CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Anote estas 10 dicas para cuidar bem do seu smartphone
Usar capa e película e ter cuidado com os acessórios é essencial. Saiba também como bloquear o aparelho em caso de furto ou roubo
O celular é um item de comunicação, entretenimento e uma ferramenta de trabalho para muitas pessoas, além de um grande investimento quando precisamos comprar um aparelho novo. Por isso, há algumas dicas que deve ter em conta para estender a vida útil do seu smartphone.
1 – Usar capa e película
Se quer aumentar a vida útil do seu telemóvel, precisa utilizar uma capa que evite danos e telas partidas quando o aparelho cair no chão. Procure uma que proteja todos os lados do aparelho, incluindo os cantos da tela. Há opções para todos os gostos e estilos. A película de proteção vai evitar riscos, arranhões ou problemas mais graves. As de vidro são as mais resistentes e não costumam prejudicar o funcionamento do touch screen.
2 – Cuidado com o ambiente
Os celulares não devem estar em qualquer lugar. Não coloque o seu smartphone em cima da mesa de jantar ou do bar, para não ocorrer uma acidente como derramar bebida sobre ele. No trabalho, cuidado com os copos de água e de café, coloque-os sempre longe do celulares, assim como do teclado, tablet ou qualquer outro aparelho eletrônico. Cuidado também com o sol e calor. As altas temperaturas danificam a bateria e outros componentes. Na piscina, praia ou parque, mantenha o aparelho protegido. Atenção ainda com a areia. Não deixe o telefone carregando em cima de almofadas, sofá ou cama. Os tecidos dificultam a troca de calor com o ambiente e vão fazer o smartphone aquecer.
3 – Não leve o celular para o banho
Por mais que os aparelhos tenham proteção contra respingos ou até sejam à prova de água, o melhor é não abusar da sorte. Não leve o telefone para o banheiro quando for tomar banho. A umidade pode causar danos em componentes como bateria e tela, assim como na porta de carregamento.
4 – Use acessórios originais ou compatíveis
O carregador original oferece segurança, pois vem com o padrão de voltagem ideal para o aparelho. Se comprar outro, escolha um original ou de uma marca reconhecida e com compatibilidade com o celular. Há fabricantes de acessórios que produzem carregadores tão bons como os que veem com os smartphones, contudo, evite os com ‘marca branca’.
5 – Mantenha o sistema operacional atualizado
As atualizações costumam trazer novidades nas funções e no visual do celular, mas também melhoram a eficiência e segurança do sistema operacional. Tente mantê-lo sempre atualizado, incluindo os apps. Aproveite também para confirmar as senhas do sistema (iCloud e Google), fazer backups e arquivos de segurança, para não perder nada caso aconteça alguma coisa ao smartphone.
6 – Apague os apps que não utiliza
De tempos a tempos, verifique quais são os apps que não utiliza e desinstale. Eles estão apenas ocupando espaço no armazenamento e podem tornar o aparelho mais lento. Mantenha instalado apenas o que é realmente importante. Deixe sempre espaço livre, para que o celular funcione com fluidez.
7 – Procure assistência autorizada
Se algum defeito surgir dentro da garantia, não há dúvidas, procure assistência autorizada e um conserto seguro. Algumas empresas nem fazem reparação em casos destes. Ao confirmarem o problema, entregam um novo celular ao consumidor. Após o período da garantia, continue a procurar empresas certificadas para resolver problemas com o telefone. Muitas vezes, o preço não é muito mais alto que em outro tipo de assistência e é mais seguro. Se optar por outro tipo de empresas, procure por referências e recomendações.
8 – Segurança em geral
Não ande com o celular na mão, na rua, só por andar. Evite andar com o smartphone nos bolsos de trás das calças ou em compartimentos de fácil acesso na mochila ou mala. Nos restaurantes ou outros espaços públicos não os coloque em cima da mesa. Tenha sempre uma senha segura, além do desbloqueio facial ou digital. Não anote a senha num papel e coloque a mesma no interior da capa, por favor. Utilize sempre a autenticação de dois fatores nas apps que o oferecem como Whatsapp, Instagram Facebook, Twitter, Gmail, etc. Mantenha o app ‘Encontre o meu celular’ atualizada, assim como os backups dos apps que mais utiliza. Em caso de furto ou de perda, bloqueie o smartphone pelo IMEI, código único de 15 dígitos para cada smartphone. Esse número pode ser encontrado na caixa do aparelho, nos serviços de localização ou digitando *#06# no telemóvel, como se fosse fazer uma chamada. Guarde esse código, tome nota dele em casa ou mande-o por e-mail para você mesmo. Assim, se tiver a certeza que não vai conseguir recuperar o celular, pode bloqueá-lo imediatamente ao ligar para a operadora.
9 – Cartão de crédito no celular
Uma boa dica para organizar as despesas é ter um cartão de crédito virtual registrado nos apps de compra, delivery, transporte e no sistema de pagamento por aproximação do aparelho, como a Apple Pay, Google Pay ou Samsung Pay. Com o app do banco consegue acompanhar as suas compras e controlar os seus gastos diariamente.
10 – Considere fazer um seguro
Existem diversas empresas e opções de seguro para smartphones, o que acaba por ser bastante interessante, principalmente, para quem acabou de comprar um celular caro. Além da garantia contra roubo ou furto, o seguro cobre em casos de alguns acidentes, tela partida e outros problemas.