Connect with us

Segurança Pública

Cyberbullying é crime e pode ser mortal

Crimes com cara de brincadeira são sempre os mais perigosos

Em que pesem todos os casos públicos de bullying, quase todos com desfecho infeliz, o número de casos só aumenta, passando por pais anestesiados que pouco ou quase nada acompanham o que seus filhos estão fazendo. A violência digital ganha novos tons com a velocidade com que as redes sociais podem destruir vidas.

Após o suicídio de um integrante do reality show “Terrace House”, o Japão criou novas medidas para identificar agressores virtuais depois. Hana Kimura, lutadora profissional do Japão, entrou em setembro para o elenco do reality show Terrace House, com o propósito de “encontrar um romance maravilhoso”, algo dentro dos objetivos de quem entra naquele programa. O programa acompanha o cotidiano de seis rapazes e moças que moram juntos numa casa deslumbrante enquanto vão navegando o amor, a vida e as carreiras, algo comum aos inúmeros programas desse gênero.

Sendo transmitido para cerca de 190 países (gosto é gosto), por cerca de cinco temporadas na Fuji TV do Japão e na Netflix, a série virou um fenômeno global.

Nove meses após participar do programa, Kimura foi encontrada morta no último dia 23 de maio, em Tóquio, junto com várias cartas de suicídio, após uma cruel e criminosa sequência de tweets e stories no Instagram.

Kimura, aos 22 anos era um alvo perfeito do ódio e da irracionalidade, que diariamente escorre nas redes sociais e que tanto alimenta as Fake News. Segundo uma reportagem do Estadão publicada na última semana, parte desse ódio advinha do seu comportamento em Terrace House que, segundo ela disse a um amigo, foi a conduta que os próprios produtores do programa a instruíram a apresentar. Horas antes de Kimura morrer, ela tuitou: “Todos os dias, recebo quase 100 opiniões bem francas e não posso negar que fico machucada”.

O fim da vida da jovem colocou a sociedade japonesa diante da cara mais nefasta do cyberbullying e também ao reality, cancelado pela TV. Os pais da jovem registraram queixa em um órgão de ética em radiodifusão japonês, a Organização para a Ética de Transmissão e Melhoria dos Programas, o equivalente ao CONAR no Brasil, implicando o programa na morte da filha e alegando que o reality show a retratava como uma pessoa agressiva e violenta, o que violara seus direitos pessoais.

Todos sabemos que os reality shows são muito produzidos e editados para criar narrativas e dramas e por decorrência disso espectadores se comportam de forma passional, tal qual torcedores, sem distinguir entre as pessoas e o papel que elas interpretam naquele programa.

Tudo começou em um episódio, quando ela reagiu com raiva no momento em que uma pessoa da casa estragou, sem querer, uma de suas roupas de luta, provocando de imediato uma série de insultos no Twitter e no Instagram, onde alguns diziam para Kimura “morrer” e “desaparecer”, as mensagens mais inflamatórias foram removidas das plataformas. É incrível quando expectadores, em ambientes com registros, pensam que tudo podem dizer.

Segundo a reportagem “Como os membros do elenco tendiam a uma abordagem menos hostil de resolução dos conflitos, como é comum no Japão, a explosão de Kimura, provavelmente, pareceu um clímax para muitos espectadores.” Ainda que por comunicações posteriormente publicadas, ficou evidente que a explosão houvera sido planejada junto com a produção. Segundo esses textos, a equipe instruiu Kimura a perder a paciência e dar um tapa no colega de quarto, Kai Kobayashi, “Não foi de verdade”, ela escreveu, “E realmente me sinto péssima com tudo isso.”

A investigação ainda não é conclusiva, porém beira o absurdo a crueldade desses fãs apaixonados.

O programa ampliou o desafio para as autoridade governamentais, que há anos tentam encontrar uma maneira de equilibrar o abuso online com a liberdade de expressão.

Uma das propostas é obrigar as operadoras de mídia social a divulgar os nomes e números de telefone de pessoas que fazem publicações difamatórias. Tente imaginar isso aqui com a quantidade de impropérios ditos nas redes sociais?

O Brasil assim como o Japão sofre com uma alta taxa de suicídio e altos níveis de bullying. Aqui temos a Lei 13.185 de 2015, que instituiu o programa de combate à intimidação sistemática (Bullying). Para a lei, considera-se Bullying a intimidação sistemática de ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo, que ocorre sem motivação evidente, praticado por indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidá-la ou agredi-la, causando dor e angústia à vítima, em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas.

Fica caracterizada a intimidação sistemática quando há violência física ou psicológica em atos de intimidação, humilhação ou discriminação e, com o emprego de ataques físicos, insultos pessoais, comentários sistemáticos e apelidos pejorativos, ameaças por quaisquer meios, grafites depreciativos, expressões preconceituosas, isolamento social consciente e premeditado e pilhérias.

O Cyberbullying ocorre quando há intimidação sistemática na rede mundial de computadores, quando se usarem os instrumentos que lhe são próprios para depreciar, incitar a violência, adulterar fotos e dados pessoais com o intuito de criar meios de constrangimento psicossocial.

Quando tipificamos a lei, ficamos horrorizados com a quantidade desses crimes que são praticados diariamente, muitas vezes com a complacência de pais de menores.

É evidente que são necessárias mudanças na legislação, pois os crimes tomam a cada dia dimensões maiores.

Seja por cyberbullying (intimidação sistemática praticada via internet) e de cyberstalking (perseguição praticada pela rede), os instrumentos já existem, mas é preciso rigor na aplicação deles, pois as estatísticas só comprovam o seu aumento.

