CIÊNCIA & TECNOLOGIA
As 10 contas do Instagram com mais seguidores e o que você pode aprender com elas
Desde que o Facebook comprou o Instagram em 2012, o aplicativo evoluiu de uma rede social divertida com selfies e fotos de brunch entre amigos para se tornar algo muito mais impactante: a principal plataforma de marketing em conteúdo visual.
Depois de apresentar importantes atualizações como vídeo, stories, Reels e IGTV, o Instagram agora conta com mais de um bilhão de usuários ativos mensais, que passam quase uma hora rolando a tela do aplicativo todos os dias.
Dentre tantas vantagens, a popularidade do Instagram permite que marcas estabeleçam uma conexão visual e emocional com seus públicos — e algumas empresas são tão boas no que fazem, que atraem milhares de seguidores diariamente.Veja um guia completo sobre como usar instagram para sua empresa
A seguir, apresentamos 10 marcas no Instagram com mais seguidores para ficar de olho — vamos analisar o conteúdo dessas contas e entender como conseguem cativar um público-alvo tão fiel. Ao final, apresentaremos dicas valiosas para ajudar você a fazer seu perfil no Instagram crescer de maneira orgânica.
Maiores contas do Instagram
- National Geographic
- Nike
- Real Madrid
- 9GAG
- NASA
- NBA
- Chanel
- Adidas
- Starbucks
As 10 contas comerciais no Instagram com mais seguidores
Sim, este post é sobre as contas comerciais com mais seguidores no Instagram. As 10 contas do Instagram com mais seguidores pertencem a celebridades, então, como escrevemos sobre marketing na maior parte do tempo, pensamos que esse seria um tópico mais relevante. Conheça quais são elas a seguir!
1. Instagram
Seguidores: + de 380 milhões.
O próprio perfil do Instagram é um ótimo exemplo para marcas que querem, de fato, envolver o público em seu aplicativo. Ao organizar e republicar o conteúdo mais cativante de seus usuários no próprio perfil, o Instagram mostra aos seus seguidores que pessoas comuns podem conhecer seu potencial criativo e artístico na rede social.
Isso inspira as marcas e os usuários, como você e eu, a investir o tempo e o esforço necessários para criar um conteúdo que atrai instantaneamente a atenção do público. O Instagram também faz um bom trabalho ao promover seus stories e o programa do IGTV sobre celebridades, vida selvagem e outros tópicos culturalmente relevantes.
Eles publicam conteúdo original que destaca os próximos episódios, mas as publicações têm mais jeito de reportagem do que de anúncio — o que desperta um maior interesse no programa.
2. National Geographic
Seguidores: + de 145 milhões.
A National Geographic contrata os fotógrafos mais talentosos do mundo, de modo que suas publicações no Instagram — de paisagens, retratos urbanos e a vida ao redor — são sempre inspiradoras. Não é à toa que a empresa tem um dos perfis no Instagram com mais seguidores, não é mesmo?
Seus visuais impressionantes, no entanto, não são a única razão pela qual eles atraem mais de 145 milhões de seguidores. A National Geographic também usa o Instagram Stories, o arquivo de stories e o IGTV para direcionar tráfego a artigos e vídeos em destaque no seu site.
Além disso, a marca também sabe que seus seguidores preferem não sair do aplicativo. Então, em vez de usar visuais artificiais e texto caça-cliques para persuadir as pessoas a visitar o site, ela resume o artigo ou vídeo em destaque em seus stories e programas do IGTV.
Para os profissionais de marketing, a estratégia da National Geographic no Instagram esclarece que é crucial encontrar seu público onde ele está e não forçá-lo a ir a algum lugar só porque você quer que ele vá até lá.
Se as pessoas clicarem para ir ao seu site, ótimo! Mas você deve ter disposição em educar seu público onde ele quer ser educado, mesmo que isso resulte em um menor volume de tráfego.
3. Nike
Seguidores: + de 120 milhões.
