Segurança Pública
EVENTO ENCERRAMENTO SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO NA PARAÍBA
Neste Domingo dia 26 de Setembro, será realizado o encerramento da Semana Nacional de Trânsito 2021 aqui em João Pessoa-PB. O evento é organizado pela Observadora Certificada do Observatório Nacional de Segurança Viária – ONSV, Abimadabe Vieira. O Observatório idealiza a campanha em todo Brasil, o tema principal desde ano é “ Pela Vida do Motociclista “. O encerramento da Semana Nacional de Trânsito ocorrerá na capital paraibana, na Praça do Coqueiral em Mangabeira, a partir das 9:00h e tem como programação palestras de conscientização, homenagens as vítimas e seus familiares e uma corrente humana pedindo paz no trânsito, todo o evento respeitará as normas sanitárias e os decretos vigentes em nosso estado, mantendo assim o distanciamento e o uso de mascaras.
O Nordeste possui uma frota de menos de 30% das motocicletas do país, todavia, é a região mais afetada pelas ocorrências fatais de trânsito de motociclistas, quase 40% do total registrado. Em relação ao ranking por estado, os estados do Nordeste estão no topo da lista, seguido dos estados do Norte e Centro-Oeste. Em números absolutos os que mais ocorrem óbitos de motociclistas são: São Paulo (1.522 – 13,6%) e Minas Gerais (771 – 6,9%).
Fonte: https://www.onsv.org.br/observatorio-apresenta-o-cenario-da-mortalidade-dos-motociclistas-no-brasil/
De janeiro a agosto de 2021, a Paraíba registrou 12.337 sinistros, sendo 464 óbitos. Além disso, destaca-se a vulnerabilidade do motociclista, com registro de 9.630 sinistros.
Todos os dados de óbitos são extraídos do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde, os quais são fornecidos pela Secretaria de Saúde da Paraíba, através do Programa Vida no Trânsito.
A Semana Nacional de Trânsito que ocorre de 18 a 25 de setembro tem o propósito no desenvolvimento da conscientização social sobre os cuidados básicos que todo condutor e pedestre deve ter no trânsito, por meio do respeito e responsabilidade com os demais partícipes.
As orientações são para os condutores de forma geral (motorista, motociclista e ciclista) conscientizando acerca dos cinco fatores de risco propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), são eles: dirigir sob o efeito de álcool, excesso de velocidade, não uso do capacete, não uso do cinto de segurança e das cadeirinhas para crianças, e uso do celular ao conduzir, além disso, vale acrescentar os animais soltos na pista.
Ademais, a conscientização aos pedestres é atenção a sinalização, travessia na faixa de segurança e uma atenção especial quando estiverem com crianças, sempre segurando no punho da mesma.
O evento é realizado pelo ONSV sobe a coordenação da Educadora de Trânsito Abimadabe Vieira, e tem o apoio da Épico Agência.