Devemos lembrar que o cyberbullying nada mais é do que um crime contra a honra praticado em meio virtual e ele, segundo o Código Penal, pode ser de três tipos: calúnia, injúria ou difamação. O próprio Código Penal já define inclusive aumento de pena para quando o crime for praticado na presença de várias pessoas, por meio que facilite a divulgação, como ocorre nas redes sociais.

Já o cyberstalking, que tratamos acima, é o crime de ameaça que também encontra-se definido no Código Penal, lembrando que também pode ser visto como uma contravenção penal de perturbação da tranquilidade, conforme a Lei das Contravenções Penais.

Se esses crimes forem praticados por menores de 18 anos, estariam caracterizados como atos infracionais, puníveis com medidas socioeducativas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente. (ECA – Lei 8.069/90).

As redes sociais deram eco a essas atitudes odiosas e é preciso estabelecer um freio na indiferença entre pessoas, que sentem prazer em torturar outras por meio de maldades virtuais.

Não é um crime menor, pois já se encontra no topo das infrações. Precisa ser levado mais a sério.

Autor

  • Charles M. Machado – Charles M. Machado é advogado formado pela UFSC, Universidade Federal de Santa Catarina, consultor jurídico no Brasil e no Exterior, nas áreas de Direito Tributário e Mercado de Capitais. Foi professor nos Cursos de Pós Graduação e Extensão no IBET, nas disciplinas de Tributação Internacional e Imposto de Renda. Pós Graduado em Direito Tributário Internacional pela Universidade de Salamanca na Espanha. Membro da Academia Brasileira de Direito Tributário e Membro da Associação Paulista de Estudos Tributários, onde também é palestrante. Autor de Diversas Obras de Direito.
Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Segurança Pública15 minutos ago

As Forças Armadas são realmente necessárias?

Judiciário20 minutos ago

Machado de Assis, A Cartomante e o destino jurídico do Brasil

Politíca40 minutos ago

Coordenador da bancada federal paraibana, Murilo, confirma retomada imediata da Operação Carro-Pipa 

Politíca41 minutos ago

Veneziano confirma liberação do governo de R$ 38 milhões para a continuidade do programa de carros-pipa

Politíca43 minutos ago

Adriano Galdino é reeleito presidente da Assembleia para o biênio 2025/2026

Politíca45 minutos ago

137 ANOS – Camila Toscano destina mais de R$ 3,5 milhões para Guarabira e reforça compromisso com a cidade

Politíca47 minutos ago

Léa Toscano parabeniza Guarabira e reafirma compromisso de preparar a cidade para o futuro

Segurança Pública49 minutos ago

Comissão aprova projeto que concede porte de arma para agentes de trânsito

Segurança Pública52 minutos ago

Audiência discute importância de iniciar rapidamente busca por desaparecido que tenha alguma deficiência

Educação & Cultura54 minutos ago

Comissão aprova criação de programa federal para apoiar cursinhos pré-vestibulares populares

Educação & Cultura57 minutos ago

Comissão de Educação debate novo marco regulatório para cursos de graduação a distância

AGRICULTURA & PECUÁRIA60 minutos ago

Lira cobra retratação do Carrefour e defende resposta clara contra o protecionismo

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 hora ago

Comissão aprova projeto que reforça controle sobre desmatamento e eleva punições

Nacional1 hora ago

Governo Federal garante continuidade da Operação Carro-Pipa

Judiciário1 hora ago

Governos não podem usar dívidas para compensar precatórios, diz maioria do STF

Judiciário1 hora ago

O que é o marco temporal das terras indígenas e por que voltou a discussão?

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 hora ago

Impactos da depreciação acelerada na cultura da cana-de-açúcar

CONCURSO E EMPREGO1 hora ago

PEC da Escala 6×1: o que há de importante neste debate e o que há de discurso

Esporte2 horas ago

CCJ analisa projetos contra violência nos estádios

CONCURSO E EMPREGO2 horas ago

Divulgada relação preliminar das inscrições homologadas no 2º concurso dos cartórios notariais

Internacional2 horas ago

Israel confirma cessar-fogo com Hezbollah: “Foco é Irã e Hamas”

ENTRETENIMENTO2 horas ago

Jojo rejeitou pedido de Xuxa de assinar petição contra Bolsonaro

Nacional2 horas ago

Janja mostra nova cascata artificial na Granja do Torto

ECONOMIA3 horas ago

Prévia da inflação é de 0,62% em novembro

Judiciário3 horas ago

Moraes retira sigilo de relatório da PF que indiciou Bolsonaro; leia a íntegra

Nacional3 horas ago

Corte de gastos precisa ser votado ainda este ano, diz Lira

ECONOMIA3 horas ago

O novo ‘imposto do pecado’ e a análise de impacto regulatório

Nacional3 horas ago

O esvaziamento do Legislativo e o avanço das agências reguladoras superpoderosas

Nacional3 horas ago

Camilo Santana cresce como alternativa no PT para sucessão de Lula

Judiciário3 horas ago

Proteção e prevenção absoluta: hora do STF garantir segurança de crianças na internet

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde7 dias ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde7 dias ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura7 dias ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO7 dias ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO7 dias ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura2 semanas ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde2 semanas ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

O que é CLT?

Saúde2 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Internacional2 semanas ago

MUNDO DEVE SUPERAR META DE 1,5°C DE AQUECIMENTO EM 2024

Internacional3 semanas ago

A verdadeira história de Donald Trump

Politíca3 semanas ago

Veneziano: Cúpula dos Parlamentos do G20 contribui para eficiência legislativa

Nacional3 semanas ago

Saiba o que é o encontro do G20, que acontece após a Cúpula dos Parlamento

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CRIAÇÃO DE COBRAS RARAS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br