No setor de publicidade, a Nike é conhecida por seus anúncios motivacionais que inspiram pessoas e atletas a acreditar em si mesmos e trabalhar com o máximo de empenho possível para atingir todo seu potencial.
No Instagram, o conteúdo da marca icônica segue esse tema, com publicações na forma de breves filmes, documentários, fotos e vídeos inspiradores. A empresa também usa a rede social para atualizar seus seguidores com notícias rápidas sobre o mundo dos esportes, provando que eles entendem profundamente os interesses e os desejos do público.
4. Real Madrid
Seguidores: + de 94 milhões.
O Real Madrid é, sem dúvida, um dos times de futebol mais populares do mundo. A maioria das publicações no Instagram atualiza a enorme base de fãs com informações sobre placares, destaques e transações. Contudo, o jeito como eles atraem e envolvem duas vezes mais seguidores do Instagram (em comparação a outros times com bases de fãs de tamanho similar) não é por meio de um conteúdo padrão.
Eles criaram sua enorme legião de seguidores dando aos torcedores uma visão interna das atividades diárias do time. Fazem isso por meio de vídeos produzidos pelos próprios jogadores e destaques de treinos no IGTV. No Reels, a noção de bastidores dos treinos e de outros momentos fica ainda mais interessante e próxima dos fãs.
Derrubar essas barreiras entre torcedor e jogador faz os admiradores do Real Madrid sentirem que realmente conhecem seus jogadores favoritos em um nível pessoal. Isso desenvolve uma relação íntima e leal entre os dois.
5. 9GAG
Seguidores: + de 55 milhões.
Com muitos vídeos de cachorros, gatos e bebês, referências a Bob Esponja e piadas com as quais muita gente se identifica, o 9GAG tem uma das contas mais engraçadas do Instagram.
Seus stories e arquivos de stories no Instagram envolvem bem o público. Eles postam muitas enquetes sobre tópicos para os quais todo mundo tem uma resposta, como “sopa é comida ou bebida?” e “você viajaria para o passado ou para o futuro?”.
Já o Reels conta com os vídeos tão amados pelo público com trilhas sonoras também divertidíssimas! Eles usam os stories do Instagram para direcionar tráfego ao site, pedindo que os seguidores deslizem a tela para cima e vejam se adivinharam corretamente, por exemplo, o nome de um programa de TV ou filme com apenas emojis enquanto pistas.
No IGTV, eles geram ainda mais envolvimento com a marca ao permitir que seus seguidores façam perguntas durante as sessões de perguntas e respostas ao vivo com celebridades. Única plataforma de conteúdo on-line da lista, o 9GAG prova aos profissionais de marketing que interagir com o público é uma das melhores maneiras de envolvê-lo, desenvolver um relacionamento relevante e atrair mais seguidores como ele.
6. NASA
Seguidores: + de 61 milhões.
Percorrer o feed do Instagram da NASA faz você se sentir como um astronauta flutuando nas profundezas do espaço. Temos acesso a vistas privilegiadas de diferentes planetas, constelações e supernovas na Via Láctea, captadas pelas espaçonaves da NASA e pelo Telescópio Espacial Hubble.
Os stories do Instagram, o arquivo de stories e o canal do IGTV da NASA também ensinam aos seus seguidores informações interessantes do espaço, como as vistas do Sol e da Terra, a busca pela vida no espaço e os lançamentos em tecnologia da organização.
Em uma época em que muita gente acredita que rede social não agrega muito conhecimento, a popularidade da NASA no Instagram prova que você pode criar conteúdo educacional que não compromete — em nada — o entretenimento.
7. NBA
Seguidores: + de 52 milhões.
Pelo fato de o basquete ser apenas o sétimo esporte mais popular do mundo, pode ser surpreendente que a NBA seja a liga esportiva com a maior quantidade de seguidores no Instagram. Porém, depois de analisar sua estratégia no Instagram, esse sucesso no aplicativo faz todo sentido.
