Connect with us

Internacional

DNA resolveu mistério de rei perdido da França

Quando o rei Luís 16 da França e sua esposa, a rainha Maria Antonieta, foram decapitados em 1793, no auge da Revolução Francesa, eles não tinham ideia do destino que aguardava um de seus descendentes

Pouco antes dela e o marido serem guilhotinados, Maria Antonieta foi abruptamente separada do filho Luís Carlos, delfim da França — título de nobreza que se usava para designar os príncipes herdeiros do trono.

Para alguns, Luís Carlos era o herdeiro real, o último filho homem deixado pelos monarcas. E foi assim que passou a ser chamado de Luís 17 por algumas pessoas.

Mas a conturbada França do final do século 18 era o último lugar em que um rei queria estar. A monarquia havia sido abolida para dar lugar oficialmente a uma república em setembro de 1792.

Isso contrariava os planos de Maria Antonieta, que, apesar de seu infortúnio, ansiava que o filho governasse o país um dia.

Mas para os revolucionários, um possível herdeiro real representava uma ameaça que poderia botar a perder todos os planos da revolução.

Assim, o delfim foi trancado na Torre do Templo, uma fortaleza medieval que serviu de prisão para a família real em seus últimos dias.

Luís 16 e Maria Antonieta em 1781, antes do início da revolução
Legenda da foto,Luís 16 e Maria Antonieta em 1781, antes do início da revolução

Dizem que Luís Carlos sofreu muito na prisão, onde teria tido pouco ou nenhum contato com outras pessoas. Ele também foi submetido a situações indescritíveis de crueldade. E corriam rumores de que os guardas o forçavam a beber álcool, dizer obscenidades e cantar La Marseillaise.

Mas outros rumores, ainda mais implausíveis, afirmavam que alguém havia conseguido entrar na prisão, passar despercebido por mais de uma centena de guardas, trocar o príncipe por outra criança e escapar com Luís Carlos.

Uma gravura de Luís 16 na Torre do Templo
Legenda da foto,Uma gravura de Luís 16 na Torre do Templo, onde passou os últimos meses de sua vida

Mito e ciência

Por mais de 200 anos, a vida e — especialmente — o fim de Luís Carlos era um enigma: teria ele realmente morrido em uma prisão parisiense como anunciado pelos revolucionários em 1795? Ou teria escapado da prisão e burlado a morte, como alguns afirmam?

E se ele havia conseguido escapar, seria possível que a dinastia dos Bourbon tivesse conseguido sobreviver? A França teria um delfim desaparecido?

A história do “rei perdido” da França virou um mito. E, nos anos seguintes à revolução, houve mais de um indivíduo que assegurou ser o verdadeiro delfim, o herdeiro de Luís 16 e Maria Antonieta.

Obviamente, era algo que não poderia ser facilmente comprovado.

Assim, cientistas abraçaram a tarefa de procurar o DNA de Luís Carlos e compará-lo com o de algum parente.

“O fato de que isso poderia nos dar respostas que procuramos por séculos foi de fato um desafio ao qual eu não poderia dizer não”, diz à BBC Jean-Jacques Cassiman, professor de genética humana que esteve à frente da investigação.

O estudo foi conduzido pela Universidade de Lovaina, na Bélgica, e pela Universidade de Muenster, na Alemanha.

Cassiman recebeu, em 2000, as amostras de DNA para desvendar a verdadeira história de Luís Carlos de uma vez por todas. Mas levou vários anos para chegar a uma conclusão.

A tomada da Bastilha marcou a queda do antigo regime e da monarquia absolutista
Legenda da foto,A tomada da Bastilha marcou a queda do antigo regime e da monarquia absolutista

Um menino valente

Em 1789, a França passava por um momento conturbado. A angústia econômica levou à convocação dos Estados Gerais para enfrentar a crise.

A criação de uma Assembleia Nacional Constituinte, à qual a nobreza se negava, marcou o início da Revolução Francesa, um dos períodos mais estudados da história da Europa.

Mas foi a Queda da Bastilha, em 14 de julho de 1789, que mudou para sempre o cenário político da Europa. A tomada da fortaleza pelos revolucionários marcou simbolicamente a queda do antigo regime.

