ESTADO
Aeroporto Castro Pinto terá mais posições de aeronaves e espaços ampliados
O Aeroporto Internacional Castro Pinto, na Região Metropolitana de João Pessoa, será reformado e ampliado. A Aena – empresa espanhola responsável pela administração do terminal – divulgou recentemente detalhes das intervenções.
O aeroporto vai passar de cinco para oito posições de aeronaves. Entre estas, duas delas serão para embarques e desembarques por pontes móveis de contato, chamadas de ‘fingers’.
De acordo com a empresa, a reforma vai garantir 8,8 mil metros quadrados do equipamento renovados; uma nova área, de 3,7 mil metros quadrados, será construída, ampliando o espaço edificado para 12,5 mil metros quadrados.
As obras fazem parte da fase 1B do contrato de concessão firmado entre a concessionária e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Na lista de modificações, a ampliação do pátio, que ganha mais 11 mil metros quadrados, e da pista de táxi, que será ampliada em mais de 5,5 mil metros quadrados.
As salas de embarque também serão ampliadas, passando de 495 para 1,3 mil metros quadrados.
A área reservada para inspeção de segurança de bagagens vai sair de 18 para 135 metros quadrados. Os saguões de embarque e desembarque passam de 1,1 mil metros quadrados para mais de 1,9 metros quadrados.
A obra de reforma prevê ainda dois novos balcões de imigração – indo de três para cinco unidades -, e espaço nas salas de desembarque, de 680 para 980 metros quadrados. Três novos totens de auto check-in serão instalados, totalizando oito aparelhos.
Aeroporto
O Aeroporto Castro Pinto, hoje, compõe o Bloco Nordeste junto com outros cinco aeroportos regionais (Recife, Maceió, Aracaju, Campina Grande e Juazeiro do Norte). Foi concedido à iniciativa privada em leilão realizado no dia 15 de março de 2019, pelos próximos 30 anos, conforme contrato de concessão assinado com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
A vencedora do certame foi a Aena Desarrollo Internacional, que desde o dia 24 de fevereiro de 2020 passou a ser a gestora do aeroporto, conforme previa o plano de transição operacional (PTO).