Esporte
Comissões debatem importância de banco de dados para orientar políticas públicas no esporte
A Comissão do Esporte e a comissão especial da Câmara dos Deputados criada para analisar o Projeto de Lei 1153/19, que altera a Lei Pelé para garantir novos direitos aos atletas em formação, realizam audiência pública nesta terça-feira (30) sobre a importância de um banco de dados para orientar políticas públicas no esporte.
O debate foi proposto pelo deputado Luiz Lima (PSL-RJ). “O esporte brasileiro vive um momento de reconstrução de suas instituições e estruturas. No entanto, ainda não atingimos um estágio aceitável em termos de informações e transparência sobre os principais aspectos do esporte”, afirma o parlamentar.
Para Luiz Lima, ter um sistema de informações sobre as entidades que administram o esporte no Brasil, sobre os praticantes de atividades físicas e, também, sobre a estrutura do esporte nos estados e municípios brasileiros, é importante para orientar as decisões em relação às políticas públicas esportivas.
Confirmaram presença:
– o representante da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Projeto Referências, professor Dr. Alan Ferreira;
– o professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e coordenador do Projeto Inteligência Esportiva, Fernando Marinho Mezzadri;
– o consultor legislativo da área de Educação, Cultura e Desporto, Renato de Sousa Porto Gilioli; e
– o organizador do Diagnóstico Nacional do Esporte, professor Ailton Santana de Oliveira.