Connect with us

CIÊNCIA & TECNOLOGIA

6 coisas que celulares antigos tinham e que deixaram saudade

Lista reúne recursos que marcaram os modelos mais velhos de celulares; relembre

Aparelhos antigos contavam com recursos reduzidos e com foco na comunicação

Smartphones ampliaram o leque de funcionalidades de celulares, mas acabaram deixando de lado recursos muito característicos dos modelos antigos. Facilidades como acesso a rádios FM sem necessidade de Internet, baterias removíveis e até mesmo mais privacidade de uso são exemplos de coisas que, em geral, foram perdidas nos telefones móveis da atualidade.

Muitas dessas características marcaram presença na vida nos usuários e deixam saudade até hoje. Para relembrar, veja a seguir uma lista com seis coisas que celulares antigos tinham e que fazem falta.

1. Segurança e privacidade de dados

A privacidade de dados é um aspecto que está sempre em pauta em assuntos relacionados à Internet. Com smartphones, isso não é diferente. Em celulares inteligentes, por causa de aplicativos e recursos, uma vasta quantidade de informações dos usuários é captada diariamente. Os sistemas operacionais têm trabalhado para otimizar a segurança dos dispositivos, mas ainda assim algumas brechas e ajustes de apps podem impactar a sua privacidade. Em celulares antigos, porém, esse não era um problema passível de tanta preocupação – principalmente por causa do acesso reduzido à web.

Além da conexão limitada, que possibilitava apenas ligações e SMS, os telefones móveis antigos também não contavam com recursos avançados de localização, como GPS. Também não existia ainda o ID de publicidade, função voltada à propaganda direcionada e que também pode captar inúmeras informações de seus usuários. Hoje, por causa de sua ampla quantidade de recursos, smartphones acabam sendo mais invasivos do os que celulares “das antigas”.

É importante lembrar que, atualmente, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), em vigor desde 2020, obriga empresas de aplicativos a manter a segurança das informações de seus consumidores. No entanto, a exposição aos apps pode preocupar por fatores externos, como eventuais ciberataques – que podem acontecer na forma de roubo de dados, malwares ou ainda spywares (apps de espionagem instalados em celulares sem consentimento de seus usuários). Celulares antigos, porque tinham pouco ou nenhum acesso à Internet, não sofriam desse tipo de vulnerabilidade.

Ceulares atuais contam com brechas que permitem invasão e espionagem — Foto: Divulgação/Pixabay

Ceulares atuais contam com brechas que permitem invasão e espionagem

2. Bateria duradoura e facilmente removível

Manter o celular funcionando por dias sem necessidade de recarregar era uma realidade possível antes. Hoje, por outro lado, boa parte dos smartphones precisa ser recarregado diariamente. Isso acontece porque as baterias não acompanharam de igual para igual a evolução dos telefones móveis – que, atualmente, contam cada vez mais recursos e características demandantes de uma quantidade crescente de energia.

Além das potências e funcionalidades dos smartphones, outro fator que pode explicar a autonomia insatisfatória é a diminuição do tamanho das baterias. Isso é feito para que elas caibam em estruturas reduzidas e mais finas. Enquanto esse fator só pode ser solucionado por fabricantes, você pode aumentar o tempo de uso do seu celular utilizando alguns recursos disponíveis nos próprios sistemas operacionais.

Mais do que apenas durar mais tempo, a própria remoção da bateria também era um processo descomplicado há alguns anos. Desse modo, ao primeiro sinal de “estufamento” ou qualquer outro problema, era possível retirar o componente e substituí-lo com facilidade. Com o passar do tempo, essas peças aderiram a uma tendência diferente, que mantém a integração ao celular e não permite remoção sem ajuda técnica.

Vale lembrar, porém, que, embora seja um pouco incômodo, esse formato trouxe mais segurança aos usuários. Além disso, também permitiu alguns benefícios – como, por exemplo, os modelos à prova d’água.

Baterias presentes em modelos antigos ofereciam mais autonomia — Foto: Foto: Divugação/Samsung

Baterias presentes em modelos antigos ofereciam mais autonomia

3. Rádio nativo sem necessidade de acesso à Internet

Em smartphones, o simples ato de ouvir músicas ou programas demanda a instalação de aplicativos específicos – e, em boa parte dos casos, de um plano de assinatura também. Seja uma biblioteca de arquivos (inclusive de áudio) ou um agregador de podcast, é preciso instalar apps para praticamente qualquer coisa que se queira consumir – inclusive no simples caso de querer ouvir uma rádio.

