Connect with us

Internacional

Diplomatas russos são expulsos de vários países da Europa

O 41º dia da guerra na Ucrânia também foi marcado por discurso do presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, no Conselho de Segurança da ONU

A terça-feira (05/04), 41º dia da guerra na Ucrânia, foi marcada por discurso do presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, no Conselho de Segurança da ONU e pela expulsão de diplomatas russos em vários países europeus, enquanto o mundo ainda repercute as atrocidades cometidas em Bucha. 

Após o massacre de centenas de civis na cidade ucraniana, diversos países decidiram expulsar diplomatas e funcionários russos. Desde segunda-feira, quase 200 diplomatas foram expulsos na Europa. Na maioria das vezes, as justificativas tinham a ver com suposta espionagem ou “razões de segurança nacional”.  

Nesta terça-feira, o ministro das Relações Exteriores da Dinamarca, Jeppe Kofod, informou que 15 funcionários da inteligência russa devem deixar o país dentro de duas semanas. A Itália expulsou 30 diplomatas russos, disse o ministro das Relações Exteriores, Luigi Di Maio. Os anúncios seguiram movimentos semelhantes da Alemanha e da França, que informaram a expulsão de dezenas de russos com status diplomático na segunda-feira.

Também nesta terça, o ministro das Relações Exteriores da Espanha, José Manuel Albares, disse que “pelo menos 25 pessoas” que trabalham na embaixada russa em Madri serão expulsas. Portugal, por sua vez, anunciou a expulsão de 10 diplomatas, que devem deixar o país dentro de duas semanas por terem “posto em perigo a segurança nacional”.

Homem em van, onde estão vários corpos enrolados em sacos pretos
Expulsões de diplomatas ocorreram após imagens de corpos de civis em Bucha chocarem o mundo

A Romênia, que faz fronteira com a Ucrânia, foi outro país europeu a expulsar 10 diplomatas russos que, segundo o Ministério das Relações Exteriores em Bucareste, violaram a Convenção de Viena de 1961 sobre Relações Diplomáticas.

A Eslovênia seguiu o mesmo caminho e expulsou 33 diplomatas russos, segundo a agência de notícias eslovena STA, reduzindo de 41 para apenas 8 o número de diplomatas da embaixada russa no país. O Ministério das Relações Exteriores também expressou “o mais forte protesto e desgosto pelo massacre de civis ucranianos em Bucha”. 

A Estônia e a Letônia, duas ex-repúblicas soviéticas, foram além e decidiram fechar representações diplomáticas russas.  A Estônia vai fechar o consulado-geral da Rússia em Narva e o escritório consular em Tartu. O país báltico também disse que vai expulsar e declarar como persona non grata 14 funcionários russos, incluindo sete com status diplomático. Eles devem deixar a Estônia até 30 de abril.

A Letônia também decidiu fechar dois consulados russos e expulsar seus funcionários. “Levando em conta as atrocidades cometidas pelas forças armadas russas na Ucrânia, a Letônia decidiu fechar os consulados gerais russos em Daugavpils e Liepaja e expulsar 13 diplomatas e funcionários russos”, escreveu o ministro das Relações Exteriores da Letônia, Edgars Rinkēvičs, no Twitter.

A Lituânia já havia expulsado seu embaixador russo na segunda-feira devido ao “horrível massacre” em Bucha e às atrocidades em outras cidades ucranianas. O país báltico também chamou de volta seu enviado em Moscou e fechou o consulado russo em Klaipeda. 

A União Europeia declarou indesejáveis ​​19 diplomatas russos na Bélgica, acusando-os de atividades incompatíveis com o seu estatuto diplomático e alegando, também, que responde a relatos de atrocidades cometidas por soldados russos em áreas temporariamente ocupadas na Ucrânia.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse a repórteres que as expulsões em massa de seus diplomatas são “um movimento míope”. “Restringir as oportunidades de comunicação diplomática em um ambiente de crise tão difícil e sem precedentes é um movimento míope que complicará ainda mais nossa comunicação, que é necessária para encontrar uma solução”, declarou Peskov.

