CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Instagram terá recursos para facilitar apoio a causas sociais
O Instagram deve lançar um recurso para simplificar o apoio a um movimento ou causa social com o uso de hashtags. Uma opção chamada “spread the word” (espalhe a palavra, em tradução livre) permitirá iniciar campanhas de arrecadação de fundos ou enviar pedidos de ajuda por mensagem direta para seus contatos.
Por enquanto, tudo ainda está em fase de testes, mas já foi possível notar algumas palavras relacionadas a movimentos conhecidos, como #BlackLivesMatter e #WomenRights. O Instagram disse que essa fase inicial será focada em parcerias com grandes organizações sociais e entidades de luta por direitos humanos.
Futuramente, os tópicos elegíveis devem ser expandidos para promover também temas relacionados aos direitos de pessoas LGBTQIA+, questões climáticas, assuntos de saúde pública e ajuda para populações vulneráveis em razão de guerras ou pobreza.
Este é um recurso interessante que pode incentivar as pessoas a usarem mais hashtags — hoje mais empregadas por empresas e organizações — e os directs para promover suas causas. Resta saber se a rede social planeja trazer adesivos relacionados a doações, sistemas de impulsionamento ou se oferecerá algum benefício adicional para promover as campanhas além do compartilhamento nas DMs.
O anúncio não chega a ser uma novidade, pois a plataforma de fotos da Meta já havia antecipado o desenvolvimento disso em meados do ano passado. Na época, o recurso foi chamado Group Fundraisers e permitiria aos integrantes arrecadar fundos em prol de alguma ação, com metas compartilhadas e conquistas.
Apoio a causas sociais
O Instagram implementou um sistema de gorjetas em novembro de 2021, mas o foco é voltado para apoio aos criadores de conteúdo durante lives. É diferente de possibilitar o envio direto de dinheiro para organizações sociais que tratam das causas, algo que também poderia dar mais segurança para o doador do que depositar quantias na conta de quem não se conhece.
Também em novembro do ano passado, a plataforma liberou um recurso para destacar perfis e lojas de empresários negros. Com o rótulo “empreendedores negros”, as pessoas conseguem descobrir e apoiar companhias gerenciadas por integrantes da comunidade na plataforma.
Durante a pandemia da covid-19, o Instagram lançou adesivos personalizados e ações para incentivar as pessoas a compartilhar o necessário Stay at Home (Fique em Casa, em português). Foi uma das formas encontradas para convencer seus amigos a permanecer seguros com o distanciamento social.
Fonte: Instagram