Nacional
Ciro Gomes volta a prometer tirar brasileiros da lista do SPC
O ex-ministro Ciro Gomes voltou a prometer que, se for eleito presidente, vai tirar a população dos cadastros de devedores. Durante a campanha de 2018, o pré-candidato do PDT fez essa promessa diversas vezes.
Em conversa com representantes de caminhoneiros neste domingo (20), Ciro disse que vai negociar as dívidas com os grandes credores. De acordo com ele, a ideia é estimular o consumo.
“O governo entra, pega essas 63,7 milhões de pessoas (que têm dívidas), negocia por elas com os grandes credores um desconto de 80% que é em cima da multa, da correção monetária, dos juros etc, e aí pega o Banco do Brasil e a Caixa Econômica e financia em 36 vezes o saldo. O que eu estou fazendo? Caridade? Não. Eu estou restaurando o principal motor de ativação da economia que é o consumo das famílias.”
Segundo o pedetista, a maioria das dívidas no país acontece por causa da “esculhambação”.
“Quando você olhar no leilão do Serasa, qualquer consumidor brasileiro consegue 80%, 90% de desconto. Por quê? Porque o crediarista é bonzinho? Não. É porque o camarada foi na loja, comprou um microondas por 400 reais, picou em 20 vezes e aí perdeu o emprego, perdeu a renda, a comida subiu de preço. Quando vai ver, a dívida está em 2.000 reais, por causa dos juros, da esculhambação”, afirmou.