CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Instagram teve engajamento muito superior ao Facebook em 2021, aponta pesquisa
As publicações no Instagram tiveram engajamento maior do que no facebook no último trimestre de 2021, embora a quantidade de publicações seja quase a mesma. Essa foi a conclusão da empresa Emplifi em estudo comparativo realizado em duas das principais redes sociais do planeta. O resultado comprova uma tendência que especialistas e estudiosos já notaram há muito tempo.
No Brasil, o Instagram também mantém a vantagem sobre o Facebook em termos de audiência. O número médio de seguidores de contas de marcas na rede social de fotos é maior que na plataforma criada por Mark Zuckerberg. O estudo aponta que o volume de atividades em ambas as plataformas é muito semelhante, mas a taxa de interações no Insta é bem superior ao irmão mais velho.
No quarto trimestre do ano passado, as marcas obtiveram 5,3 interações a cada mil impressões em uma publicação no Facebook ao nível mundial. Isso representa uma queda de 19% no comparativo com o mesmo período de 2020. Por outro lado, as postagens do Instagram receberam cerca de 35 interações para as mesmas mil impressões, dados parecidos com o igual trimestre do ano anterior.
Engajamento em baixa no Facebook
Contas de marcas brasileiras tiveram uma taxa de 13,3% na quantidade total de interações em publicações feitas no Facebook. O setor de varejo teve bastante destaque no segmento ao conquistar 22% do total de interações, um indicativo de que propagar produtos ainda é algo positivo na rede social.
Confira o ranking nacional dos setores com melhor otimização no Facebook:
- Varejo – 22,4%
- Ecommerce – 13,3%
- Serviços – 9,5%
- Moda – 7,4%
- Alimentos – 5,9%
- Automóveis – 5,4%
- Finanças – 5,2%
- Industrial – 5%
- Outros – 25,7%
Engajamento em alta no Instagram
Já para o Instagram, as vendas virtuais são o principal destaque no quesito engajamento: 41,5% do total de interações ocorreram em contas de marca na rede. O varejo aparece na segunda posição, mas bem atrás com apenas 14,3% de participação nas postagens. Para fechar o pódio, aparece o segmento de moda, um dos mais populares na rede social de Adam Mosseri.
Veja a lista com os perfis dos setores com mais engajamento no Instagram:
- E-commerce – 41,5%
- Varejo – 14,3%
- Moda – 13,9%
- Serviços – 7,1%
- Beleza – 7%
- Finanças – 2,2%
- Eletrônicos – 2%
- Alimentos – 1,6%
- Outros – 10,4%
Embora o resultado não seja surpreendente, é interessante ver quais são os setores com maior apelo nas duas redes sociais que reúnem mais usuários no mundo. A pesquisa da Emplifi mostra que o Facebook, ainda que esteja em decadência, ainda pode ser bem rentável em alguns segmentos mais específicos.