CIÊNCIA & TECNOLOGIA
A inteligência artificial como facilitadora dos negócios
Utilizada em aplicações corporativas, IA apresenta resultados práticos, reduzindo ou eliminando erros humanos e aumentando a produtividade
A Inteligência Artificial finalmente deixou o campo da ficção científica e hoje pode ser encontrada em diversos tipos de soluções já em aplicação no mercado corporativo. Na prática, estamos falando da união de tecnologias como machine learning e processamento de linguagem natural para que máquinas sintam, compreendam, aprendam e atuem.
Estudos apontam que a IA é parte crítica de grande parte das empresas, mas que menos da metade delas já contam com programas de IA totalmente sustentáveis, entregando benefícios conforme o planejado. Porém é questão de tempo para que seja ampliado, já que sua utilização vem apresentando vantagens como a redução de erros, graças à maior resistência e capacidade de suportar ambientes hostis; e à possibilidade de executar ações diárias sem pausas.
Uma das áreas em que o uso de IA tem se mostrado bastante efetivo é no desenvolvimento dos chamados chatbots. Tecnicamente são softwares que simulam a fala humana e são capazes de conversar com os usuários em aplicativos de mensagens, como o WhatsApp e o Telegram, por exemplo. Até bem pouco tempo, estes softwares trabalhavam com mensagens prontas, mas com o uso do IA têm ganhado uma nova dimensão.
Os chatbots de inteligência artificial vão além do simples fornecimento de mensagens prontas, sendo capazes de identificar padrões e, com isso, oferecer aos usuários um atendimento mais rápido e personalizado, muitas vezes dispensando a interação humana. Trata-se de um software de mensagens que analisa os dados fornecidos pelo usuário, encontrando padrões que levam a sugestões de respostas para o que é solicitado.
Esse recurso é muito utilizado em sistemas de atendimento virtual. Para empresas que não queiram investir no desenvolvimento de seu próprio chatbot com IA, o mercado conta hoje com soluções oferecidas como serviço, que prometem maior agilidade na resolução de problemas e o fim de longas esperas no telefone.
Isso traz uma série de vantagens para as empresas que as utilizam, tais como:
· Melhoria na satisfação dos clientes devido ao aumento da qualidade no atendimento, e no fim de longas esperas no telefone e inúmeras transferências, além de maior resolutividade.
· Redução de altos custos com backoffice, já que o modelo pode substituir ou reduzir significativamente a operação de atendimento que envolve diversos custos diretos e indiretos.
Um bom exemplo de solução é a Oi Bot, que é parte do portfólio da Oi Soluções. Vamos construir o futuro juntos? Conheça um pouco mais sobre o que Oi Soluções oferece: www.oisolucoes.com.br