ESTADO
Tribunal Regional Eleitoral firma parceria com Energisa para eficientização do prédio
A parceria prevê a substituição de 280 luminárias e implantação de um sistema solar fotovoltaico, gerando economia de 69 mil kWh/ano, quantidade suficiente para abastecer 37 residências
O Tribunal Regional do Trabalho de João Pessoa receberá a ação de eficientização de prédios públicos do Programa de Eficiência Energética da Energisa Paraíba, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O convênio foi firmado na manhã desta quinta-feira (16), durante reunião no TRT, que contou com as presenças do presidente desembargador da instituição, Leonardo Trajano; do ex-presidente do TRT e atual presidente da Escola Judicial do TRT-13 (Ejud-13), Wolney Cordeiro; do diretor-geral do TRT, Alexandre Gondim; e do diretor-presidente da Energisa na Paraíba, Marcio Zidan.
A iniciativa prevê a substituição de mais de 280 luminárias e a instalação de painéis fotovoltaicos no prédio da Coordenadoria de Material e Patrimônio (CMP), localizado na Avenida Marechal Deodoro. Para este projeto, realizado por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE), a concessionária investirá R$ 213.530,61. As obras serão iniciadas em fevereiro de 2022 e devem ser finalizadas até abril de 2022.
O novo sistema, em LED, deve proporcionar uma redução no consumo de energia superior a 69 mil quilowatt-hora por ano (kWh/ano), quantidade suficiente para abastecer 37 residências com consumo mensal de 157 kwh. Além da economia, as lâmpadas também são mais sustentáveis ao planeta, já que emitem 20.42875 tCO2 no processo de geração de energia, equivalente ao plantio de 146 novas árvores.
“Tudo converge para a sustentabilidade e a economia de energia elétrica ajuda a gerar sustentabilidade. A energia solar é limpa, não polui o meio ambiente e contribui para a eficiência energética. É uma ótima iniciativa da Energisa”, destacou o coordenador da Coordenadoria de Arquitetura, Engenharia, Manutenção, Conservação e Limpeza (Caema) do Tribunal, Emerson Andrade.
Para o diretor-presidente da Energisa na Paraíba, Márcio Zidan, as ações de eficiência energética têm um retorno socioambiental inestimável. “Mais que uma simples redução da fatura de energia, reflete a preocupação com a sustentabilidade e preservação de recursos naturais para as futuras gerações. Sob a ótica financeira, representa uma significativa economia de recursos públicos”, reforçou Zidan.
Regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o PEE da Energisa tem como objetivo promover a utilização racional da energia elétrica e o combate ao desperdício, contribuindo para a ampliação da reflexão da sociedade sobre o tema e atuando no desenvolvimento econômico, social e ambiental nos 223 municípios onde atua.
De janeiro a agosto deste ano, a Energisa já investiu R$ 2.731.067,96 em iniciativas de eficiência energética no Estado. As ações incluíram eficientização do SAS de Campina Grande e modernização da iluminação pública de dez municípios, além da substituição de geladeiras usadas por novas e entrega de lâmpadas de LED, em residências de baixa renda. A quantidade de energia elétrica poupada prevista nessas iniciativas ultrapassa 2.100 MWH/ano. A título de comparação, essa mesma quantidade de energia seria suficiente para abastecer, aproximadamente, 1.142 clientes residenciais, com consumo médio de 157 kWh mensais, pelo período de um ano.