Essa realidade se mostra totalmente diferente quando comparada a alguns anos atrás, quando a maioria dos celulares trazia pré-instalados transmissores de rádios AM/FM. O acesso costumava ser fácil, e o máximo que poderia demandar para ligar era um fone de ouvido, sem necessidade de conexão à Internet. Ainda é possível ouvir estações de rádio em smartphones, mas em geral é preciso baixar apps ou usar o navegador para isso.

Rádio FM era um dos recursos presente nos aparelhos antigos — Foto: Foto: Divulgação/Kickstarter

Rádio FM era um dos recursos presente nos aparelhos antigos

4. Praticidade de uso

Atualmente, um único celular pode permitir a realização de várias tarefas, desde tirar fotos até pagar uma conta do banco. No entanto, apesar de entregarem muitas facilidades, os smartphones podem dificultar o uso em termos de praticidade. Isso porque, para quem não está familiarizado com essas tecnologias, o primeiro contato pode ser bastante trabalhoso. Até mesmo as atualizações de sistema ou a migração para modelos diferentes demandam um tempo de adaptação, especialmente entre usuários de idades mais avançadas.

Embora não tivessem muitas funções além de seu escopo, os celulares antigos contavam com a vantagem da objetividade de recursos – e, consequentemente, com a facilidade de navegação. As atividades oferecidas por eles se reservavam majoritariamente às ligações e trocas de mensagens SMS. Porém, mesmo outros recursos adicionais, como agenda e jogos pré-instalados, tinham acesso mais simples – o que facilitava muito a experiência de usabilidade.

Celulares atuais trazem muitos recursos e interfaces elaboradas, o que pode dificultar a praticidade de uso  — Foto: Divulgação/Samsung

Celulares atuais trazem muitos recursos e interfaces elaboradas, o que pode dificultar a praticidade de uso

5. Maior resistência a quedas

A resistência dos telefones antigos é algo emblemático, principalmente no que diz respeito aos modelos clássicos, como os da Nokia. O upgrade para os celulares mais modernos trouxe uma reformulação em termos de design e composição, o que acabou impactando diretamente na resistência. Isso porque o que era feito totalmente em plástico antes, hoje conta com partes em vidro – como é o caso do iPhone, por exemplo. Dessa forma, os smartphones podem passar a impressão de fragilidade, demandando o uso de películas e capinhas para uma durabilidade maior.

A boa notícia é que existem empresas que trabalham para mudar essas eventuais vulnerabilidades de design, testando e aprimorando os vidros que são usados no revestimento dos telefones. Hoje, alguns modelos oferecem maior proteção contra arranhões e quedas – embora, vale lembrar, ainda exista bastante espaço para evoluir nesse sentido.

Voltar para o plástico nos displays não parece uma opção viável, principalmente porque, além de ser pouco ecológico, o material não combina com as telas sensíveis de hoje. No entanto, cabe uma evolução para os vidros de atualmente, que ainda podem entregar resultados melhores no que diz respeito à resistência.

Celulares como o Nokia 6610 eram conhecidos pela durabilidade e resistência — Foto: Foto: Divulgação/Nokia

Celulares como o Nokia 6610 eram conhecidos pela durabilidade e resistência

6. Designs inusitados

Hoje, a maioria dos celulares segue o mesmo modelo de tela inteira com câmeras frontal e traseira. Ao longo das duas décadas anteriores, porém, o cenário não era exatamente esse. De celulares em formato de gota a outros com design exclusivo para jogos, nos anos 2000 era comum encontrar telefones móveis bastante inusitados.

Esses formatos diferenciados eram possíveis principalmente por causa do teclado físico dos celulares, que possibilitava escolhas alternativas de design. Na atualidade, não há muito como fugir do modelo usual retangular e em tela inteira – embora alguns fabricantes tentem ousar com smartphones redondos, por exemplo.

Embora nem sempre esses formatos inusitados fossem bons à usabilidade do celular, era interessante poder contar com variedade maior no mercado. Além disso, como alguns modelos tinham objetivos específicos, eles ofereciam uma experiência de uso diferenciada e voltada a um público único – como é o caso do Nokia N-Gage, por exemplo, feito para jogos. Desse modo, essa característica pode deixar saudade em alguns usuários.