No Palácio de Versalhes, Luís 16 e Maria Antonieta tinham problemas adicionais. Seu filho Luís José, inicialmente herdeiro do trono, havia morrido de tuberculose aos sete anos. Isso tornou o pequeno Luís Carlos, de apenas quatro anos, o delfim da França.

O delfim Luis Carlos é tirado dos braços da mãe, Maria Antonieta, em 1793
Legenda da foto,O delfim Luís Carlos é tirado dos braços da mãe, Maria Antonieta, em 1793

Ele estaria destinado a se tornar rei, se não fosse por uma multidão que tomou o Palácio de Versalhes, forçando a família real a se mudar para o Palácio das Tulherias.

Os reis já não representavam a monarquia absolutista, mas fariam parte da monarquia constitucional que queriam instaurar no país.

“A multidão enfurecida tinha pás e picaretas e ameaçava a rainha de morte. Na verdade, Luís Carlos, seu filho mais novo, que tinha quatro anos na época, era incrivelmente corajoso. Inclinou-se para fora da janela e gritou: ‘Perdoem minha mãe'”, relata Deborah Cary, autora de The lost King of France (“O rei perdido da França”, em tradução literal).

Mas Maria Antonieta era o foco da multidão enfurecida. Ela era apenas uma adolescente quando chegou da Áustria nos anos 70 do século 17 para se casar com Luís 16.

“Sua vida virou uma espécie de turbilhão de diversão, bailes e festas. E logo começou a acumular cada vez mais diamantes. E se dedicou ao jogo”, diz Cary.

“Ela tinha as roupas mais fabulosas e uma cabeleireira parisiense que fazia seu cabelo ficar com um metro de altura. Quero dizer, era muito extravagante.”

Enquanto isso, as pessoas comuns da França estavam literalmente morrendo de fome.

Quando a família real protagonizou uma tentativa de fuga surpreendente, só piorou a situação.

Guilhotina
Legenda da foto,A guilhotina foi bastante utilizada durante a Revolução Francesa

Em 1792, o rei foi oficialmente preso, e ele e sua família foram feitos prisioneiros no Templo. Luís 16 foi guilhotinado em 21 de janeiro de 1793.

Maria Antonieta teve o mesmo destino em 16 de outubro do mesmo ano.

Mas os revolucionários não tocaram no pequeno Luís Carlos, que tinha oito anos quando seu pai foi executado e se tornou o potencial herdeiro.

Abandonado em uma prisão, o delfim falava e caminhava pouco, tinha a barriga inchada pela desnutrição, e o corpo coberto de feridas. Não era mais o lindo menino que outrora estava destinado a comandar uma nação.

Os carcereiros anunciaram sua morte em 8 de junho de 1795, quando ele tinha 10 anos. Seu corpo foi enterrado em uma vala comum no cemitério de Sainte-Marguerite sem grandes cerimônias, alimentando a teoria de que o corpo encontrado não correspondia ao do verdadeiro delfim.

Os vários delfins

Mas nem todo o corpo de Luís Carlos foi direto para o túmulo. Durante a autópsia, o médico guardou seu coração com o propósito de fazê-lo chegar aos membros da dinastia dos Bourbon que ainda restavam.

O coração foi preservado em álcool por vários anos. E depois de muitas idas e vindas e alguns roubos, foi depositado em uma urna de vidro e colocado na Basílica de Saint-Denis, em Paris.

Enquanto isso, o mistério do delfim desaparecido gerava um furor que inspirava as histórias mais inverossímeis.

Karl Wilhelm Naundorff, um dos falsos delfins
Legenda da foto,Karl Wilhelm Naundorff foi um dos falsos delfins

Até mesmo o escritor Mark Twain se baseou na história para seu famoso romance As Aventuras de Huckleberry Finn, em que um dos personagens se apresenta como o “rei perdido da França”.

Com a Restauração dos Bourbons em 1814, mais de cem pessoas garantiram ser o herdeiro real da dinastia.

