ENTRETENIMENTO
Programa Espaço Cultural mostra Ilsom Barros ‘como você nunca ouviu’
Na banda Zefirina Bomba ele “usa um violão todo f@#&* e faz um barulho desgraçado”. Na banda Pau de Dar em Doido, a percuteria corre solta! Uma faceta que pouca gente conhece do cantor, compositor e bandleader Ilsom Barros é a performance ‘voz e violão’. É justamente isso que o programa Espaço Cultural vai destacar nesta quinta-feira (10).
Editado e apresentado pelo jornalista Jãmarrí Nogueira, o conteúdo vai das 22h à meia-noite na Rádio Tabajara (105,5 FM), com transmissão também pelo site da emissora. Na playlist dessa entrevista, canções feitas durante a pandemia. “Foi uma reconexão com a forma mais simples de fazer música. Logo eu que vivia arrodeado de aparelhagens e distorções”, disse Ilsom.
Além da entrevista com Ilsom Barros, o programa terá músicas de diversos nomes da cena paraibana, como Yuri Carvalho, Skiter, Gell Venttannia, Rayr Negron, Lukete, Eric, Herbert Vianna, Juanzin MC, Sandra Belê e banda Unidade Móvel. Também canções de Cida Alves, Mira Maya, Sinta a Liga Crew, Chico César e Dandara Alves.
O programa Espaço Cultural – que só toca música da Paraíba – pode ser ouvido pelo site https://radiotabajara.pb.gov.br/radio-ao-vivo/ e, no dia seguinte à apresentação, fica disponível no canal da Funesc no YouTube.
Ilsom Barros – O entrevistado desta edição do programa Espaço Cultural será o cantor e compositor Ilsom Barros. Ele é vocalista das bandas Zefirina Bomba e Pau de Dar em Doido. Já são cerca de três décadas de trajetória (desde a época em que se apresentava em eventos da antiga Escola Técnica Federal da Paraíba, no bairro de Jaguaribe, onde foi aluno).
Com a Zefirina Bomba, criada em 2003, Ilsom lançou o disco ‘Noisecoregroovecocoenvenenado’. Esse trabalho rendeu três clipes na programação da MTV Brasil e uma indicação da banda ao Vídeo Music Brasil (VMB) 2007 na categoria “Aposta MTV”, além do prêmio “Revelação” pela revista Dynamite e ser listado como um dos dez melhores discos de rock da década pela MTV em 2010.
A experiência com a Pau de Dar em Doido é ainda mais antiga. O grupo foi criado em 1999 e lançou o single ‘Cordel’ no ano seguinte. Em 2001, saiu um EP com oito músicas, sendo metade em estúdio e metade ao vivo. Teve ainda uma demo com seis músicas em 2002. Lançou um EP de quatro músicas no ano de 2017 intitulado ‘Pau de Dar em Doido’. E em 2018, seu primeiro disco: ‘Emaranhado’, com 11 músicas.
O grupo fez bastante sucesso antes de pausar suas atividades, passando por programas de alcance nacional na MTV e na Rede Globo e também por grandes eventos de música pelo país como Fenart, Forró Social Mundial, Folia de Rua, Free Jazz, Humaitá Pra Peixe e MADA. As músicas das duas bandas estão disponíveis em plataformas digitais como Deezer, iTunes, Soundcloud e Spotify.