A maioria das publicações da NBA no Instagram é de contagens regressivas das melhores jogadas de cada equipe e de determinados jogadores. E, ao publicar os maiores lances de cada equipe e de superestrelas no Instagram, o conteúdo da NBA atrai fãs de todos os times e atletas, permitindo que eles alcancem quase todos os fãs de basquete do mundo.
Mas a NBA não conta só com essa inteligente estratégia de personalização para maximizar seu alcance no Instagram. Ela também apresenta vídeos dos próprios jogadores, perguntas e respostas e vídeos de acesso aos bastidores das instalações das equipes em seus stories do Instagram e no arquivo de stories.
O basquete tem cerca de três bilhões de torcedores a menos em relação ao futebol. Mas a razão pela qual a NBA tem cinco milhões de seguidores no Instagram a mais do que a Liga dos Campeões é porque ela sabe personalizar seu conteúdo, relacionar-se com cada segmento de seu público e quebrar as barreiras entre seus fãs e jogadores.
8. Chanel
Seguidores: + de 42 milhões.
O Throwback Thursday, a quinta-feira da nostalgia, será sempre um grande negócio nas mídias sociais: quem não ama uma boa dose de lembranças boas toda semana? Recentemente, porém, a Chanel decidiu elevar a #tbt a um novo patamar.
A marca tem estimulado a nostalgia em fashionistas de todo o mundo publicando anúncios antigos que destacam tendências anteriores da moda para a campanha Chanel Holidays todos os dias. A lendária gigante de moda também publica muito conteúdo sobre as primeiras influências de Coco Chanel.
A ideia é promover a Inside Chanel, uma série da web que reconta a vida de Coco e como ela construiu seu império da moda. Aproveitar o poder do passado é uma das formas mais eficazes de estimular uma resposta emocional do seu público e estabelecer uma conexão com ele.
9. Adidas
Seguidores: + de 25 milhões.
A Adidas iniciou sua jornada em 1920 produzindo calçados esportivos para atletas de alta performance. Desde sua fundação, muita coisa mudou e a empresa passou a apostar em outros produtos relacionados ao universo dos esportes, como roupas, mochilas, bolas etc.
Em 2014, a marca enfrentou um período de decadência, mas conseguiu se reinventar investindo em aspectos que vão além da performance esportiva, diferentemente de seus concorrentes. Moda, cultura, estilo, tecnologia, música e elementos geek, por exemplo, estão em peso em um feed cheio de fotos e vídeos de pessoas interessantes utilizando os produtos da marca.
As legendas das postagens são curtas e diretas e a empresa usa poucas hashtags. Nos stories, ficam as divulgações de novidades, lançamentos, tutoriais e repostagens do feed. Já o IGTV é utilizado para mostrar o envolvimento da marca com personalidades de diversos segmentos.
A Adidas também aposta em parcerias com influenciadores e faz colaborações com diversos artistas de peso, como Kendall Jenner, Beyoncé, Kanye West e Snoop Dogg. Não podemos deixar de citar estilistas conceituados, como Alexander Wang, Yohji Yamamoto e Stella McCartney, que colaboram com a marca há mais de 10 anos.
10. Starbucks
Seguidores: + de 18 milhões.
Também temos a Starbucks como uma das empresas no Instagram com mais seguidores. A rede de café mais famosa do mundo tem um feed atrativo, criativo e cuidadosamente planejado. As cores das fotos são bastante harmônicas e é possível perceber que a curadoria de conteúdo é bem criteriosa por lá.
A empresa se preocupa com políticas sociais e isso fica muito claro quando visitamos seu perfil no Instagram. Em meio a imagens de dar água na boca, conhecemos a história de colaboradores que fazem a diferença dentro da Starbucks e acompanhamos uma marca que celebra com orgulho a diversidade.
Ao mostrar seu lado humano, a Starbucks se conecta com o público rapidamente, permitindo que seus consumidores desenvolvam empatia e lealdade pela marca. E isso faz toda diferença na hora de cativar uma audiência, viu?
