Connect with us

Segurança Pública

Polícias judiciárias e o estado de coisas inconstitucional

É lamentável que as polícias investigativas sejam tratadas de forma tão negligente pelos nossos governantes, que ao longo dos anos estão promovendo um verdadeiro sucateamento das Polícias Civis e da Polícia Federal

A Constituição da República prevê no seu artigo 144, §§1º e 4º, que cabe às polícias Federal e Civil as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais. De maneira bem objetiva, a atividade de polícia judiciária se relaciona, como o próprio nome sugere, ao fato de que estas agências policiais servem para dar suporte ao Poder Judiciário, cumprindo mandados de busca e apreensão, mandados de prisão, realizando conduções coercitivas etc.

Todavia, é inegável que o papel principal das Polícias Civil e Federal dentro de um Estado Democrático de Direito é realizar a apuração de infrações penais. Por meio de investigações conduzidas por autoridades sem qualquer relação ou interesse com eventual processo posterior, as denominadas Polícias Judiciárias viabilizam a reunião de provas e elementos informativos que possam subsidiar o exercício de uma pretensão acusatória pelo titular da ação penal (em regra, o Ministério Público), mas também são responsáveis por realizar um filtro processual, impedindo que imputações infundadas desemboquem em um processo.

Como se pode perceber, o trabalho investigativo não está voltado exclusivamente ao poder punitivo estatal, uma vez que também serve para demonstrar a inocência da pessoa investigada, comprovando a improcedência da notícia-crime, servindo, destarte, como um importante instrumento de justiça criminal.

Nesse cenário, é lamentável que as polícias investigativas sejam tratadas de forma tão negligente pelos nossos governantes, que ao longo dos anos estão promovendo um verdadeiro sucateamento das Polícias Civis e da Polícia Federal. De maneira ilustrativa, a Polícia Federal, com atuação em todo o território nacional, tem um efetivo extremamente reduzido para a execução de suas atribuições constitucionais. Já na Polícia Civil do Estado de São Paulo os dados são ainda mais alarmantes, com a indicação de um déficit de 15 mil policiais.

É sob tais premissas que neste estudo ousamos falar em um verdadeiro Estado de Coisas Inconstitucional das Polícias Judiciárias no Brasil. Segundo Azevedo Campos, são três as premissas para o reconhecimento do Estado de Coisas Inconstitucional: 1) a verificação de um quadro não simplesmente de proteção deficiente, mas, sobretudo, de violação massiva, generalizada e sistemática de direitos fundamentais, que afetam grave e invasivamente uma expressiva parcela da população; 2) a ausência de adoção e de coordenação para a adoção de medidas legislativas, administrativas, orçamentárias e até mesmo judiciais, configurando-se verdadeira “falha estatal estrutural”, que gera tanto a violação sistemática dos direitos, quanto a perpetuação e agravamento da situação; e 3) a superação dessas violações de direitos exige a expedição de remédios e ordens dirigidas não apenas a um órgão, e, sim, a uma pluralidade destes são necessárias mudanças estruturais, novas políticas públicas ou o ajuste das existentes, alocação de recursos etc.[1]

Vejamos, então, os vetores indicados pela doutrina para o reconhecimento do Estado de Coisas Inconstitucional. Primeiramente, deve-se ponderar que as funções exercidas pelas Polícias Judiciárias são essenciais para a justiça. Logo, o referido sucateamento imposto pelos governantes do país resulta na violação massiva e sistemática do direito fundamental à Segurança Pública da sociedade, o que é comprovado pelo incremento sistêmico das nossas estatísticas criminais.

Isso para não mencionar o índice de criminalidade oculta, a denominada Cifra Negra, notadamente quando se trata de crimes vagos, em que figura como vítima a coletividade. A falta de investimento na investigação criminal contribui para que determinados crimes nem sequer cheguem ao conhecimento do Estado. Justamente por isso, são, infelizmente, raros os casos de responsabilização penal de agentes públicos ligados à corrupção. Do mesmo modo, a falha do Estado em estruturar as polícias civis e federal vem fomentando o incremento de organizações criminosas, a ponto dessa criminalidade mais organizada se voltar diretamente contra os órgãos de segurança pública, em uma ação de claro enfrentamento que vem sendo rotulada como o novo cangaço, gerando pânico e terror em algumas cidades do país.

Nesse contexto, percebe-se também o segundo vetor indicado pela doutrina, pois, não obstante os dados alarmantes da Segurança Pública no Brasil, somado ao déficit de servidores nas Polícias Judiciárias, nenhuma medida é adotada para reverter esta triste situação que afeta direitos fundamentais de uma massiva parcela da sociedade, escancarando, assim, a falha estrutural do Estado.

Finalmente, até pela evidenciada apatia dos poderes competentes, a superação dessa constante violação de direitos depende do engajamento de diversos órgãos e poderes, sendo imprescindível a adoção de políticas públicas e ajustes orçamentários que viabilizem a estruturação das polícias investigativas.

O que não se pode admitir é a perpetuação e – o que é pior! o agravamento estrutural das agências policiais responsáveis pela investigação criminal no Brasil. Fechar os olhos para este Estado de Coisas Inconstitucional é olvidar uma valiosa lição da Criminologia no sentido de que mais importante do que a severidade de uma pena, é a certeza da punição. E é por meio de uma investigação criminal eficiente que o Estado assegura a responsabilização penal de criminosos.

