ESTADO
Bandas já tocam com novos instrumentos distribuídos pelo Governo
Bandas de música de 20 cidades do interior já estão utilizando os kits de instrumentos distribuídos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura (SecultPB), a partir de convênios com a Fundação Nacional de Artes (Funarte).
Um desses grupos é a Filarmônica Nossa Senhora do Desterro, da cidade de Boqueirão, que é dirigida pelo maestro José Francisco de Oliveira. O grupo, fundado há 57 anos, acolhe jovens de todas as classes sociais, tendo como preceito o ensino e a aprendizagem musicais para formação cidadã.
“Todos aqui são tratados como iguais. Nosso grupo é humilde, mas as portas estão sempre abertas a quem quer aprender e divulgar a música”, afirma o maestro Francisco.
A primeira tocata – A Filarmônica Nossa Senhora do Desterro fará a primeira apresentação oficial com os novos instrumentos em recital ao pôr do sol, durante o lançamento do livro ‘Boqueirão: história, cultura e identidade’, que ocorrerá neste sábado (20/11), na pousada Flor de Mandacaru.
Entrega – Os instrumentos foram distribuídos na última terça-feira (16/11), em solenidade na própria Secult. O secretário Damião Ramos Cavalcanti coordenou a entrega, que contou com a presença de prefeitos, secretários de cultura e músicos das bandas beneficiadas nos convênios.
Os kits chegaram à Paraíba através de dois convênios, um deles com a contrapartida do Governo do Estado e o Prêmio Funarte de Apoio a Bandas de Música 2020. Em abril deste ano, a Funarte iniciou, em Brasília, a entrega de instrumentos e orientou a Secult-PB a organizar a distribuição às bandas, obedecendo os protocolos sanitários em relação à contenção da Covid-19.
O secretário de Estado da Cultura, Damião Ramos Cavalcanti, disse que no próximo ano é possível que a quantidade de instrumentos e de bandas beneficiadas seja maior: “Basta que as entidades e prefeituras se inscrevam no programa, para obter apoio do Governo do Estado”.
Foram entregues bombardinos, bombardões, saxofones, trombones, trompas, clarinetes, trompetes e flautas.
Bandas contempladas
Banda Filarmônica Abdon Felinto Milanez – Areia
Banda Filarmônica Maria Udjagra Fernandes – Cuité
Banda de Música 31 de Março – Ingá
Associação Musical Belmont das Chagas – Juripiranga
Filarmônica Nossa Senhora do Livramento – Livramento
Filarmônica São José – Parari
Filarmônica São Geraldo Majella – Poço de José de Moura
Filarmônica Abdon Tavares – Serra Redonda
Banda de Música João Ferreira de Sousa – Taperoá
Filarmônica Joaquim Moreira e Silva – Triunfo
Associação Escola e Banda de Música 12 de Agosto – Araruna
Associação Cultural dos Músicos de Baraúna
Prefeitura Municipal de Boa Ventura
Filarmônica Nossa Senhora do Desterro – Boqueirão
Prefeitura Municipal de Caiçara
Prefeitura Municipal de Monteiro
Prefeitura Municipal de Nova Palmeira
Associação Cultural Filarmônica Eugênio Vasconcelos – Pedra Lavrada
Associação Cultural dos Músicos da Filarmônica Coronel Antônio Xavier de Macedo – Picuí
Sociedade de Difusão Artística de Uiraúna
Prefeitura Municipal de Uiraúna