Imagem de Zelenski em um telão
Zelenski falou pela primeira vez ao Conselho de Segurança da ONU desde o início da invasão russa

Discurso no Conselho de Segurança da ONU

O presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, fez nesta terça-feira seu primeiro pronunciamento ao Conselho de Segurança da ONU, em Nova York, desde o início da invasão russa a seu país

Em mensagem de vídeo, Zelenski contou o que viu em sua visita à Bucha. Ele acusou os soldados russos de abrirem fogo contra famílias inteiras, incluindo mulheres e crianças, e de tentarem queimar os corpos das vítimas.

O presidente lembrou que o estatuto primeiro da ONU estabelece a obrigação de “manter a paz e assegurar as adesões à paz”, e questionou o papel da entidade em garantir esse compromisso. “Onde está a paz? Onde estão as garantias que a ONU precisa assegurar?”, perguntou.

Zelenski pediu que o Conselho exclua a Rússia por ser “agressora e causadora de uma guerra, de modo que não possa bloquear decisões contra suas próprias agressões, sua própria guerra”.

“Lidamos com um estado que transformou o veto no Conselho de Segurança da ONU em um direito a causar morte. Isso mina toda a arquitetura global de segurança. Permite que não sejam punidos. Por isso, destroem tudo o que podem”, afirmou.

Ele pediu ações urgentes. “O sistema da ONU deve ser reformado imediatamente, para que o veto não seja o direto à morte”, apelou.

Rússia volta a negar atrocidades em Bucha

A Rússia segue negando a autoria do massacre em Bucha. O presidente do parlamento russo afirmou, sem apresentar provas, que o Ocidente encenou os assassinatos de civis em Bucha para “desacreditar” a Rússia.

“A situação em Bucha é uma provocação. Washington e Bruxelas são os roteiristas e diretores e Kiev, os atores”, disse Vyacheslav Volodin, presidente da câmara baixa do parlamento russo, a Duma. “Não há fatos, apenas mentiras”, acrescentou. 

No fim de semana, tropas ucranianas, imagens de satélite, jornalistas e civis revelaram evidências do massacre de civis inocentes depois que as tropas russas se retiraram de Bucha, um subúrbio de Kiev. 

 A checagem de fatos da DW analisou os vídeos feitos nas ruas de Bucha e concluiu que não há sinais de que o massacre tenha sido forjado.

Senhora idosa em um porão escuro. Ao fundo, um senhor idoso
Idosos se refugiam em porão na cidade de Bucha, alvo de massacre

Zelenski fala perante o Parlamento espanhol

Além do discurso ao Conselho de Segurança da ONU, Zelenski também falou nesta terça-feira, por vídeo, ao Parlamento espanhol. O presidente ucraniano comparou o sofrimento das pessoas em seu país com a destruição durante a guerra civil espanhola. “Estamos em abril de 2022, mas parece abril de 1937, quando o mundo inteiro descobriu o ataque à cidade de Guernica”, disse Zelenski. 

A pequena cidade basca foi em grande parte destruída em um ataque aéreo da Legião Condor, da Alemanha, durante a guerra civil espanhola – até 2 mil pessoas morreram.

Em seu discurso, Zelenski pediu a todas as empresas espanholas que se retirem da Rússia. “Apoiem-nos com armas e sanções”. Em uma breve resposta, o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, prometeu apoio total contínuo ao país e pediu ao presidente russo, Vladimir Putin, que acabe com a guerra.

Prédio destruído na cidade ucraniana de Borodyanka
Prédio destruído na cidade ucraniana de Borodyanka

Mais de 11 milhões de deslocados

As agências humanitárias das Nações Unidas estimam que 11,3 milhões de pessoas precisaram deixar suas casas na Ucrânia, o que representa um quarto da população do país, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira.

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) apontou que existem registros de 7,1 milhões de deslocados internos, o que representa aumento de 10% na comparação com o cálculo divulgado em 16 de março.

A esse número, somam-se os ucranianos que fugiram para outros países, que são 4,24 milhões, de acordo com o Alto Comissariado da ONU para Refugiados (Acnur).

Segundo um estudo da OIM, mais da metade dos deslocados internos tem filhos, cerca de 57% são idosos e aproximadamente 30% sofrem de doenças crônicas.

Além disso, o poder aquisitivo dos deslocados caiu em consequência da guerra, e quase dois terços deles indicam renda mensal inferior ao equivalente a R$ 784,87.