Nem todos eram provenientes da França. Como a revolução sacudia toda a Europa e os rumores se espalhavam pelo mundo, havia falsos pretendentes vindos de países como Inglaterra e Itália — e alguns até mesmo dos Estados Unidos.

O mais famoso foi Karl Wilhelm Naundorff, um relojoeiro prussiano que conseguiu convencer quem conheceu o verdadeiro Luís Carlos em vida de que ele era o autêntico delfim.

Maria Teresa da França, a única descendente de Luís 16 e Maria Antonieta a atingir a idade adulta
Legenda da foto,Maria Teresa da França, a única filha de Luís 16 e Maria Antonieta a atingir a idade adulta

Os falsos delfins escreviam até cartas para Maria Teresa da França, duquesa consorte de Angolema e irmã de Luís Carlos. Ela foi a única, entre todos os filhos de Luís 16 e Maria Antonieta, que sobreviveu e atingiu a idade adulta.

Nenhum dos supostos delfins conseguiu comprovar a veracidade de suas histórias. E o mistério de Luís Carlos foi esquecido com o passar do tempo.

O coração perdido

Foi o médico Philippe-Jean Pelletan quem extraiu o coração de Luís Carlos durante a autópsia. Ele o guardou em sua casa e, anos depois, tentou devolvê-lo aos membros da dinastia dos Bourbon. O coração foi secando com o passar do tempo. Além disso, foi roubado e passou de mão em mão em várias ocasiões ao longo dos dois séculos seguintes, até que acabou na Basílica de Saint-Denis.

Até que, em 2000, os cientistas se dispuseram a desvendar toda a confusão histórica.

Pesquisadores belgas usaram técnicas modernas para obter o material genético. A ideia era realizar exames em um pedaço do coração e comparar o DNA com o de Maria Antonieta.

O coração de Luís 17 guardado em sua urna de vidro
Legenda da foto,O coração de Luís 17 guardado em sua urna de vidro

Mas era mais fácil falar do que fazer.

“Ali não há emoções porque do contrário se comete erros. Trabalhamos com um anteparo especial, onde havia fluxo de ar para evitar a contaminação com outro DNA”, explica Cassiman.

“Tivemos que cortar o coração com uma pequena serra. Duas partes, uma para nós e outra para o colega alemão.”

Depois veio um desafio ainda mais complicado: encontrar o DNA de Maria Antonieta.

O principal avanço se deu quando os pesquisadores encontraram um colar que pertencia à mãe de Maria Antonieta, Maria Teresa da Áustria, uma imperatriz que teve 16 filhos.

Ela havia guardado uma espécie de corrente como lembrança da prole.

Nessa corrente, havia 16 pequenos medalhões. Cada um representava um filho — e cada um continha um fio de cabelo de cada criança, incluindo um de Maria Antonieta..

Foi um achado fantástico para os cientistas.

A imperatriz Maria Teresa, mãe de Maria Antonieta
Legenda da foto,Maria Teresa da Áustria tinha guardado o DNA de seus 16 filhos, incluindo Maria Antonieta

Mas Cassiman queria mais evidências.

“Procuramos então um descendente que ainda estivesse vivo e fosse qualificado. E encontramos a ex-rainha da Romênia que ainda estava viva”, diz o cientista.

Cassiman e sua equipe analisaram amostras de DNA dela e do irmão, que também era descendente direto da mãe de Maria Antonieta.

Os resultados foram conclusivos. O DNA do coração guardado na cripta real francesa correspondia ao DNA da antiga rainha da França, provando que o filho de Luís 16 e Maria Antonieta morreu na prisão.

