Nacional
Mais um projeto de lei quer acabar com o uso de diesel comum no Brasil
O Deputado Federal Roberto de Lucena (PODE-SP) apresentou o Projeto de Lei 302/22 na Câmara dos Deputados, criando uma política de redução do uso do diesel comum no Brasil. Conhecido também como diesel S-500, esse combustível deverá ter sua comercialização reduzida em 10% ao ano, depois do segundo ano da conversão desse projeto em lei, até que o combustível seja totalmente eliminado.
Hoje, no Brasil, existem dois tipos de diesel, o S-500 ou diesel comum, que contem 500 partes de enxofre por milhão, e o diesel S-10, exigido para veículos produzidos a partir de 2012, que contém somente 10 partes de enxofre por milhão.
Para o autor do projeto, a justificativa principal para eliminação do diesel S500 do mercado é a poluição causada pela quantidade elevada de enxofre, o que afeta a saúde de milhares de pessoas, especialmente criança e idosos.
“O diesel S10 pode abastecer qualquer tipo de veículo pesado ou leve, sendo apenas um pouco mais caro do que o diesel comum. Entretanto, esta aparente vantagem econômica do S500 desmorona quando avaliamos seus impactos na saúde das pessoas e na natureza”, disse o Deputado, na justificativa do projeto.
O projeto estabelece ainda que a redução do uso de diesel S500 será compensada pelo aumento da oferta de diesel S10 combinada com o aumento paulatino da mistura de biodiesel.