Deve-se compreender que a certeza do castigo serve de desestímulo à prática de infrações penais. Por outro lado, o sentimento de impunidade serve para encorajar a ação de criminosos. A conclusão de que a eficiência da investigação contribui diretamente para a redução das estatísticas criminais pode ser constatada pela significativa redução dos crimes de extorsão mediante sequestro no país, fruto de um trabalho investigativo qualificado.

Diante do exposto, só nos resta reiterar a importância de se investir nas polícias investigativas no intuito de reverter o indicado Estado de Coisas Inconstitucional que atinge as polícias civis e federal. Só assim a luta contra a corrupção e contra a criminalidade organizada surtirá algum efeito.

[1] Disponível em: https://www.conjur.com.br/2015-set-01/carlos-campos-estado-coisas-inconstitucional-litigio-estrutural . Acesso em 26.11.2021.

Autor

  • Francisco Sannini Neto – Delegado de Polícia do Estado de São Paulo. Mestre em Direitos Difusos e Coletivos. Pós-Graduado com Especialização em Direito Público. Professor da Graduação e da Pós-Graduação do Centro Universitário Salesiano de Lorena/SP. Professor Concursado da Academia de Polícia do Estado de São Paulo. Professor do Complexo Educacional Damásio de Jesus.
Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Segurança Pública6 horas ago

Território do Brasil está cercado por 28 bases militares: poderoso arsenal dos EUA, França e Reino Unido ameaçam a Amazônia e a soberania das Forças Armadas Brasileira

Segurança Pública6 horas ago

Regime disciplinar de policiais federais segue para sanção presidencial

Saúde6 horas ago

Veja os sinais e tratamento para a Clinomania

ENTRETENIMENTO6 horas ago

Novo filme de férias imperdível é a melhor adaptação de livro de todos os tempos

ENTRETENIMENTO7 horas ago

Veja os lançamentos do cinema em dezembro de 2024

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 horas ago

Instagram lança recurso para compartilhar localização

CONCURSO E EMPREGO7 horas ago

Empreendedores se inscrevem para programa ‘Eu Posso’ que oferece créditos de até R$ 15 mil

Educação & Cultura7 horas ago

Final do ano: como celebrar conquistas e engajar as famílias na Educação Infantil

Educação & Cultura7 horas ago

Alunos da Rede Municipal lançam livros com histórias infantis nesta quarta-feira

CONCURSO E EMPREGO7 horas ago

UFPB oferta 150 vagas para especialização gratuita em Gestão Pública na modalidade EaD

CONCURSO E EMPREGO7 horas ago

Prefeito em exercício celebra sucesso de parceria com Senac em projeto que está gerando emprego e aprendizado

Educação & Cultura7 horas ago

Livro sobre patrimônios de João Pessoa tem alunos da rede municipal como autores

Educação & Cultura7 horas ago

Pesquisa da UFPB na área de Materiais é uma das vencedoras de premiação da SBPMat

CIÊNCIA & TECNOLOGIA8 horas ago

Qualifica João Pessoa lança novos cursos online e gratuitos durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Educação & Cultura8 horas ago

Cícero Lucena trata da liberação de recursos do Governo Federal para João Pessoa na área da Educação

CIDADE8 horas ago

 Mais de meio milhão de piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento serão despejadas no Nordeste até o final do ano

AGRICULTURA & PECUÁRIA8 horas ago

Pesquisa desenvolve amora-preta mais doce e de alto potencial de lucro

AGRICULTURA & PECUÁRIA8 horas ago

Projeto que amplia recursos para o seguro rural é aprovado

AGRICULTURA & PECUÁRIA8 horas ago

Café: Restrição na oferta sustenta preços

AGRICULTURA & PECUÁRIA8 horas ago

Projeção de déficit global de açúcar faz cotações subirem quase 2% no mercado internacional

Esporte8 horas ago

Flamengo e Fortaleza empatam e ficam distantes do título do Brasileirão

Esporte8 horas ago

Susto no UFC! Chinesa é levada às pressas para o hospital e revive casos chocantes após nocautes; relembre

Esporte8 horas ago

F1 fecha acordo e Cadillac se torna 11ª equipe do grid em 2026

Esporte9 horas ago

1º X1 de Mountain Bike do Congo reúne atletas e encanta público com inovação no ciclismo paraibano

Esporte9 horas ago

KTM entrará em autoadministração em meio a dificuldades financeiras

Esporte9 horas ago

Seleção feminina realiza primeiro treino com todas as convocadas

Esporte9 horas ago

Tabela do Paraibano 2025 é divulgada, mas aguarda decisão do CSP de jogar ou não

Esporte9 horas ago

Del Potro conta tudo sobre o fim da carreira: operou oito vezes o joelho e pondera colocar prótese

Saúde9 horas ago

Quais são as bactérias mais perigosas do mundo?

ECONOMIA9 horas ago

O Bolsa Família precisa mudar?

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA9 horas ago

COMO FUNCIONARÁ O PAGAMENTO VIA PIX PELO WHATSAPP

CIÊNCIA & TECNOLOGIA9 horas ago

STARTUP UTILIZA TECNOLOGIA DE SOM PARA FAZER OBJETOS LEVITAREM

ECONOMIA9 horas ago

ECONOMIA CIRCULAR

ENTRETENIMENTO10 horas ago

QUAIS AVES VISITAM UM AÇUDE NO PANTANAL?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA10 horas ago

BRASILEIROS MOSTRAM APOIO CRESCENTE AOS BIOCOMBUSTÍVEIS

Saúde1 semana ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde1 semana ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura1 semana ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura2 semanas ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde2 semanas ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

O que é CLT?

Saúde2 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br