6 dicas para fazer seu perfil do Instagram crescer organicamente
Pronto! Você já conhece as 10 contas do Instagram com mais seguidores! Agora que já sabe como essas empresas se conectam com seus respectivos públicos-alvo, chegou o momento de descobrir como você pode fazer o mesmo e crescer organicamente na rede social. Vamos lá?
1. Considere os interesses do seu público
Para conquistar um Instagram com mais seguidores, é importante considerar os interesses da sua audiência e produzir conteúdos que geram identificação. Para isso, não há muito segredo: conheça seu público a fundo, descubra com quem está falando e você entenderá que tipo de conteúdo poderá encantar.
2. Trabalhe com boas hashtags
As hashtags ajudam a empresa a ganhar visibilidade em nichos específicos e, consequentemente, um Instagram com mais seguidores. Por isso, recomendamos que escolha com cuidado as hashtags que vai utilizar, priorizando sempre as que estão relacionadas ao seu negócio.
Para facilitar esse processo e optar pelas melhores hashtags, você pode criar uma buyer persona para sua empresa. O que acha? Assim, vai entender a fundo o comportamento dos seus compradores e da sua audiência. Além de criar conteúdos incríveis, poderá elaborar campanhas e ações mais acertadas.
3. Interaja com os seguidores
Algum seguidor falou com sua empresa no Instagram? Então, não deixe de respondê-lo. Aliás, isso vale para qualquer rede social. É importante responder comentários nas fotos, nos stories e mensagens via direct, por exemplo, interagindo com seu público-alvo sempre.
Saiba que quando você dá atenção ao seu público e demonstra interesse no que ele tem a dizer, dá mais credibilidade à marca. Com isso, fica fácil estabelecer um relacionamento com a audiência e mantê-la interessada por mais tempo.
Veja um guia completo sobre como usar instagram para sua empresa
4. Promova interesse em seu perfil
Para ter um Instagram com mais seguidores, é preciso tornar seu perfil atraente, cuidando para que as fotos e vídeos estejam em boa qualidade, bom enquadramento e uma iluminação adequada. Não podemos nos esquecer de que essa rede social é totalmente visual, por isso, esses detalhes fazem toda diferença!
A qualidade das publicações veiculadas também deve ser uma preocupação. Afinal, é preciso assegurar que a audiência esteja satisfeita e atenta. A seguir, listamos alguns tipos de conteúdos que podem promover maior interesse em seu perfil:
- mostre os bastidores da empresa ou de algum evento importante;
- invista nas lives, anunciando o evento com antecedência;
- publique guias, passo a passo e tutoriais;
- produza conteúdos para o IGTV;
- utilize os stories todos os dias;
- crie conteúdos no Instagram Reels quando fizer sentido;
- publique novidades sobre o setor da sua empresa.
5. Compartilhe conteúdos do seu público-alvo
Outra dica bacana é compartilhar em sua conta conteúdos gerados pelos seus seguidores. Você pode replicar as publicações diretamente nos stories. Não se esqueça de adicionar um sticker de localização e hashtags, combinado? Enquetes e o Emoji Slider são super bem-vindos também, afinal, incentivam a interação e aumentam o engajamento.
6. Faça publicações todos os dias
Uma publicação diária é suficiente para ajudar sua marca a conquistar um Instagram com mais seguidores, no entanto, você pode compartilhar até três conteúdos, se considerar que eles são realmente relevantes ao público. Procure veicular os conteúdos nos horários em que seus seguidores estão mais ativos na rede social, porque isso contribui com o crescimento orgânico da conta.
Até aqui, você conheceu 10 contas do Instagram com mais seguidores. Além disso, conheceu dicas valiosas para conquistar ainda mais a audiência e crescer organicamente. Agora que sabe mais sobre o assunto, lembre-se de que, além de seguir estas táticas, é importante analisar sempre os dados do seu perfil de modo a acompanhar o progresso e ajustar as estratégias para crescer organicamente.