Por isso, o Ministério da Cultura da França autorizou o sepultamento simbólico de Luís Carlos na Basílica de Saint-Denis em 2004, colocando um ponto final na história do delfim que nunca conseguiu governar.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Internacional8 minutos ago

ONU pede calma em meio a protestos de rua em Moçambique

Internacional11 minutos ago

Entidades da ONU dizem que acordo entre Israel e Hezbollah é “ponto de partida”

Segurança Pública21 minutos ago

Comissão aprova aumento do prazo de internação para adolescentes em conflito com a lei

Segurança Pública24 minutos ago

Comissão debate prazo de validade de certificados de registro de arma de fogo

Educação & Cultura27 minutos ago

Comissão aprova projeto que prevê formação específica para educadores de alunos autistas

Educação & Cultura30 minutos ago

Centro de Estudos da Câmara discute como enfrentar a violência no ambiente escolar

Nacional32 minutos ago

Psol lança candidatura do deputado Pastor Henrique Vieira à presidência da Câmara

Nacional35 minutos ago

Parlamentares manifestam-se contra indiciamento dos deputados Van Hattem e Cabo Gilberto Silva pela Polícia Federal

Esporte38 minutos ago

Atuação de profissionais de educação física nas escolas é tema de audiência nesta quinta-feira

Esporte40 minutos ago

Fórum legislativo discute integração do esporte com educação e gestão das organizações esportivas

AGRICULTURA & PECUÁRIA45 minutos ago

Comissão de Agricultura discute custos para comprar grãos na região Sul

AGRICULTURA & PECUÁRIA50 minutos ago

Nova portaria de debêntures de irrigação está disponível para consulta pública

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 hora ago

Tomate apresenta variação de até 500% em pesquisa do Procon-JP com preços de hortifrútis

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 hora ago

João Azevêdo destaca melhoria de vida de agricultores beneficiados com o PB Rural Sustentável em reunião com o Banco Mundial 

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 hora ago

A sustentabilidade da pecuária brasileira e o protecionismo francês

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 hora ago

Avanços na propagação de maracujás são tema de novo minicurso à distância da plataforma e-Campo da Embrapa

ECONOMIA4 horas ago

Banco do Nordeste fortalece setores estratégicos da Paraíba em eventos de negócios 

Judiciário4 horas ago

A PEC contra a escala 6×1 – um passo rumo à redução da jornada de trabalho no BrasilA PEC contra a escala 6×1 –

Judiciário4 horas ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

ENTRETENIMENTO4 horas ago

Tender Com Molho de Maracujá (Especial de Natal)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 horas ago

Programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia traz colóquio com cientistas quânticos

Judiciário5 horas ago

STJ e TST aprovam pagamento de benefício retroativo a ministros

Politíca5 horas ago

LÚCIA DE CHICA MOTTA: Candidata se elege vereadora em Patos usando nome de deputada

CIDADE6 horas ago

TCE encaminha à CGU e ao TCU contrato de R$ 11 milhões com empresa para gestão de saúde em Bayeux

CIDADE6 horas ago

O Drama dos Ribeirinhos de Cicerolândia: Uma Luta Pelo Rio Mamuaba

Segurança Pública7 horas ago

Agora é oficial: Marinha publica medidas de contenção e alteração exigidas pelo governo: morte ficta, 3.5%, reversão de pensão e idade limite para a reserva

CIDADE7 horas ago

Setramp e CGM recebem voto de aplauso da Câmara Municipal de João Pessoa

Segurança Pública19 horas ago

Território do Brasil está cercado por 28 bases militares: poderoso arsenal dos EUA, França e Reino Unido ameaçam a Amazônia e a soberania das Forças Armadas Brasileira

Segurança Pública19 horas ago

Regime disciplinar de policiais federais segue para sanção presidencial

Saúde19 horas ago

Veja os sinais e tratamento para a Clinomania

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA22 horas ago

COMO FUNCIONARÁ O PAGAMENTO VIA PIX PELO WHATSAPP

CIÊNCIA & TECNOLOGIA22 horas ago

STARTUP UTILIZA TECNOLOGIA DE SOM PARA FAZER OBJETOS LEVITAREM

ECONOMIA22 horas ago

ECONOMIA CIRCULAR

ENTRETENIMENTO23 horas ago

QUAIS AVES VISITAM UM AÇUDE NO PANTANAL?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA23 horas ago

BRASILEIROS MOSTRAM APOIO CRESCENTE AOS BIOCOMBUSTÍVEIS

Saúde1 semana ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde1 semana ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura1 semana ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura2 semanas ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde2 semanas ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

O que é CLT?

Saúde2 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br