTRE 50 E 59 ANOS

Internacional3 semanas ago

COMO A CHINA RESPONDERÁ À POLÍTICA DE TARIFAS DE TRUMP?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

BATERIAS DE CARROS ELÉTRICOS PODEM SER REAPROVEITADAS

Internacional3 semanas ago

ISRAEL, RÚSSIA, EUA: QUEM GANHA COM A QUEDA DE ASSAD?

ECONOMIA3 semanas ago

COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DE PRODUTO E SERVIÇO CORRETAMENTE?

Segurança Pública3 semanas ago

DRONES COM SENSORES DE CALOR VIRAM ALIADOS DO CORPO DE BOMBEIROS

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

CAVERNA DO DRAGÃO: O EPISÓDIO PERDIDO

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 mês ago

PROJETO INSTALA COLMEIAS EM ALDEIAS INDÍGENAS

Internacional1 mês ago

GELO DO ÁRTICO PODE DERRETER BEM ANTES DO QUE IMAGINÁVAMOS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br