CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Google testa pagamentos fora da Play Store no Android
O Google iniciou testes com um projeto-piloto que permite ao desenvolvedor usar o sistema de cobrança da sua escolha na Play Store. Até então, todos os aplicativos disponíveis na loja do Android precisavam utilizar obrigatoriamente a plataforma do Google para vender apps, assinaturas ou complementos.
O serviço de pagamentos do Google é integrado ao Android, porém aplica uma taxa que varia de 10% a 30% sobre o faturamento, valor este que pode ser bem salgado para as empresas de pequeno e médio porte. Com a liberação, será possível utilizar sistemas alternativos externos, como o PayPal ou o PagSeguro, com descontos mais amigáveis.
O Spotify foi o parceiro escolhido para testar o serviço em várias regiões. Quando o método de cobrança externo for lançado, usuários do streaming musical terão a opção de pagar a assinatura pela Play Store ou pelo próprio sistema de pagamento do Spotify. Ainda não se sabe quais países receberão a novidade neste ano, mas o Brasil poderia ser um dos contemplados.
Este anúncio foi feito no blog Android Developers, justamente os mais interessados na mudança. Essa alteração é uma exigência de uma legislação da Coreia do Sul que obriga o aceite de sistema de cobrança de terceiros em lojas de apps, como forma de quebrar o monopólio dos pagamentos integrados. Nos Estados Unidos, há uma lei muito similar em tramitação, por isso a gigante das buscas pode ter se antecipado para já deixar tudo pronto.