Do total de refugiados da Ucrânia, 2,4 milhões chegaram na Polônia, 648 mil estão na Romênia (a maioria passando antes pela Moldávia), 394 mil na Hungria, 350 mil na Rússia e 301 mil na Eslováquia. 

Também nesta terça-feira, a Alemanha disse que doadores internacionais prometeram 695 milhões de euros em ajuda à Moldávia. 

UE propõe bloqueio a importações de carvão russo

A Comissão Europeia propôs nesta terça-feira uma nova leva de sanções ao regime de Putin que devem incluir a proibição das importações de carvão, madeira e outros produtos russos, além do veto de exportações da União Europeia de produtos como semicondutores e computadores. 

A expectativa é que as novas medidas afetem 20 bilhões de euros em trocas comerciais. A proposta do Executivo da União Europeia seria a primeira a atingir o lucrativo o setor de energia da Rússia desde o início de sua invasão à Ucrânia, em 24 de fevereiro. Bruxelas sugeriu ainda impedir a entrada de navios russos nos portos europeus.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ECONOMIA10 horas ago

Crise nas Estatais: O Desafio Financeiro que Sacode o Brasil

ENTRETENIMENTO10 horas ago

Recheio Cremoso de Paçoquinha com Leite Ninho

Judiciário10 horas ago

O princípio da liberdade de expressão nas relações privadas

Judiciário10 horas ago

O Pacote Antifeminicídio e a novíssima Lei nº 14.994, de 2024

Nacional10 horas ago

PL pode inserir drenagem e manejo de resíduos no radar das PPPs e concessões

CIÊNCIA & TECNOLOGIA10 horas ago

Parcerias e concorrência em IA: muito barulho por nada?

Politíca10 horas ago

Voto passado: 69% não lembram escolha para deputado federal em 2022, aponta pesquisa

Saúde11 horas ago

Mais Médicos está em quase 80% dos municípios com menos de 52 mil habitantes

Educação & Cultura11 horas ago

Comissão aprova programa para incentivar turismo educativo em escolas públicas

Educação & Cultura11 horas ago

Projeto inclui educação financeira no currículo das escolas

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 horas ago

Comissão aprova projeto que prevê a inclusão de itens da agricultura familiar em cesta básica

Educação & Cultura11 horas ago

Com 1,6 milhão de vagas gratuitas, institutos federais são mistura de colégio com universidade

Nacional11 horas ago

Senado Aprova: porte de arma para agentes de segurança socioeducativos

ECONOMIA11 horas ago

Crediamigo é destaque em lançamento nacional do Programa Acredita

ENTRETENIMENTO12 horas ago

Tardezinha Inclusiva realiza Halloween das Crianças neste domingo

ESTADO12 horas ago

Chefe da Missão do BID destaca “ótimo progresso” da execução do Profisco II na Paraíba

CONCURSO E EMPREGO12 horas ago

Sine-PB oferta mais de 750 vagas de emprego 

ESTADO12 horas ago

Paraíba sedia Encontro Estadual de Políticas Afirmativas e Promoção da Igualdade Racial

AGRICULTURA & PECUÁRIA12 horas ago

4º SIMPÓSIO DE MELHORAMENTO DE PLANTAS: EM CENÁRIOS DESAFIADORES

AGRICULTURA & PECUÁRIA12 horas ago

Mapa anuncia fim da exigência de CSI para exportação de pescados aos EUA

AGRICULTURA & PECUÁRIA12 horas ago

Primeira edição do Salão do Queijo potencializa a produção local e dá visibilidade aos queijos da Paraíba 

CIDADE12 horas ago

Cícero Lucena anuncia autorização das obras da ponte Mangabeira/Valentina e confirma integração temporal de 1,5 hora a partir de 1º de novembro

ECONOMIA1 dia ago

Câmara aprova dedução de salário-maternidade para pequenas empresas

ECONOMIA1 dia ago

Governo prorroga por mais 6 meses prazo para brasileiros sacarem valores esquecidos em bancos

ECONOMIA1 dia ago

Abono salarial PIS/Pasep deve ter aumento em 2025

Politíca1 dia ago

Candidatos e partidos pagaram R$ 357 milhões por serviços de advogados nas eleições

Judiciário1 dia ago

STF: maioria vota por repercussão geral em caso de cannabis em farmácias de manipulação

Judiciário1 dia ago

Dino suspende norma que iguala idade de aposentadoria de homens e mulheres policiais

