Segurança Pública
Como funciona o presídio federal?
Atualmente, nosso país possui 5 presídios federais em operação. São eles: Catanduvas (PR); Campo Grande (MS); Porto Velho (RO); Mossoró (RN) e Brasília (DF). Já encontra-se construído, mas ainda não operando o presídio de São Cristóvão do Sul (SC). Existe também a construção do presídio que ficará em Charqueadas (RS).
O Presidio federal possui regras rígidas, semelhantes às regras do RDD – Regime Disciplinar Diferenciado. As celas são individuais e devem ter banheiro, cama mesa e área não inferior a 6 m2. As visitas de parentes e amigos são em dias determinados e sem contato, além de monitoramento de todos os meios de comunicação, inclusive correspondência escrita. Possuem direito a banho de sol, por duas horas diárias.
O tempo máximo permitido para o cumprimento da pena nesse tipo de presídio será de até 3 anos, sendo renovável por igual período, desde que seja através de decisão fundamentada.
Esses estabelecimentos prisionais são para criminosos de alta periculosidade, líderes de facções e reincidentes em fugas.
Para se ter uma ideia da rigidez do sistema, todos os visitantes, incluindo autoridades, passam por três áreas de controle de acesso com detectores de metal.