N-Gage foi um celular feito para jogos mas que acabou falhando em seu lançamento (Foto: Reprodução/Classic Portable) — Foto: TechTudo

N-Gage foi um celular feito para jogos mas que acabou falhando em seu lançamento

Com informações de The Verge (1 e 2), Techradar, H2S Media, Make Use Of e Lifewire

Nota de transparência: Shoptime e TechTudo mantêm uma parceria comercial. Ao clicar no link da loja, o TechTudo pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação. Os preços mencionados podem sofrer variação e a disponibilidade dos produtos está sujeita aos estoques.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Segurança Pública18 minutos ago

Polícia Militar intercepta dupla que estaria atirando em bairro da cidade de Patos

Segurança Pública21 minutos ago

Polícia Civil prende autor de homicídio na feira de Oitizeiro, em João Pessoa

Segurança Pública23 minutos ago

Polícia Civil prende três líderes de facções criminosas e cumpre mandados judiciais

Segurança Pública28 minutos ago

Polícia Civil prende homem que cometeu homicídio no município de Catingueira

Segurança Pública33 minutos ago

PMPB e UFCG capacitam policiais em Segurança Cibernética

Segurança Pública35 minutos ago

Polícia Militar lança campanha para doação de alimentos, roupas e brinquedos em comunidades

Politíca49 minutos ago

Indiciamento de Cabo Gilberto pela Polícia Federal acirra debate sobre perseguição política e imunidade parlamentar

Educação & Cultura1 hora ago

Professores da Rede Municipal de João Pessoa participam de formação continuada para a pré-escola

CONCURSO E EMPREGO2 horas ago

Concurso para agentes de saúde e endemias acontece neste domingo e locais de prova já podem ser consultados

Saúde2 horas ago

Nossas memórias não ficam apenas nos nossos neurônios

Saúde2 horas ago

Exercícios moderados já reduzem risco de doenças cardíacas – mas mais é melhor

Saúde2 horas ago

Implantes são esterilizados dentro do corpo usando luz e nanopartículas

Saúde2 horas ago

Biochip detecta cânceres em uma hora

CONCURSO E EMPREGO16 horas ago

Saldo de empregos formais da Paraíba dos últimos seis anos é 17 vezes maior que no período anterior, revela Caged

ESTADO16 horas ago

Campanha Fique em Dia com a Cagepa entra na última semana

ESTADO16 horas ago

Projeto sobre estruturas marinhas da Paraíba vence Prêmio República 2024

Nacional16 horas ago

“Sem anistia!” – A frase é universal ou seletiva?

ESTADO17 horas ago

MIDR reconhece a situação de emergência em quatro cidades paraibanas

ENTRETENIMENTO17 horas ago

Batata ao Murro na Frigideira

Educação & Cultura17 horas ago

Prefeitura de Cabedelo está com inscrições abertas para profissionais de Educação Física participarem de projetos esportivos no município

Internacional17 horas ago

Em um ano, Haiti aumentou em 70% número de crianças em grupos armados

Internacional17 horas ago

Catedral católica de Berlim reabre após polêmica reforma

Internacional17 horas ago

O quão perigoso é o Oreschnik, míssil disparado pela Rússia?

Internacional17 horas ago

Por que o Sudeste Asiático é dominado por líderes militares?

Internacional17 horas ago

Países nórdicos aumentam defesas civis frente à guerra

AGRICULTURA & PECUÁRIA17 horas ago

O STF e as isenções tributárias agrícolas

Politíca18 horas ago

ALPB debate regulamentação do uso de celulares em salas de aula

Politíca22 horas ago

Adriano Galdino garante permanência na presidência da Assembleia Legislativa da Paraíba

Politíca22 horas ago

Dinho se consolida como favorito à presidência da Câmara de João Pessoa com apoio estratégico

Esporte23 horas ago

Verão chegando: 5 benefícios da corrida de rua

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Segurança Pública4 semanas ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde7 dias ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde7 dias ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura7 dias ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO7 dias ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO7 dias ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura2 semanas ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde2 semanas ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

O que é CLT?

Saúde2 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Internacional2 semanas ago

MUNDO DEVE SUPERAR META DE 1,5°C DE AQUECIMENTO EM 2024

Internacional3 semanas ago

A verdadeira história de Donald Trump

Politíca3 semanas ago

Veneziano: Cúpula dos Parlamentos do G20 contribui para eficiência legislativa

Nacional3 semanas ago

Saiba o que é o encontro do G20, que acontece após a Cúpula dos Parlamento

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CRIAÇÃO DE COBRAS RARAS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br