Politíca1 dia ago

Operação En Passant:

Judiciário1 dia ago

STF decide incluir o termo ‘parturiente’ na Declaração de Nascidos Vivos do SUS

ECONOMIA10 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional9 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO10 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional10 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE10 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde10 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional10 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

Educação & Cultura10 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional3 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional10 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA10 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional10 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO9 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário5 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO10 meses ago

HORTÊNSIAS

ENTRETENIMENTO8 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO11 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

Esporte5 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO5 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO11 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO10 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO4 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

Nacional3 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

ECONOMIA4 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Internacional7 meses ago

China

ENTRETENIMENTO1 mês ago

Assistam ao filme – Um Anjo em Nossas Vidas 

Nacional11 horas ago

Senado Aprova: porte de arma para agentes de segurança socioeducativos

Judiciário1 semana ago

Em série de vídeos, ativistas explicam conceitos ligados à luta por direitos

ENTRETENIMENTO1 semana ago

FLORES COMESTÍVEIS

Internacional1 semana ago

REINO UNIDO PARA DE PRODUZIR ENERGIA COM CARVÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

CARROS ELÉTRICOS AJUDAM A PRESERVAR O MEIO AMBIENTE?

ECONOMIA1 semana ago

GOVERNO SANCIONA LEI DO COMBUSTÍVEL DO FUTURO

Educação & Cultura1 semana ago

A CARTA QUe EINSTEIN CHAMOU DE ‘GRANDE ERRO’

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

PESQUISADORES ESTUDAM CAROÇO DE AÇAÍ PARA CRIAR CARVÃO VEGETAL

Saúde3 semanas ago

ARRITMIA CARDÍACA MATA 320 MIL BRASILEIROS POR ANO

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

TIPOS DE ORA-PRO-NÓBIS

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

DESEMPREGO ALCANÇA MENOR ÍNDICE EM 12 ANOS

Educação & Cultura3 semanas ago

UMA BREVE HISTÓRIA DO PLANETA

Nacional3 semanas ago

OS IMPACTOS AO MEIO AMBIENTE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

TURISTAS FAZEM CAMINHADA ESPACIAL HISTÓRICA COM A POLARIS DAWN

Saúde1 mês ago

COMO O AUMENTO DA TEMPERATURA AFETA O NOSSO CORPO?

Educação & Cultura1 mês ago

COLÉGIO AGRÍCOLA CRIA UM SISTEMA PARA PRODUÇÃO DE TILÁPIA

ENTRETENIMENTO1 mês ago

COMO ESCOLHER O CANE CORSO PERFEITO: GUARDA E COMPANHIA

Nacional1 mês ago

PRESERVAÇÃO DA AMAZÔNIA É FUNDAMENTAL PARA O EQUILÍBRIO CLIMÁTICO DO PLANETA

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 mês ago

O QUE SERÁ DA AGRICULTURA SEM OS JOVENS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

ANATEL ENDURECE REGRAS PARA O TELEMARKETING

Internacional1 mês ago

MAIOR GELEIRA DOS ALPES ITALIANOS DOLOMITAS PODE DESAPARECER ATÉ 2040

ENTRETENIMENTO1 mês ago

RECEITA: TORTA DE ABÓBORA COM CACHAÇA

Internacional1 mês ago

5 MOMENTOS-CHAVE DO DEBATE ENTRE KAMALA E TRUMP

Nacional1 mês ago

REGIÃO DA CHAPADA DOS VEADEIROS É ATINGIDA POR “FOGO SUBTERRÂNEO”

ENTRETENIMENTO1 mês ago

Assistam ao filme – Um Anjo em Nossas Vidas 

Judiciário1 mês ago

QUAL É A IMPORTÂNCIA E A FUNÇÃO DO STF?

Saúde2 meses ago

COISAS QUE NINGUÉM TE FALA SOBRE A HÉRNIA DE DISCO

ECONOMIA2 meses ago

ANEEL ANUNCIA BANDEIRA VERMELHA EM SETEMBRO

Segurança Pública2 meses ago

O QUE ESTÁ POR TRÁS DOS INCÊNDIOS CRIMINOSOS EM SP?

ENTRETENIMENTO2 meses ago

RESOLVA AS FOLHAS AMARELADAS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br