Segurança Pública
Jogos das Reeducandas do Presídio Feminino Júlia Maranhão serão abertos na quarta-feira
A Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) confirmou, nesta segunda-feira (28), o retorno dos Jogos das Reeducandas do Presídio Feminino Júlia Maranhão. A abertura será na quarta-feira (30), às 9h30 e o evento, que é realizado em março por conta do mês da mulher, terá duração de dois dias, contando com a presença de 80 participantes.
Este evento será a primeira atividade do calendário esportivo da Sejel de 2022 e as modalidades em disputa são: futebol, voleibol, cabo da paz, queimada, além atividades culturais e recreativas. Na abertura, haverá o desfile das equipes, acendimento da tocha, além da apresentação de uma banda musical, bem como uma aula de dança regida pela professora Germana, tudo de acordo com os protocolos sanitários.
“A rotina dos Jogos das Reeducandas faz com que elas sintam-se livres, mesmo estando sob regime de pena. O período dos Jogos deixa elas motivadas, pois ajuda a fugir um pouco dessa realidade e o esporte é o melhor caminho também para quem busca saúde”, disse Cyntia Almeida, diretora da Penitenciária Feminina Maria Júlia Maranhão.
“O Governo do Estado tem a felicidade de retomar os Jogos das Reeducandas, que é uma competição pautada na valorização das mulheres através do esporte e, principalmente, nas jovens mulheres que estão em reclusão e que muitas vezes ficam invisibilizadas e sem perspectivas de futuro. Através dessa prática, é possível contribuir com a vida dessas mulheres e este é um dos compromissos enquanto gestão”, ressaltou Madu Ayá, secretária executiva de Juventude.