Saúde
Adesivo mecânico duradouro promete melhores tratamentos para a pele
Ilustração esquemática do adesivo para tratar a pele, com câmaras de sucção inspiradas nos besouros.
Adesivo para a pele
Inspirando-se na natureza, uma equipe de cientistas de vários países se juntou para inventar um dispositivo inteligente para cuidados personalizados com a pele.
O dispositivo é colado sobre a pele, coletando e monitorando os fluidos corporais, o que abre caminho para diagnósticos e tratamentos mais precisos para condições comuns, como a acne, ou doenças da pele, como a psoríase.
“Os dispositivos diagnósticos não invasivos tradicionais desenvolvidos para cuidados com a pele têm várias limitações. Esses dispositivos tendem a ser pouco precisos, difíceis de usar e requerem equipamentos caros para analisar os resultados. Os adesivos químicos usados no processo também podem causar irritação na pele ou, às vezes, danos, tornando difícil usá-los repetidamente ou por um longo tempo. Manter a adesão em diferentes condições, como a superfície de uma pele molhada ou curvada, também pode ser muito desafiador,” contou Bo-yong Park, da Universidade McGill (Canadá).
Então, ele e seus colegas foram para a natureza em busca de inspiração, encontrando-a nos besouros mergulhadores machos (Hydaticus pacificus), insetos aquáticos que desenvolveram pêlos adesivos especiais, ou cerdas, para se agarrarem a suas companheiras debaixo d’água.
As cerdas possuem estruturas e cavidades semelhantes a ventosas, proporcionando forte fixação mesmo em superfícies úmidas e irregulares, algo difícil de se obter com os adesivos tradicionais.
“Nós criamos ventosas artificiais de tamanho microscópico que podem coletar e monitorar fluidos corporais enquanto aderem à pele. Incorporamos hidrogéis de captura de fluido dentro das cavidades das ventosas para monitorar os níveis de pH.
“Esperamos que este dispositivo seja aplicado a tratamentos de pele personalizados, materiais adesivos médicos e tecnologias de diagnóstico. Com base nos resultados da nossa pesquisa, esperamos que ele possa ser usado para o diagnóstico local de biomarcadores para doenças da pele,” disse Park.