AGRICULTURA & PECUÁRIA
Pecuária brasileira sai na frente da soja e chega às 100@ por hectare/ano
Veja os patamares de produtividade alcançados pelas melhores fazendas de cria, ciclo completo e recria e engorda do Brasil conforme o benchmarking 2020/21
Quem acompanha as participações do zootecnista Antonio Chaker no Giro do Boi sabe de uma dúvida que persegue o consultor e diretor do Inttegra. O que viria primeiro: as 100 sacas de soja por hectare na agricultura ou as 100 arrobas por hectare ao ano na pecuária? Enfim, a resposta veio nesta quinta, 17, não último episódio desta temporada da série Dicas do Chaker.
Desta vez, o consultor colocou em resumo os dados do levantamento de benchmarking da safra 2020/21 para apontar a que patamares de produtividade o setor já chegou.
Em suma, foram as 10% melhores fazendas de pecuária de cria e depois de ciclo completo. Por último, as de recria e engorda.
MAIORES PRODUTIVIDADES NA PECUÁRIA DE CRIA
Em relação à cria, Chaker chamou atenção para o aproveitamento de fêmeas abaixo dos 18 meses – 139%. “A gente vê quantas fêmeas tem na fazenda acima de 18 meses. E a gente vê quantas fêmeas entraram em reprodução. Se o que entrou em reprodução foi mais animais do que tinha acima de 18 meses. O que representa isso? Que muitos animais abaixo de 18 meses entraram em reprodução”, explicou. Em outras palavras, quer dizer que as fêmeas de 24 meses já podem ser consideradas tardias, ao passo que o objetivo agora é emprenhar aos 14 meses as novilhas Nelore.
Além disso, Chaker chamou atenção para o indicador de kg desmamados por hectare. Ao passo que a média brasileira não chega a 70 kg, as 10% melhores fazendas de cria integrantes do benchmarking chegaram a 273 kg.
MAIORES PRODUTIVIDADES NA PECUÁRIA DE CICLO COMPLETO
Posteriormente, Chaker falou sobre as melhores fazendas de ciclo completo. Agora, ele chamou atenção para para o GMD Global. Enquanto as fazendas especialistas em recria e engorda muitas vezes não chegam aos 600 gramas, as 10% melhores fazendas de ciclo completo tiveram média de 618 de GMD Global, incluindo vacas e bezerros.
“Quanta inspiração! Não é à toa que a pecuária profissional é a atividade de maior resultado que nós conhecemos”, celebrou.
MAIORES PRODUTIVIDADES NA PECUÁRIA DE RECRIA E ENGORDA
Logo depois, Chaker falou sobre as melhores fazendas de recria e engorda do benchmarking 2020/21. Ao passo que a média nacional de taxa de mortalidade passa dos 2% e chega a até 2,5%, nestas propriedades o indicador ficou em 0,3%.
Além disso, as fazendas apresentaram ganho médio de mais 1 kg por dia. Em confinamento, o ganho diário de carcaça líquida superou a média de 1,3 kg. Acima de tudo, Chaker revelou que as fazendas desse grupo chegaram à produção de 100,9 arrobas por hectare ao ano.
“Vejam onde as pessoas já chegaram. Isso é resultado de muito trabalho, de muito esforço, de foco e de disciplina. Sobretudo, uma grande vontade de realizar um sonho de fazer mais. Isso não é resultado apenas de querer ganhar dinheiro. Isso é resultado de querer fazer melhor a cada dia”, disse em síntese o consultor.